O CAMINHO PARA A PROSPERIDADE O autor procura mostrar a importância do dízimo e ofertas. O que é o dízimo? O que acontece quando a pessoa é fiel no dízimo? Basta a pessoa ser dizimista para prosperar? O que é fazer prova de Deus? O que é maior abastança? O dízimo era praticado na Igreja Primitiva? Estas são algumas das perguntas respondidas.
SOBRE O AUTOR Josué S. Torres, estudante da Bíblia, casado com a irmã Zilda Torres. Ambos tem realizado Cruzadas da Fé Completa, ensinando em várias cidades do Brasil e países vizinhos, as verdades que libertam. Nestas cruzadas muitos acontecimentos glorificam ao Nosso Senhor Jesus e Sua Palavra. Enfermos tem recebido a cura e vidas tem sido transformadas pelo Poder de Deus contida em Sua Palavra. Outras partes do ministério de Josué S. Torres são: aconselhamento e oração por uma linha telefônica, que tem ajudado várias pessoas de diversas denominações evangélicas e levado muitas outras a conhecer a obra de Jesus Cristo por nós. O Jornal da Vitória - informativo com mensagens de fé, distribuído gratuitamente no Brasil, Portugal, Uruguai, Moçambique, Estados Unidos e no Centro de Treinamento Bíblico em Taboão da Serra - SP. O irmão Josué S. Torres foi fundador do programa radiofônico “O Plantão da Vitória” com alcance em toda a região a oeste e sul da Capital de São Paulo.
JOSUÉ S. TORRES
VINTE PERGUNTAS SOBRE O DÍZIMO Escreva-me enquanto se lembra dos acontecimentos. Dirija sua carta a:
JOSUÉ S. TORRES - Cx. Postal 60.771 - CEP 05799-970 São Paulo - SP - Brasil Igreja do Evangelho Pleno A Vitória de Cristo Para doações de dizimos Banco Bradesco Agencia: 1449-4 Conta Corrente: 25430-4
Publicado por Josué S. Torres
Caixa Postal 60.771 CEP: 05799-970 - São Paulo - SP Tel. (011) 4137-4879 Brasil
UMA RECOMENDAÇÃO ÚTIL Se a leitura deste livreto tem sido uma benção para si, LEIA NOVAMENTE COM ESMERO. Descobrirá o segredo da FÉ para a prosperidade.
Todos os direitos reservados
1991 1
32
“VINTE PERGUNTAS SOBRE O DÍZIMO”
AGRADECIMENTOS
A querida irmã Elvira e família. As queridas irmãs Jorléia do Amaral Pinto e Elizabete pela máquina de escrever que tem contribuído para este ministério. E a todos os irmão e amigos que tem ofertado e dizimado para o Ministério.
Josué S. Torres e família
30
3
29. Porque ele evita a avareza. 29. Porque ele é o único plano que o Senhor aprovou e pelo qual prometeu bênçãos. 30. Porque ele promove bons métodos de negócios. 31. Porque amo ao Senhor. Além dessas razões pessoais, existem muitas outras que levam o cristão a ser um fiel dizimista. Devemos levar em conta o dízimo é um padrão mínimo de contribuição.
Dedicado a todos os meus irmãos chamados pelo Senhor Jesus Cristo para serem fiéis mordomos das eternas riquezas através d’Ele.
28
O DÍZIMO
5
sistema dos dízimos. Ele daria nove décimos e ficaria apenas com a décima parte das rendas. Entregou a gerência das industrias a uma junta de oficiais da igreja, que nada faziam sem que primeiro orassem a Deus. Sua industria é a maior do mundo no ramo e suas rendas até hoje são administradas pela igreja. Joy Cook, famoso milionário americano, dono de várias industrias, chegou a emprestar dinheiro ao presidente Lincon na crise da guerra de Secessão. Desde jovem, começou a dar o dízimo e o fez até a morte.
RAZÕES PARA DAR O DÍZIMO J. E. Dillard, no livreto Mordomia Bíblica, enumera trinta e duas respostas selecionadas de um grande número de pessoa que explicam as razões por que são dizimistas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.
Porque a Bíblia ensina o dízimo. Porque Cristo o recomendou. Porque Abraão, Jacó e outros o praticaram. Porque os primeiros cristãos fizeram mais que o dízimo e eu não quero fazer menos. Porque ele assegura meu respeito próprio. Porque ele remove a dúvida da minha contribuição. Porque ele é como um negócio. Porque ele é simples e fácil de calcular. Porque ele é um bom exemplo. Porque nada inferior a ele poderia expressar a apreciação que tenho por minha igreja e pelo meu pastor.
