11-01-2009

• July 2020

Download & View 11-01-2009 as PDF for free.

• Words: 1,452
Is 42, 1-4.6-7 «Eis o meu servo, enlevo da minha alma»

Actos 10, 34-38 «Deus ungiu-O com o Espírito Santo»

Leitura do Livro de Isaías

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Diz o Senhor: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas».

Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo que João pregou: Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio, porque Deus estava com Ele».

ACLAMAÇÃO Abriram-se os céus e ouviu-se a voz do Pai: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». (Mc 9, 6)

Salmo 28 O Senhor abençoará o seu povo; O Senhor abençoará o seu povo na paz.

Mc 1, 7-11 «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus a minha complacência»

Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e poder. Tributai ao Senhor a glória do seu nome, adorai o Senhor com ornamentos sagrados.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

A voz do Senhor ressoa sobre as nuvens, o Senhor está sobre a vastidão das águas. A voz do Senhor é poderosa, a voz do Senhor é majestosa. A majestade de Deus faz ecoar o seu trovão e no seu templo todos clamam: Glória! Sobre as águas do dilúvio senta-Se o Senhor, o Senhor senta-Se como Rei eterno.

Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».

ORAÇÃO UNIVERSAL Irmãos e irmãs: Oremos a Jesus, o Filho de Maria, pedindo-Lhe, para todos os homens e mulheres, a graça da fé e do Baptismo, dizendo, com alegria: Confirmai-nos, Senhor, no vosso Espírito. 1. Pelos baptizados que vivem a sua fé, pelos que a abandonaram e esqueceram e por aqueles que nunca a praticaram, oremos ao Filho de Deus Pai. 2. Pelos catecúmenos jovens e adultos, pelas crianças renascidas no Baptismo e por aquelas a quem ninguém fala de Deus, oremos ao Filho de Maria. 3. Pelos cristãos que ajudam os mais pobres, pelos que levam os pesos dos mais fracos e pelos que procuram não quebrar a cana já fendida, oremos a Jesus, o Salvador. 4. Pelos homens que se deixam guiar pelo Espírito, pelos que servem com amor a santa Igreja e por aqueles que não crêem em Deus, oremos a Jesus de Nazaré. 5. Por todos os baptizados desta Paróquia, pelos que não vêm à nossa assembleia e por aqueles que o Pai chamou para o seu reino, oremos ao Messias do Senhor. Senhor Jesus Cristo, reavivai em nós, pelo Espírito Santo, o dom e a alegria do Baptismo, para que, ao chamarmos a Deus nosso Pai, nos sintamos, de verdade, filhos seus. Por NSJC...

SANTOS E MEMÓRIAS DA SEMANA 17 (Sáb.) - Santo Antão 18 (Dom.) - Começa o oitavário pela unidade dos cristãos

PRÓXIMO DOMINGO 2º Domingo do Tempo Comum, ano B 1ª leit. – 1 Sam 3, 3b-10. 19 2ª leit. – 1 Cor 6, 13c-15a. 17-20 Ev. – Jo 1, 35-42

INTENÇÕES DO PAPA PARA JANEIRO DE 2009

AVISOS: Intenção geral: Família para crescer no amor e na fé. Que a família seja sempre mais lugar de formação para o amor, de crescimento pessoal e de transmissão da fé. Intenção missionária: Anunciar a Boa Nova e promover a unidade dos cristãos. Que as diversas confissões cristãs se comprometam em anunciar a Boa Nova e promover a plena unidade de todos os cristãos, oferecendo assim um testemunho credível do Evangelho.

AGENDA PAROQUIAL JANEIRO 2009 31 - Reunião de pais do 1º e 2º ano de catequese (21:30h, Igreja) FEVEREIRO 07 - Reunião de pais do 3º ao 6º ano de catequese (21:30h, Igreja) 14 - Reunião de pais do 7º ao 10º ano de catequese (21:30h, Igreja) 20 - Vigília de oração das Promessas de Escuteiros (21:30h, Igreja) 21 - Carnaval. Encontro vicarial de catequistas. (Local?, das 9h-17h) 21 - Promessas de escuteiros (18h, Igreja) MARÇO 07 - Confissões crianças do 3º-6º ano. (10h-11h, Igreja). Vários Pes. 29 - Procissão dos Passos (16h, Igreja) 30 - Confissões para jovens e adultos (21:30h, Igreja) ABRIL 03 - Via Sacra com jovens (21:30h, Capela Nª Sª dos Prazeres) 04 - Termina catequese. Ramos. (Anima o 3º ano) 09 - Ceia do Senhor e lava-pés com 5º ano (21:30h, Igreja) 10 - Via-Sacra com crianças (16h, Igreja) 12 - Páscoa 18 - Recomeça catequese e missa com crianças 26 - Festa da Vida com o 8º ano. (11h, Igreja) MAIO 01- Peregrinação paroquial a Fátima. 02 - Festa da Palavra com o 4º ano. (16:15h, Igreja) 02 - Reunião de pais da 1ª comunhão (21:30h, Igreja) 08 - Reunião de pais da Profissão de Fé (21:30h, Igreja) 09 -10 Retiro da Comunhão Solene (Centro de Espiritualidade Oásis) 12- Procissão de velas (21h das capelas à Igreja, pelas 22:30h) 16 - Confissões 1ª comunhão (15h, Igreja) 23 - Confissões 1ª comunhão (15h, Igreja) 30 - Termina a catequese (16h missa campal) 31- Festa do Envio, com o 10º ano. (11h, Igreja).

01. Concerto de Reis. Teremos um concerto de Reis na forma de um espectáculo multimédia. Será este Domingo, às 16h, na Igreja. Participa o Orfeão de Ermesinde. 02. Ano Paulino. Teremos o 3º encontro do Ano Paulino na próxima 4ª, às 21:30h, na Igreja, na sala de Nª Sª. 03. Padres Combonianos. No próximo fim-de-semana serei substituído pelos Padres Combonianos da Maia. No Domingo de tarde haverá um testemunho com imagens da missão e uma oração missionária. Será às 15h, na Igreja. Convido todos os paroquianos. 04. Semana da Unidade. No próximo Domingo, dia 18, começa a semana de oração pela unidade dos cristãos. Para que todos - católicos, protestantes, anglicanos e ortodoxos - possam chegar à unidade desejada por Cristo. 05. Oração pelas Vocações. Em toda a Diocese do Porto está a decorrer uma cadeia de oração pelas vocações. A paróquia de Avintes tem a responsabilidade de assegurar uma hora de oração. Será dia 20 (3ª), das 13h às 14h. Convido todos os que puderem a reunir-se na Igreja. 06. Reunião de Pais. Teremos reunião de Pais dos alunos do 1º e 2º ano de catequese. Será dia 31 (Sábado), às 21:30h. Começamos com um momento de acolhimento e oração na Igreja. Depois a reunião será com os catequistas nas salas.

FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR ANO B

Tu és o meu Filho muito amado

“Em Verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espírito é Espírito. Não te admires de eu te haver dito: vós deveis nascer de novo.” (Jo 3, 5-7)

No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude.