Eis Que Ele Vem O Propósito Desta Publicação Existem actualmente no mundo um grande número de diferentes organizações religiosas, todas elas professando acreditar e ensinar a Bíblia. Todas têm algumas doutrinas diferentes e todas ensinam doutrinas de homens. O Concelho Mundial de Igrejas e outras organizações religiosas têm trabalhado por anos para unir todas as igrejas nalgumas crenças que têm em comum. Até à presente data, este objectivo não foi totalmente sucedido. Nesta pequena publicação, são revelados os ensinos bíblicos da vida cristã. É também incluido um estudo das profecias sobre os eventos futuros. A profecia de Apocalipse 13:11-18 diznos que os Estados Unidos da América surgiram como uma nação de liberdade - uma nação do povo, pelo povo e para o povo - uma igreja sem papa e um governo sem rei. Mas que falava como dragão. Através do espiritismo e de falsas doutrinas o povo será enganado, acreditando assim na mentira de que Deus tenha mudado o dia de descanso do sábado para o domingo, o sétimo dia da semana pelo primeiro. Eles exigirão que o Congresso mude a Constituição dos Estados Unidos da América. Leis dominicais serão aprovadas e as penalidades no começo serão multas, depois aprisionamento e finalmente a pena de morte. A Bíblia chama a isto de MARCA DA BESTA. Todos os países à face da terra farão as mesmas leis. A crise final está-se aproximando, e como o ladrão da noite surpreenderá o mundo inteiro. O mundo todo será dividido em DUAS CLASSES- os guardadores do sábado e os guardadores do domingo. Prezado leitor, esta pequena publicação é lhe apresentada com o propósito de o ajudar a fazer a escolha certa nesta vida, podendo assim preparar-se para uma vida eterna que se iniciará no breve aparecimento da Segunda Vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo. Para um estudo mais completo destes assuntos, por favor escreva para um dos endereços da última página.
“Eis que [Ele] vem com as nuvens, e todo o olho o verá.” Apocalipse 1:7 O Valor do Estudo da Bíblia A Bíblia contém provas em si mesma no que diz respeito à sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder às questões da mente, ou satisfazer aos anseios do coração como a Bíblia. Ela está adaptada a todas as épocas e condições da vida e é completa no conhecimento que ilumina a mente e santifica a alma. Na Bíblia temos a revelação do Deus vivo. Recebida pela fé, ela dá-nos o poder para transformar a vida. Durante toda a sua história, mãos divinas a têm protegido e preservado para o mundo. Deste modo, o mundo tem sido provido com a Palavra de Deus, preparando-o com a mensagem final do evangelho para toda a humanidade: o fim do reinado do pecado e o advento do Senhor em glória. “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes e
1
então virá o fim.” Mateus 24:14. Como um guia, a Bíblia não tem rival. Quando nela acreditamos, dá-nos uma paz de espírito e uma firme esperança no futuro. Resolve os grandes problemas da vida e do destino, inspira à vida pureza, paciência e benevolência. Preenche o coração com o amor de Deus e o desejo de fazer bem aos outros e prepará-los para sermos úteis aqui e para o lar no Céu. Ensina-nos o valor que uma alma tem quando nos revela o preço que tem sido pago para redimi-la. Dá-nos a conhecer o único antídoto para o pecado, e apresenta o único e perfeito código moral jamais dado ao homem. Fala-nos do futuro e da preparação necessária para ele. Encoraja-nos a fazer o bem e sustém a alma na adversidade e na aflição. Ilumina-nos pelo escuro vale da morte, e leva-nos em direcção a uma vida ininterrupta. Conduz-nos para Deus e para Cristo, de onde provém a vida eterna. Em resumo, é o livro pelo qual se vive ou se morre.
Para que é toda a Escritura proveitosa? “Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” 2 Timóteo 3:16. Qual era o desígnio de Deus ao dar as Escrituras? “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” Verso 17. Por quem foram os homens guiados, e por intermédio de quem falou Deus? “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pedro 1:21. Para que propósito foram escritas as Escrituras? “Porque tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15:4. O que disse Cristo em relação às Escrituras? “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39. Quão firme foi a fé do grande Isaías na Palavra de Deus? “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra do nosso Deus subsiste eternamente.” Isaías 40:8. Que grande benção conferiu Cristo aos Seus discípulos depois da Sua ressurreição? “Então abriu-lhes o entendimento, para compreenderem as Escrituras.” Lucas 24:45.
O Poder da Palavra de Deus Como reprovou Cristo aqueles que, embora familiarizados com a letra da Escritura, falhavam em entendê-la? “Jesus, porém, respondendo, disse: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29. Para quem pronunciou Jesus bençãos? “Mas ele disse: Antes, bem aventura-dos os que ouvem a palavra
de Deus e a guardam.” Lucas 11:28. Que tipo de adoração resulta do falso ensino? “Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” Mateus 15:9. Por que doutrinas serão alguns enganados nos últimos dias? “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios.” 1 Timóteo 4:1. Ver também 2 Pedro 2:1. Para quem inclinarão muitos os seus ouvidos? “Porque virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” 2 Timóteo 4:3, 4. Como podemos nós determinar a veracidade de qualquer doutrina? “Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5:21. O que são as Escrituras capazes de fazer para aqueles que nela acreditam? “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 3:15. De que forma podemos ser santificados? “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17. Quem são os discípulos de Jesus, e que bençãos concede a verdade a todos aqueles que a recebem? “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:31-32. Qual é a natureza da palavra de Deus? “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12. De que forma podem os crentes ser limpos? “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” João 15:3. Como pode o jovem purificar o seu caminho? “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o, conforme a tua palavra.” Salmos 119:9.
“Ó tu que ouves as orações! A ti virá toda a carne.” Salmos 65:2. Sob que condições nos são prometidas bençãos? “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre.” Mateus 7:7-8. Nota: A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. A oração não muda a Deus; mas muda-nos a nós e à nossa relação com Deus. Coloca-nos em ligação com as Suas bençãos e na mesma linha de pensamento na qual Deus pode guardar-nos e responder ao nosso pedido. Sob que condições diz o salmista que o Senhor não responderá às nossas orações? “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” Salmos 66:18. Ver Isaías 59:1-2; Tiago 4:3.
“Peça-a porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tiago 1:6-7. Ver Marcos 11:24. A que somos exortados a estar vigilantes? “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.” 1 Pedro 4:7. Com que frequência deveriamos orar? “Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5:17; “...perseverai na oração.” Romanos 12:12.
A Criação e o Criador Por quem foram os céus e a terra criados? “No prinípio, criou Deus os céus e a terra.” Génesis 1:1. Por que meios trouxe Deus à existência os céus e a terra? “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.... Porque falou e tudo se fez; mandou e logo tudo apareceu.” Salmos 33:6-9. Através de quem criou Deus todas as coisas? “Porque nele [o Filho] foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visiveis e invisiveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele.” Colossenses 1:16. “Todas as coisas foram criadas por ele [o Filho], e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” João 1:3. Ver Hebreus 1:1-2. Qual foi o objectivo de Deus ao criar a terra? “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada.” Isaías 45:18. Como providenciou Deus habitantes para o mundo que criou? “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Génesis 2:7. À imagem de quem criou Deus o homem? “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Génesis 1:27. Tudo foi criado por Cristo. “Porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visiveis e invisiveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por
De quem diz Salomão serem as orações abomináveis? “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável.” Provérbios 28:9. Por quem ensinou Cristo que deveriamos orar? “Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” Mateus 5:44. Como podemos escapar da tentação? “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus A Importância da Oração 26:41. Como invoca o salmista a Deus? Como deve pedir aquele que ora?
2
ele e para ele; e ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele; e ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio e o primogénito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1:16-18. O que nos declaram as Escrituras sobre o poder criativo que transforma o crente? “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.
A Origem do Mal Como é descrito o conflito entre Cristo e Satanás? “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9. Nota - Este conflito começou no céu e continua na terra. Por parte de quem se originou o pecado? “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.” 1 João 3:8. Desde quando tem sido o diabo homicida? “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.” João 8:44. Foi Satanás sempre pecaminoso? “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” Ezequiel 28:15. Nota - Na declaração de Cristo em João 8:44 de que “ele não se firmou na verdade”, mostra que Satanás foi uma vez perfeito e verdadeiro. O apóstolo Pedro fala de “anjos que pecaram”. (Ver 2 Pedro 2:4); e Judas refere-se a “anjos que não guardaram o seu principado.”Judas 6. Estes anjos estiveram num estado de pureza, sem pecado. Que depoimento de Cristo coloca a responsabilidade da origem do pecado sobre Satanás e os seus anjos? “Então dirá, também, aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.” Mateus 25:41.
anunciou ele o seu concerto, que vos Como considerou Cristo os O Contraste entre Cristo e transgressão da lei.” 1 João 3:4. O que precede a manifestação do prescreveu, os dez mandamentos, e os mandamentos do Seu Pai? Satanás O que levou satanás a pecar, a rebelar-se e a cair? “Elevou-se o teu coração, por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, por causa do teu resplandor.” Ezequiel 28:17. “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte... e serei semelhante ao Altíssimo.” Isaías 14:13-14. Porque foram proclamadas no mesmo periodo palavras de dor? “Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:12. “Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Lucas 10:18.
A Queda do Homem Em que altura entraram o pecado e a morte no mundo? “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também, a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12. Com que palavras condenou Deus a Caim como pecador? “ Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta.... E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora, maldito és tu desde a terra.” Génesis 4:7-11. Que maldição adicional surgiu como resultado do primeiro homicidio? “E disse o Senhor a Caim,.... E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força.” Génesis 4:9-12. De que forma foram afectadas a terra e a sua vegetação pelo pecado de Adão? “Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela, todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá.” Génesis 3:17-18. Qual é o salário do pecado? “O salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23. “Porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Génesis 2:17. “A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4. O que é declarado ser o pecado? “Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a
pecado? “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado.” Tiago 1:15. “Tudo o que não é de fé é pecado.”Romanos 14:23. Nota - Nós transgredimos ou desobe-decemos a Deus quando rejeitamos ter confiança e fé n’Ele.
Os Resultados do Pecado Qual é o resultado final do pecado? “E o pecado consumado gera a morte.” Tiago 1:15. Como pode o homem escapar desta penalidade? “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23.
