Um pouco dos Personagens de J.K Alunos Harry Potter: Filho de Thiago e Lílian Potter, assassinados pelo cruel Lord Voldemort quando Harry tinha um ano. Misteriosamente, o pequeno Harry não só sobreviveu ao ataque que vitimou seus pais como de alguma forma rebateu o feitiço de Voldemort, derrotando o mestre do mal. Foi entregue a seus tios, que o desprezavam e o faziam morar em um armário debaixo da escada. Quando faz onze anos descobre que é um bruxo, e vai estudar em Hogwarts. Rony Weasley: Melhor amigo de Harry, filho de uma família de bruxos. Tem seis irmãos, sendo que dois deles (Fred e Jorge) também estudam em Hogwarts, três já se formaram (Carlinhos, Gui e Percy) e a caçula, Gina, vai para Hogwarts no segundo livro. Morre de medo de aranhas e fica sendo dono do rato Perebas até seu terceiro ano em Hogwarts, quando descobre um segredo do seu animal de estimação. Após isto, Píchi, uma coruja minúscula, passa a ser seu animal. Hermione Granger: Também da turma de Harry, Hermione é filha de trouxas (pessoas "normais", que não são bruxos) e não tira a cara dos livros de magia por nada no mundo. Sabichona e talentosa nas artes mágicas, vive tentando mostrar o que sabe nas salas de aula. Ganha o vira-tempo no terceiro livro, de grande importância, e é dona do gato Bichento, também muito importante. É a aluna que mais conhece feitiços em sua classe. Draco Malfoy: Antipático e riquinho aluno de Hogwarts, se torna o inimigo número um de Harry e seus amigos, e faz de tudo para transformar a vida dele num inferno. Filho de Lúcio Malfoy, que por sua vez é seguidor de Voldemort. Entra no time da Sonserina só porque oferece vassouras novas para os jogadores. Tem grande preconceito por bruxos de pais trouxas ("sangue-ruim") e por pobres. Crabbe e Goyle: Comparsas e "guarda-costas" de Draco, estão sempre do lado do encrenqueiro. Além de tudo, são reprovados e deturpados. São tarados por comida. Cho Chang: Garota descendente de orientais, por quem Harry é apaixonado. Ela é uma série mais velha que o garoto. Joga no time de quadribol da Corvinal como apanhadora. A primeira vez em que se encontra com Harry é no terceiro livro. Cedrico Diggory: Rapaz justo, da Lufa-Lufa, cobiçado por muitas das garotas de Hogwarts. É apanhador do time de quadribol de sua casa e morre fatalmente no quarto livro. Neville Longbottom: Menino muito atrapalhado, da mesma série de Harry. Vive perdendo seu sapo e a única matéria em que é bom é Herbologia. Tem muito medo do professor de poções, Severo Snape. Além de não viver com os pais, e sim com os avós. Fred e Jorge Weasley: Gêmeos, irmãos de Rony, encrenqueiros e muito espertos. Deram o Mapa do Maroto de presente a Harry e adoram inventar coisas parecidas com o mapa, como caramelos InchaLíngua. Gina Weasley: Tem uma queda por Harry Potter e é outra irmã de Rony. Foi conduzida inconscientemente pelo diário de Riddle a abrir a câmara secreta e açular a cobra (basilisco) contra todos.
Simas Finnigan: Colega de classe de Harry. Sempre se dá mal nas tentativas de feitiço. Isto é bem mostrado no primeiro livro. Lino Jordan: Amigo e colega de encrenca de Fred e Jorge Weasley. Escolhido por Hogwarts, assim que chegou, para narrar as partidas de quadribol entre as casas da escola. Marcos Flint: Capitão do time da Sonserina. Tem ódio por Olívio Wood, além de ser seu rival. Aceita a entrada de Draco no time só por causa de uma renovação nas vassouras que ele ofereceu. Olívio Wood: Louco por quadribol, rival de Marcos Flint. Fica em Hogwarts até o terceiro livro e consegue ganhar a tão querida taça de quadribol. Colin Creevey Grande fã de Harry Potter, que anda com uma máquina fotográfica na mão, a fim de registrar tudo o que acontece. É petrificado pelo Basilisco no segundo livro. Justino Flintch-Flechtey Aluno da Lufa-Lufa, desconfia de Harry no segundo livro, ao ver uma cobra lançada pelo mesmo. Após ser instigado a se esconder pelos amigos, é petrificado, levando a aumentar a desconfianças de seus colegas de escola em relação a Harry ser o guardião da Câmara Secreta. Professores Alvo Dumbledore: Diretor da escola (Hogwarts) e considerado o mágico mais poderoso do mundo. Foi ele quem entregou o pequeno Harry aos tios, logo após o assassinato dos pais do garoto. É o canal entre a autora e a estória, pois Rowling já disse que usa a sabedoria deste personagem para transmitir o que deseja nos livros. Minerva McGonagall: Responsável pela casa da Grifinória (a que Harry pertence em Hogwarts), é bastante severa, mas de bom coração. É muito sensível às vezes, quando começa a chorar. É sub-diretora de Hogwarts, e substitui Dumbledore por um tempo, no terceiro livro. Severo Snape: Professor de poções e chefe da casa de Sonserina, odeia Harry com todas as forças, fazendo o possível para humilhá-lo sempre que tem oportunidade. Mima Draco, mas ajuda Harry no primeiro livro, em forma de pagamento a algo que o pai do garoto fez por ele. Flitwick: Um pequeno duende professor de feitiços, que ensina os segredos do uso da varinha mágica aos estudantes de Hogwarts. Quirrell: O estranho professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é um dos mais importantes personagens para o desfecho do primeiro livro. Gilderoy Lockhart: Famoso e escritor de livros que substitui Quirrell no segundo livro. Ele é muito convencido e acha que é melhor do que todos. Remo Lupin: Este é o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas do terceiro livro. Professor favorito de Harry. No final do livro uma revelação sobre ele é feita.
