UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: INFORMÁTICA E SOCIEDADE PROFESSOR: JOSÉ ALBERTO
RELATÓRIO DE VISITA CDL DE TERESINA
Bruno Leal de Moraes Brito
Teresina, Julho de 2006
1. Objetivo do Relatório Aqui serão relatados alguns pontos observados durante a visita à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL) no que se diz respeito ao assunto abordado na disciplina Informática e Sociedade.
2. Introdução A CDL é uma empresa privada que presta serviços para empresas do ramo lojista, cujo principal serviço é o de guardar e fornecer informações sobre clientes que estejam em débito com alguma ou algumas dessas empresas, chamado de SPC. Este serviço garante que uma loja não venda um produto a um cliente que esteja em débitos com alguma loja. A CDL oferece outros serviços além do SPC, como o SPC móbile, onde através de um celular qualquer pessoa pode fazer uma consulta ao SPC. Outro serviço seria o SPC AUTO, onde são feitas consultas sobre informações de automóveis.
3. Relacionamento da CDL com a Sociedade 3.1. Serviços prestados: - SPC LOCAL: Consulta ao banco de dados do SPC de Teresina - SPC BRASIL: Consulta ao cadastro nacional dos SPCs - CHEQUE: Consulta ao Cadastro Nacional de Cheques da SERASA, que informa cheque sustado, roubado e extraviado. - CONCENTRE: Consulta ao cadastro de pessoa física e jurídica (SERASA) onde informa se a empresa está em concordata, falência, busca e apreensão, protestos e com restrições no cadastro nacional de cheques, pessoa física e jurídica e ainda o PERFIN (Pendência Financeira). - INCLUSÃO: Registro no banco de dados do SPC local e nacional dos nomes dos consumidores inadimplentes das lojas afiliadas aos SPC's. Pode ser feita pela internet (on-line) ou manualmente através de bloco. - EXCLUSÃO: É a retirada ou exclusão dos nomes dos consumidores do banco de dados do SPC local e nacional quando o registro for originado pelo SPC de Teresina, ao honrarem com seus compromissos, pagando em dia o valor do bem adquirido. Também pode ser feita pela internet ou manualmente através de bloco. - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO ( BALCÃO SPC ): Atende ao consumidor gratuitamente com consultas ao banco de dados do SPC e também oferece o serviço de utilidade pública quando da perda ou roubo de documentos, talões de cheque e outros, colocando um alerta no nosso sistema (local) mediante cópia da certidão de ocorrência. O serviço evita que "terceiros" possam utilizar esses documentos para efetuar compras no comércio, nas lojas associadas ao SPC. 3.2. Público Alvo Pessoa Física e Jurídica. 4. Posicionamento quanto à questão da Informatização Inicialmente a CDL utilizava fichas de papel para fazer o registro de pessoas no SPC, com o passar do tempo, a demanda pelo serviço foi aumentando e ficou cada vez mais imprescindível à informatização do sistema de registro, exclusão e consulta do SPC. Com a informatização do sistema, houve uma melhora na velocidade das consultas, e as lojas não precisavam mais ligar para a CDL para fazer alguma consulta. Em compensação, houve uma redução no número de telefonistas que faziam o atendimento aos clientes e as consultas, pois com a informatização, os clientes passaram a realizar as consultas pelo computador, sem a necessidade de ligar para a CDL.
5. O Sistema do SPC I. II. III. IV. V.
Plataforma: Servidor do padrão PC Ambiente: Linux Linguagem de Programação: Cobol SGBD: Oracle Alcance da Rede: Internacional
6. Conclusão Essa visita nos mostrou o quanto a informatização da CDL aumentou o numero de consultas ao SPC. Fazendo com que os lojistas, possam realizar consultar em um tempo bastante rápido, melhorando o atendimento e velocidade do mesmo.