Tuberculose

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tuberculose as PDF for free.

More details

  • Words: 602
  • Pages: 3
Tuberculose É uma infecção aguda ou crónica causada por Mycobacterium tuberculosis. A tuberculose é caracterizada por infiltração pulmonar, formação de granulomas com caseação, fibrose e cavitação. As pessoas que vivem em ambientes de muita aglomeração e com pouca ventilação e as que são imunocomprometidas apresentam uma probabilidade maior de se tornarem infectadas. Os pacientes com cepas sensíveis aos agentes antituberculoses comuns, o prognostico é excelente com o tratamento correcto. Entretanto naqueles com cepas resistentes a dois ou mais agentes antituberculosos principais a mortalidade é de 50%. A incidência de tb vem crecendo nos estados unidos em 2 lugar em relação aos sem teto, ao uso excessivo de drogas e à infecção provocada pólo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Globalmente a tb é a principal causa infecciosa de morbidade e mortalidade, gerando de 8 a 10 milhoes de novos casos a cada ano

Causas Embora o local da infecção primária seja o pulmão, existem como frequências, micobacterianas em outras partes do organismo. Uma serie de factores aumenta o risco de infecções incluindo: Gastretomia Diabetes nelito não controlada Doença de Hodgkin Leucemia Silicose Infecções por HIV Tratamento de corticosteroides ou imunossupressores.

Fisiopatologia Após a exposição a M. tuberculosis aproximadamente 5% das pessoas infectadas desenvolvem a tuberculose activa dentro de 1 ano, nos 95% restantes os microrganismos causam uma infecção latente. A transmissão da doença ativa dá-se através de núcleos de goiculas produzidas quando as pessoas infectadas tossem ou espirram. O sistema imunológico do hospedeiro geralmente controla o bacilo da tuberculose destruindo-o ou aprisionando-o em minúsculos nódulos

(tuberculo). Entretanto o bacilo pode jazer inactivo dentro do tubérculo durante anos e mais tarde reactivar e se disseminar. As pessoas com lesão cavitária são particularmente infectantes porque seus esputos geralmente contêm de 1 milhao a 100 milhoes de bacilospor mililitro. Se um bacilo da tuberculose inalado se estabelecer em um alvéolo ocorre a infecção com dilatação alvéolo-capilar e tumefacção das células endoteliais. Ocorre alveolite com replicação dos bacilos da tuberculose e influxo de leucócitos polimorfonucleares. Esses organismo disseminam-se através do sistema linfático para o sistema circulatório e depois por todo o organismo.

A imunidade celular com relação as micobacterias que se desenvolvem de 3 a 6 semanas depois, geralmente retém a infecção e detém a doença. Se a infecção se reactivar a característica da resposta do organismo é levar a caseação a conversão de tecido necrótico do organismo é levar a caseação – a conversão de tecido necrótico em um matreial semelhante ao queijo. O caseum pode localizar-se, sofrer fibrose caseosos infectados podem-se disseminar por todo o pulmão através da arvore traqueobronquica. Os locais de Tb extrapulmonar incluem as pleuras as meninges, as articulações, os linfonodos, o trato genitourinario e o intestino.

Sinais e sintomas Apos um período de incubação de 4 a 8 semanas, a tb é em geral assintomática na infecção primaria, mas pode produzir sintomas não específicos tais como: Fadiga Fraqueza Anorexia Perda de peso Suores noturnos Febre baixa Na reactivação os sintomas podem incluir uma tosse que produz esputo mucopurulento, hemoptise ocasional e dores

Alerta etário Febre e suores noturnos, indicações típicas de tb podem não estar presentes em pacientes idosos os quais em vez disso podem exibir uma alteração na actividade ou n peso.

Testes e diagnósticos Auscultação Percussão torácica Raios x do tórax Teste cutâneo de tuberculina Colorações e culturas (de esputo, liquido cefalorraquidiano, urina, drenagem de abscesso ou liquido pleural)

Tratamento o principal tratamento é a terapia antituberculosa. Depois de 2 a 3 semanas de medicação continua a doença em geral não é mais contagiosa e o paciente pode retornar ao seu estilo de vida normal enquanto toma a medicação.

Related Documents

Tuberculose
November 2019 4
Tuberculose
June 2020 3
Tuberculose
April 2020 6
Tuberculose
April 2020 5
10 Tuberculose
May 2020 7
Manual Tuberculose
June 2020 5