Alexandre Menezes Aded Requisito IV Desenvolvendo Amizade, pág. 11
VIDA FAMILIAR
1. Explicar os papéis do pai, irmã e irmão como aparecem na Bíblia e no Espírito de Profecia. Quando Deus criou o homem viu que ele estava só e assim criou a mulher, para que juntos formassem uma família. A família é algo bonito e sagrado, nunca deve ser desfeita. Pai - Geralmente o cabeça da casa, tem o dever financeiro do lar Mãe - Deve cuidar do lar e da família em geral . Filhos(a) - Obedecer os pais e sempre ajudá-los no que for possível . 2. Qual é a diferença entre respeito próprio e orgulho? Escrever um parágrafo sobre alguma das coisas positivas em sua família. Inclua as coisas das quais você se orgulha, e as boas qualidades e realizações de sua família. O respeito próprio consiste do sentimento de você se auto-admirar de forma humilde, sabendo de suas dificuldades e deficiências, mas lembrando de que você tem capacidade para ser uma grande pessoa. O orgulho denota um sentimento muitas vezes negativo, de uma pessoa que se sente superior em determinadas ocasiões, atrapalhando no seu caráter. Mas pode ser um sentimento positivo se for tratado com moderação. 3. Em sua casa, fazer uma das coisas a seguir durante uma semana: a. tirar o lixo b. lavar a louça c. lavar a roupa d. tirar o pó e limpar/varrer o chão 4. Demonstrar que você pode cuidar dos membros mais novos de sua família ou dos vizinhos durante pelo menos duas horas. 5. Fazer uma lista de algumas coisas nas quais sua família gasta dinheiro. Explique sua responsabilidade nas finanças da família. Alimentação, contas (luz, água, telefone), vestuário, entretenimento, transporte, estudo, etc. Todo integrante da família tem de ter consciência da situação financeira que a mesma possui, podendo gastar de acordo com sua renda. E em momentos de crise tenta economizar ao máximo evitando todo e qualquer disperdício!!!
6. Fazer uma lista de atividades familiares das quais você acha que sua família gostaria. Visitar os parentes, Passear para fazer compras, passeio na praia, pescar. 7. Planejar e dirigir um culto familiar e fazer um relatório do mesmo. Bom, para começar convidei os mais chegados escolhendo um por do sol para ser dirigido por mim. Começamos com as boas vindas com confraternização de uns 15 minutos, passamos para uma oração inicial feita por mim, escolhemos dois hinos para cantarmos (O Senhor está aqui e Falarei de Deus) Fizemos uma leitura de S. João 3:16 para meditarmos. Dei 2 minutos para os pedidos e agradecimentos logo após oramos de joelhos por eles. Cantamos o hino Por que Ele vive e Nome Precioso. Lemos a meditação do por do sol e cada um falou um versículo. E finalizei com hino Hora feliz do por do sol e de mãos dadas fizemos a oração do Pai Nosso de nos confraternizamos agradecendo assim a presença de todos. 8. Saber o que fazer nas seguintes circunstâncias que podem envolver seu lar: acidente, incêndio, perda de um ente querido, crise financeira e tempestade. * Acidentes - há diversos tipos de acidentes, para casos graves ligue 190, o telefone de urgência. Eles saberão prestar os melhores procedimentos. * Incêndio - retirar todos da casa, chamar os bombeiros, não se preocupar com móveis e materiais. Andar abaixado é o melhor, pois a fumaça tende a subir. Não tente bancar o valente rsrsrs. * Morte de ente querido - consolar os familiares e não entrar em desespero, manter a calma e ser consciente para ajudar. Chorar alivia a dor nestas horas, então não evite o choro apenas console. * Crise financeira - ajudar a economizar e procurar meios de prover fundos para contribuir. *tempestades – desligar todos os aparelhos elétricos da tomada, não falar ao telefone ;-}, não ficar exposto à chuva, ficar calmo e tranqüilo. 9. Planejar e dirigir um treinamento para casos de incêndio em sua casa. NOTA – Coloque no seu programa, como abandonar a casa, como manter a calma, o que é relevante se fazer nesta situação, o que fazer em casos de intoxicação pelo gás carbônico, queimaduras leves ou graves, como não bancar o herói, como se desapegar de itens materiais, etc. 10. Mencionar cinco maneiras de demonstrar atenção ou interesse por seus vizinhos.
- SEMPRE cumprimentar seus vizinhos, com um sorriso de preferência, mesmo que não receba o mesmo em troca. - Não ligar músicas em volume excessivo, nem alongar festas até altas horas da noite. - Não suje a rua ou calçada alheia e tome cuidado para que seu cão faça o mesmo. - Procure se interessar pelo que ele se interessa, puxando algumas conversas. - Seja prestativo, oferecendo algumas coisas úteis. 11. Estudar as atividades recreacionais de sua família e explicar como podem ser melhoradas. Bom penso que a família necessita de lazer. É fundamental se planejar algumas saídas para parques, viagens, passeios a outras cidades, mas de tudo, se nos considerarmos também os amigos como nossos parentes podemos nos reunir nas casas para cantarmos, jogarmos, trocar experiências, enfim, estar com os amigos e parentes também muitas das vezes pode ser uma boa recreação. Dentre estas, as atividades recreativas se fazem de grande valia, o q vale é ser criativo e deixar fluir a imaginação para boas atividades cristãs.