O assunto do dízimo é um dos mais importantes na vida do cristão. Na verdade o cristão que não é dizimista jamais prosperará. Entretanto, o diabo fará de tudo para que você não entenda que dar o dízimo é uma benção. Pois ele sabe que, quando alguém entrega o dízimo na Igreja, ele não poderá mais legalmente agir na vida financeira desta pessoa. A Bíblia trata do dízimo em vários textos, isto é, uma restituição ao Senhor de 10% do que ganha. O dízimo não é lei, pois foi praticado por Abraão, que viveu na graça antes da lei dada por Moisés (Gênesis 14:20, Hebreu 7:1-3) Fazia parte da vida dos patriarcas. (Gênesis 28:22)) Deve ser praticado com amor. (Marcos 12:41-44) Deve ser praticado com alegria. (II Cor. 9:7) Esteja no amor de Deus, com relação as finanças. (II Cor. 9:8) Devemos contribuir com liberalidade. (Rm. 12:8) Isto significa, satisfação no contribuir. Não deve ser sonegado (retido). (Malaquias 3:8-10) A fidelidade nos fará prósperos e abençoados. a) b) c) d) e)
Repreende o devorador. (Malaquias 3:11)0 Abre as janelas do céu. (Malaquias 3:11) O nosso trabalho será proveitoso. (Malaquias 3:11) O fruto da terra será abundante. (Malaquias 3:11) Nos chamarão de felizes. (Malaquias 3:12) 7
26
Na igreja onde você se alimenta espiritualmente. (Malaquias 3;10) Fazendo assim, a igreja crescerá, e os obreiros terão apenas que se preocupar com o ministério da oração, palavra, visitas, etc.… 20o - QUANDO DEVO COMEÇAR A DAR O DÍZIMO? Agora. Não deixe o diabo lhe enganar mais. Ele tentará lhe mostrar que agora você não tem condições, não vai sobrar… Talvez no mês que vem… “E o seu Senhor lhe disse: Muito bem servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”. (Mateus 25:21)
- DAR O DÍZIMO É UM DOS SINAIS DE QUE VOCÊ CRÊ NO SENHOR.
24
Aqui, como em Lucas 11:42, vemos que Jesus categoricamente afirmou que devemos dar o dízimo e praticar também as coisas mais importantes da Lei. 4o - O DÍZIMO ERA PRATICADO NA IGREJA PRIMITIVA? Certamente, não temos um registro total de tudo que os primeiros apóstolos do Senhor Jesus faziam. Mas há em Hebreus 7:18 uma informação precisa na qual podemos ter certeza de que o dízimo era uma prática comum e fiel naquele tempo. “E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem…” 5o - O QUE ACONTECE QUANDO A PESSOA É INFIEL NOS DÍZIMOS? Em Malaquias 3:8-12 há advertências a respeito da infidelidade nos dízimos: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”. Com maldição sois amaldiçoado, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança. 9
envelope de dízimos e ofertas e você poderá toda vez que receber qualquer coisa dizimar para nossa igreja e ministério.
Precisamos entender isto: que, ao negarmos a Deus o dízimo, somos amaldiçoados com a maldição do pecado.
15o - COSTUMO DAR BOAS OFERTAS, PRECISO DAR O DÍZIMO?
8o - O QUE É A MALDIÇÃO QUE A LEI PRESCREVE?
Dízimos e ofertas são duas coisas diferentes. O dízimo é o que Deus requisita para manutenção da Sua obra. A oferta é o que um coração que ama se serve a Deus dá com alegria como prova de amor.
É algo tremendamente horrível para qualquer ser humano suportar. Vemos em Deuteronômio 28, do verso 15 em diante, as conseqüências da desobediência. Vamos transcreve-la integralmente e ao lê-las você poderá ver que grande parte delas se enquadram à sua vida. Pelo fato de não ser dizimista, você está sob a maldição. “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, não cuidares em fazer cumprir todos os mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então sobre ti virão todas estas maldições, e te alcançarão. Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo. Maldito o teu cesto e a tua amassadeira. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas. Maldito será ao entrares, e maldito serás ao saíres. O Senhor mandará sobre ti a maldição, a turbação e a perdição em tudo em que puseres a tua mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me deixastes. O Senhor te fará pegar a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possuir. O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, e com a quentura, e com o ardor, e com a secura, e com a destruição
16o IGREJAS?