A Necessidade de Um Salvador Para quem é este dom concedido? “Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Como é este dom concedido? “Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigénito Filho de Deus.” João 3:18. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” João 1:12.
escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:12, 13. Ver também Neemias 9:13, 14. Para os dez mandamentos ver Êxodo 20:2-17. Quão compreensíveis são estes mandamentos? “Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem.” Eclesiastes 12:13. Qual é a natureza da lei de Deus? “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.... Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sobre o pecado.” Romanos 7:12, 14. O que nos é mostrado na Lei dos Dez Mandamentos, falada e escrita no Sinai, em relação à sua liberdade para com os cristãos? “Porque, qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornouse culpado de todos. Porque, aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois, não
“Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10. Se alguém diz estar em Cristo, como deve então andar? “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” 1 João 2:6. O que disse Jesus acerca da sua atitude em relação à lei? “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.” Mateus 5:17. O que ensinou Ele em relação à duração da lei? “Porque, em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:18. Quão especial é a preocupação de Deus em relação à conduta cristã? “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornouse culpado de todos.” Tiago 2:10.
cometeres adultério, mas matares estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:10-12. Pode alguém conhecer a Deus e não guardar os Seus mandamentos? “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” 1 João 2:4. E como podemos saber que amamos o próximo? “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” 1 João 5:2. Como é expresso o amor de Deus? “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos.” 1 João 5:2.
A Lei e o Evangelho
O Que é o Pecado? Como é que a Bíblia o descreve? “Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados. E nele não há pecado.” 1 João 3:4, 5. Qual é o resultado do pecado voluntário? “Porque, se pecarmos voluntáriamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifícios pelos pecados, mas uma certa expectação horrivel do juízo e ardor de fogo, que há-de devorar os adversários.” Hebreus 10:26-27.
A Lei de Deus De que forma proclama Deus a lei ao seu povo? “Então o Senhor vos falou do meio do fogo: a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos
3
Qual é o propósito da lei? “Nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20. O que declara o evangelho ser? “Não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” Romanos 1:16. O que promete Cristo neste novo concerto? “Mas, agora, alcançou ele ministério, tanto mais excelente, quanto é mediador dum melhor concerto.... Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei.” Hebreus 8:6, 10.
Porque é a mente carnal inimiga de Deus? “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Romanos 8:7. Pode o homem, sem o auxílio de Deus, guardar a lei? “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim, nada podeis fazer.” João 15:5. Ver Romanos 7:14-19. Quem disse Jesus que entrará no reino dos céus? “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.” Mateus 7:21. Como serão os homens consi-derados em relação aos mandamentos de Deus? “Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus.” Mateus 5:19. Pode o crente permanecer no pecado depois destas declarações? “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1-2. Que escritura revela a impossibilidade da justificação pelas obras? “Nenhuma condenação será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20. De que forma são todos os crentes justificados em Cristo? “Sendo justificados gratuitamente, pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:24. Que interpretação espiritual deu Cristo para o sexto e o sétimo mandamentos? “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juizo. Eu, porém, vos digo que, qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juizo.” Mateus 5:21-22. “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que, qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Versos 27-28.
Os Sofrimentos de Cristo O que disse o profeta acerca dos sofrimentos que Jesus deveria passar? “Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca: como um cordeiro foi levado ao matadouro, e, como uma ovelha muda, perante os seus tosquiadores, ele
escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvarse. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e creremos nele.” Mateus 27:41-42. Como terminou esta terrível cena? “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” João 19:30.
A Ressurreição de Cristo
não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes: pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; porquanto nunca fez justiça, nem houve engano na sua boca.” Isaías 53:7-8. Sabia Cristo antecipadamente o tratamento que iria receber? “E, tomando consigo os doze, disselhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois há-de ser entregue às gentes, e escarnecido, injuriado e cuspido; e, havendo-o açoitado, o matarão.” Lucas 18:31-33. Que vergonhoso tratamento recebeu Cristo dos soldados? “E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e na sua mão direita uma cana; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos Judeus. E, cuspindo nele, tiraramlhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.” Mateus 27:29-30. Depois de ter sido levado ao lugar da crucificação, que bebida foi oferecida a Cristo para entorpecê-Lo? “Deram-lhe a beber vinho, misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.” Verso 34. Em que oração manifestou Cristo o verdadeiro espírito do evangelho para com aqueles que o crucificaram que é o amor pelos pecadores? “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” Lucas 23:34. Com que palavras os príncipes dos sacerdotes e outros escarneceram de Jesus na cruz? “E da mesma maneira, também, os príncipes dos sacerdotes, com os
Que promessa deixou Cristo acerca da Sua existência? “E o que vivo e foi morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” Apocalipse 1:18. Depois da Sua ressurreição, que efeito teve esta predição sobre os Seus discípulos? “Quando, pois, ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraramse de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.” João 2:22. “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” 1 Coríntios 15:3-4. “E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive, ainda, a maior parte, mas alguns já dormem, também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.” Versos 5-7.
A Justificação Pela Fé Como justifica Deus o homem? “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” Tito 3:7. Por que meio esta graça justifi-cada está disponível ao pecador? “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue [de Cristo], seremos por ele salvos da ira.” Romanos 5:9. De que depende a justificação? “Concluimos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.” Romanos 3:28. Qual é o único caminho pelo qual os pecadores podem ser justificados? “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos, também, crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei.” Gálatas 2:16. Sob que base não pode haver possibilidade de justificação para o
4
pecador? “Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20. Como testemunha a morte de Cristo em favor disto? “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” Gálatas 2:21. O que é provado ainda para aquele que se justifica pela lei? “Separados estais de Cristo, vós, os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” Gálatas 5:4. Porque falhou Israel na tentativa de justificar-se? “Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Porquê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço.” Romanos 9:31-32. O que nos é revelado pela lei? “Porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20. Qual é o genuíno testemunho de que a justificação pela fé é separada das obras da lei? “Mas agora se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.” Verso 21. Quão necessária é a fé? “Sem a fé é impossível agradar-lhe.” Hebreus 11:6. Que Escritura nos mostra que, a justificação recebida pela graça através da fé, não é uma desculpa para continuar em pecado? “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1-2. Pode a fé anular a lei de Deus? “Anulamos, pois a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31.
Arrependimento Quem é chamado ao arrependimento? “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5:32. Quantos pecaram? “Tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.” Romanos 3:9. Qual é a questão pendente para o pecador convicto? “Que faremos varões irmãos?” “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” Actos 2:37; 16:30. Que resposta nos dá a inspi-ração em retorno a esta pergunta?
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.” “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.” Actos 2:38; 16:31. O que opera o sentimento de tristeza? “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento, para a salvação.” 2 Coríntios 7:10. O que disse João Baptista aos Fariseus e Sadudeus quando os viu apresentarem-se para o baptismo? “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” Mateus 3:7. O que disse ele para fazerem? “Produzi pois, frutos dignos de arrependimento.” Mateus 3:8.
Confissão e Perdão Que promessa é feita àqueles que confessam os seus pecados? “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:9. Que diferença há entre aquele que encobre os pecados e aquele que os confessa? “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13. O que quer Deus conceder àqueles que buscam o perdão? “Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.” Salmos 86:5. Sobre quem depositou David a sua esperança de perdão? “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” Salmos 51:1. Quando Davi confessou o seu pecado, o que lhe fez Deus? “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Salmos 32:5. Que exortação é baseada no facto de Deus nos ter perdoado? “Antes sede, uns para com os outros, benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como, também, Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32. Através de quem, são o arrependimento e o perdão concedidos? “O Deus dos nossos pais ressuscitou a Jesus ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Deus, com a sua dextra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.” Actos 5:30-31.
“E a uns pôs Deus na igreja, Filipe lhe ter pregado acerca de Jesus? O Espírito Santo e o Seu primeiramente, apóstolos, em segundo “E, indo eles caminhando, chegaram Trabalho
lugar, profetas, em terceiro lugar, doutores, ao pé de alguma água, e disse o eunuco: depois milagres, depois dons de curar, Eis aqui água; que inpede que eu seja socorros, governos, variedades de baptizado?” Actos 8:36. linguas.” 1 Coríntios 12:28. À ordem para baptizar o eunuco, para onde o levou Pedro? “E mandou para o carro, e desceram O Baptismo Cristão Que ordenança está juntamente ambos à àgua, tanto Filipe como o eunuco, associada com a crença do evangelho? e o baptizou.” Verso 38. No começo do Seu ministério, que “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem exemplo estabeleceu Jesus em benefício crer e for baptizado será salvo: mas quem dos Seus seguidores? “Então veio Jesus, da Galileia, ter com não crer será condenado.” Marcos 16:15João, junto do Jordão, para ser baptizado 16. Como responderam as pessoas à por ele.” Mateus 3:13. pregação de João Baptista? “Então ia ter com ele Jerusalém e toda O Dom de Dar a Judeia e toda a província adjacente ao Que disse Cristo sobre a benção de Jordão. E eram por ele baptizados no rio dar? “Tenho-vos mostrado em tudo que, Jordão, confessando os seus pecados.” trabalhando assim, é necessário auxiliar os Mateus 3:5-6. A que associou o apóstolo Pedro o enfermos e recordar as palavras do Senhor baptismo em seu ensinamento no dia de Jesus, que disse: Mais bem aventurada coisa é dar do que receber.” Actos 20:35. Pentecostes? Qual o jejum mais aceite por Deus? ”E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, “Porventura não é este o jejum que e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.” escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do Actos 2:38. Em associação com o baptismo jugo? E que deixes livres os cristão, que outra lavagem nos foi quebrantados, e despedaces todo o jugo? Porventura não é, também, que repartas requerida? “E, agora, por que te detens? Levanta- o teu pão com o faminto, e recolhas em te, e baptiza-te, e lava os teus pecados, casa os pobres desterrados? E, vendo o invocando o nome do Senhor.” Actos nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?” Isaías 58:6-7. 22:16. Ver Tito 3:5; 1 Pedro 3:21. Qual é uma das formas pela qual De que forma são os nossos pecados honramos a Deus? lavados? “Honra ao Senhor com a tua fazenda, “Aquele que nos ama, e no seu sangue nos lavou dos nossos pecados.” e com as primicias de toda a tua renda.” Provérbios 3:9. Apocalipse1:5. Que parte do nosso rendimento De que são os crentes revestidos reclama o Senhor como sendo d’Ele? quando são baptizados? “Também, todas as dízimas [10%] do “Porque, todos os que fostes baptizados em Cristo, já vos revestistes de campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são Cristo.” Gálatas 3:27. Em que experiência são colocados ao Senhor.” Levítico 27:30. Para que propósito foi o dízimo todos aqueles que são baptizados? “Ou não sabeis que, todos quantos requerido de Israel? “E eis que aos filhos de Levi tenho dado fomos baptizados em Jesus Cristo, fomos baptizados na sua morte?” Romanos 6:3. todos os dízimos em Israel por herança, Como é descrito semelhante pelo seu ministério da tenda da congregação.” Números 18:21. baptismo? De que é alguém culpado quando “De sorte que fomos sepultados com ele, pelo baptismo, na morte; para que, retém o dízimo e as ofertas? “Roubará o homem a Deus? como Cristo resuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós, Todavia vós me roubais, e dizeis: Em também, em novidade de vida.” Verso 4. que te roubámos? Nos dízimos e nas Quão unidos estamos em Cristo na ofertas alçadas.” Malaquias 3:8. Em relação a que assunto pede o Sua experiência de morte e ressurreição? “Porque se fomos plantados Senhor que o provemos, e sob que juntamente com ele na semelhança da sua condições promete Ele grandes bençãos? “Trazei todos os dízimos à casa do morte, também o seremos na da sua tesouro, para que haja mantimento na ressurreição.” Verso 5. Que pergunta fez o eunúco depois de minha casa, e depois fazei prova de mim,
Que preciosas promessas deixou Jesus aos Seus discípulos um pouco antes da Sua crucificação? “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:16. Porque partiu Cristo? “Todavia, digo-vos a verdade, que convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for, enviá-lo-ei.” João 16:7. Quem é o Consolador, e o que fez Ele? “Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26. Que mais faz o Consolador? “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8. Que outro título tem Ele? “Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei-de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” João 15:26. O que disse Jesus que o Espírito de verdade faria? “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir.” João 16:13. Que advertência nos é dada? “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. Há um limite para a contenda do Espírito de Deus? “Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem.” Génesis 6:3. Porque orou David? “Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.” Salmos 51:11. Que operou sobre os profetas para que estes dessem as mensagens? “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pedro 1:21. Quais são os frutos do Espírito? “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22. Acerca de que assunto devemos estar informados? “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” 1 Coríntios 12:1. Que dons são dados?
