Palavras-chave •Sabedoria, espiritualidade, imaginação, contemplação, memória. •Reorientação, chamada à ordem. •Possibilidade de duplicidade.
Interpretação - Trata-se indubitavelmente de uma carta da sabedoria, mas, ao contrário da carta anterior, não é muito alegre, representando antes uma alegria austera. Ela simboliza a inteligência, o saber, o conhecimento dos outros, o sentido psicológico. - O livro que a Papisa tem aberto sobre os joelhos, sem o ler, é o livro do conhecimento, do saber, que estará sempre disponível para nos colocar no justo caminho. É a chave mental e intuitiva que nos permite ultrapassar novas etapas e cair sempre sobre os nossos pés. Este símbolo indica a presença na vida do consultante de coisas escritas, de papelada, a possibilidade de vir a receber um qualquer auto administrativo, ou mesmo a existência de problemas da mesma ordem, sobretudo se se tratar de um lançamento com um tema profissional ou financeiro. Num sentido mais largo, ele evoca os estudos e as investigações aprofundadas, e sugere que sejam efectuados pesquisas a fim de se obter luz sobre um determinado assunto. - No plano profissional, o consultante deixou de estar no bom caminho. Trata-se de uma espécie de aviso, de bússola que o deverá fazer reencontrar a trama do seu destino. - No plano sentimental, a Papisa pode indicar a legalização de uma vida de casal, um casamento, mas muitas vezes também a sua regularização oficiosa. - Ela indica o amor pelas crianças, pela família, e o desejo de se organizar um lar bonito e confortável. No plano das amizades, o seu sentido é mais difícil de apreender, embora exista um risco de aliança hipócrita contra o consulente, se se referir a uma associação. Esta lâmina implica um perigo de duplicidade que não deve ser negligenciado. - No plano financeiro, a contribuição possível da Papisa é mediana, podendo equilibrar o orçamento, mas sem mais.
Resumo Na minha opinião, a Papisa representa mais a justiça do que a própria carta que tem esse nome. Com efeito, ela é um pouco hirta, não muito agradável, e indica um questionamento, um aviso ou uma chamada à ordem. Feita de uma só peça, severa, ela parece para repor pontos de referência que deixaram de existir. O facto de a Papisa se mostrar num lançamento indica que o consultante provavelmente perdeu certos valores, e que tem de introduzir obrigatoriamente alterações na sua vida. A Papisa está ali para nos repor numa via que perdemos, para nos avisar de que há um trabalho em profundidade a fazer em relação a nós mesmos, uma reorganização da nossa vida e um retorno aos nossos verdadeiros valores morais que temos de concretizar.
«O indescritível, aqui é realizado, a Alma nos leva para cima e para diante» Goethe, Fausto
•
Título: A Papisa, A Sacerdotisa
•
Número: Dois (2)
•
Letra Hebraica: Ghimel
•
Significado: Camelo
•
Décimo Terceiro Caminho: De Tiphareth a Kether
•
Cor do Caminho: Azul
•
Som Relacionado: Sol Sustenido
•
Planeta: Lua
•
Título Esotérico: A Princesa da Estrela de Prata
•
Objectivo: Conhecer as verdades ocultas e misteriosas da vida
•
Vantagens: Habilidade de ensinar, intuição, sabedoria, bom senso, misticismo
•
Obstáculos: Pode haver intolerância e instabilidade emocional
•
Conselho: Silenciar sobre os conhecimentos ocultos diante de ignorantes, pois pode se expor ao ridículo.
