XOOPS é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC), do inglês Content Managment System (CMS). Possibilita a criação de sites dinâmicos, sendo ideal para projetos em pequena e grande escala de portais, comunidades virtuais, sites de notícias, intranets ou weblogs. XOOPS é distribuído sob Licença Pública Geral GNU - General Public License (GPL). XOOPSBR é uma tradução personalizada para facilitar a instalação e o uso por brasileiros
Introdução e Conceitos inicias Esté módulo abordará uma breve introdução ao XOOPS e alguns pré-requisitos necessários à sua instalação.
Lição 1 - Informações Úteis Antes de definir o que é e para quê serve o XOOPS, explicaremos em poucas palavras o que é um CMS. Pergunta: Mas por que saber o que é um CMS? Resposta: o XOOPS é um CMS. O significado de XOOPS é : EXtended Object Oriented Portal System, fazendo uma tradução direta para o português: Sistema Extendido de Portal Orientado a Objeto. Consisti em uma ferramenta que possibilita atualização instantânea do conteúdo de um site. Tal solução busca informações em um banco de dados, desta forma, as informações podem ser modificadas, incluídas e/ou excluídas. Por meio do XOOPS o proprietário do site pode navegar em uma parte dele que somente usuários permitidos tem acesso, e atualizar as informações quando quiser, desde que tenha acesso a um computador com conexão a internet. CMS é a sigla para Content Management System. Em outras palavras, é um software que simplifica a edição e a manutenção de um site. Existe um grande número de CMS dedicados aos weblogs, como o Blogger, o Movable Type, o Textpattern ou o Pmachine, por exemplo. CMS é um sistema usado para organizar e facilitar a criação colaborativa de documentos e conteúdos. Um CMS é, frequentemente, uma aplicação web usada para o gerenciamento de websites e de conteúdo web. Em muitos casos o CMS requer um cliente especial de software para a edição e a construção de artigos. Além do XOOPS existem vários outros CMS's que são amplamente utilizados. Dentre eles podemos destacar o Drupal, Plone, Mambo, PHP Nuke e até mesmo o próprio Moodle.
Lição 2 - Pré-Requisitos São necessários como pré-requisitos:
• • •
Um servidor web (www) Apache ou Roxen; PHP 4.1.0 ou superior; Banco de dados: MySQL 3.23.xx ou 4.x.xx.
Apache O Apache deve ser configurado para dar suporte páginas dinâmicas PHP e hospedar banco de dados MySQL. Para maiores informações acerca da intalação e configuração do apache, clique aqui.
MySQL Para que o XOOPS possa realmente trabalhar, será preciso configurar um Banco de Dados MySQL antes de iniciar seu processo de instalação. Quando instalado pela primeira vez, o XOOPS irá pedir as seguintes informações:
• • • • •
selecionar o tipo de banco de dados que será utilizado (MySQL); endereço do servidor do banco de dados (localhost ou outro fornecido pelo provedor); nome de usuário do banco de dados (em localhost é root por padrão); senha de acesso ao banco de dados (ou senha cadastrada no provedor de hospedagem); nome do banco de dados (caso não exista, será criado pelo XOOPS).
Confira a homepage da MySQL, para informações sobre a versão atual e para instruções de download. Obs: O XOOPS pode criar o banco de dados automaticamente, mas caso prefira usar o MySQL para criar o banco de dados, abra um terminal e digite: # mysql servidor:~# mysql Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 48 to server version: 5.0.22-Debian_1.dotdeb.1-log Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the buffer. mysql> Crie o banco de dados: mysql> create database xoops; Depois do database criado, crie o usuário que ira utilizar o seu banco (por exemplo): mysql> grant all privileges on xoops.* to xoopsuser identified by 'xoopspwd'; Querendo alterar a sugestão, troque xoopsuser pelo nome do usuario e o xoopspwd pelo password que deseja. Depois faca o flush para o mysql considerar as alterações mysql> flush privileges; Em eguida saia do mysql, pois o seu database ja está criado e com um usuario pronto para operá-lo... mysql> \q PHP É necessário instalar o PHP com suporte a banco de dados MySQL e Apache. Para maiores informações acerca da intalação e configuração do PHP, clique aqui.
Instalando Esta seção abordará como instalar o XOOPS por meio de um browser, de forma simples e eficiente
Lição 3 - Instalação do Xoops O dowload do XOOPS pode ser feito em: http://www.xoops.pr.gov.br/ http://xoopsbr.org/
Em ambos os sites, no topo do lado direito, encontram-se versões atualizadas do XOOPS. Após já estar com todos os pré-requisitos instalados e configurados, e realizado o download do XOOPS em um dos sites citados anteriormente, é o momento de fazer a efetiva instalação.
Este curso foi baseado na versão do XOOPS 2.2.3. É preciso descompactar o arquivo em algum diretório de fácil acesso, realizada a descompactação do arquivo, são geradas 3 pastas:
• • •
Docs: possui a documentação referente a instalação, changelog, créditos e licenças. Extras: contém alguns módulos, hacks ou temas extras, depende da distribuição. Html: é a pasta principal, nela está contido todo o sistema.