- POSSO DAR O DÍZIMO EM DUAS
Isto não é certo. O dízimo se dá, ou entrega na casa do tesouro. Isto é, onde nos alimentamos espiritualmente. Também é bom lembrar que ninguém está autorizado a dividir o dízimo, nem mesmo dar aos pobres e necessitados. 17o - E SE O MEU DÍZIMO NÃO FOR BEM EMPREGADO? Isto não é mais problema seu. Após dar o dízimo, a sua preocupação deve ser a de colocar o Senhor “a prova” e não de fiscalizar o que alguém esteja fazendo com o que pertence ao Senhor. O Senhor sabe cuidar do que é d’Ele. 18o - APÓSTOLOS, PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES, MESTRES. PRESBÍTEROS, DIÁCONOS E OBREIROS, DEVEM DAR O DÍZIMO? 22
11
Costumo dizer que todas as pessoas são dizimistas.
Na verdade, aqueles que não entregam a Deus o dízimo, não conseguem ficar com Ele. O devorador tem livre acesso para recebê-lo. Só que o devorador é ruim em matemática e nunca ele leva 10% apenas; como ladrão que é o diabo, sempre leva mais. O infiel pensa que é inteligente. Às vezes alguém diz: “Eu não sou otário… Vou dar o dízimo para encher os bolsos dos pastores, e coisas parecidas”. Posso lhe garantir que quem age assim é que é o verdadeiro otário. O devorador tem a permissão legal para devorar na vida dos infiéis. Quando pagamos o dízimo, Deus diz que ele repreenderá o devorador. E Deus nunca mente. O fiel ao dar o dízimo fica na posição superior ao devorador e, se este tentar lhe tomar algo, tem autoridade suficiente para dizer: “Satanás, alto lá, aqui não, em nome de Jesus tire as suas mãos do meu dinheiro, dos meus bens e da minha família”. O infiel não tem fé para tirar 10% da sua renda; porém, entrega-o na farmácia e em muitos lugares. Quantos passam a vida toda retendo ilegalmente o dízimo enquanto são fortes, possuem saúde, sabedoria e tudo corre bem para eles, desrespeitando e rindo dos filhos de Deus que agem segundo a Bíblia. Porém, ao chegar ao fim da vida, gastam todo o dinheiro deles em tratamentos dolorosos, muitos perdem até mesmo o amor da família e ainda vão a eternidade sem a certeza da salvação; perdidos, para viver eternamente com o diabo que sempre os enganou. 20
O fruto da tua terra e todo o teu trabalho comê-lo-á um povo que nunca conheceste; e tu será oprimido e quebrantado todos os dias. E ficarás aterrado pelo que verás com os teus olhos. O Senhor te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, de que não possas curar, desde a planta do teu pé até ao alto da cabeça. O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, uma gente que não conhecestes, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e a pedra. E serás por pasmo, por ditado, e por fábula entre todos os povos a que o Senhor te levará. Lançarás muita semente ao campo; porém colheras pouco, porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás e cultivarás muitas vinhas, porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherás. Em todos os teus limites terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira. Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti; porque viverão em cativeiro. Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta. O estrangeiro que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mui baixo descerás; ele te emprestará a ti, porém não lhe emprestarás a ele: Ele será por cabeça, e tu será por cauda. E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não haverás dado ouvidos a voz do Senhor teu Deus, para guardar 13
promessa, clame-a com fé, tome posse dela em nome de Jesus e ordene ao diabo que tire as mãos do seu dinheiro.
