SENTIDO DA QUINTA-FEIRA SANTA O TRÍDUO PASCAL consta de : QUINTA-FEIRA (= dia do amor generoso) SEXTA-FEIRA SANTA (= dia da morte de Jesus) SÁBADO SANTO (= dia do enterro do Senhor)
NESTE DIA DE QUINTA-FEIRA SANTA RECORDAMOS TRÊS ACONTECIMENTOS PARA A NOSSA FÉ O MANDAMENTO DO AMOR Deus é Amor, e o Amor manifestou-se em Jesus. Ele amou-nos tanto que deu a vida por nós. Esse amor deve reinar no mundo, criando a fraternidade humana. Este acontecimento está significado no “Lava-pés”, gesto simbólico realizado por Jesus com os apóstolos, e que mostra a atitude de amor e serviço para com o próximo. A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA Numa noite como esta, Jesus entregou o seu Corpo e o seu Sangue por nós. E como sinal permanente da sua presença deixou-nos a EUCARISTIA. Hoje recordamos a instituição deste presente de Deus a todos nós. A INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO Numa noite como esta, Jesus instituiu o Sacramento do SACERDÓCIO. Escolheu um GRUPO para manifestar ao mundo a BOA NOVA, para partir o PÃO e dar-nos o PERDÃO. O denominador comum destes TRÊS ACONTECIMENTOS é o amor de deus às pessoas, manifestado em JESUS DE NAZARÉ, que “lava os pés, deixa-nos o sinal do “encontro com Ele”, no Pão e no Vinho consagrados, e “escolhe aqueles” que devem continuar a presidir à Eucaristia e a dar o perdão dos pecados.
1
JESUS LAVA OS PÉS AOS DISCÍPULOS podes entende-lo agora, mas hás-de sabe-lo depois.” Pedro insistiu: “Nunca me lavarás os pés.” Jesus respondeu-lhe: “ Se Eu não te lavar, não terás parte Comigo.” “Senhor, disse-lhe Simão Pedro, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu-lhe: “Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Ele bem sabia quem O ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. Depois de lhes lavar os pés. De retomar as Suas vestes e de Se pôr de novo na mesa, disse-Lhes: “Compreendeis o que Vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, visto que o sou. Ora, se Eu vos lavei os pés, sendo Senhor e Mestre, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que como Eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: não é o servo maior que o senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Uma vez que sabeis estas coisas, felizes sereis se as puserdes em prática. Não falo de todos vós; conheço os que escolhi, mas é para se cumprir a Escritura: ‘O que come o pão Comigo levantou-se contra Mim.’ Desde já vo-lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis Quem Eu sou. Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que Eu enviar, é a Mim que recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou.”»
« Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele que amara os Seus que estavam no mundo, levou até ao extremo o Seu amos por eles. E, no decorrer da ceia, tendo já o Diabo metido na cabeça de Judas Iscariotes, filho de Simão, que O entregasse, sabendo Jesus que o Pai depositara nas Suas mãos todas as coisas e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantouSe da mesa, tirou as vestes e tomando uma toalha, colocou-a à cinta. Depois, deitou a água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugálos com a toalha que pusera à cinta. Ao chegar a Simão Pedro, este disseLhe: “Tu vais lavar-me os pés?” Jesus respondeu-lhe: “O que eu faço, tu não
S. João 13, 1-20
2
PARA A REFLEXÃO EM GRUPO: Antes de mais lei outra vez o texto e situai-vos também vós junto de Jesus de dos discípulos. 1. Já reparaste que é Jesus quem se põe exactamente ao serviço dos discípulos? Como vives o facto de que Deus se ponha ao teu serviço? 2. Porque é Simão Pedro terá negado que Jesus lhe lavasse os pés? Porque não nos deixamos lavar por Jesus? 3. “Se Eu não te lavar os pés não terás parte comigo” disse Jesus, pois “nem todos estavam limpos”. Estou disposto a que Jesus me lave os pés, ou seja, aceitar ter parte com Jesus no seu anúncio do Reino, na alegria de ver a fé dos simples e humildes de coração e de aceitar ao mesmo tempo o sacrifício e a cruz de cada dia? 4. “Vós chamais-me Mestre e Senhor, e dizeis bem” até aqui parece tudo muito bonito, mas depois Jesus diz “Dei-vos o exemplo, para que vós façais também”. Estamos dispostos a aceitar o desafio de Jesus? 5. As perguntas parecem muito difíceis de responder pois implicam a nossa vida, no entanto lede com espírito de fé as últimas palavras de Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo...”. Como podem estas palavras animar-nos na nossa entrega aos outros?
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO MOMENTO DE ENCONTRO COM JESUS NA EUCARISTIA AMBIENTAÇÃO Rezar não é técnica; é falar com o coração Era um jovem simpático, com ar tranquilo. Falámos de muitas coisas: de livros, de filmes, de gente conhecida e de religião. O meu interlocutor afirmava crer, mas numa religião natural, num Deus vago, sem rosto, sem revelação. A certa altura falou-me também de oração, mas ao que ele se referia era, afinal, a técnicas de concentração, que é diferente. Não se deve confundir oração com métodos modernos de concentração, relax, meditação. Os homens de hoje sentem necessidade de relação com Deus, de oração, mas o Deus em que acreditam ou dizem acreditar não tem um rosto pessoal. É um ser vago, abstracto, uma ideia. Certamente por isso, porque o coração humano foi feito para se encontrar com pessoas é que Deus se revelou numa pessoa, com um rosto humano – o de Jesus Cristo. Rezar não é uma técnica de relax ou de concentração. É um encontro entre duas pessoas, uma das quais é Deus. Rezar é falar, falar com o corpo também, mas sobretudo falar com o coração.