Neste ponto, é necessário copiar a pasta “ Html” para dentro do diretório raiz do servidor web, que em sistemas Linux, geralmente é var/www. (geralmente é necessário estar logado como root) Obs: o nome da pasta a ser copiada pode ser definido, e este será o nome que vamos digitar no navegador para acessar o site em localhost. Comandos: No diretório onde encontra-se a pasta, passe o comando: shell $ cp "pasta" -R "diretório raiz do servidor web" Obs: Como HTML é uma pasta, contendo vários arquivos é necessário que se utilize “-r”, para que todos os arquivos contidos nesta pasta sejam efetivamente copiados. Digite no seu browser: http://localhost/"nome da pasta", como exemplo, caso o nome dado a pasta seja “xoops”, então digite no browser: http://localhost/xoops E aparecerá a seguinte tela:
Na qual você deve escolher a linguagem a ser utilizada no processo de instalação (caso prefira o português selecione: portugues do brasil), depois clique em next (prosseguir), aparecerá a seguinte tela:
Após ter configurado corretamente o servidor Web, o PHP e o servidor MySQL:
•
Conceda permissões de gravação (chmod 777) aos diretórios cache, templates_c e uploads e para o arquivo mainfile.php, que se encontram dentro do diretório raiz do servidor web, na pasta copiada;
•
Habilite o uso de cookies e JavaScript no seu browser (FireFox, Opera, IExplorer, etc.); Conceder permissões de gravação:
Entre no diretório no qual está gravada a pasta html, para conceder essas permissões, o comando é o seguinte: shell $ shell $ shell $ shell $ chmod 777 mainfile.php
chmod chmod chmod
Após seguidos esses comandos, clique em continuar, e aparecerá a seguinte tela:
777 777 777
cache templates_c uploads
Se as permissões foram feitas corretamente, aparecerá exatamente a tela acima, caso contrário, é necessário confirmar cada permissão. Então, clique em continuar...
Nesta nova tela você irá receber informações como pré-requisitos e avisos para preparar o servidor web e o servidor de banco de dados MySQL. Siga as seguintes intruções:
•
Banco de dados: mysql
•
Servidor de banco de dados: deixe como está
•
Nome de usuário do banco de dados: nome de usuário do banco de dados mysql, que em localhost, é root por padrão
•
Senha do banco de dados: informe a senha de acesso ao seu banco dados MySQL .
•
Nome do banco de dados: nome do banco de dados que será criado automaticamente pelo xoops.
•
Prefixo das tabelas: por padrão vem xoops, mas evite usar xoops, portal, nome do site, etc. Use algum prefixo alfanumérico aleatório, por exemplo g4j5 ou dk27, para aumentar a segurança.
•
Usar conexão persistente? -> deixe como está
•
Caminho físico do XOOPS -> deixe como está.
•
Caminho virtual do XOOPS (URL) -> deixe como está
Para confirmar os dados informados clique em continuar.
Vamos novamente clicar em continuar, para gravar a configuração fornecida, então irá aparecer a seguinte tela:
Clique em continuar...
Se as configurações informadas estivererm corretas, clique em continuar, caso contrário, faça as devidas alterações clique em atualizar, e então em continuar. Aparecerá uma tela com a verificação do banco de dados, clique em continuar 2 vezes, e aparecerá a seguinte tela:
Então clique em continuar mais 2 vezes, e aparecerá a seguinte tela:
Agora, preencha os dados solicitados, lembrando que o nome de usuário e a senha, são os que vamos usar para acessar a nossa pág. como administrador do xoops. Clique em continuar mais 2 vezes, e será mostrada a tela abaixo:
Clique em "AQUI", e será mostrada a tela de apresentação:
Agora, antes de logar no site, é interessante realizar alguns comandos, para maior segurança: Entre no diretório onde foi fravada a pasta "Html", localize o arquivo mainfile.php e dê somente permissão de leitura para o mesmo,e também apague a pasta install. Parabéns o seu Xoops esta instalado !!! Agora para entrar em seu site, basta informar o usuário e a senha. Este curso visou somente a instalação do XOOPS, futuramente haverá um curso sobre sua utilização.
Lição 4 - Instalação de um novo tema Instalação de novos temas Para instalar um novo tema, é necessário fazer seu download e descompactá-lo. Após isso, é preciso copiá-lo para a pasta "themes", que se encontra dentro da pasta html, no diretório raíz do seu servidor web. Se desejar, existem outros sites para download de temas: XOOPSTotal e ThemesXOOPS É importante lembrar que a pasta do tema tem que ter o nome do próprio, se ela estiver dentro de outra subpasta, o xoops não vai conseguir encontrar o mesma. Obs: Verifique se os temas que deseja instalar são compatíveis com a versão do XOOPS utilizadas para os mesmos. Como exemplo, vamos instalar tema brasil desenvolvido para ser utilizado com o XOOPS versão 2.x.x. Após er feito a cópia do tema para o lugar correto, acesse: Administração -> Preferências -> Configurações Gerais -> Opções Gerais do Site Então, aparecerá a seguinte tela:
Selecione a opção "sim" em Atualizar os modelos de módulo do diretório "themes/templates"?, e clique em Prosseguir, no fim da página. Pronto, agora entre novamente no menu onde estava, e o novo tema está inserido em: temas selecionáveis. Basta selecionar o tema de sua preferência, e clicar em prosseguir.
