Administração Regional de Saúde do Alentejo Centro de Saúde de Viana do Alentejo
Ministério da Saúde
r Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo Rua Brito Camacho, 13 7090 - 237 Viana do Alentejo
L_
Sua comunicação de
_l
Nossa referência
Data
16-03-2009 ASSUNTO: "Água para consumo humano - incumprimento"
Sobre o assunto em referência e na sequência do incumprimento comunicado a 13.03.2009, vimos solicitar a V. Ex.a, os resultados das análises de verificação, assim que disponíveis. Deve, ainda, ser comunicado a estes serviços o resultado da investigação da causa dos incumprimentos nos parâmetros: Bactérias Coliformes, Escherichia Coli e Clostridium Perfringens, no Monte das Pereiras a 17.02.2009. Mais informo que os parâmetros em incumprimento podem causar problemas de saúde: Bactérias Coliformes: as doenças causadas por bactérias coliformes podem incluir febre tifóide, gastroenterites vírica e bacteriana e ainda Hepatite A. Eschfrichia Coli: a E- Coli produz uma toxina muito nociva, podendo causar danos graves. A infecção causa diarreia, frequentemente com presença de sangue e dores abdominais, em especial nos grupos de risco.
Administração Regional de Saúde do Alentejo Centro de Saúde de Viana do Alentejo
Ministério da Saúde
Clostridium Perfrinaens: de origem exclusivamente fecal e indicativo de contaminação antiga. Os efeitos adversos são caracterizados por dores abdominais intensas e diarreia.
Informo, ainda, que o teor residual de desinfectante deve ser mantido entre 0,2 e 0,6 mg/l CL2, a fim de combater eventuais contaminação de origem fecal. Com os melhores cumprimentos,
Assinatura da autoridade de saúde
Rua da Graça n.* 21 -7090- 244 Viana do Alentejo Tel 266930050 Fax 266791376