A PALAVRA DE DEUS Pastor Alcenir Oliveira 15 de dezembro de 2008 Joshua: 1:1-18 1. Palavra, Segundo o dicionário, significa Um som ou a combinação de sons, ou ainda sua representação escrita ou impressa, que simboliza e comunica um sentido; uma afirmação ou promessaç uma intenção juramentada; um commando ou direcionamento; uma ordem. E é isto tudo que Josué tem nesta passagem. 1.1.
Um som ou uma combinaçcão de sons: Josué ouve a voz
O texto não deixa claro como o Senhor falou a Josué. Nós assumimos que foi a voz audível de Deus. Josué devia estar num lugar de silêncio e calma, apesar de ser um lugar desértico e um ambiente agressivo, onde hoje é a Jordânia. Naquele momento certamente ele estava refletindo sobre os últimos acontecimentos. Ent”ao, de repente, uma ouve uma voz: - Hey Josué, o que tá pegando meu … Sem virar, ele responde: é cara, tô aqui pensando no que aconteceu e o que teremos daqui pra frente. E, virando-se, pergunta e você, “que passa” … Ele acha que é um dos seus oficiais do exército, aqueles homens de sua maior confiança. Ele é um líder muito flexível, usa a “política de portas abertas”. Qualquer um pode vir a qualquer hora falar com ele, não precisa nem ser chamado no interfone pela secretária. É assim que ele sabe de tudo que está acontecendo, o que o povo está pensando e sentindo, qual a attitude deles. Mas … oops! … não tem ninguém ali. É, acho que tenho trabalhado demais e me estressei muito com os últimos acontecimentos. De onde ele estava, lugar mais elevado, podia ver o povo naquela manhã cuidando das ovelhas, cavaleiros correndo pelo campo, vacas sendo ordenhadas; vê fumança saindo das casas, imagina que estão fazendo aquelas comidas gostosas que só as mulheres hebréias sabem fazer. Até começa a sentir um pouco de fome, mas está muito cedo para se pensar em almoço. E ele ouve de novo.
- Josué, que está acontecendo. Você está preocupado com a morte de Moisés. Ele se foi. Esqueça ele. Agora é você e o seu povo. - Senhor, é o Senhor Jeová que está falando comigo … Ele percebe que é Deus, e cai por terra de joelho … - Sou eu mesmo. Relacha Josué. Eu só quero lever um papo com você. Afinal quem mais eu tenho para comandar esse povo. É hora de você tomar o commando e começar a agir. - Oh, Senhor. É claro que estou preocupado. É muita responsabilidade. Eu sei que o Senhor é um Deus de misericórdia e que vai estar conosco. O Senhor sabe como esse é um povo difícil. Eu fico preocupado sobre a reação deles, agora que as poderosas mãos de Moisés se foram. E o diálogo continua. E Deus então passa a ele as instruções da palavra que lemos. Vemos aqui que Josué tem “sons, significado, reafirmação ou promessa, intenção juramentada, commando ou direcionamento, e ordem”.
2. A palavra dirigida diretamente de Deus para alguém Às vezes penso que nos dias de hoje se Deus falar em voz audível com alguém, por mais crente que seja vai ficar arrepiado. Esse tipo de comunicação é chamada de “Palavra de comunicação pessoal direta de Deus”. São vistas em Gen 3:16-19 “E Deus ordenou ao homem dizendo: você deve livremente comer de toda árvore do jardin; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não pode comer, porque no dia em que comer morrerá”; Ex 10:1-3 – “E Deus falou todas essas palavras dizendo – Eu sou o Senhor seu Deus, que vos tirou da terra do Egito, fora da casa da servidão. Não terás outros dues diante de mim …”. Só para dar alguns exemplos. 3. Seja forte e corajoso 3.1.
Josué estava diante de um trabalho desafiador, perigoso e de grande responsabilidade.