5
diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança. E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” Versos 10-11. Com que espírito se deveria dar? “Cada um contribua, segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7. Que mencionou Cristo em relação ao dar? “Mais bem aventurada coisa é dar do que receber.” Actos 20:35. Em que bases são estes dons aceites? “Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.” 2 Coríntios 8:12. Quando Cristo mandou os Seus discípulos pregar, curar os enfermos e ressuscitar os mortos, que mensagem lhes deixou? “De graça recebestes, de graça dai.” Mateus 10:8.
ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31. Que advertência é dada contra os que levam outros à intemperança? “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu que lhe chegas o teu odre, e o embebedas.” Habacuc 2:15. Podem os bêbados entrar no Reino de Deus? “Nem os devassos, nem os idólatras, ... nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadoures, herdarão o reino de Deus.” 1 Coríntios 6:9. Ver Apocalipse 21:27. Qual é um dos males resultantes da intemperança? “Não estejais entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão cairão em pobreza.” Provérbios 23:20-21. O que se pode dizer do uso do tabaco? É de ordem venenosa e altamente prejudicial.
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão.” Daniel 12:2. Ver Eclesiastes 3:20; 9:10. Estão os justos no céu louvando a Deus? “Porque David não subiu aos céus.” Actos 2:34. “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmos 115:17. Pode um morto saber de Deus? “Porque na morte não há lembrança de ti.” Salmos 6:5. Pode alguém na morte saber da sua família? “Os seus filhos estão em honra, sem que ele o saiba; ou ficam minguados, sem que ele o perceba.” Jó 14:21. O que acontece aos pensamentos na morte? “Sai-lhes o espírito e eles tornam-se em sua terra: naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” Salmos 146:4. Sabem os mortos alguma coisa? “Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma.” Eclesiastes 9:5. Têm eles alguma parte nas coisas deste mundo? “Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Verso 6. Quando terá lugar a ressurreição dos justos? “Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo resuscitarão primeiro.” 1 Tessalonicenses 4:16. O que vem a todos os homens como resultado da queda? “Todos morrem em Adão.” 1 Coríntios 15:22. Ver Romanos 5:12. Podemos fazer alguma coisa após a morte? “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque, na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:10. Por intermédio de que voz serão os mortos ressuscitados? “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.” João 5:2829. Em que palavras é expresso o últimato à morte e ao inferno? “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 1 Coríntios 15:55.
Boa Saúde Que desejou o apóstolo João em relação a Gaio? “Amado, desejo que te vá bem, em todas as coisas, e tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.” 3 João 2. Porque deveria a saúde do corpo ser preservada? “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois, a Deus, no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:20. O que nos é dito ser o nosso corpo? “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” Verso 19. Que efeito tem a alegria sobre a saúde? “O coração alegre serve de bom remédio.” Provérbios 17:22. Como proveu o Salvador descanso aos Seus discípulos? “E ele lhes disse: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco.” Marcos 6:31. De que forma somos exortados a apresentar os nossos corpos a Deus? “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1. Que nobre propósito deve guiar os nossos hábitos de vida? “Portanto, quer comais, quer bebais,
Nota - “O tabaco é o maior veneno conhecido dos farmaceuticos, à excepção do mortal ácido prussico.” M. Orfila, antiga presidente da Academia Médica de Paris. Qual foi o alimento original provido ao homem? “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento.” Génesis 1:29. Nota - Ou seja: vegetais, grãos, frutos e nozes. Quando Deus escolheu Israel para ser o Seu povo, que tipo de alimento carnívoro foi excluido da sua dieta por instruções escritas? Aqueles conhecidos como imumdos. Ver Levítico 11 e Deuteronómio 14.
Onde Estão os Mortos Como representa a Bíblia a morte? “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” 1 Tessalonicenses 4:13. Ver também 1 Coríntios 15:18, 20; João 11:11-14.
6
Semelhante a que corpo serão transformados os ressuscitados? “Também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso.”. Filipenses 3:20-21.
A Instituição do Sábado Quando e por quem foi o sábado criado? “Assim os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado, no dia sétimo, a sua obra que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Génesis 2:1-2. “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.” Génesis 2:3. Porque razão devemos guardar o sábado como um dia santo? “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:11. Nota - O sábado é o memorial da criação. Deus estabeleceu este mandamento para que o homem se pudesse lembrar d’Ele para sempre como o verdadeiro Deus vivo e criador de todas as coisas. Que dia é o sábado? “Mas o sétimo dia é o sábado.” Êxodo 20:10. Foi o sábado feito como um dia de adoração pública? “Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação.” Levítico 23:3. Nota - Uma convocação é uma assembleia de pessoas. O que mais Deus deu ao sábado como lembrança? “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles: para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” Ezequiel 20:12. Quão frequentemente irão os remidos congregar-se para adorar ao Senhor? “Porque, como os céus novos, e a terra nova, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, e assim há-de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:22-23. De acordo com a Bíblia quando começa o sábado? “E foi a tarde e a manhã o dia primeiro... E foi a tarde e a manhã o dia segundo.” etc. Ver Génesis 1:5, 8, 13, 19,
Senhor. Guardou Cristo o sábado? “Entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantouse para ler.” Lucas 4:16. “Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai.” João 15:10. Guardaram os seguidores de Cristo o sábado após a Sua morte? “E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram conforme o mandamento.” Lucas 23:56. “Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai.” João 5:23. “Eu e o Pai somos um.” João 10:30. De que disse Cristo ser Senhor? “Porque o filho do homem, até do sábado é Senhor.” Mateus 12:8. Ver Marcos 2:28. Quem fez o sábado? “Todas as coisas foram feitas por Ele [Cristo].” João 1:3. Qual é o dia posterior ao sábado? “E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana...” Mateus 28:1. Nota - De acordo com o Novo TestaO Dia do Senhor Em que dia disse João que foi levado mento, o sábado tinha passado quando o primeiro dia da semana começou. em espírito? Depois da crucificação, que dia foi “Eu fui arrebatado em espírito no dia guardado pelas mulheres que seguiam do Senhor.” Apocalipse 1:10.
23, 31. “De uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” Levítico 23:32. Ver Marcos 1:32. Guardou Cristo o sábado enquanto esteve na terra? “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantouse para ler.” Lucas 4:16. Embora sendo o Senhor, o Criador e Observador do sábado, como foi Ele visto por alguns dos fariseus e escribas? “E os escribas e fariseus atentavam nele, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.” Lucas 6:7. Como enfrentou Cristo estas falsas ideias acerca da guarda do sábado? “Então Jesus lhes disse: .... É licito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?” Verso 9. “E ficaram cheios de ira, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.” Verso 11. “E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho... procurando ver como o matariam.” Marcos 3:6.
primeiro dia da semana em seu lugar. Ao contrário dos adoradores da besta, como são os adoradores de Deus descritos? “Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 14:12.
A Mudança do Sábado Como se originou a obser-vância do domingo? Muitos acreditam que Cristo mudou o sábado, mas por suas próprias palavras, sabemos que Ele não veio com tal propósito. A responsabilidade para esta mudança deve portanto ser vista noutro lugar. O que disse Cristo sobre a Lei no seu mais celebre sermão? “Não cuides que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar mas cumprir.” Mateus 5:17. “Porque em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Verso 18. “Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus.” Verso 19. O que disse Deus através do profeta Daniel, que faria o poder representado pela “ponta pequena”? “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei.” Daniel 7:25. Que poder tem reclamado autoridade para mudar a lei de Deus? O papado. Nota - “A autoridade é tão grande que
ele pode modificar ou interpretar até mesmo as leis divinas.... O papa pode mudar a lei divina, pois o seu poder não é de um homem mas de Deus, e ele actua como o reprentante de Deus na terra.” Traduzida de Lucius Ferraris, Prompta Bibliotheca (Ready Library), “Papa”, art, 2. O quarto mandamento. “Eles [a Igreja Católica Romana] alteraram o Quarto Mandamento, pondo de lado o sábado da Palavra de Deus, instituindo o domingo como dia santo.” N. Summerbell, History of the Christian Church (1873), p. 415. “O domingo, como dia da semana, separado para a obrigatória adoração pública a Deus, para ser santificado pela suspensão do trabalho e comércio bem como a fazeres mundanos, para o exercício da devoção, é uma criação puramente da Igreja Católica.” The American Catholic Quartely Review, January, 1883, p. 152, 139. “Se os Protestantes seguissem a Bíblia, deveriam adorar a Deus no dia de sábado. Ao guardarem o domingo, estão seguindo um preceito da Igreja Católica.” Albert Smith, Chancellor of the Archdiocese of Baltimore replying for the Cardinal in a letter of Feb., 10, 1920. Que tipo de ensinamento tem o homem substituido pelas palavras que são espírito e vida? “Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.... Bem invalidais o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição.” Marcos 7:7-9. “Até quando cocheareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, seguio; e, se Baal, segui-o.” 1 Reis 18:21.
