03 - Estado Novo 2

  • Uploaded by: Jacinta sequeira
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 03 - Estado Novo 2 as PDF for free.

More details

  • Words: 417
  • Pages: 9
O Estado Novo

O QUE É O ESTADO NOVO? 





O Estado Novo foi um regime político instaurado em Portugal, em 1933, através de uma nova constituição (a Constituição de 1933) e que durou 40 anos (entre 1933 e 1974). O chefe do Governo era Oliveira Salazar e era ele que controlava todos os Ministérios e dele dependiam todas as decisões relativas ao governo do país. Chama-se a este tipo de regime uma ditadura pois o poder fica concentrado nas mãos de uma pessoa ou de um grupo de pessoas.

PARTIDO ÚNICO 

Durante a ditadura havia um partido único, a União Nacional. O Governo não permitia que houvessem vários partidos políticos. Todas as pessoas que participassem na política do país tinham que pertencer à União Nacional que foi criada em 1931.

A CENSURA PRÉVIA Durante o Estado Novo as pessoas não podiam dizer o que pensavam. Não havia liberdade para se associarem ou reunirem. Em resumo não havia liberdade de expressão.  O Governo criou a censura prévia, que era uma comissão que impedia que fossem publicadas nos jornais, revistas e livros ideias que não fossem de acordo com o Governo.  Foi também proibido o direito à greve. 

A POLÍCIA POLÍTICA No Estado Novo foi criada a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE). Esta polícia era política, ou seja, perseguia em segredo todas as pessoas que eram contra o governo.  As pessoas que fossem apanhadas a falar mal do Governo eram presas em cadeias, onde lhes faziam muito mal.  As principais cadeias para onde eram enviadas as pessoas que eram contra o Governo eram: Caxias, Peniche e Tarrafal (Cabo Verde). 

A LEGIÃO PORTUGUESA 

A Legião Portuguesa foi criada em 1936 e era uma organização militarizada, criada pelo Governo de Salazar. O seu objectivo era “defender o património espiritual da Nação” e a ameaça comunista.

A MOCIDADE PORTUGUESA 

A Mocidade Portuguesa destinava-se às crianças e aos jovens, entre os 7 e os 14 anos, sendo de inscrição obrigatória. O seu objectivo era desenvolver na juventude os valores patrióticos e de obediência ao Estado Novo.

PROPAGANDA AO ESTADO NOVO 

Para garantir o apoio da população ao Estado Novo, o Governo criou um sistema de propaganda. Através dos jornais, rádio, televisão e de inúmeros cartazes defendiam-se as vantagens do regime. Os livros escolares eram únicos e obrigatórios e neles era elogiado o Governo de Salazar e os seus ideais.

Trabalho

elaborado por:

Beatriz Louro, n.º 2, 6.º A

Related Documents

03 - Estado Novo 2
November 2019 9
O Estado Novo
June 2020 16
O Estado Novo
June 2020 6
O Estado Novo
June 2020 10
O Estado Novo
May 2020 7
O Estado Novo
June 2020 12

More Documents from ""

November 2019 4
03 - Estado Novo 2
November 2019 9
Bomb Blast
May 2020 15
Reserve Bank Of India
May 2020 19