Em busca de Si - Com a Papisa entramos no mundo interior. É o momento da introspecção e da descoberta de quem somos e do que até então não sabíamos acerca de nós próprios e da realidade que nos cerca. Ela diz-nos que chegou o momento de olharmos para nós, para os nossos medos, carências, fracassos e anseios. O seu ser está pedindo que faça uma paragem e preste atenção à linguagem que vem do inconsciente para que possa aprender o que realmente é importante na vida. A Papisa está pronta para lhe revelar alguns segredos do espírito e da alma, mas para isso é preciso que realize o seu dever no mundo e no ambiente à sua volta. Quando você exerce a função do seu espírito o Universo acompanha todos os seus actos. Leitura rápida: Arcano 2 – A Papisa - Este arcano indica que o consultante terá de esperar. Não revele tudo o que pensa nem tudo aquilo que deseja, aguarde o momento oportuno para a acção. Medite e examine os seus sentimentos e a sua intuição vai ajudá-lo a encontrar a forma correcta de agir. - Novos sentimentos estão a despertar em si, mas neste momento existem circunstâncias que precisam de amadurecer, como tal deve aguardar. Preste mais atenção às suas necessidades e trate melhor do seu corpo, pois este pode estar a sofrer algumas mudanças importantes e a pedir uma atenção especial, para que goze de uma melhor saúde. Palavras-chave: A fecundidade, a gravidez, a imaginação, o segredo, a sabedoria, a segurança, a meditação, algo que desconhece e que evolui secretamente, o que se encontra selado e que deve crescer. Sentido Divinatório: A Papisa simboliza o oculto e o mistério. O seu véu esconde e guarda o que está para além das aparências. Guardião do templo a intuitiva e inspiradora Papisa permitirá que o véu se levante apenas aquele que se mostrar digno, para que então lhe seja transmitido o conhecimento. Este arcano indica que os sentimentos que o
circundam são honestos e verdadeiros mas pede que estes ainda não sejam revelados. Indica, também, que não se deve dar atenção a tudo o que se escuta, devendo-se tirar proveito apenas daquilo que for útil. Ela simboliza que tudo ainda se encontra numa fase de espera e gestação. O consultante deve aguardar no íntimo dos seus pensamentos os seus objectivos actuais, a altura para a acção ainda não é chegado. Reservada, distante, e discreta possui uma profunda serenidade que nossa alma precisa para poder encontrar a paz. Regra geral ela é um aviso, uma chamada de atenção para atitudes e valores que o consultante perdeu e que tem que os concretizar na sua vida. Carta indicativa de desenvolvimento e de fecundidade, deve ser considerada benéfica. Sentimentalmente: No caso de um consultante trata-se de uma mulher, se for uma consultante é ela mesmo. Esta carta pode indicar que um sentimento afectivo profundo se está a desenvolver entre duas pessoas ou indicar a legalização de uma ligação, também pode ser indicativa de gravidez. Carta muito favorável á vida sentimental e aos filhos. Profissionalmente: Esta carta é indicativa de que a pessoa deve reflectir sobre a via profissional que está a seguir, pois pode não ser as mais indicada. Pode ser também indicativa de um período de popularidade e sucesso. Saúde: Deve tomar algumas precauções no domínio da saúde, pois pode estar a desenvolver algum tipo de problema. É aconselhável efectuar algum tipo de problema. É aconselhável efectuar algum tipo de meditação ou relaxamento, de forma a manter o equilíbrio quer físico quer mental. Dinheiro: A contribuição desta carta não é muito forte para as questões relacionadas com dinheiro, pode, no entanto, ser indicativa de equilíbrio no orçamento. Espiritualidade: Favorável aos estudos esotéricos e ao desenvolvimento de dons supranormais. Esta carta indica que o consultante deve silenciar os seus desejos para que a voz interior o possa guiar e despertar.
Interpretação divinatória da lâmina II - Oswald wirth - Chochmath, a Sabedoria, o pensamento criador, o Verbo, segunda pessoa da Trindade, Ísis, a Natureza, esposa de Deus e mãe de todas as coisas. A substância que enche o espaço ilimitado, o campo de acção da causa activa e inteligente. A oposição fecunda donde tudo é engendrado. - A diferenciação que permite distinguir, perceber, logo conhecer, saber. - A Ciência sagrada, cujo objectivo não totalmente apercebido pelos sentidos. Adivinhação, filosofia intuitiva gnose, discernimento do mistério. Religião espontânea. Fé contemplativa. - Silêncio, discrição, reserva, meditação. Modéstia, paciência, resignação, piedade, respeito pelas coisas santas. - - Dissimulação, intenções ocultas, rancor, inércia, preguiça, beatice, intolerância, fanatismo. Influência saturnina passiva.
Significados utilitários da lâmina II - Paul Marteu Mental: Esta lâmina é muito rica pela ocorrência de ideias. Dá soluções para os problemas, mas não as sugere. Anímico: Ela é fria, acolhedora, mas não afectiva. Físico: Situação assegurada, força sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfar sobre o mal. Boa saúde, lentidão.