O povo de Deus deve ser muito bem ensinado. Quem mal crê, mal entende, mal recebe. Quem mal recebe, vive sofrendo ou sendo destruído. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…”. (Oséias 4:16) Nós temos uma multidão de declarações na Bíblia que falam da vida abundante, de bênçãos materiais que o Senhor
mulher de seu regaço, e contra os demais de seus filhos que ainda lhe ficarem. De sorte que não dará a nenhum deles da carne de seus filhos, que ele comer, porquanto nada lhe ficou de resto no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará em todas as tuas portas. E quanto a mulher mais mimosa e delicada entre ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou por a planta de seu pé sobre a terra, será maligno o seu olho contra o homem de seu regaço, e contra seu filho, e contra sua filha; E isto por causa de suas páreas, que saírem dentre os seus pés, e por causa de seus filhos que tiver; porque os comerá as escondidas pela falta de tudo, no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará nas tuas portas. Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o Senhor teu Deus. Então o Senhor fará maravilhosas as tuas pragas, e as pragas de tua semente grandes e duradouras; E fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tu tivestes temor, e se apegarão a ti. Também o Senhor fará vir sobre ti toda a enfermidade a toda a praga, que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído. E ficareis poucos homens, em lugar de haverdes sido como as estrelas dos céus em multidão porquanto não destes ouvidos à voz do Senhor teu Deus. E será que, assim como o Senhor se deleitava em vós em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se
18
15
11o - O QUE É FAZER PROVA DE DEUS? É a única vez na Bíblia que Deus se coloca à nossa disposição para que o coloquemos à prova. Ele prometeu salvar, curar, batizar com o Espírito Santo e nos levar para o céu, mas não disse quando. Porém em relação ao dízimo, nós é que devemos decidir onde e quando Ele agirá. Isto não significa que devemos ficar orando e dizendo a Ele que o estamos provando nisto. Significa que podemos e devemos ter certeza de que, após termos dado todos os dízimos, podemos entrar numa guerra total contra o diabo que nos tem impedido de prosperar, através de orações e jejuns e determinações em nome de Jesus, dizendo sempre ao Senhor que a vitória é nossa, pois a “guerra” é d’Ele. Ora se a guerra é d’Ele, se Ele está à prova, então basta que determinemos a benção em nome de Jesus; e a vitória, em dúvida, será nossa. 12o - O QUE É MAIOR ABASTANÇA?
A ORAÇÃO DE UM PECADOR PARA RECEBER JESUS COMO SALVADOR Querido Pai Celestial… Eu venho a Ti em Nome de Jesus. A Tua Palavra diz: “…o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. (João 6:37) Portanto, eu sei que Tu não me lançarás fora, mas me acolheras, e eu Te agradeço por isso. Tu disseste na Tua Palavra: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Romanos 10:13) Eu estou invocando o Teu Nome, portanto, sei que tu já me salvaste AGORA. Tu também disseste: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. (Romanos 10:9) Eu creio no meu coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Eu creio que Ele foi levantado dos mortos para a minha justificação. Também confesso ser Ele AGORA o meu Senhor. Porque a Tua Palavra diz: “Visto que com o coração se crê para a justiça…” e eu creio com o coração, portanto, agora me tornei a justiça de Deus em Cristo (II Coríntios 5:;21) E ESTOU SALVO. Obrigado, Senhor. Assinado:_________________________________________ Data: ____________________________________________ Local: ___________________________________________ NOTA: (Depois de assinar este documento, guarde-o como sendo a sua “CERTIDÃO DE NASCIMENTO ESPIRITUAL”).
2
FAÇA ESTA ORAÇÃO
“Deus, em Nome de Jesus eu vou a Ti, certo que o Senhor tem me ouvido. A Tua Palavra é viva e eficaz, não muda e não passa. Eu tenho praticado o que diz em Tua Palavra e creio que as janelas do céu estão aberta para mim. Creio que o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Creio que o Senhor é meu Pastor e nada me faltará. Creio que cada uma das minhas necessidades o Senhor tem suprido em glória em Cristo Jesus. Por isso o meu Pai, eu te louvo por todas os recursos que o Senhor tem me dado, segundo a Tua Palavra. Em Nome de Jesus, obrigado. Espírito da miséria, da doença. Eu exijo em Nome de Jesus. É uma ordem, vão embora agora. Eu tenho prosperidade em Cristo Jesus”. Visto que já leu este livreto, temos em conta que é uma grande benção para si. Se é, conte-o aos outros, aos seus amigos. Faça um pedido de mais exemplares e os empreste a esses seus amigos. Assim lhes fará um grande serviço, talvez mudando totalmente suas vidas, por meio destas verdades. “Não negues o bem a quem de direito, tendo na tua mão o poder de o fazer”. (Provérbios 3:27) Ajude-nos em propagar a verdade gloriosa. Se você foi abençoado pela prática de dizimar e ofertar após ter lido este livreto, escreva-me contando teu testemunho de prosperidade. Conte o resultado deste livreto em tua vida. 31
4
A BÍBLIA DIZ: • Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo. (Salmo 101:6)
• O homem fiel abundará de bênçãos… (Prov. 28:20)0 • Quem é pois servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? (Mateus 24:45) • … Bem esta, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei… (Mt. 25:21) • Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito, quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. (Lucas 16:10) • Além disso requer-se dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. (Co. 4:2) • Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10)
6 29
11. Porque, se ele fosse praticado pela metade do nosso povo, habilitaria nossa igreja a satisfazer todas as suas obrigações. 12. Porque, se nosso povo o observasse, poderíamos ampliar a obra missionária. 13. Porque ele provê as despesas de minha igreja. 14. Porque ele dignifica as finanças de nossa igreja.