Deus deu a Josué a responsabilidade de dar um ultimo passo da missão de 40 anos. Uma missão que Deus deu a Moisés. Agora ali ele
estava, Josué – filho de Nun, certamente nascido depois que sairam do Egito – com a missão de conquistar a terra prometida. Quantos de nós já esteve responsável por missões de tanta responsabilidade. Alguém pode dizer: eu nunca estive. Quantos de nós tem filhos, Deus deu-nos a missão de receber um filho, cuidar dele e prepará-lo para a vida. Não sera isso uma missão de grande responsabilidade. 3.2. Entrar em um país que você não conhece bem. Não é uma tarefa fácil, temos que admitir. Um lugar que você não é bemvindo. Cheio de guerreiros fortes e bem armados. Ainda muito inseguro com relação a o que poderia ser o “elemento surpresa”, situações inesperadas. Nos nossos dias podemos falar de dois exemplos. Primeiro, podemos considerer os imigrantes que entram ilegalmente em outro país, como aqueles que investem esforços e dinheiro para entrar nos EUA pela fronteira do México. A maioria deles está fugindo da pobreza e em busca de sobrevivência. No país deles, a disposição para trabalhar duro e possuir qualificação não é suficiente para arrajar trabalho porque não há emprego para todos. A maioria dos que empreendem tal tarefa é analfabeta ou semianalfabeta. Mas o pior é que não sabem o que os espera além da fronteira. Eu posso imaginar o nível de ansiedade, medo, incerteza, e insegurança quando chegam à fronteira e estão prestes a atravessar para o outro lado. Depois vem um outro dilema. Quando tem sucesso na passagem, eles se tornam estigmatizados, eles passam a ser conhecidos como “ILLEGAL ALIEN”. Pessoas sem identidade. Alien é uma palavra da qual tenho uma grande ojeriza, porque ela é discriminadora, desmerecedora, desqualificadora, doentia.
Há coisa pior e mais desgastante do que não ter acesso a coisas básicas como conta no banco, carteira de motorista, cartão de crédito, direito de alugar uma moradia. A Jordânia, que coincidentemente é o país dono das terras onde Josué estava com o povo preparando-se para entrar em Canaan, hoje Israel (Palestina), usa punir certos crimes cancelando a identidade do criminoso e soltando ele na vida. Ele não consegue fazer nada na vida, pois não tem identidade, é como um zumbi, um morto-vivo. O Segundo exemplo sãos os soldados quando estavam a caminho da invasão do Iraque. O estado emocional deles, o que passava pela cabeça deles. No caso dos “illegal aliens”, eles não têm certeza de ajuda ou assistência nenhuma; estão indo por conta própria, sendo abusados, apanhando, sendo explorados, sendo roubados e se exaurindo. No caso do soldados, eles podiam se apoiar nos comandantes, que estavam com garantia de uma grande instituição military chamada Exército dos EUA os garantindo de que iriam cumprir as promessas que foram feitas. No texto que lemos vemos aqui Josué, só à frente de um povo difícil, também desgastado por uma vida de 40 anos no deserto entre o Sinai e a Palestina. Mas uma coisa Josué tinha maior do que todos, a garantia da Palavra de Deus falada diretamente a ele, dando a ele a certeza de que ele seria vitorioso. Que coisa maravilhosa é depender, depositar toda a confiança na palavra de Deus. Será somos dependentes da Palavra de Deus; será que confiamos na Palavra de Deus como Josué. Hoje em dia nós confiamos em muitas palavras de livros, de gurus, de presidentes, de ídolos, de líderes humanos … Josué estava com sua vida e suas ações alicerçadas na Palavra de Deus …. Não é como a palavra do Presidente Bush quando disse que iria invader o afeganistão e o Iraque, pegar o Binladen e depor o Sadam, e plantar a democracia …
Não era como a palavra do Islamic Jirad prometendo 6 virgens para casamento a quem se explode como bomba humana para matar judeus ou americanos; Não é como a palavra do Binladen que ordena a luta contra o “o grande satan” em nome de Deus, a favor do islamismo. Não é como a palavra da Microsoft que dita o que precisamos em termos de comunicação …. Não é como a palavra da bolsa de Nova York que em tempos normais ditam as regras econômicas, embora hoje esteja desacredita no meio da crise que assola o planeta. Poderiamos citar muitas palavras de força pelo mundo a fora … Não, não é. É a Palavra de Deus. “Seja forte e corajoso. Não fique aterrorizado; não esteja desencorajado, porque o SENHOR teu Deus estará com você onde quer que você vá” – Aleluia! – “eu darei a você todo lugar em que pisar o seu pé, como prometi a Moisés. O seu território se extenderá do deserto do Líbano, e do grande rio … até o grande mar … Ninguém sera capaz de resistir contra você, por todos os dias da sua vida”. Que faremos nós irmãos quando temos tarefa tão importante quanto a de Josué de testemunhar as boas novas que nos leverão a tomar posse da terra prometida, que nos levarão a atravessar o jordão para a canaan celestial. Que faremos pois! Vamos confiar na Palavra de Deus, nas palavras recomendadas a Josué. Tome a palavra, medite nela de dia e de noite, dela não te desvies, nem para direita nem para a esquerda. Assim, onde quer que formos, seremos bem-sucedidos e vitoriosos como Josué. No fim então, atravessaremos o Jordão da eternidade e vamos nos juntar ao Rein a terra prometida – a canaan celestial.