4823725 Aprender A Estudar

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 4823725 Aprender A Estudar as PDF for free.

More details

  • Words: 729
  • Pages: 3
Alguns dos problemas que contribuem para o insucesso do estudo autónomo prendem-se com a ausência de autocontrolo ou com a sua deficiente realização. Os alunos necessitam de saber algumas competências, tais como:

1 - Organização do local de estudo Algumas características físicas do local onde se estuda podem influir positiva ou negativamente nos resultados obtidos. Idealmente, o local de estudo deve: ser bem iluminado; ser bem arrumado e organizado (brinquedos ou outros objectos podem distrair); ser bem ventilado (a renovação do ar evita o cansaço e dores de cabeça); ter uma temperatura agradável para permitir uma melhor concentração.

2 - Organização do horário de estudo Uma grande parte dos alunos não realiza um estudo regular. Outros limitam-se a fazer os trabalhos de casa. Outros ainda estudam apenas na véspera dos testes.

Vantagens da elaboração de um horário de estudo: materializa a necessidade do estudo diário e pode motivar o aluno para a sua realização. se for dado a conhecer à família, esta pode assumir o compromisso de ajudar no seu comportamento, dando estímulos e evitando obstáculos (exemplo: pedidos de recados à hora do estudo).

Características do horário de estudo: O horário de estudo deve ser individual e realista, ou seja, deve basear-se: nas necessidades de estudo e nas actividades concretas a realizar; na possibilidade pessoal de levar essa planificação à prática.

O horário de estudo deve ser equilibrado, prevendo: períodos de estudo mais longos nos dias com menos aulas; períodos de estudo mais curtos nos dias em que há mais aulas.

NOTA IMPORTANTE: O horário de estudo deve prever revisões diárias da matéria dada nesse dia. Se isso acontecer, a matéria está ainda bastante presente na memória, pelo que o esforço a desenvolver e o tempo a utilizar serão bastante inferiores ao que acontecerá se apenas forem feitas revisões alguns dias depois, na véspera da aula seguinte ou, pior do que isso, na véspera do teste.

Para que o teu esforço não seja penoso, aborrecido e infrutífero, não te esqueças que deves: Interessar-te pelos estudos que estás a estudar; Organizar o estudo com método e eficácia; Cumprir todas as tarefas e actividades que te forem exigidas.

Estudar exige vontade, atenção, esforça e determinadas técnicas que podem tornar mais eficaz o teu trabalho: Na sala de aula, acompanha com a máxima atenção a explicação e as instruções do professor - identifica o assunto que vais estudar, toma nota das principais informações, esclarece todas as dúvidas e aponta as instruções para o trabalho de casa. Na sala de aula, participa no diálogo de forma positiva - acompanha as intervenções dos colegas, intervém a propósito, solicita permissão para falar e não hesites em intervir com receio de errar. Utiliza correctamente os teus instrumentos de trabalho - nunca te esqueças deles, mantém-nos cuidados e com os registos em dia. Em casa, procura estudar em condições adequadas - tem em atenção o tempo destinado ao estudo e o teu local de trabalho.

Verifica, através do preenchimento desta grelha, a forma como estudas. Regista S (sempre), F (frequentemente), R (raramente), N (nunca).

Perguntas

Resposta

1. Planifico semanalmente as minhas actividades? 2. Incluo todas as disciplinas no tempo de estudo? 3. Gosto de participar nas actividades escolares? 4. Tenho facilidade em concentrar-me nas aulas? 5. Sou perturbado, regularmente, por barulho enquanto estudo? 6. Tenho um local de trabalho mal iluminado e pouco arejado? 7. Tiro habitualmente apontamentos nas aulas? 8. Copio os esquemas e registos dos professores? 9. Sublinho ideias e frases importantes dos textos dos manuais? 10. Resumo, por palavras próprias, os assuntos tratados? 11. Tenho confiança nos meus conhecimentos antes de fazer os testes? 12. Preparo os testes com antecedência? 13. Leio e releio as perguntas dos testes, antes de responder? 14. Revejo as minhas respostas antes de entregar o teste? 15. Evito falar com os professores sobre os assuntos escolares? 16. Copio os trabalhos de casa pelos meus colegas? 17. Colaboro com os meus colegas nas actividades escolares?

Chave da resposta Atribui a seguinte pontuação às tuas respostas: 3 pontos para S; 2 pontos para F; 1 ponto para R e 0 pontos para N, excepto para as respostas 5, 6, 15 e 16, em que a pontuação é inversa (3-N; 2-R; 1-F; 0-S). Se o total da tua pontuação for inferior a 26 pontos, deves rever e alterar os teus hábitos e métodos de estudo.

Adaptado de Porto Editora - Estudo Acompanhado

Related Documents