A Última Mensagem de Deus para um Mundo Pecaminoso Qual o dia que o mandamento diz ser o dia do Senhor? “O sétimo dia é o sábado do Senhor.” Êxodo 20:10. Como chamou o profeta Isaías, falando por intermédio de Deus, ao sábado do sétimo dia? “Meu santo dia.” Isaías 58:13. Em que dia foi João arrebatado em espírito? No sétimo dia da semana, no caso de se ter referido a um dia da semana. Nota - Em toda a Bíblia existe apenas um dia da semana como sendo o dia do
Jesus? “E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56. Que dia da semana é o sábado, de acordo com o mandanento? “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus.” Êxodo 20:10. Nota - É portanto evidente que o sábado do Novo Testamento é o mesmo sábado do Velho Testamento, e que não há nada no Novo Testamento que invalide o sábado do sétimo dia e coloque o
Jesus disse: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes e então virá o fim.” Mateus 24:14. Caro leitor, nesta pequena revista encontra um claro resumo do evangelho de Jesus Cristo exatamente como está na Bíblia, sem tradições ou filosofias de homens. “Dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque é vinda a hora do seu juízo.” Apocalipse 14:7 O julgamento de Deus começou no céu no ano de 1844. Começou com os
7
mortos. Os mortos não estão no céu, mas estão sim dormindo na sepultura esperando pela ressurreição.”Uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e desprezo eterno.” Daniel 12:2. Em breve, ninguém sabe com que brevidade, o julgamento começará para os vivos. “E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7. Nenhum homem, papa, pastor ou pregador pode perdoar pecados. Nenhum homem deve ser adorado. Jesus disse:
“Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:10. Maria, mãe de Jesus, está no seu túmulo. Ela não pode ajudar ninguém. Jesus disse: “Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez, em pedras, para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: tenho-vos mostrado muitas obras boas, procedentes de meu Pai, por qual destas obras me apedrejais? “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma boa obra, mas pela blasfémia; porque sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.” João 10:30-33. “Eu sei as tuas obras, e tribulação e pobreza (mas tu és rico), e a blasfémia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são sinagoga de Satanás.” Apocalipse 2:9. “E disse-me... porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda.... “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.... Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras e qualquer que ama e comete a mentira.” Apocalipse 22:10-12, 15. “E outro anjo, seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilónia.” Apocalipse 14:8.
Quem é Babilónia?
O livro de Apocalipse utiliza nomes, lugares e eventos literais do Velho Testamento para os utilizar posteriormente de uma forma simbólica no Novo Testamento: Em Apocaplise, Babilónia é usada para descrever as igrejas caídas: “Que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.” Apocalipse 14:8. Belshazar desafiou a Deus quando estava bêbado: “Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro e de prata,
no mar de vidro. Ver Apocalipse 15:2. “Vi descer do céu outro anjo que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente, com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e coito de todo o espírito imundo, e coito de toda a ave imunda e aborrecível; “Porque a todas as nações beberam do vinho da sua prostituição, e os reis da terra se prostituiram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância das suas delícias. “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apocalipse 18:1-4. Sair de Babilónia significa sair das igrejas falsas. “E segui-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta...” Apocalipse 14:9.
de cobre, de ferro, de madeira e de pedra.” Daniel 5:4. “Babilónia era um copo de ouro na mão do Senhor, o qual embriagava a toda a terra: o seu vinho beberam as nações; por isso as nações enlouqueceram.” Jeremias 51:7. BABILÓNIA É O SÍMBOLO DA FALSA RELIGIÃO, E O VINHO É O SÍMBOLO DAS SUAS DOUTRINAS “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; [águas - significam em profecia povos, multidões e linguas. Apocalipse 17:15] com a qual se prostituiram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.... “E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro, cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; “E na sua testa estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABIBÓNIA, A MÃE DAS PROSTITUTAS E ABOMINAÇÕES DA TERRA. “E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus.” Apocalipse 17:1-6. UMA MULHER em profecia é o símbolo da igreja, tanto a igreja verdadeira como a apóstata. A mulher impura (falsa igreja) é chamada de prostituta. Ver Apocalipse 17:1. A mulher pura (igreja verdadeira) é chamada de virgem. Ver Apocalipse 14:4. A mulher impura prostitui-se com os reis da terra. Ver Apocalipse 17:2. A mulher pura é casada com Cristo. Ver 2 Coríntios 11:2. A mulher impura veste-se de púrpura e cor de escarlata, e adorna-se com ouro e pedras preciosas. Ver Apocalipse 17:4. A mulher pura veste-se de linho fino, puro e resplandecente. Ver Apocalipse 19:8. A mulher impura ensina as tradições da imundícia da sua prostituição. Ver Apocalipse 17:4. A mulher pura ensina a Santa Palavra de Deus. Ver Apocalipse 14:5. A mulher impura obriga pela força o mundo inteiro a obedecer às leis dos homens. Ver Apocalipse 13:15. A mulher pura guarda os mandamentos de Deus. Ver Apocalipse 14:12. A mulher impura será destruida por Deus. Ver Apocalipse 19:20. A mulher pura permanecerá com Deus
Quem é a Besta?
O profeta Daniel teve visões e sonhos em que viu “Quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar. O primeiro era como leão”. Daniel 7:34BABILÓNIA, dominou o mundo de 606 a 539 A.C. “O segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado.” Daniel 7:5. Um lado era mais forte do que o outro. OS MEDOS E OS PERSAS, dominaram o mundo de 539 a 331 A.C.. Os persas eram mais fortes e vieram mais tarde. “Continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo.” Daniel 7:6. A GRÉCIA dominou o mundo de 331 a 168 A.C.. “Depois disto... eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava a pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez pontas.” Daniel 7:7. ROMA dominou o mundo de 168 A.C. a 538 A.D. “O quarto animal será o quarto reino da terra.” Daniel 7:23. O Império Romano foi dividido em dez reinos entre 351 e 476 A.D.. “Estando eu considerando as pontas, eis que entre elas subiu outra ponta pequena, diante da qual três das pontas primeiras foram arrancadas; e eis que, nesta ponta, havia olhos, como olhos de homem, e uma boca que falava grandiosamente.” Daniel 7:8 Esta ponta pequena é a besta de Apocalipse 14:9. O PAPADO. Antes que a Igreja Papal pudesse ter
8
tido completo domínio sobre o estado, ela teve que eliminar três das dez pontas, que foram os Hérulos, os Vândalos e os Ostrogodos. Estes reinos Arianos foram completamente subjugados em 538 A.D., e a partir desta data o papado dominou os reis da terra por 1260 anos. 538 - 1798 A.D. Ver quadro. “Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia.... E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.” Daniel 7:21-25. “E pisará a cidade santa [a igreja verdadeira] por quarenta e dois meses.” Apocalipse 11:2. “E a mulher [a igreja verdadeira] fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” Apocalipse 12:6. A igreja verdadeira foi perseguida pela Igreja Católica Romana durante 1260 anos, 538 AD a 1798 AD.
Milhões Martirizados
“Nenhum protestante que tenha um completo conhecimento da história, porá em dúvida o facto de que a Igreja de Roma tem derramado mais sangue inocente que nenhuma outra instituição que jamais tenha existido na terra. É impossivel ter uma ideia completa das suas vítimas.” W. E. H. Leeky, History of the Rise and Influence of the Spirit of Rationalism in Europe, Vol. 2:32, 1919 edition. Uma excelente descrição detalhada sobre o direito da Igreja Católica
para fazer isto, será encontrado na Encicloplédia Católica, Vol. 12:266. “Por professarem uma fé contrária à da Igreja de Roma a história regista o martírio de mais de cem milhões de pessoas. Um milhão de Valdenses e Albigenses [Suiços e Protestantes Franceses] pereceram durante uma cruzada proclamada pelo Papa Inocêncio III em 1208. Começando a partir do estabelecimento dos Jesuitas em 1540 até 1580, novecentos mil foram destruidos. Cento e cinquenta mil pereceram na inquisição em trinta anos. No espaço de trinta e oito anos depois do edito de Carlos V contra os protestantes, cinquenta mil pessoas foram enforcadas, decapitadas ou queimadas vivas por heresias. Mais dezoito mil pereceram durante a administração do Duque de Alva em cinco anos e meio.” Brief Bible Readinds, p. 16.
John Wycliff John Wycliff, um consagrado homem de Deus, que fora desprezado pelos papistas, quatro anos após a sua morte foram publicamente desenterrados os seus restos mortais e queimados em praça pública. Fora então através dos escritos de Wycliff que muitos erros do Romanismo foram trazidos à luz. Huss e Jerónimo foram ambos amarrados em praça pública e queimados vivos. Por não recusarem em pregar a verdade, foram levados às chamas pelos prelados católicos. (Ver Wylie, b3, ch 17). Em relação ao papa, Martinho Lutero escreveu: “É uma coisa horrível um homem que se iguala a Cristo em magnificência como nunca qualquer imperador. Tem isto a ver com a simplicidade de Jesus ou a humildade de Pedro? Ele é e eles dizem-no o Senhor do mundo! Mas Cristo que auxilia e intercede por todo o ser diz, “O Meu Reino não é deste mundo.” Pode o domínio deste homem [o papa] estender-se além
que a mudança (do sábado para o domingo) foi da sua responsabilidade. E não se pode pensar em fazer qualquer coisa em questões espirituais, eclesiásticas ou religiosas sem a sua aprovação. E tal ACTO É A MARCA do poder eclesiástico em questões religiosas.” James Cardinal Gibbons in a letter to J. F. Snyder of Bloomington, II 11-Nov.-1895. PERGUNTA: “Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito? RESPOSTA: Não tivesse ela esse poder, e não poderia haver feito aquilo em que concordam todos os religiosos modernos. Não poderia ter substituido a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.” Priest Stephen Keenan, A Doctrinal Catechism, Chap. 2, 174. “Prove-me somente pela Bíblia que devo guardar o domingo como dia santo. Não existe tal lei na Bíblia! Esta é apenas uma lei da Igreja Católica. A Igreja Católica diz: Não! Pelo poder divino eu aboli o sábado e ordeno-vos a guardar o primeiro dia da semana. E veja como o mundo civilizado se curva em reverente obediência à ordem da Santa Igreja Católica.” Padre Thomas Enright, C.S.S.R. presidente do Redemptorist College, Kansas City, MO numa prelecção na Hartford, Kansas, 18Fev.-1884 e no American Sentinel, a Roma Catholic jornal de 1 Junho de 1893, 173. Nenhum homem pode realmente mudar a Santa Lei de Deus, apesar de ele pensar que o pode fazer. Jesus disse: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar mas cumprir. “Porque, em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17-18. Paulo escreveu: “Ninguém, de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem antes que venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição. “O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora, de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” 2 Tessalonicenses 2:3-4. O Papa é de tão grande autoridade e exaltação que não se considera um mero homem, mas como se fosse Deus, e o vigário de Deus. O Papa por razão de excelência e de suprema dignidade é chamado o bispo dos bispos. Ele é igualmente o monarca divino, o supremo imperador e Rei dos Reis. Portanto ele é coroado com uma coroa tripla, como Rei
Os seguintes textos da Escritura dão-nos bases para reconhecer que um tempo = 1 dia e um dia igual a 1 ano: “Segundo o número dos dias que expiaste esta terra, quarenta dias por cada ano.” Números 14:34. “Um dia te dei por cada ano.” Ezequiel 4:6. “E eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.” Daniel 7:25. “Por um tempo, e tempos e metade de um tempo.” Apocalipse 12:14. Tempo = 1 ano. Tempos = 2 anos. Metade de um tempo = metade de um ano. Usando o cálculo profético, 1 ano ou tempo = 360 dias. 3 1/2 tempos = 3 1/2 x 360 dias = 1260 dias. 1 dia = 1 ano; 1260 dias = 1260 anos.
Martinho lutero
d’Aquele que é seu superior?” D’Aubigne, B, Ch 3. Disse Lutero: “Eu desprezo [a bula papal (escrita) condenando Lutero] como impiedosanente falsa.... Regozijo-me em ter que enfrentar estes males pela melhor das causas. Desde já sinto uma maior liberdade em meu coração; porque pelo menos sei que o papa é o anticristo e que o seu trono é o do próprio Satanás.
Tentativa para Mudar o Sábado O papado “cuidará em mudar os tempos e a lei.” Daniel 7:25. “A autoridade do papa é tão grande que ele pode modificar ou interpretar até mesmo as leis divinas. O papa pode mudar a lei divina, pois o seu poder não é de um homem mas de Deus, e ele actua como o representante de Deus na terra.” Lucius Ferraris, Prompta Biblioteca, papa, Art. 2. “É lógico que a Igreja Católica afirma
9
dos céus e da terra e das regiões inferiores.” Lucius Ferraris, Prompta Bibliotheca, Vol. 6, p. 29. “E vi uma das suas cabeças como ferida de morte.” Apocalipse. 13:3. “Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá, se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto.” Apocalipse 13:10. Já mostrámos que o Papa governou o mundo durante 1260 anos - 538 a 1798 AD. (Ver o quadro). Em 1798 continuou o reinado de terror na Revolução Francesa e a religião Católica Romana foi posta de lado na França. O exército francês, sob o comando do general Berthier, invadiu Roma e aprisionou o Papa a 10 de Fevereiro de 1798. Este mesmo Papa morreu no exílio no ano seguinte em Valência, França. Um grande pranto foi ouvido: “O Catolicismo está morto.” O Papa tinha recebido a “ferida mortal.” Ver Apocalipse 13:3. Contudo énos dito que esta ferida seria curada, e viria o tempo em que “toda a terra se maravilhou após a besta.” Ibid. Em 1929 o Cardial Gasparre encontrase com Mussolini no palácio de São João Lateran onde foi assinado o tratado do Vaticano, retornando assim o poder temporal do Papa com o seu próprio território. Mas a ferida não foi totalmente curada. A ferida representa a separação entre a igreja de Roma e o controlo do Estado; e quando esta ferida for completamente curada, a Igreja Católica Romana controlará o magistrado civil. Os Estados Unidos da América serão os agentes percursores deste evento. “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como um dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra, e os que nela habitam, adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.”Apocalipse 13:11-12.
A Marca da Besta
“Se alguém adorar a besta e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão. Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálix da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” Apocalipse 14:9-10. A MARCA DA BESTA é a adoração do DOMINGO imposto pela lei - Esta é a MARCA da Igreja da Igreja Católica Romana. A Igreja Católica diz: “É claro que a Igreja Católica reclama que a mudança [do sábado para o domingo] foi um acto seu.... E este acto é a Marca do seu poder
eclesiástico.” Cardial Gibbons, 11-Nov.1895. Brevemente os Estados Unidos restaurarão o poder civil em favor do papado. “E engana os que habitam na terra, com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra, que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e
Em Daniel 7:25 está predita a tentativa de se mudar a lei de Deus. No catecismo católico, o segundo manda-mento foi omitido, e o quarto, que lembra sobre a obser-vância do sábado, foi substi-tuido pela ordenança da guarda do domingo pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; Para que ninguém possa comprar, ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apocalipse 13:14-17. Os Estados Unidos da América surgiram silenciosamente sobre a Terra por volta de 1798, altura em que o Papa perdeu o seu poder. Esta grande nação do continente Americano tem duas pontas (dois chifres) como um cordeiro - uma nação sem Rei e uma igreja sem Papa. Uma nação que ostenta liberdade religiosa e democracia onde todos os cidadãos têm voz nos assuntos civis. Porém, esta grande nação em breve falará como um DRAGÃO. A Constituição Norte Americana diz: “O Congresso não elaborará lei com respeito ao estabelecimento de uma
religião, ou proibir o exercício da mesma, nem impedirá a liberdade de expressão, ou publicação, ou o direito de reunir em pacífica assembleia, ou pedir ao governo uma rectificação de queixa.” Abraham Lincoln, no seu discurso em Gettyburg disse: “Um governo do povo, pelo povo e para o povo.” Os Norte Americanos fizeram uma constituição que garante a liberdade religiosa para todos. Os Norte Americanos em breve mudarão, e por voto exigirão que o Congresso mude a Constituição. A Bíblia diz que através do espiritismo todo o mundo será enganado. Haverão terríveis tempestades, terramotos, fomes, pestilências e doenças. Ao nos aproximarmos do fim, estes acontecimentos tornar-seão piores, e por cada um destes, o povo de Deus receberá a culpa. Os espíritas e muitos pregadores dirão que estes terríveis acontecimentos da natureza não cessarão até que o Domingo seja novamente honrado por todo o povo. O povo exigirá as leis Dominicais. Os Estados Unidos serão os percursores disto, e em seguida o mundo inteiro os seguirá. “E toda a terra se maravilhou após a besta.” Apocalipse 13:3. “E engana os que habitam a terra, com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra, que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.” Apocalipse 13:14. “Da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderodo.” Apocalipse 16:13-14. “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com acções de graças.” 1 Timóteo 4:1-3. “Sabe, porém, isto; que, nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos... tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afastate.” 2 Timóteo 3:1-2, 5. Todos os que recusam submeter-se a esta lei, serão punidos com multas, prisão e finalmente com a pena de morte.
“E fizeram que fossem mortos todos os que não adorassem a besta.” Apocalipse 13:15. Estas leis dominicais serão promulgadas nos Estados Unidos da América, e então todos os países à face da Terra o seguirão - o velho México, América do Sul, Europa, Rússia, Africa, India, Ásia, Oceania e todas as ilhas. Todas as pessoas terão que fazer uma decisão obedecer à lei de Deus ou à lei dos homens. “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos os nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:8. “E o fumo do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu seu nome.” Apocalipse 14:11. Mas surge uma pergunta : Como pode a Roma Papal tornar—se tão poderosa? “E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta, [Roma Pagã] que tinha sete cabeças e dez chifres... e sobre as suas cabeças um nome de blasfémia. E a besta [Roma Papal] que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão [Roma Pagã] deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.... E toda a terra se maravilhou após a besta.” Apocalipse 13:1-3. “A mudança da capital do Império de Roma para Constantinopla em 330 deixou a Igreja Ocidental praticamente livre do poder imperial, podendo assim desenvolver a sua própria organização. O Bispo de Roma, no lugar dos Césares, era então o maior homem do Ocidente e era em breve forçado a tornar-se também a maior força politica e espiritual.” A. C. Flick, The Rise of The Medieval Church, p. 168. “Quaisquer que tenham sido os elementos deixados pelos Bárbaros e Arianos... sob a protecção do Bispo de Roma, que foi o lider depois do desaparecimento do Imperador.... A Igreja Romana empurrou-se desta forma a si mesma para o lugar do Império Romano Mundial, do qual é hoje uma continuação. O Império não pereceu, mas sofreu apenas uma transformação. Isto [Igreja Católica] é uma criação política e impõe-se como um império mundial, porque isto é a continuação do Império Romano. O Papa que se chama a si próprio de Rei e Sumo Pontífice, é o sucessor de César.” Adolf Harnock, What is Christianity? 1903, pp. 269-270. Existem cristãos sinceros em todas as igrejas, incluindo a Igreja Católica que tem adorado a Deus no Domingo. Eles têm vivido segundo a luz que possuem. Têm
10
servido a Deus através do conhecimento que têm. Eles não receberam a MARCA DA BESTA. Mas quando a observância do DOMINGO for imposta pela lei, então qualquer que obedecer às leis dos homens e ignorar a lei de Deus, receberá a marca da besta. Estes receberão as sete últimas pragas: “E foi o primeiro, e derramou a sua salva sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.” Apocalipse 16:2.