Módulos Nesta seção, faremos uma introdução à parte de inserção de módulos no XOOPS. Ao término deste capítulo, você deverá ser capaz de identificar os diversos itens presentes no ambiente de edição de módulos do XOOPS.
Lição 5 - Instalação de um novo Módulo Módulos são pacotes que podem ser instalados no XOOPS com o propósito de incrementar suas funções. Existem diversos módulos disponíveis para instalação, dentre eles podemos citar:
• • • • • • • • •
Suporte FAQs Comunidade E-Commerce Administração de Anúncios Comunicação Contato Navegação Informação
• •
Notícias Calendários
Para administrar módulos, entre em: administração -> módulos -> administração, e aparecerá a seguinte tela:
Instalação de módulos Para instalar um novo módulo, é necessário fazer seu download (clique aqui) e descompactá-lo. Após isso, é preciso copiá-lo para a pasta "modules", que se encontra dentro da pasta html, no diretório raíz do seu servidor web. É importante lembrar que a pasta do módulo tem que ter o nome do próprio, e deve conter admin, language, etc do módulo pois, se ela estiver dentro de outra subpasta, o xoops não vai conseguir encontrar o mesmo. Obs: Verifique se os módulos que deseja instalar são compatíveis com a versão do XOOPS utilizadas para os mesmos. Como exemplo, vamos instalar o módulo xcgal, que cria uma galeria de fotos ou imagens baseada no coopermine. Após ter feito a cópia do módulo para o lugar correto, acesse: administração -> módulos -> administração, então, na parte inferior, aparecerá a seguinte tela:
Para efetivar a instalação do módulo, clique no ícone: Surgirá a tela abaixo:
Escolha a configuração desejada, e clique em instalar. Com a instalação efetivada, o novo módulo aparecerá junto com os outros que já estavam instalados:
Para atualizar um módulo, clique no link: Desinstalação de módulos Para desinstalar qualquer módulo, basta desmarcar a opção Ativado na tela acima. Como exemplo, suponha que queremos desintalar o módulo "Informações do usuário", então, desmarque a opção "Ativado" e clique em enviar, com isso, a seguinte tela aparecerá:
Então, clique em enviar para confirmar a desintalação deste módulo.
Lição 6 - Módulo xcgallery Menu Configurações Gerais
Neste menu é possível:
• • • • • •
Selecionar se usuários anônimos podem visualizar as figuras Configurar o album: número de níveis, de albuns, de colunas Configurar os comentários. Configurar os thumbnails (pixel): número mínimo de votos para a foto aparecer entre a "lista top" Configurar as fotos: qualidade, largura, tamanho Selecionar por quantos dias os votos devem ser armazenados
Menu Gerenciamento de categorias É permitido criar categorias e gerenciá-las. No gerenciamento pode-se mover e excluir as categorias.
Menu Gerenciamento de usuário Neste menu é possível mostrar todos os usuário com albuns, e também os albuns de usuários que foram deletados.
Menu Gerenciamento de grupo Neste menu, é possível determinar o quanto de espaço cada grupo possui, e as permissões dadas para cada grupo.
• • • • • • •
Can rate pictures: permite que se realize a estimativa das fotos. Can send ecards: determina se o grupo pode enviar e-cards Can post comments: determina se o grupo pode enviar comentários Can upload pictures: determina se o grupo pode carregar fotos Publ. Upl. approval: determina se a aprovação do carregamento deve ser pública Can have a personal gallery: determina se o grupo pode criar uma galeria particular Priv. Upl. approval: determina se a aprovação do carregamento deve ser particular
Menu Gerenciamento de Ecard Permite visualizar os cartões eletrônicos enviados, assim de quem os enviou ( nome de usuário, e-mail, ip, idetificação da foto)
Lição 7 - Módulo xtconteudo Este módulo cria páginas estáticas para seu site, nele são encontrados 4 menus principais:
• • • •
Add content (adicionar conteúdo) Add PageWrap (adicionar um arquivo) Edit/Delete Content (editar/deletar) Preferências
como
as
configurações
Vamos ao estudar separadamente cada menu: Add content Este menu permite adicionar um conteúdo. Várias configurações são possíveis, como definir a posição do conteúdo, o título do link, e se ele é visível. Nas opções define-se o que deve ser desativado no conteúdo em questão.
Add PageWrap Este menu permite adicionar um conteúdo via arquivo. É possível definir sua posição, o título do link, se ficará visível, se deve ser mostrado como submenu.
Edit/Delete Content Este menu permite editar um conteúdo já adicionado ou deletá-lo.
Preferências Este menu permite desativar e ativar comentários do conteúdo que será adicionado, e definir regras para os comentários.