PROJETO ALUNO LEITOR CRIADOR
“Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encontrou e , sem figuras sem extravagância, fê-la esquecer as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.” Cecília Meireles.
Escola Classe 08 do Cruzeiro Prof.: Cely Muniz Morais Matr: 44.793-5
Projeto: Aluno leitor criador (Projeto de Literatura Infantil)
1- Justificativa. Convivendo com os alunos observamos a dificuldade que eles têm para: interpretar um problema de matemática, um texto de ciências, um livro de literatura etc; expressar suas idéias, o que sentem e o que pensam através da escrita . Estes alunos precisam aprender a expressar o que sentem e o que pensam para conseguirem se realizar com mais facilidade ao longo da vida. O estudo da língua portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. QUEM LÊ E INTERPRETA O QUE LEU, RESOLVE QUALQUER PROBLEMA E ESCREVE BEM. Por entender assim, a Escola Classe 08 propõe um trabalho intensivo para, com o objetivo de despertar o gosto de ler e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem e de se expressar corretamente, esperando que, aos poucos, cada um se torne um verdadeiro leitor. O projeto apresentado aborda a importância da biblioteca escolar a serviço da literatura, destacando especialmente a Literatura Infantil. 2- Objetivo: Despertar o gosto de ler nos alunos da Escola Classe 08 e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem e de se expressar corretamente. 3- Desenvolvimento: A biblioteca exerce um papel fundamental na realização desse projeto, na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da escola. Deve ser um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde imperem as boas relações entre alunos, livros e professores. O espaço físico deve ser acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; com cantinhos aconchegantes, gostosos, onde a aprendizagem vá acontecendo, sem imposições, como um convite mágico, como uma descoberta. A função primordial é o prazer do leitor. Através deste prazer estaremos atingindo o objetivo do projeto. Suponhamos que o mistério, por exemplo, seja o tema gerador de interesses de leitura. Toda a biblioteca será trabalhada no sentido de se transformar no mundo de mistério. Os livros de Literatura Infantil devem estar organizados por faixa etária e podem ser emprestados aos alunos para serem lidos em casa. Para isso, organizar fichas para controlar entradas e saídas de livros, a data de devolução e quem está na fila aguardando. O aluno que participar desse sistema de empréstimos de livros de Literatura Infantil, receberá a carteirinha de “Sócio do Clube do Livro”, como forma de incentivo ao ato da leitura e visita à biblioteca. Os alunos que, no decorrer do ano, demonstrarem maior interesse pela leitura, poderão ser premiados com livros de Literatura Infantil em alguma ocasião especial, como hora Cívica do bimestre, festa aberta à comunidade, festa do dia dos pais, festa do dia das mães etc.> Deverá ser incentivada a doação de livros de Literatura à biblioteca.
4- Distribuição de Responsabilidades: Caberá à Escola: Destinar um profissional ( professor) com experiência em Literatura Infantil para acompanhar, exclusivamente, o andamento e a realização do Projeto. Acompanhar e valorizar o desenvolvimento, o andamento e a realização do Projeto; Fornecer material necessário para a realização das propostas; Em reunião de pais, conscientizar sobre a importância do projeto. Manter a limpesa da biblioteca ( num compromisso diário, evitando o acúmulo de lixo, microorganismos, poeira e ácaros que fazem mal à saúde dos usuários). Caberá aos Pais: Acompanhar este processo em casa, incentivando seus filhos à leitura. Caberá aos Professores: Incentivar a leitura de forma criativa, ou seja, SEDUZIR seus alunos para a leitura dos livros; Promover atividades variadas e interessantes de acompanhamento da leitura dos livros ( segue em anexo propostas de trabalhos) ; Incentivar a doação de livros de Literatura Infantil à biblioteca. 5- Duração: O Projeto será desenvolvido a partir de 1999 e poderá permanecer em evidência nos anos seguintes, caso, após avaliação, sinta-se necessidade de se manter o projeto.
“Se a criança é a única culpada nos tribunais adultos por não ler, pede-se o veredicto inocente... mais culpados são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhe abrem essas – e outras tantas- trilhas para toda a maravilha que é a caminhada pelo mundo mágico e encantado das letras... Fanny Abramovich