VIA – SACRA A via-sacra leva-nos a viver de forma concreta o mistério pascal de Cristo, que é o mistério de cada cristão: uma passagem do sofrimento e da morte à festa da vida, uma passagem da terra da escravidão à Terra prometida. Os acontecimentos que assinalam as últimas horas de vida de Jesus são introduzidos por trechos bíblicos. Segue-se uma oração que nos ajudará a viver com Ele, na nossa caminhada rumo à terra da promessa, a sua Paixão. A via-sacra torna-se assim, um convite a estar em Cristo, sofredor, morto e ressuscitado, sensíveis e responsáveis diante das necessidades das irmãs e irmãos do mundo. Não espectadores, mas companheiros de viagem nas suas afrontas quotidianas. P: Nós vos adoramos e bendizemos, ó Jesus! T: Que remistes o mundo pela vossa santa cruz! 1ª Estação: Jesus é condenado à morte Pilatos mandou vir água e lavou as mãos diante da multidão: "Estou inocente do sangue deste homem". A responsabilidade agora é do povo". Depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado." Oração: Senhor Jesus, pelos méritos da vossa injusta condenação, dai força e coragem àqueles que são perseguidos, caluniados e condenados por causa do vosso nome e concedei-nos que saibamos perdoar aos que nos fizeram sofrer. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 2ª Estação: Jesus carrega com a cruz para o Calvário Jesus recebe sobre seus ombros a cruz e se dirige ao Calvário ou Gólgotha ('lugar do crânio em hebraico). A Cruz é um antigo instrumento de suplício, usado para executar os condenados à morte. Oração: Senhor Jesus, sabemos que o sofrimento e as provações são inevitáveis no caminho da nossa vida, mas dános luz e coragem para saber que ides à nossa frente e nos sustentais com a vossa graça. Fazei que saibamos seguir as vossas pegadas levando a nossa cruz com o mesmo amor que levastes a vossa. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez Jesus caminha cansado e abatido sob o peso da cruz. Seu corpo está coberto de sangue, suas forças esmorecem e ele cai. Com chicotes, os soldados que o escoltavam o forçam a se levantar. Oração: Senhor concedei-nos experimentar na nossa fraqueza a força que suscitais em nós, porque nos amais . Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 4ª Estação: Jesus encontra-se com sua mãe Mãe e filho se abraçam em meio à dor. Eles tudo partilharam até a cruz. Sua união era tão intimamente perfeita, que não tinham necessidade de falar, porque a única expressão residia nos seus corações.
Oração: Senhor Jesus, que associastes a vossa Mãe à obra da redenção humana, fazei que também nós saibamos ser colaboradores com a vinda do vosso reino ao mundo. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 5ª Estação: Jesus é ajudado por Simão de Cirene Na verdade, Simão de Cireneu foi obrigado a carregar a cruz. Ele vinha passando, quando recebeu dos soldados a ordem de ajudar, Jesus tinha que permanecer vivo até a crucifixão. Oração: Senhor Jesus, também nós, como Simão de Cirene, vos encontramos no nosso caminho, carregando uma cruz pesada na pessoa dos nossos irmãos e irmãs que precisam da nossa ajuda. Ensinai-nos a vencer o nosso egoísmo e a sermos sensíveis e solidários com quem sofre. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 6ª Estação: Uma mulher limpa o rosto de Jesus Uma mulher que assistia à passagem de Jesus decide limpar a sua face tingida de sangue. O pano usado por Verónica teria ficado gravado com a imagem do rosto de Cristo. Oração: Senhor Jesus, tantas mães sofrem ao lado de seus filhos mutilados pela guerra ou por acidentes, vítimas da droga e da sida, ou vítimas de uma sociedade de libertinagem e de consumismo. Concedei-nos um amor heróico para enxugarem as lágrimas daqueles que sofrem. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez Jesus sabia que iria enfrentar um cruel sofrimento. Seu espírito estava preparado, mas seu corpo estava cansado e abatido. Ele caminhava com dificuldade e mais uma vez tropeçou e caiu. Oração: Senhor Jesus, que disseste a Pedro que perdoasse setenta vezes sete, concedei um coração grande e misericordioso a todos os ministros do sacramento do perdão. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 8ª Estação: Jesus encontra-se com algumas mulheres piedosas Já próximo do Monte Calvário, Jesus esquece sua dor para abrir o coração e consolar as mulheres que, chorando, lamentavam o seu sofrimento. Oração: Senhor Jesus, nascido de mulher, que estimastes e aceitastes a colaboração e a compaixão de mulheres piedosas, suscitai na vossa Igreja mulheres sábias, capazes de oferecer a sua colaboração no alargamento do vosso reino. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.
9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez Aproxima-se o fim da Via Crucis, com a última queda de Jesus, a terceira de três quedas. Jesus chega ao Calvário. Quiseram dar-lhe vinho misturado com fel, mas ele não quis beber. Oração: Senhor, que nos chamais a seguir-vos mesmo conhecendo os nossos limites e fraquezas, fazei que também nós, como o apóstolo Paulo, saibamos sentir-nos fortes na fraqueza e, por isso, confiantes na vossa graça. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 10ª Estação: Jesus é despojado das suas vestes Os soldados tomaram as roupas e as sortearam entre eles, cumprindo assim, as profecias antigas que descreviam esse episódio. Oração: Senhor, livrai-nos das falsas aparências do orgulho e da vaidade e revesti-nos do homem novo criado à vossa imagem. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 11ª Estação: Jesus é crucificado Jesus é crucificado. Cravos de ferro rasgam sua carne, dilacerando suas mãos e pés. A cruz é erguida, e o Cristo fica suspenso entre o céu e a terra. Agora, ele está definitivamente pregado à cruz. Oração: Senhor, que vos deixastes pregar na cruz por nosso amor, concedei-nos partilhar o vosso destino para alcançarmos a plena liberdade interior. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 12ª Estação: Jesus morre na cruz Com o Sol eclipsado, Jesus gritou do alto da cruz: 'Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito. Agora, estou contigo. Baixou a cabeça e morreu. Oração: Senhor Jesus, que morrestes para vencer a morte e voltar a dar-nos a dignidade de filhos de Deus, fazei da vossa Igreja um instrumento eficaz de salvação para todos os povos da terra. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 13ª Estação: Jesus é descido da cruz Depois de pedir autorização a Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos compraram um lençol de linho branco e tiras de pano, e retiraram o corpo de Jesus da cruz. Maria, sua mãe, o recebeu em seus braços. Oração: Senhor Jesus, pelos méritos de vossa Mãe dolorosa, concedei a todos aqueles que renasceram pelo baptismo, que dêem um testemunho genuíno de vida cristã. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.
14ª Estação: Jesus é levado ao sepulcro José de Arimatéia, Nicodemos e alguns apóstolos tomaram o corpo de Jesus, envolveram-no com um lençol de linho e o deitaram numa saliência na rocha em forma de cama. Então fecharam a entrada com uma grande pedra. Oração: Senhor Jesus, a nós que contemplamos a vossa humilhação no sepulcro concedei uma fé viva na ressurreição final e na vida eterna e ajudai-nos a enriquecer com obras de caridade o tempo que nos concedeis ainda para viver. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen. 15ª Estação: Jesus ressuscitado vive na Igreja No domingo, as mulheres que foram ao túmulo o encontraram vazio. Viram dois homens com vestes claras e brilhantes que lhes perguntaram: "Por que procuram entre os mortos, quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou". Oração: A vossa Igreja, Senhor, vive todos os dias o mistério da vossa paixão e morte, para poder participar desde já da vossa ressurreição. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.