GERAIS/POLÍCIA
23 de janeiro de 2001 Terça-feira
▼
Policiais impacientes Polícia Civil exige mesmo reajuste concedido à PM e ameaça greve
NEWTON CUNHA
P
aciência e compreensão. Este foi o recado do novo secretário de Estado de Segurança Pública, delegado geral Márcio Domingos Barroso, aos representantes do Sindicato da Polícia Civil (Sindpol) que exigem receber 12% a mais nos salários, como está prometido para os policiais militares para este mês. O presidente do Sindpol, José Magela Alves Pereira, devolveu o problema ao secretário e ao governador Itamar Franco: “Paciência temos demais! É bom lembrar que pedir tempo para nossa categoria, que já está com salários defassados, é muito perigoso”, acenando com a possibilidade de uma greve geral. Marcada para às 9h de ontem, a reunião entre os sindicalista e o secretário só começou por volta das 10h. José Magela participou da reunião acompanhado de assessores e diretores do Sindpol. O sindicato, baseado na Lei Delegada 43, que desde junho do ano passado previa aumentos para a Polícia Militar, exige que os mesmos índices sejam repassados aos civis. Desde junho, as duas polícias receberam aumento no salário-base, de aproximadamente 40%. “Como o governo não poderia aplicar o aumento de uma só vez para não sobrecarregar a
JAIR AMARAL
SINDICALISTAS ACENAM com a possibilidade de greve, em reunião na Secretaria de Segurança Pública folha, deixou para pagar 12% aos PMs em janeiro e o restante no meio deste ano”, explicou o presidente. Na época da decisão, o sindicato se reuniu com o secretário da Casa Civil, Henrique Hargreaves, que, em nome do governador, garantiu o mesmo repasse aos policiais civis, o que não está sendo cumprido. “Fomos traídos e tal decisão gerou revolta na corporação, que exige o mesmo aumento dos militares”, acrescenta o diretor de Co-
municação do Sindpol, Robert Willian de Carvalho.
Interior “O secretário se mostrou favorável às nossas reivindicações e agora vamos aguardar a decisão do governador. Estou indo para o interior do Estado para me reunir com o restante da categoria. Eles vão decidir como vamos agir de agora para frente”, acrescentou o presidente, que não afasta a possibilidade de uma greve geral,
caso o governo se negue a dar o mesmo tratamento que vem dando aos militares à Polícia Civil. “Já estamos dicutindo o assunto com o governador Itamar Franco e se houve a promessa de aumento, com certeza os policiais podem esperar. Espero que não ocorra a greve e que os policiais tenham um comportamento adequado para o momento”, sentenciou o secretário que, nos próximos dias, deverá se reunir com o governador Itamar Franco para definir a situação.
Ônibus capota e fere 44 pessoas GOIABEIRA TIM FILHO SUCURSAL LESTE
O capotamento de um ônibus da Viação Santos, que seguia de Goiabeira para Resplendor, deixou 44 pessoas feridas ontem, no distrito de Indepedência. O acidente aconteceu por volta de
8h, na BR 259, KM 53. O motorista do ônibus, Sebastião Fernandes de Souza, contou aos patrulheiros que capotou o ônibus depois de desviar de um camihão que fazia uma ultrapassagem perigosa. Souza disse que jogou o ônibus para fora da pista, mais caiu dentro de uma valeta, no acostamento. “O ônibus tombou de um lado e saiu lixando o asfalto”, contou o sargento Marcondes, que esteve no local.
As vítimas foram socorridas por motoristas que passavam pelo local e levadas para o Hospital Nossa Senhora do Carmo, em Resplendor, e Hospital Municipal de Governador Valadares. A maioria das vítimas sofreu ferimentos leves e foi liberada do Hospital de Resplendor ainda pela manhã. Outros 14 passageiros com ferimentos graves e com suspeita de hemorrogia interna foram internados em Valadares sob observação médica.
O caso mais grave é do passageiro Reginaldo Félix de Assis, 34 anos, que teve o braço esquerdo decepado. Ele foi socorrido rapidamente e levado para Valadares, de onde seguiu para Belo Horizonte. Os policiais que estiveram no local do acidente informaram que o braço de Reginaldo de Assis foi colocado dentro de uma caixa de isopor com bastante gelo para que seja tentado um reimplante.
O B I T U Á R I O
GIROGERAIS POLÍCIA ■ MAUS-TRATOS O lavador de carros Rodrigo do Prado Santos, 27 anos, e sua mulher Marizeth Pereira de Jesus foram advertidos pelo Conselho Tutelar da Regional Oeste por maus-tratos contra três crianças, duas delas filhas do casal. Os dois vinham deixando seus filhos, de respectivamente um e dois anos de idade, sob os cuidados de uma garota de apenas nove anos, que é irmã de criação do gari. As crianças foram recolhidas pela PM, após as denúncias de vizinhos do casal, que mora no bairro Jardim América, capital. Além da medida de proteção às crianças, o casal foi inserido no Programa de Família, no qual terá assistência psicológica e social. Conforme as denúncias dos vizinhos, as crianças estavam trancadas no banheiro do barraco e há três dias sem comer. Rodrigo nega a acusação e afirma que as crianças só ficavam trancadas durante o dia, desde quintafeira, quando Marizeth passou a ajudá-lo no serviço, evitando que ele tomasse prejuízos.