O Selo de Deus
Nem todos receberão a Marca da Besta: “E vi como mar de vidro misturado com fogo; e também os que sairam vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.” Apocalipse 15:2. Aqueles que não receberam a Marca da Besta, receberão o Selo de Deus. “Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado, nas suas testas, os servos do nosso Deus.” Apocalipse 7:3. “Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.” Isaías 8:16. O Selo de Deus revela o NOME, AUTORIDADE E DOMÍNIO na Sua Santa Lei: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto, abençoou o Senhor o dia de sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11. “Entre mim e os filhos de Israel será um sinal, para sempre; porque em seis dias fez o senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e restaurou-se.” Êxodo 31:17. “E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, vosso Deus.” Ezequiel 20:20. O sábado do sétimo dia é ainda o dia santo de Deus e a obediência à lei de Deus será o teste final para receber o SELO DE DEUS. “E vi outro anjo que subiu da banda do sol nascente... Dizendo: não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado,
nas suas testas, os servos do nosso Deus.” Apocalipse 7:2-3. “Porque, como os céus novos, e a terra nova, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há-de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:22-23. “Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor.” Apocalipse 1:10. Qual é o dia do Senhor? “E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor, até, do sábado.” Lucas 6:5 O Dia do Senhor é o sétimo dia da semana - o dia de sábado. “Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 14:12. A lei dominical é o ponto de controvérsia contra o povo de Deus. “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17. “Bem aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14. A maioria das igrejas e outras religiões não estão seguindo totalmente a Bíblia. Misturam verdade com paganismo ou com tradições humanas. “Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9. A guarda do Domingo é uma tradição dos homens. A sua origem veio da antiga adoração pagã do Sol. A imortalidade da alma também não é bíblica. O baptismo infantil e o baptismo por aspersão não são ensinados na Bíblia. “Nós os católicos, temos precisamente a mesma autoridade para manter o domingo como santo ao invés do sábado, como temos para cada outra crença ou doutrina, nomeadamente a autoridade da Igreja. Vós os Protestantes não têm qualquer autoridade para isso: pois não há autoridade para isto [a guarda do domingo] na Bíblia, e confirmarão que também não há autoridade para isso em nenhum outro lugar. Ambos, vós e nós, seguimos de facto a tradição nesta questão; mas nós seguimos isto acreditando que é parte da Palavra de Deus e a Igreja [Católica] como sendo divinamente apontada como guardiã e interprete. Vós seguis isto [a Igreja Católica], denunciando-a constantemente como sendo um guia falível e traiçoeiro da qual torna os mandamentos de Deus sem efeito.” [Citação Mateus 15:6]. The Broth-
erhood of St. Paul, “The Cliflon Tracts” Vol. 4, tract 4, p. 15. “É bom lembrarmos aos Presbiterianos, Baptistas, Metodistas e outros Cristãos, que a Bíblia não os apoiam em lado nenhum na observância do domingo. O domingo é uma instituição da Igreja Católica Romana, e aqueles que observam este dia obedecem a um mandamento da Igreja Católica.” Priest Brody, in a adress reported in the Elizabeth, N. J. News of March 18, 1903. O PROTESTANTISMO CONCORDA Clero, estudiosos e eminentes escritores, todos guardam, sem dúvida, o domingo como tradição mas são testemunhas de que o sábado bíblico é o sétimo dia da semana e não o domingo. O domingo não é o dia do Senhor. O PROTESTANTISMO FALA Congregacionalistas: “É bem claro que por mais devotos e rígidos que sejamos em relação ao domingo, não estamos guardando o sábado.... O sábado foi especificamente o fundamento de um mandamento divino. Nós não podemos defender tal mandamento pela observância do domingo.... Não há uma linha sequer no Novo Testamento que sugira que possamos incorrer em qualquer penalidade por violar o suposto santificado domingo.” Dr. R. W. Dale, “The Ten Commandments”, p. 106-107. Igreja Luterana Livre: “Não poderia haver uma linha sequer isolada nas Sagradas Escrituras que possam testificar que o Senhor ou os apóstolos tenham ordenado semelhante mudança do sábado para o domingo; então não é fácil responder à questão: Quem transferiu o sábado, e quem teve o direito de o fazer?” George Sverdrup, “A New Day”. Presbiterianos: “Não existe uma palavra, nem uma sugestão no Novo Testamneto sobre a abstenção do trabalho no domingo. A observância da quarta-feira de cinzas, ou do domingo como lei divina está ausente.” Canod Eyton, in “The Ten Commandments”. Anglicanos: “Onde é dito nas Escrituras que devemos guardar o primeiro dia? Somos sim, mandados a guardar o sétimo dia, mas em nenhum lugar nos é dito para guardar o primeiro dia.” Isaac Willians, “Plain Sermons on the Catechism”. pp. 334, 336. Metodistas: “É verdade que não há qualquer mandamento para o baptismo infantil. Nem há para considerar o primeiro dia da semana como santo e digno de guarda. Muitos acreditam que Cristo mudou o sábado. Mas, das suas próprias palavras, vemos que Ele não veio com tal propósito. Aqueles que acreditam que Jesus mudou o sábado, baseiam-se
apenas em suposições.” Amos Binney, Theological Compendium, p.p. 180-181. Episcopais: “Nós temos feito a mudança do sétimo dia para o primeiro dia, do sábado para o domingo, pela autoridade de alguém santo, a Igreja Católica Apostólica de Cristo.” Bishop Seymour, “Why We Keep Sunday”. Baptistas: “Para mim, nada significa que Jesus durante os seus três anos de conversação com os discípulos, sempre conversando sobre a questão do sábado, argumentando sobre vários aspectos, e expondo de maneira clara e livre de falsas interpretações (tradição judaica), nunca mencionou qualquer transferência deste dia, nem durante os quarenta dias após a sua ressurreição o fez. Nem tão pouco pelo que sabemos, o Espírito, do qual devia trazer a eles a lembrança de todas as coisas que Jesus disse lida com esta questão. Nem ainda os apóstolos inspirados em suas pregações ou fundando igrejas, aconselhando e instruindo discutem ou mencionam tal assunto.” “É lógico, bem sei, que o domingo veio a ser usado na história primitiva como dia
11
religioso, assim como aprendemos com os pioneiros e outras fontes. Mas que pena que isto venha com a marca do paganismo, cristianizado com o nome do deus-sol e então adoptado e santificado pela apostasia Papal e finalmente passado como um legado sacro ao Protestantismo.” Dr. E. T. Hiscox, tirado do seu sermão na Baptist Ministers Convention, em New York Examiner, 16-Nov.-1893. Temos então claramente evidenciado por fontes Católicas, que ela mesma (Igreja Católica) mudou o sábado, o sétimo dia, para o domingo, o primeiro dia da semana. Estas fontes afirmam também que o domingo foi trazido para a Igreja Cristã para ser observado por todos os homens. Temos citações de ministros Protestantes e eminentes escritores, que têm declarado claramente que em nenhum lugar do Novo Testamento da Bíblia exista qualquer linha sobre a adoração do domingo. O domingo não é santo. O domingo como dia de adoração veio do dia pagão de adoração do sol. “Por que transgredis vós, também, o
ALGUMAS HERESIAS E TRADIÇÕES DA IGREJA CATÓLICA INCLUINDO O ANO EM QUE COMEÇARAM
300 A.D. - Oração pelos mortos e o sinal da cruz. 321 - Leis dominicais impondo a guarda do Domingo. 375 - Veneração dos anjos e de santos mortos, e o uso de imagens. 394 - Celebração diária da missa. 400 - Início da perseguição aos guardadores do Sábado. 431 - Exaltação de Maria e designada como “Mãe de Deus”. 450 - Sentença de morte aos guardadores do Sábado. 500 - Sacerdotes mudam de vestimenta. 526 - Extrema unção. 593 - Purgatório. 600 - Uso do latim nas orações e cultos. Orações dirigidas a Maria, santos mortos e anjos. 607 - Título de Papa ou Bispo Universal dado pela primeira vez. 709 - Beijar o pé do Papa. 750 - Poder civil concedido ao Papa. 786 - Culto à cruz, imagens, reliquias e ossos. 850 - Água benta. 927 - Colégio dos Cardeais. 965 - Baptismo dos sinos. 995 - Canonização dos santos mortos. 998 - Jejum nos dias: Sexta-Feira e durante a Quaresma. 1079 - Celibato dos sacerdotes. 1090 - O rosário e as rezas repetitivas.
1184 - A Inquisição. 1190 - Venda de Indulgências. 1215 - Confissão auricular de pecados ao sacerdote em vez de a Deus. 1220 - Adoração da hóstia. 1229 - Proibição da Bíblia aos leigos. 1251 - O Escapulário. 1414 - É proibido ao povo o uso do vinho da Comunhão. 1508 - Ave Maria para ser dita nos rosários. 1524 - Fundação da Ordem dos Jesuítas. 1545 - Tradição oficialmente declarada de igual autoridade à Bíblia. 1546 - Livros Apócrifos oficialmente aceitos. 1854 - Imaculada concepção proclamada. 1864 - Sílabo de erros, condenando a liberdade de culto, de consciência, de pregação, de imprensa e de descobrimentos científicos. 1870 - Infalibilidade do Papa. 1930 - Escolas Públicas e não católicas condenadas. 1950 - Assunção da Virgem Maria. 1965 - Maria, proclamada Mãe da Igreja. Além disto, muitas outras: monges, freiras, heremitas, monastérios, conventos, Quaresma, Semana Santa, Domingo de Ramos, Quarta-feira de Cinzas, dia de todos os Santos, flagelação, incenso, óleo santo, medalhas, amuletos e outras.
mandamento de Deus, pela vossa tradição?... Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutinas que são preceitos dos homens... “Ele porém, respondendo, disse: toda a planta que me Pai celestial não plantou, será arrancada. “Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” Mateus 15:3, 7, 1314. A última advertência contra a Marca da Besta será uma mensagem mundial. Tal mensagem será levada pela rádio, televisão e jornais em todos os países do mundo. Deus dará a cada pessoa uma escolha final: obedecer a Ele ou obedecer às leis dos homens que é contrária à lei de Deus. “E, depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. “E clamou fortemente, com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e coito de todo o espírito imundo, e coito de toda a ave imunda e aborrecível; “Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituiram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância das suas delícías. “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. “Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela. “Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos dei de beber, dai-lhe a ela em dobro. “Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto, porque diz em seu coração: Estou assentada com raínha, e não sou viúva, e não verei o pranto. “Portanto, mum dia virão as suas pragas, a morte, o pranto e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga. “E os reis da terra que se prostituiram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem o fumo do seu incêndio, estando de longe, pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilónia, aquela grande cidade! Pois numa hora veio o seu juízo....
“E todo o piloto, e todo o que navega em naus, e todo o marinheiro, e todos os que negoceiam no mar se puseram de longe.... “E um forte anjo levantou uma pedra, como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual impeto será lançada Babilónia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.... “E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.” Apocalipse 18:110, 17, 21, 24. “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondeinos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira, e quem poderá subsistir?” Apocalipse 6:15-17. “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem
guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo branco, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.” Apoacalipse 19:19-20. “E serão os mortos do Senhor, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra: não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados.” Jeremias 25:33.
Deus Cuidará Atenciosamente a Todos que Confiam Nele e Lhe Obedecem
“Não temerás espanto nocturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que asole ao meio-dia. “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.... “Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.” Salmos 91:5-7, 9-10.
“E depois destas coisas, vi quatro anjos, que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo que subiu da banda do sol nascente, e tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado, nas suas testas, os servos do nosso Deus.” Apocalipse 7:1-3. “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede, nem sol nem calma alguma cairá sobre eles, porque o Cordeiro, que está no meio do trono, os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida, e Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima.” Apocalipse 7:1617. “Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti: enconde-te só por um momento, até que passe a ira.” Isaías 26:20-21. “E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. E vi como um mar de vidro misturado com fogo; e também os que sairam vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.” Apocaplipse 15:1-3. “E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos, os seus servos e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. “E vi como a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor Deus todo poderoso reina. “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente, porque o linho fino são as justiças dos santos. “E disse-me: Escreve: Bemaventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disseme: Estas são as palavras de Deus.” Apocalipse 19:5-9. “E o dragão irou-se contra a mulher,
12
e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17. “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação, até àquele tempo; mas naquele livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão... para a vida eterna.” Daniel 12:1-2. Por entre as vacilações da terra, o clarão do relâmpago e o ribombo do trovão, a voz do Filho de Deus chama os santos que dormem. Ele olha para a sepultura dos justos e, levantando as mãos para o céu, brada: ‘Despertai, despertai, despertai, vós que dormis no pó, e surgi!’ Do cárcere da morte da morte vêm eles, revestidos de glória imortal clamando: ‘Onde está ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?’ 1 Coríntios 15:55.” O Grande Conflito, p. 515. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicensses 4:16-17. “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Ámen. Ora vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20. “Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição... serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele [no céu] mil anos.” Apocalipse 20:6. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu João, vi a santa cidade, nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitarão, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E, o que estava assentado sobre o trono, disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são
verdadeiras e fiéis.” Apocalipse 21:1-5. “Não se turbe o vosso coração: credes em Deus, crede também, em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.” João 14:1-3. “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de graças.” Apocalipse 5:12. Sons de triunfo misturam-se com a música dos anjos até parecer que todo o céu está inundado de alegria e louvor. O amor venceu. O perdido foi encontrado. O céu ecoam vozes com força imponente proclamando: “Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas acções de graças, e honra, e glória e poder, para todo o sempre.” Apocalipse 5:13. “Eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” João 20:17. A família do céu e a família da terra são uma só. Por nós, nosso Senhor ascendeu, e por nós Ele vive. “Portanto, pode também salvar, perfeitamente, os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25. Então dirá o rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos do meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25:34.
nós, como nos não dará também, com ele, todas as coisas?” Romanos 8:32. Em que única palavra o carácter de Deus pode ser expresso? ““Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 João 4:8. Quão duradouro é o amor de Deus por nós? “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí.” Jeremias 31:3. Pode alguma coisa separar o verdadeiro filho de Deus do amor de Deus? “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade,nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:38-39. A quem prestarão os santos louvores para sempre? “Aquele que nos ama, e no seu sangue nos lavou dos nossos pecados,... a ele a glória e poder, para todo o sempre.” Apocaplise 1:5-6. O que nos é revelado sobre a compaixão de Deus? “Mas tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.” Salmos 86:15. Porque nos pede Jesus para amarmos os nossos inimigos? “Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos O Amor de Deus que vos maltratam e vos perseguem; para O que declarou Deus ser? que sejais filhos do vosso Pai que está nos “Deus é amor.” 1 João 4:8. céus; porque faz que o sol se levante sobre Quão grande é o amor de Deus para maus e bons, e a chuva desça sobre justos com o mundo? e injustos.” Mateus 5:44-45. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, A Hora do Juízo de Deus para que todo aquele que nele crê não Que alarmante mensagem é dada em pereça, mas tenha a vida eterna.” João Apocalipse 14:7? 3:16. “Temei a Deus e dai-lhe glória, porque Por que acto especial manifestou é vinda a hora do seu juízo, e adorai aquele Deus o Seu infinito amor? que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes “Nisto se manifestou o amor de Deus das águas.” para connosco: que Deus enviou o seu Quando é a hora do juízo de Deus? Filho unigénito ao mundo, para que por “E ele me disse: Até duas mil e ele vivamos.” 1 João 4:9. trezentas tardes e manhãs; e o santuário Sobre quem tem Deus derramado as será purificado.” Daniel 8:14. (Ver quadro Suas bençãos? da página 14). “Porque faz que o seu sol se levante Nota - O Dia da Expiação dos judeus sobre maus e bons, e a chuva desça sobre era no décimo dia do sétimo mês; o tempo justos e injustos.” Mateus 5:45. para o santuário ser purificado. Este dia Em vista do grande amor de Deus, o era visto pelos judeus como um dia de que podemos confiantemente esperar? julgamento no céu. Os 2300 anos, de “Aquele que nem mesmo a seu próprio acordo com a simbologia profética, Filho poupou, antes o entregou por todos alcança a purificação do santuário no céu,
ressurreição dos mortos. O juízo executivo dos ímpios ocorre depois dos seus casos terem sido examinados pelos santos durante os mil anos. Ver Apocalipse 20:4-5; 1 Coríntios 6:1-3. O juízo investigativo é aquele anunciado ao mundo pela mensagem do anjo do Apocalipse 14:6-7. Como advogado do Seu povo, o que confessa Cristo perante o Pai e os Seus anjos? “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5. Ver Mateus 10:32-33; Marcos 8:38. Nota - Durante o desenrolar deste julgamento, tanto os justos como os ímpios mortos estão nas suas sepulturas. O registo da vida de cada um está, contudo, ou o juízo investigativo. O serviço simbólico nos livros do céu. do santuário na nação judaica é cumprido na sua totalidade na obra de Cristo. Assim A Segunda Vinda de Cristo Que promessa fez Cristo em como o dia da expiação na antiga dispensação era o verdadeiro dia de relação à Sua vinda? “Não se turbe o vosso coração: julgamento, assim também a obra expiatória de Cristo incluirá uma credes em Deus, crede, também em investigação dos casos do Seu povo an- mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu votes da Sua segunda vinda. Que certeza podemos ter de que lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei haverá um julgamento? “Deus... tem determinado um dia em outra vez, e vos levareia para mim que, com justiça, há-de julgar o mundo.” mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós, também.” João 14:1-3. Actos 17:30-31. O que se seguirá aos sinais da Estava Paulo à espera do juízo no seu vinda de Cristo? tempo? “Então verão vir o Filho do homem, “E tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro...” Actos 24:25. Segundo que registos todos seremos julgados? “E abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20:12. “Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo.” Apocalipse 14:7. Nota - Há três fases do julgamento mencionadas nas Escrituras: o juízo investigativo, antes da segunda vinda de Cristo; o julgamento do mundo perdido e dos anjos caídos, por Cristo e pelos santos salvos durante o milénio após o segundo advento; e o juízo executivo, com a punição numa nuvem, com poder e grande dos ímpios no fim deste período. O juízo glória.” Lucas 21:27. Irão discursos de paz criar no investigativo tem lugar no céu antes da segunda vinda de Cristo, de forma a definir mundo uma falsa segurança? “Nos últimos dias virão quem é digno de ser ressuscitado na primeira ressurreição da Sua vinda, e quem escarnecedores, andando segundo as entre os vivos será transfor-mado num suas próprias concupis-cências, abrir e fechar de olhos, ao som da última dizendo: Onde está a promessa da sua trombeta. É necessário que isto aconteça vinda? Porque desde que os pais antes da Sua vinda, pois não haverá tempo dormiram, todas as coisas para tal trabalho entre a Sua vinda e a permanecem como desde o princípio
13
Os 2300 anos de acordo com a profecia de Daniel, “Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”, para o tempo da purificação da santuário. 457 A.C. - Artaxerxes, Rei da Pérsia, ordenou a restauração e reconstrução de Jerusalém. (Daniel 9:24; Esdras 6:1, 612). Começo dos 2300 anos. 408 A.C. - A resconstrução e
restauração de Jerusalém foi concluida no final dos primeiros 49 anos do longo tempo da profecia de Daniel. O trabalho foi acabado em 408 A.C. (Daniel 9:25). 27 D.C. - Unção de Jesus pelo Espírito Santo no seu baptismo, começando a pregar e a ensinar. Veja Mateus 3:16. Actos 10:38. De 457 A.C. até à Sua “unção”, 483 anos. 31 D.C. - O Messias é "tirado" ou
cortadodo meio da semana, depois de três anos e meio de abençoado ministério. Veja Daniel 9:27; Mateus 27:50, 51. Os restantes três anos e meio das setenta semanas levanos ao final dos 490 anos, período concedido ao povo judeu. 34 D.C. - Apedrejamento de Estevão. A partir deste tempo, o evangelho começou a ser pregado aos gentios. Veja Daniel 9:24; Actos 7:54-58; 8:1. De 457 A.C. ao “Tempo
dos Gentios”, 490 anos ou setenta semanas. 1844 D.C. - A tríplice mensagem de Apocalipse 14:6-12 dirigida a todo o mundo, pouco tempo antes da volta de Cristo. 1844 D.C. - Fim dos 2300 anos. Purificação do santuário celeste na hora do julgamento de Deus. Veja Daniel 8:14; Apocalipse 14:7.