15. Porque ele resolve o problema financeiro. 16. Porque ele nos habilitaria a dar mais tempo as atividades espirituais da igreja. 17. Porque ele permite que nosso pastor cumpra seus deveres sem a preocupação financeira. 18. Porque ele tira a pena de dar. 19. Porque ele me torna sócio do Senhor. 20. Porque ele conserva o Senhor no meu pensamento. 21. Porque ele aumenta nossa espiritualidade. 22. Porque ele santifica meus negócios. 23. Porque ele coloca o Reino de Deus em primeiro lugar em meus planos. 24. Porque ele me torna mais cuidadoso no uso dos nove décimos restantes. 25. Porque eu tenho dado por muitos anos e ele tem abençoado a minha vida. 26. Porque ele aumenta o número dos assistentes ao cultos e a reunião de oração. 27. Porque todos os dizimistas que conheço são felizes e prósperos. 28. Porque ele torna a contribuição um prazer e não um peso desagradável. 27
Para que você entenda melhor este assunto, vamos passar ao sistema de perguntas e respostas: 1o - O QUE É DÍZIMO? Dízimo é a décima parte, isto é, tudo o que ganhamos quer seja salários, presentes, doações, juros …, devemos separar a décima parte e entregá-la na igreja. “… e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28:22) 2o - QUEM FOI O PRIMEIRO A ENTREGAR O DÍZIMO? O registro mais antigo que temos foi o de Abraão, que depois de vencer uma batalha para resgatar o seu sobrinho, encontrou-se com o rei de Salém (Jerusalém) Melquisedeque, o qual era Sacerdote do Deus Altíssimo e a ele entregou o dízimo. É curioso notar que ninguém ainda fazia isto. Quem inspirou a Abraão a praticar tal ato? Certamente foi o mesmo que no-lo revelou nas Escrituras. 3o - O DÍZIMO FOI UMA PRÁTICA SÓ DO VELHO TESTAMENTO OU SEJA, DA LEI? Não. O próprio Senhor Jesus disse em Mateus 23:23 e em Lucas 11:42 que o dízimo deveria ser observado: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”. 8
ALGUNS EXEMPLOS PRÁTICOS
Abraão deu o dízimo “de tudo” a Melquisedeque. (Gênesis 14:20) Jacó, depois do Senhor lhe aparecer em Betel, fez um voto de lhe dar o dízimo. “E a pedra, que erigi por coluna, será a casa de Deus; e de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo”. (Gênesis 28:22) Jesus Cristo viveu 33 anos aqui nesta terra. Ele dizimou 3 anos de sua vida ao ministério. E deu a sua vida por amor a todos pecadores. Willian Colgate foi um bom cristão que, quando estava começando na vida, conheceu um velho capitão da marinha que o aconselhou a montar uma fabrica de sabão, fabricar um bom produto, ser honesto em seus negócios e dar para o serviço do Senhor o dízimo de todos os seus rendimentos. Colgate agiu exatamente como foi aconselhado. Seus dízimos e ofertas possibilitaram a fundação da Universidade Colgate e ajudam sua Igreja a enviar centenas de missionários par todas as partes do mundo. As industrias Colgate ainda hoje figuram entre as maiores do mundo em seu ramo. Talvez o leitor nunca tenha ouvido falar do Robert G. Le Tourneau, mas já deve ter visto muitos tratores e máquinas especiais de abrir estradas e preparar lavouras. Saiba, então, que a maior produção destas máquinas no mundo pertence às industrias Catepillar. Robert Tourneau o dono da Catepillar, fez uma coisa curiosa. Quando começou com seus negócios, fez um voto com Deus de inverter o 25
E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra e a vida e no campo, não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos”.
