E STA D O D E M I N A S
●
24
Q U I N T A - F E I R A ,
9
D E
D E Z E M B R O
D E
2 0 0 4
GERAISVALE DO AÇO ARTESANATO
Trabalhos de dez monitores e mais de 30 alunos do centro de formação poderão ser vistos e comprados amanhã e sábado
GIRO
Armazém do Ofício expõe para o Natal IZABELA FERREIRA ALVES IPATINGA – O Armazém do Ofício – espaço de exposição, profissionalização e aprimoramento de artesãos locais – está em ritmo acelerado. Amanhã e sábado, os trabalhos de dez monitores e mais de 30 alunos que passaram pelo centro de formação estarão expostos na terceira edição da Mostra de Arte e Artesanato da casa. Atualmente, o armazém congrega dez artesãos, que utilizam o espaço para divulgar sua arte e se aperfeiçoar. “Nosso objetivo é ser um ponto de apoio e referência para os que buscam comercializar produtos de qualidade. Aqueles que não estão capacitados participam dos cursos e sempre temos duas vagas para atender aos
burocracia. Tínhamos que ter, no mínimo, 20 participantes e nosso objetivo é vender as peças, que são uma fonte de renda para os artesãos”, esclarece a coordenadora. Os trabalhos ficam expostos na sede do armazém e 20% do valor da venda são revertidos para o pagamento dos custos da casa. São ministrados cursos fixos de bijouteria, biscuit, boneca de pano, bordado tradicional e com fuxico, crochê, desenho, macramé, handanger e patchwork. “Neste ano, participamos da Mostra Mãos de Minas e ficamos muito satisfeitas, pois pudemos notar que nossos trabalhos, no mínimo, se equiparam ao que é produzido no Estado”, avalia a coordenadora. Segundo Dalva Diniz, a insti-
menos favorecidos”, afirma a coordenadora Dalva Diniz. Além disso, o armazém ajuda os grupos de mulheres de Bom Jardim e Bethânia, com material e capacitação. “Através da prefeitura, damos aulas para os grupos. Também enviamos retalhos que nos são doados”, explica a coordenadora. Fundado há três anos, o Armazém do Ofício surgiu da idéia de um grupo de amigas. “Queríamos dar vazão ao artesanato da cidade e região, que é riquíssimo, mas muito pouco explorado”, recorda Dalva Diniz. Em princípio, o centro seria uma cooperativa. Depois, uma organização não-governamental, mas não deu certo.
BUROCRACIA “Esbarramos na
tuição pretende se consolidar e congregar artesãos de Governador Valadares a João Monlevade. “Ocasionalmente, recebemos trabalhos de Nova Era, Timóteo, Coronel Fabriciano e Rezende Costa, mas queremos solidificar essa parceria e, no futuro, adquirir maquinário para que as pessoas possam produzir aqui na sede”, acrescenta. A coordenadora destaca algumas peças da III Mostra. “Teremos caixas de madeira trabalhadas com pedraria e as árvores de Natal e guirlandas de fuxico, que estão lindas”, comenta. Até as embalagens dos trabalhos têm um toque artesanal e quem for à exposição, na rua Esmeralda, 13, bairro Iguaçu, ganhará uma lembrança diferenciada. FERNANDA LOPES
JORNAL DE MONLEVADE
JOÃO MONLEVADE
Igreja recebe novo nome Após seis meses de obras, a Matriz Nova de Carneirinhos foi reinaugurada ontem. Além de receber nova pintura, calçamento, grade e gesso, o templo foi rebatizado, passando a se chamar Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Os fiéis participaram de uma procissão, que saiu às 18h da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na nova igreja, houve registro do nome, bênção do altar e consagração do Sagrado Coração de Jesus. Mesmo com a inauguração, as reformas não foram concluídas devido às chuvas, que atrapalham os trabalhos de pintura externa. Para a realização das obras, que custaram cerca de R$ 60 mil, foi preciso contar com o apoio e colaboração financeira dos fiéis.
IPATINGA
Usiminas receberá prêmio segunda-feira A Usiminas receberá o prêmio As maiores empresas de Minas, segunda-feira, no Auditório Minas Trade Center, em Belo Horizonte, às 19h30, quando também será publicado um caderno especial com reportagens sobre as empresas que mais se destacaram em cada área e com perfil dos principais executivos das organizações líderes. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa conquista o primeiro lugar no ranking das 300 maiores empresas de todos os segmentos do setor produtivo do Estado. A promoção é do jornal ESTADO DE MINAS e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O prêmio, já consagrado no calendário da economia mineira, reúne as principais lideranças empresariais e políticas do Estado. As 300 maiores empresas mineiras são premiadas com certificados e as 20 maiores recebem troféu especial, por terem apresentado maior crescimento nas atividades analisadas.
CORONEL FABRICIANO
No Armazém do Ofício, Dalva Maria Diniz mostra trabalhos artesanais que estão sendo expostos e podem ser comprados pelos visitantes
GENTE DE MINAS LOURDINHA SILVA
[email protected] Telefax: (31) 3287-4456 FERNANDA LOPES FERNAND LODI
SÃO DOMINGOS DO PRATA
Convite
Na manhã de ontem, a Polícia Militar de Coronel Fabriciano recapturou mais cinco fugitivos da cadeia pública da cidade. Segundo o cabo Caldeira, três detentos foram encontrados no Morro do Carmo e dois às margens da BR-381, na ponte da Sinergia, quando tentavam carona para Belo Horizonte. A fuga aconteceu na madrugada de terça-feira, com 33 detentos conseguindo escapar. Até a tarde de ontem, apenas nove haviam sido recapturados. Os trabalhos de busca continuam e mobilizam cerca de 60 policiais.
Quem se prepara para a confraternização de Natal em São Domingos do Prata é a estudante de medicina Denise da Fonseca Matias Peruzzo, natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Neste ano, presa a seus compromissos acadêmicos, ficará inviável passar o Natal em casa. Recebeu o irrecusável convite das colegas Márcia e Ana Carolina, com quem passará o Natal em São Domingos e o reveillon em Diamantina.
IPATINGA
Espírito de Natal O clima de Natal invade o Vale do Aço, com ruas movimentadas e decorações enfeitando praças, outros locais públicos e residências. Um desses pontos de destaque é o Shopping do Vale, onde a diretoria não economizou esforços para reforçar o espírito natalino. Com o tema Fábrica de sinos, o lugar se transformou em uma profusão de guirlandas, sinos, presépios e um intenso colorido de luzes que atraem todos os olhares.
ALVINÓPOLIS
Escritores Verdadeiro desfile de intelectuais foi o que se viu na cidade dia 4, quando foi lançada a 3ª Antologia de Escritores de Alvinópolis. Passaram pela Escola Estadual Professor Cândido Gomes, local do lançamento, entre outros, os conhecidos acadêmicos alvinopolenses José Afrânio Moreira Duarte, Maria Auxiliadora Moreira Duarte e Virgínia Torres Schall. Também prestigiaram o lançamento os escritores convidados Celly Vilhena, Ângela Togero, Thereza Costa Val, Relva Egípicia Rezende, Lucília Cândido Sobrinho, Benete Judith Cândido e o poeta e editor Vilmar Silva.
Mais cinco fugitivos são recapturados
SANTANA DO PARAÍSO
Maria Helena Franco, em noite de festa em Coronel Fabriciano
TIMÓTEO
Espetáculo Mais uma vez a Fundação Acesita vai brindar o público com um atraente espetáculo musical. Da sacada do Centro Cultural, 57 vozes dos corais Acesita e Infantil Acesita entoam a tradicional Cantada de Natal, de 16 a 19, sempre às 21h. Incrementando ainda mais a exibição, nos dias 18 e 19, acontecem shows pirotécnicos. As apresentações serão abrilhantadas por composições de diferentes épocas, estilos e idiomas, como o hino oficial do Natal, Adeste Fideles, composição medieval, Ode à Alegria, de Bethoveen, e Aleluia, de Handel. Luciano Mendes Lima é o regente do Coral Acesita e do Coral Infantil Acesita, que serão acompanhados pelo pianista Robério Molinari.
Motorista morre em acidente na BR-381 Uma pessoa morreu, vítima da colisão entre um carro e um ônibus, na madrugada de ontem, no km 220 da BR381, em Santanado Paraíso. Segundo o comandante do 1º Pelotão de Bombeiro Militar de Ipatinga, Rubens Alves, com base nos depoimentos dos passageiros do ônibus da Viação Pedra Azul, que saiu de Belo Horizonte com destino a Pedra Azul, o motorista do Gol – de cor cinza, placa GXQ 9766, de Teófilo Otoni –, Roberto Luz e Silva Júnior, de 44 anos, ao tentar ultrapassar um caminhão, bateu de frente com o coletivo – um Volvo modelo B10M, placa KTA 1714, de Pedra Azul –, conduzido por João Batista Capuchinho, de 43. Roberto Luz, que residia em Betim, faleceu no local. De acordo com o comandante, o Gol ficou parcialmente destruído e o ônibus, impossibilitado de prosseguir viagem por ter furado um dos pneus. Não houve outras vítimas.