da criação.” 2 Pedro 3:3-4. “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição.... Mas vós irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda, como um ladrão.” 1 Tessalonicenses 5:2-4. Perto da Sua ascensão, como prometeu Cristo que voltaria? “E, estando com os olhos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões, vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que de entre vós foi recebido em cima no céu, há-de vir, assim como para o céu o vistes ir.” Actos 1:10-11. Estarão todos na terra preparados para encontrar Jesus? “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até mesmos os que os traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.” Apocalipse 1:7. “E os reis da terra, e os grandes...
diziam aos montes e aos rochedos. Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro.” Apocalipse 6:15-16. Será a volta de Cristo um tempo de recompensa? “Porque o Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com os seus anjos; e então dará, a cada um, segundo as suas obras.” Mateus 16:27. “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12. Na aparição de Cristo, para quem é a salvação prometida? “Assim, também, Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:28. Que influência tem esta esperança sobre a vida? “Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque, assim como é, o veremos. E qualquer que nele tem esta
esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” 1 João 3:2-3. Quando anciava Paulo receber a sua coroa? “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juíz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também, a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:8.
vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Mateus 24:30. Que aviso nos deu Cristo em relação aos falsos ensinos? “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.” Mateus 24:23-26. Quão visível será a Sua vinda? “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” Verso 27. O que terá lugar ao som da trombeta? “Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido e voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” 1 Tessalonicenses 4:16. Que separação terá lugar? “E quando o Filho do homem vier
A Forma da Volta de Cristo Na ascensão de Cristo, como disseram os anjos que Ele voltaria? “Quando dizia isto, vendo-o eles, foi levado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o aos seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles, se puseram dois varões, vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que de entre vós foi recebido em cima no céu, há-de vir, assim, como para o céu o vistes ir.” Actos 1:9-11. Como disse Cristo que voltaria? “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos.” Mateus 16:27. “Todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem,
14
SEGUNDA RESSURREIÇÃO
15
A Cidade Santa desce à Terra. A eternidade começa na Terra.
O MILÉNIO
PRIMEIRA RESSURREIÇÃO
Cristo vem numa nuvem buscar os justos para o céu
em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes TERRA DESOLADA as ovelhas.” Mateus 25:31-32. Apenas Satanás e os seus anjos vivos vêem os O que dirá Ele aos da Sua direita? efeitos da sua rebelião para com a lei de Deus “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança, o reino que vos está preparado, desde a fundação do mundo.” Verso 34. O que dirá aos da Sua esquerda? “Então dirá, também, aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.” Verso 41. O que será o Senhor para o Seu NOVA FIM 1000 ENTRE AS RESSURREIÇÕES povo? TERRA NA TERRA - SATANÁS SÓZINHO E OS ÍMPiOS MORTOS DO “E o Senhor bramará de Sião, e dará EA NO CÉU - OS SANTOS ASSISTEM O JULGAMENTO DOS MUNDO a sua voz de Jerusalém, e os céus e a IMPÍOS ETERNIDADE terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.” Joel 3:16. Ver Jeremias 25:30-31; Ageu 2:21; Hebreus 12:26; Fim do Milénio Início do Milénio Salmos 91:5-10. O que nos diz Paulo desta vinda? 1. Fim das sete últimas pragas 1. Cristo e os santos descem “Aparecerá segunda vez, sem 2. Segunda vinda de Cristo pecado, aos que o esperam para 2. A Santa Cidade desce do céu salvação.” Hebreus 9:28. 3. Justos mortos ressuscitados 3. Ímpios mortos ressuscitados Que texto expõe claramente o 4. Impíos perecem, Satanás “amarrado” 4. Satanás derrotado milénio por vir? 5. Justos ascendem ao céu 5. Ímpios destruídos “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar... e viveram e reinaram com Cristo durante O Milénio é o período final da grande semana profética - o destruição dos ímpios. mil anos.” Apocalipse 20:4. grande sábado de descanso, o período de 1000 anos é o esperado Durante os mil anos a terra ficará desolada; Satanás e os O que acontecerá aos ímpios vivos descanso para a terra e para o povo de Deus depois dos 6000 seus anjos são confinados ao isolamento aqui; e os santos quando Cristo vier? mil anos da história da humanidade. com Cristo, “assentam-se em julgamento” pelos ímpios, “E como aconteceu nos dias de Noé, É o final da era evangelística e o começo do estabelecimento preparando assim a sua final punição. assim será, também, nos dias do Filho do Reino eterno de Deus na terra. É portanto, compreendido o Os ímpios mortos são então ressuscitados; Satanás (que do homem. Comiam bebiam, casavam que frequentemente é mencionado nas Escrituras como “o dia tinha sido amarrado ou derrotado por mil anos) que por pouco e davam-se em casamento, até ao dia do Senhor”. tempo foi isolado, agora, prepara a sua hoste de ímpios para em que Noé entrou na arca, e veio o É finalizado cada evento por uma ressurreição. O seu cercar a santa Cidade onde estão os santos. É então visto vir dilúvio, e os consumiu a todos. Como começo é marcado pelo derramamento das sete pragas, a vinda fogo do céu por parte de Deus e são devorados. a terra é também, da mesma maneira, aconteceu de Cristo, a ressurreição dos justos mortos, a “prisão” de purificada pelo mesmo fogo que destruiu os ímpios. A terra nos dias de Loth... no dia em que Loth Satanás, a trasladação dos santos para o céu; no seu final, pela renovada torna-se a residência eterna dos santos. O milénio é saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e descida da Nova Jerusalém, com Cristo e os santos, do céu, a um dos “tempos que viriam”. O seu término é a marca do enxofre, e os consumiu a todos. Assim ressurreição dos ímpios mortos, a derrota de Satanás, e a final princípio de uma nova vida numa nova terra. será no dia em que o Filho do homem se há-de manifestar.” Lucas 17:26-30. sobre este, não têm poder a segunda de clausura de Satanás no fim dos mil sairá a enganar as nações que estão morte.” Apocalipse 20:6. anos? sobre os quatro cantos da terra, Gog O Milénio Começa Por quanto tempo será Satanás “E depois, importa que seja solto e Magog, cujo número é como a areia Quantas Ressurreições haverão? aprisionado na terra? por um pouco de tempo.” Verso 3. do mar, para as ajuntar em batalha.” “Não vos maravilheis disto; porque “E vi descer do céu um anjo, que Os justos mortos serão ressus- Versos 7-8. vem a hora em que todos os que estão tinha a chave do abismo, e uma grande citados na segunda vinda de Cristo. Contra quem vão os ímpios nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os cadeia na sua mão. Ele prendeu o Quando serão o resto dos mortos, ou guerrear, e o que se sucede depois? que fizeram o bem sairão para a dragão, a antiga serpente, que é o seja, os ímpios ressuscitados? “Subiram sobre a largura da terra, ressurreição da vida; e os que fizeram Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil “Os outros mortos não reviveram, e cercaram o arraial dos santos e a o mal, para a ressurreição da anos. E lançou-o no abismo, e ali o até que os mil anos se acabaram.” cidade amada; mas desceu fogo do condenação.” João 5:28-29. encerrou, e pôs selo sobre ele, para Verso 5. céu, e os devorou.” Verso 9. Que classe terá parte apenas na que mais não engane as nações, até Quando os ímpios forem De que espécie será esta morte? primeira ressurreição? que os mil anos se acabem.” ressuscitados, o que fará Satanás? “Os quais, por castigo, padecerão “Bem-aventurado e santo aquele Apocalipse 20:1-3. “Acabando-se os mil anos, eterna perdição.” 2 Tessalonicenses que tem parte na primeira ressurreição: Que mudança é feita na condição Satanás será solto da sua prisão. E 1:9.
O Lar dos Salvos Para que propósito foi a terra criada? “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada.” Isaías 45:18. Para quem deu Deus a terra? “Os céus são os céus do senhor; mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens.” Salmos 115:16. Para que propósito foi o homem criado? “Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo dos seus pés.” Salmos 8:6. Quando o homem perdeu o seu domínio, que o dominou? “De quem alguém é vencido, do tal fazse também servo.” 2 Pedro 2:19. Nota - o homem foi vencido por Satanás no Jardim do Éden, e submeteu as suas faculdades nas mãos do seu captor.” Quando satanás tentou a Cristo, de que disse ser ele dono? “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse o diabo: Dar-te-ei a ti todo este o poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.” Lucas 4:5-6. Porque disse Cristo que os mansos serão abençoados? “Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” Mateus 5:5. O que foi mostrado ao apóstolo João em visão? “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” Apocalipse 21:1. Quão prontas serão as suas necessidades supridas? “E será que, antes que clamem. eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.” Isaías 65:24. Quão pacífica será então a condição da terra? “O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi, e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum, em todo o meu santo monte, diz o Senhor.” Verso 25.
mentira.” Verso 27. O que fluirá através desta cidade? “E mostrou-me o rio puro da águada vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.” Apocalise 22:1. O que se eleva de ambos os lados do rio? “No meio da sua praça, e de uma outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Verso 2. Segundo João, de que serão compostos as ruas da cidade? “E as doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transpantente.” Apocalipse 21:21. Porque não haverá nesta cidade a necessidade de sol ou de lua? “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. e as nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.” Versos 2324. ver Apocalipse 22:5; Isaías 60:19-20. A quem será permitida a entrada ali? “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14.
Eis Que Ele Vem
Qual será a medida de tempo pela qual manteremos a adoração ao Senhor? “Porque, como os céus novos, e a terra nova, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há-de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:22-23.
cidade? “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” Apocalipse 21:2. Quantos fundamentos tem esta cidade? “E o muro desta cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.” Verso 14. O que será excluído desta cidade? “E não haverá nela coisa alguma que A Nova Jerusalém O que diz João em relação a esta contamine, e cometa abominação e
“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. D'Aquele que tudo criou, emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor." O Grande Conflito, p. 684.
Esta pequena revista foi publicada pela Cornestone Publishing, PO Box 609, Graham, WA 98338 USA. Se deseja receber mais informações sobre os assuntos contidos nesta revista, escreva por favor para um dos endereços: EFW International
ACONSELHO-TE
24-A Ferederal Dr. #370 Jackson, TN 38305 United States of America
Apartado 1728 2685 Santa Iria de Azóia Portugal 16