Sibila Treanlwey: Professora de adivinhação que diz prever o futuro e é fanática pela morte de Harry Potter. Faz apenas uma previsão verdadeira em toda a série. E no quinto livro saberemos porque ela foi contratada mesmo sendo tão ruim. Hagrid: O guarda-caça meio-gigante de Hogwarts vira o novo professor de Trato das Criaturas Mágicas, com aulas monótonas e desastrosas. Adora Harry, Rony e Hermione, e sofre com o preconceito de Draco e de muitos alunos, pois os gigantes têm fama de maus. Alastor Moody: Conhecido como o homem que vê trevas por todos os lados, ex-auror, e tem um olho mágico que vê coisas através das paredes e sob capas de invisibilidade. Passa o ano "trancado", pois quem o "tranca" usa seu corpo para outros interesses. Retorna com todo o seu pessimismo no quinto livro. Fantasmas Nick Quase Sem-Cabeça: O fantasma da casa de Grifinória tem esse nome porque deveria ter sido decapitado ao morrer, mas sua cabeça ainda resiste presa ao pescoço por um filete de pele. Pirraça: O poltergeist que vive enchendo os alunos e aprontando travessuras pelos corredores do castelo. Frei Gorducho: É o fantasma da casa de Lufa-Lufa, sempre disposto a ajudar a todos. Barão Sangrento: Fantasma da casa de Sonserina, está sempre coberto de sangue. É o único em Hogwarts a quem Pirraça respeita. Murta que Geme: Assombra um dos banheiros femininos do colégio, e chora por qualquer coisa. Outros Personagens Madame Pomfrey: Enfermeira de Hogwarts, muito profissional e eficiente. Cura num passo de mágica coisas que os trouxas (não-bruxos) talvez não conseguissem curar. Rita Skeeter: Jornalista que tem o prazer de destruir a vida dos outros e muda tudo em suas reportagens; uma coisa que a ajuda é uma pena que faz o serviço por ela, sozinha. Esta bruxa pode se transformar em besouro para bisbilhotar os outros. Cornélio Fudge: Ministro da Magia, muito apegado a Harry. Bruxo bom, mas às vezes liga mais para as aparências. Demonstra-se mesquinho e orgulhoso no quarto livro. Sra. Figg: Vizinha dos Dursleys; Anda tropeçando com uma bengala, ama gatos, sua casa cheira a repolho. Muitas vezes fica cuidando de Harry enquanto seus tios saem, mas é revelado um grande segredo dela no quinto livro, e porque ela ganhou a confiança dos Dursleys. É explicado porque ela fazia com que Harry não gostasse de ficar na casa dela. Bruxa membro da Ordem da Fênix responsável por vigiar Harry na rua dos Alfeneiros. Bartô Crouch: Muito querido por Percy Weasley, irmão de Rony. Inteligente e rigorosíssimo. Trabalha no Ministério da Magia. Mas para manter a pose, acaba cometendo desgraças familiares.
Arthur Weasley: Pai de Rony e irmãos, ama os trouxas e trabalha neste setor no Ministério da Magia. Vive vigiando Harry e dando dicas de cuidado para o garoto. Molly Weasley: Mulher de Arthur, trata Harry como um filho e vive discordando das idéias dos gêmeos. Vive preocupada com a família e quando a contrariam, não tem medo de "pagar mico" na hora de gritar. Madame Maxime: Meio-giganta, com sotaque de seu país, tem vergonha de dizer o que é. É também a diretora da Beauxbetons, outra Escola de Magia. Tem uma queda por Hagrid. Lord Voldemort: Bruxo temido por todos no mundo dos bruxos. Ninguém, exceto Harry, nunca escapou de suas garras. Conhecido como Você-Sabe-Quem. Usa todos os artifícios, acordos com seres que podem vir a ser do mal, para ajudá-lo a espalhar a desgraça por todo o mundo. Pedro Pettigrew (Rabicho): Servo de Voldemort. Ajudou-o a se reerguer em seus piores momentos e viveu muitos anos como um inocente rato dos Weasley. Dizia-se amigo de Thiago, Lupin e Sirius, mas sua traição provocou a morte do pai de Harry. Lúcio Malfoy: É outro servo de Voldemort e odeia Harry Potter, assim como o filho Draco também odeia. Tem muita influência no Ministério da Magia. Ludo Bagman: Funcionário do Ministério da Magia, ex-jogador de quadribol. Não se dá muito bem com Bartô Crouch. Madame Rosmerta: Trabalha num bar de Hogsmeade e é grande amiga de McGonagall, Hagrid e Dumbledore. Sabe de muitos segredos, inclusive de Harry. Carlinhos Weasley: Irmão de Rony, trabalha com dragões na Romênia. Gui Weasley: Trabalha para o banco de Gringotes, no Egito. É outro irmão de Rony. Argus Filch: Zelador de Hogwarts e odeia os alunos, simplesmente porque é uma aberração no mundo dos bruxos, pois é um deles, mas sem poderes. Ama uma gata de estimação muito inteligente. Irma Pince: Bibliotecária de Hogwarts. Muito rígida. Madame Nor-r-ra: Gata de estimação de Filch e tem fortes intuições para localizar alunos que fazem coisas erradas. Edwiges: Coruja branca e muito eficiente e inteligente, pertencida por Harry. Boatos dizem que ela pode morrer.
Píchi: Coruja minúscula, de Rony, dada por Sirius. Bichento: Gato laranja, de estimação de Hermione.