6o - COMO É QUE O HOMEM ROUBA A DEUS? Os dízimos são do Senhor. Todos eles devem ser trazidos e entregues na casa do tesouro. Isto é, na Igreja a qual você pertence e onde você se alimenta espiritualmente. Na verdade nós não roubamos somente o dinheiro de Deus, como alguém faz com o governo quando não paga o imposto. Com Deus neste assunto do dízimo, o roubo é maior. Além do dinheiro, roubamos também a oportunidade de Deus nos ABENÇOAR FINANCEIRAMENTE. O Devorador só poderá ser repreendido se formos dizimistas. Quando não damos o dízimo a Deus, estamos lhe roubando a oportunidade d’Ele nos enriquecer e nos abençoar financeiramente. 7o - QUAL É O CASTIGO PARA QUEM NÃO ESTÁ DANDO O DÍZIMO A DEUS? Não se trata de castigo e sim de algo pior. Deus não anda castigando o seu povo; Ele anda na verdade, advertindo seu povo das leis espirituais que nos governam e uma dessas leis, quando não lhe damos o dízimo, é a seguinte: “Com maldição sois amaldiçoados…” (Mal. 3:9) 10
Sim, não há exceção. Os obreiros tem que ser o exemplo de vida pratica para poder ensinar as verdades bíblicas, principalmente a respeito dos dízimos e ofertas. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que
não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (II Timóteo 2:15) Os levitas davam ao Senhor o dízimo dos dízimos recebidos do povo. (Levítico 18:26) Eu dou o meu dízimo, de ofertas e ajudas que eu recebo, pois meu ministério é pela fé. E de toda contribuição, ajudas e ofertas eu dou o meu dízimo isto desde a minha conversão que eu passei a conhecer esta verdade. (Lucas 6:38; Mateus 25:31; etc.) Sempre entreguei o meu dízimo na igreja onde me alimentava espiritualmente. A minha igreja dos dízimos e ofertas, tira o dízimo dos dízimos e ofertas. Não do que sobra mais do que entra e envia para uma igreja co-irmã e ainda enviamos ofertas para evangelistas; pastores e obreiros, e procuramos sempre que possível ajudar os irmãos que vem pregar em nossa igreja dando a eles uma oferta porque cremos que o trabalhador é digno do seu salário e que é dando que se recebe. (Lucas 6:38) O obreiro que não entregar o dízimo está roubando a Deus e não tem sido fiel no pouco. A Igreja que não praticar o “Dar e Receber” a lei da prosperidade, não prosperará. 19o - ONDE ENTREGAR O DÍZIMO? 23
das sementeiras e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças. Os teus céus que estão sobre a cabeça serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro. O Senhor por chuva da tua terra te dará pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.
O Senhor te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás diante deles e serás espalhado por todos os reinos da terra. E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará. O Senhor te ferirá com úlceras do Egito, com hemorróidas, e com sarna, e com coceira, de que não possas curar-te. O Senhor te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo do coração. E apalparás ao meio-dia, como o cego apalpa na escuridão, e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os teus dias, e não haverá quem te salve. Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não lograrás o seu fruto. O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não voltarás a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve. Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão e desfalecerão de saudade todo o dia; porém não haverá poder na tua mão. 12 o
14 - QUAL É A RECOMPENSA DE SER FIEL? É lindo o verso doze de Malaquias 3, que diz: “E todos as nações vos chamarão bem aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos”. Além de todas as recompensas materiais prometidas. O cristão fiel, dizimista, sabe que com o seu dízimo e as ofertas
alçadas, a sua Igreja está levando a mensagem redentora para que milhares de pessoas possam ter a oportunidade de se salvar. Ele se sente recompensado toda a vez que alguém vem à igreja para ser abençoado. Ele sabe que foi o seu dízimo e as suas ofertas que fizeram com que esta pessoa fosse alcançada. Assim, ele se alegra ao ver um demônio ser expulso, uma pessoa ser curada, um pecador se converter. Quando o cristão é fiel a Deus ele se alegra ao ver a sua igreja crescer. A recompensa maior é saber que estamos obedecendo ao Senhor. É saber que podemos usar a autoridade do nome de Jesus contra o devorador. É saber que temos direito a prosperidade. É usar este direito e prosperar. Se até hoje você tem roubado a Deus, faça agora uma oração, peça perdão ao Senhor e diga como Jacó em Betel: “… E de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”. (Gênesis 28:22) E quando receber o seu salário, mesada ou qualquer outra coisa, tire o dízimo e traga à igreja. Se você mora em uma cidade onde não temos igreja, escreva-me pedindo nosso
