Um Mundo Plano E sem muitas fronteiras
Uma construção histórica Há muito tempo que o ser humano tem mudado o mundo de acordo com suas ações. Podemos dizer que com a globalização o homem começou esse processo de conhecimento e estreitamento de relações entre as pessoas que antes não haviam. Como foi demonstrado no livro; essa globalização, tão conhecida nos dias atuais, pode ser dividida em 3 momentos até hoje. São eles: - 1.0 = movimentações mais fortes entre os países. - 2.0 = poder e movimentação de grandes empresas. - 3.0 = aproximação e negociações diretas, entre as pessoas.
Essa movimentação no dia a dia Podemos sentir os reflexos dessa globalização a cada momento da história. Muitas vezes ela foi modificada ou por um fato revolucionário. Como a queda do muro de Berlim e a Internacionalização do Trabalho. Relações foram mudadas rapidamente, idéias foram substituídas e ficando ultrapassadas. Como exemplo disso temos a super valorização do trabalho intelectual e a clara queda de remuneração para trabalhos ditos como braçais. Um outro exemplo claro no mundo contemporâneo é o desenvolvimento da comunicação entre pessoas, principalmente, por auxilio da web.
Mais próximo do nosso campo de visão
Quando falamos sobre globalização tendemos a imaginar o mundo como um grande painel integrado de ligações grandiosas, e não é falsa essa idéia, porém, a globalização está muito mais perto de nós e influencia muito nossa vida e nosso desenvolvimento. Podemos ver a globalização de diversos ângulos, social, cultural, econômico, enfim ela está e é a grande responsável por grande parte do que conhecemos hoje.
Para tentar exemplificar essa idéia podemos imaginar nossa escola. Aprendemos aquilo que acham que é o necessário, de acordo com uma ideologia talvez criada muito antes de se pensar na palavra globalização, a idéia de escola. A empresa que patrocina o instituto é brasileira, mas tem representantes por todo o mundo. Um problema como a crise dos EUA está abalando muito a economia brasileira, afetando assim a Embraer, ou seja, indiretamente a escola também.
Grandes potências fazem a diferença
Atualmente temos várias potências que podem ser consideradas como guias desse processo, aquelas que verdadeiramente levam o desenvolvimento segundo sua maestria. Mesmo considerando a globalização 3.0, onde as pessoas tendem a se tornarem mais independentes e os países ganham um poder de decisão maior, existem esses gigantes que implementam pontos de sua cultura, economia, política na realidade mundial.
Apoio ao desenvolvimento
Um trágico acontecimento, o 11 de setembro de 2001, marcou a história dos EUA e do mundo como um todo.Mostrou o lado ruim da relação entre pessoas, entre culturas e entre políticas. Mas hoje, a história tenta ser reorganizada, para que mostre o bom desenvolvimento. Um dos pontos é a criação da Jet Blue, uma empresa atual, que mostra estar no mercado, mesmo com pouco tempo de existência. E que representa esperança para um futuro mais pacifico e bem globalizado.
A Índia e a China
Esses países são gigantes nesse mundo atual, principalmente em relação a população, movimentam a economia mundial. Grandes produtores e exportadores. Além de terceirizarem parte de sua força de trabalho, para empresas e clínicas, principalmente, americanas.
Globalizar hoje • Hoje é preciso que saibamos nos desenvolver, e usar desse desenvolvimento para melhorar sempre, não fazer da globalização um processo de disputas, e assim, destruição. • Precisamos aproveitar o conhecimento e a interação disponível para criar uma melhor condição de vida para todos. É um processo demorado e complexo, mas possível para aqueles que fizeram as distâncias menores e culturas isoladas virarem parte de outras em um tempo tão curto.