■ VIÇOSA
■ S. S. DA BELA VISTA
A advogada Vanja Honorina Aguiar está reunindo provas e documentos para ingressar na Justiça com uma ação de indenização por danos morais contra os jogadores Claudinei e Edson, do América Mineiro. A expectativa da advogada é concluir a denúncia e protocolá-la ainda esta semana. Vanja Honorina destaca que tanto a família de uma das menores que receberam fotos dos jogadores nus está abalada e a aconselhou a procurar um local, no fim de semana, para descansar. O promotor Luís Claúdio Fonseca Magalhães também está analisando o fato, as fotos e documentos para oferecer uma denúncia contra os dois jogadores.
Terminou em tragédia a viagem de uma família pela Rodovia Fernão Dias, com duas mortes e duas pessoas feridas, no domingo. A chuva forte deixou a BR 381 ainda mais perigosa, principalmente nos trechos que ainda não foram duplicados, como o caso do quilômetro 828, onde ocorreu o acidente. O Corsa, placa CBV 5010, de Santo André (SP), com quatro ocupantes, residentes em Sete Lagoas, seguia no sentido Belo Horizonte/São Paulo, quando bateu na Parati, placa CSA 5391, de São Paulo, que vinha na direção contrária. O motorista do Corsa, João Evangelista Rocha Júnior, 20 anos, sofreu escoriações; sua irmã, Jordana Gonçalves Rocha, 15, e o tio Ulderico Dias da Rocha, 62, não resistiram aos ferimentos. A esposa de Ulderico, Maria da Consolação Rocha, 59, sofreu ferimentos graves. O motorista da Parati, Márcio Henrique Borges, 27, teve ferimentos leves.
■ RADAR
■ CAXAMBU
Mais um radar foi destruído e dessa vez queimado por ação de vândalos na avenida Antônio Carlos, 7.615, no bairro São Luiz, Zona Norte de Belo Horizonte. A polícia ainda não tem qualquer pista do grupo ou grupos que vêm atuando na danificação dos radares em Belo Horizonte. A ação desses grupos vem atingindo outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, cujo objetivo é evitar que os radares registrem as irregularidades cometidas por motoristas.
A PM de Caxambu prendeu a dona de casa Sandra Maria de Abreu Silva, 30 anos, acusada de ter matado o pedreiro Genivaldo Laurindo de Souza, 36. Atendendo ao pedido de SAndra, os militares compareceram à casa dela, no bairro Trançador, quando ela confessou, segundo a polícia, ter atacado o amigo com um rolo de madeira, depois que ele teria tentado agarrá-la, com a intenção de manter relação sexual. Depois de dar um golpe em sua cabeça, ela teria dado mais dois, causando a morte de Genivaldo.
■ PATOS DE MINAS
Belo Horizonte JACI PICOLI, 71 anos, policial militar, natural de São Caetano do Sul, SP. Era casado com Célia de Freitas Picoli, e deixou quatro filhos, Jean Mary, Joan Leslie, Jeannie Rose e Jayne Soraya. PERCILIANA CÂNDIDA DA COSTA, 93 anos, aposentada, natural de São José do Jacuri, MG. Era viúva de Silvino Gomes de Lisboa, e deixa dez filhos, José, Amélia, Maria Josefina, João, Maria do Socorro, Maria da Consolação, Silvino, Geralda, Luiz Eugênio e Rui. OLIVEIRA CAMPOS JÚNIOR, 59 anos, era natural de Dores
ESTADO DE MINAS Página 23
do Indaiá, MG. Era casado com Vilma Lúcia Álvares Xavier Campos, e deixa três filhos, Eduardo, Adriana e Isabela. MARINALVA ALVES da SILVA, 19 anos, natural de Vilhena, era solteira e não deixa filhos. MAURO DE SOUSA RIOS, 37 anos, bancário, era natural de Estrela do Indaiá, MG, era solteiro e não deixa filhos. JOSÉ PIO VALLADARES, 88 anos, natural de Raul Soares, MG. Era viúvo de Helenita Corrêa, e deixa três filhos, Gerci, Graci e Helenice. BALBINA DOS SANTOS DE OLIVEIRA, 75 anos, natural de Taquaril, MG. Era viúva de Brandino Antônio de Oliveira, e deixa um filho, Airton.
● A divulgação nesta coluna é gratuita
O representante comercial Adaílton Pereira Rosa, 30, e seu filho Rafael Marins Ferreira dos Santos, oito anos, morreram na noite de domingo, em acidente ocorrido na BR 365, próximo ao trevo de Patos de Minas, cidade em que moravam. A mulher dele, Vânia Cristina Marins, 25, teve ferimentos graves. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o Escort dirigido por Adaílton invadiu a contramão e bateu na lateral de uma carreta que transportava couro bovino e era dirigida por Valdir Ferreira de Lima, 29, que não teve ferimentos. Chovia no momento do acidente.
■ SETE LAGOAS Nove presos fugiram ontem de madrugada da cadeia de Sete Lagoas. A PM conseguiu recapturar oito presos que ainda estavam na região. Continua foragido o detento Rovilson Gomes de Oliveira. A fuga não foi explicada pela direção da cadeia.
■ CARMO DO PARANAÍBA A PM reforçou a vigilância na cadeia de Carmo do Paranaíba, após uma tentativa de fuga de presos na manhã de ontem. Oito detentos já haviam feito um buraco de 2 metros numa das celas e a fuga foi descoberta pela própria guarda da cadeia, às 7h. Revoltados com a descoberta da fuga, os detentos arrancaram as grades de outra cela e foram para o pátio, onde ocorreu um princípio de rebelião, com a exigência de transferência para outros presídios. No início da tarde, o policiamento foi reforçado com mais 16 policiais. Quatro dos 38 presos foram transferidos para Presidente Olegário.