tudo; e sobre o teu pescoço porá um julgo de ferro, até que te tenha destruído. O Senhor levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa com a águia, nação cuja língua não entenderás; Nação feroz de rosto, que não atentará para o rosto do velho, nem se apiedará do moço. E comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará grão, mosto, nem azeite, criação das tuas vacas, nem rebanhos das tuas ovelhas, até que te tenha consumido. E te angustiará em todas as tuas portas, até que venham a cair os teus altos e fortes murros, em que confiavas em toda a tua terra; e te angustiará até em toda a tua terra; e te angustiará até em todas as tuas portas, em toda a tua terra que te tem dado o Senhor teu Deus. E comeras o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o Senhor teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apegarão. Quanto ao homem mais mimoso e mui delicado entre ti, o seu olho será maligno contra o seu irmão, e contra a
21
nos quer conceder; porém o povo de Deus tem sido ensinado que a riqueza é má. Que eles devem ser “humildes” para agradar a Deus, e outras coisas parecidas. Jesus disse: “… Eu vim para que tenha vida, e a tenham em abundância”. (João 10:10) A vida que Deus nos dá é abundante. Abundante no corpo (saúde perfeita): “Pelas suas feridas fostes sarados”. (I Pedro 2:24) Abundante financeiramente (maior abastança).
os seus mandamentos e os seus estatutos, que te tem ordenado. E serão entre ti por sinal e por maravilha como também entre a tua semente para sempre. Porquanto não haverás servido ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo. Assim servirás ao teus inimigos que o Senhor enviará contra ti, com fome, e com sede, e com nudez, e com falta de
14
“… Se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança. Abundante no lar (plena satisfação conjugal e familiar). “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade”. (Provérbios 5:18) “A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa”. (Salmo 128:3) Abundante espiritualmente. “Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurais abundar neles para a edificação da Igreja”. “Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura e o comprimento, e a altura, e a profundidade. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. (Efésios 3:18, 19) 13o - O QUE SIGNIFICA “REPREENDEREI O DEVORADOR”?
estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida. Pela manhã dirás: Ah! Quem me dera ver a noite! E a tarde dirás: Ah! Quem me dera ver a manhã! Pelo pasmo de teu coração, com que pasmarás e pelo que verás com os teus olhos. E o Senhor te fará voltar ao Egito em navio pelo caminho de que te tenho dito; nunca jamais o verás; e ali sereis vendidos por servos e por servas aos vossos inimigos; mas não haverá quem vos compre”. E se por acaso a sua enfermidade ou o seu mal não estiver escrito neste catálogo do sofrimento, note que o verso 57 é mais abrangente e diz que toda enfermidade e toda praga que não estiver escrita neste livro, também fazem parte da maldição. 9o - MAS CRISTO MALDIÇÃO DA LEI?
NOS
RESGATOU
DA
Claro que sim. Em Gálatas 3:13, esta escrito:
19
16
deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual tu passas a possuir. E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, deste uma extremidade da terra, e ali servirás a outros deuses que não conhecestes, nem tu nem teus pais ao pau e a pedra. E nem ainda entre as mesmas gentes descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento dos olhos, e desmaio da alta. E a tua vida como suspensa estará diante de ti; e
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Mas, apesar de resgatados se formos infiéis o resgate não terá efeito. Cristo já levou os nossos pecados, Ele os sofreu por nós. No entanto, milhões de pessoas estão indo para o inferno por causa do pecado, não aceitaram a obra de redenção individualmente. O mesmo se diz sobre a cura divina.
I Pedro 2:24, diz: “…Por Suas feridas fostes sarados”. E milhões de bons cristãos vivem doentes apesar desta escritura ser real. Eles não a vivem e nem a clamam. 10o - BASTA A PESSOA SER DIZIMISTA PARA PROSPERAR? Não. A estupidez de muitos pregadores faz com que milhões de cristãos vivam na miséria. Tudo que recebemos de Deus é pela fé. Tudo vem através de uma luta espiritual. “Não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra os hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. (Efésios 6:12) “E desde os dias de João Batista, até agora se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele”. (Mateus 11:12) Após ter dado o dízimo comece uma guerra contra a miséria. Toda a vez que estiver orando lembre a Deus da sua 17