3
Eloy Pinho, Salmos para o amanhecer
CANTO : Vede, Senhor, quanta gente Vede, Senhor, quanta gente. Nunca ouviu falar de Vós Quanta gente não sabe Que deve amar alguém Senhor aceitai-nos assim.
A vida alegre ou triste O amor que em nós existe Senhor, aceitai-nos assim. (...boca fechada...) A vida alegre ou triste O amor que em nós existe. Senhor, aceitai-nos assim.
Vede, Senhor, nós chegámos Prontos a dar o que temos
JESUS É . . . Jesus é a Palavra que deve ser anunciada. Jesus é a verdade que deve ser narrada. Jesus é o caminho que deve ser percorrido. Jesus é a luz que deve resplandecer. Jesus é a vida que deve ser vivida. Jesus é o amor que deve ser amado. Jesus é a alegria que deve ser partilhada. Jesus é o sacrifício que deve ser oferecido. Jesus é a paz que deve ser dada. Jesus é o pão da vida que deve ser comido. Jesus é o esfomeado que deve ser alimentado. Jesus é o sedento que deve ser saciado. Jesus é o nu que deve ser vestido. Jesus é o sem abrigo que deve ser hospedado. Jesus é o doente que deve ser curado. Jesus é o homem só que deve ser consolado.
Jesus é o indesejado que deve ser desejado. Jesus é o leproso a quem se devem lavar as feridas. Jesus é o mendicante que deve gratificado com um sorriso. Jesus é o bêbado que é preciso ouvir. Jesus é o doente mental que é preciso proteger. Jesus é o pequenino que é preciso abraçar. Jesus é o cego que precisa de guia. Jesus é o mudo que precisa de falar. Jesus é o coxo com quem é preciso caminhar. Jesus é o drogado que é preciso ajudar. Jesus é a prostituta que é preciso libertar do perigo e suster. Jesus é o prisioneiro que é preciso visitar. Jesus é o velhinho que precisa de ser servido. Jesus é... Jesus é o meu Deus. Jesus é o meu esposo. Jesus é a minha vida.
Jesus é o meu único amor. Jesus é o meu tudo. A minha plenitude.
4
com todo o meu coração, com todo o meu ser. (Madre Teresa de Calcutá)
Jesus, eis-me aqui amando
Reflexão pessoal Gostaria que nesta reflexão se chegasse a uma resposta para esta pergunta simples: quem é Jesus para mim? Escrevei uma “poesia” como esta de Madre Teresa sobre quem é Jesus para vós. “Jesus é...” CANTO : Não adores Não adores nunca ninguém mais que a Deus Não adores nunca ninguém mais que a Deus Não adores nunca ninguém mais que a Deus Não adores nunca ninguém mais Não adores nunca ninguém mais Não adores nunca ninguém mais que a Deus Não procures... Não escutes... Não contemples... Porque só Ele te pode saciar... EVANGELHO LC 22, 14-30 SILENCIO E ORAÇÃO ESPONTÂNEA CANTO: Fica junto a nós Fica junto a nós As sombras se desvanecem E a noite cai No horizonte se desprendem Os reflexos tão distantes de um dia Que nasceu em nós e não terá fim, Porque sabemos que uma nova vida Daqui partiu e nunca mais acabará.
Como o mar se espraia Infinitamente O vento soprará e abrirá Os caminhos escondidos, tantos corações Hão-de ver uma nova luz clara Como uma chama que onde passa queima, O teu amor esta terra invadirá.
Fica junto a nós, em breve desce o sol, Fica junto a nós, que o dia findará. Fica junto a nós e o sol se esconderá, Se estás entre nós a noite não virá.
À nossa humanidade Luta, sofre e espera Como um deserto que, sedento, Pede água a um céu que não tem nuvens Mas que um dia há-de dar-lhe vida. Contigo somos nascentes de água pura, Se estás presente, o deserto florirá 5
SEXTA-FEIRA SANTA O SENTIDO DESTE DIA
6
PÁSCOA. Esta palavra significa PASSAGEM, a passagem de Jesus da morte à vida. Não está certo ficar só no aspecto da morte (como fazem algumas formas populares), como também não está certo celebrar só a Ressurreição, esquecendo a passagem pela morte. Os dois aspectos celebram-se com uma grande unidade: a memória da Morte, está hoje repleta de esperança e de vitória, enquanto que a Vigília Pascal de amanhã celebrará apenas a Ressurreição e todo o dinamismo da passagem da Morte para a Vida. DESTACAMOS NESTE DIA: - Caminhar com Cristo, que se encaminha para a morte com atitude de perdão e amor. Queremos percorrer com Ele o seu Caminho da Cruz. DESTACAMOS À TARDE ESTES MOMENTOS CULMINANTES - Leitura da PAIXÃO: É o Centro da Celebração deste dia. Nós damo-lhe muita importância, já que todos os momentos seguintes se incluem destro da PAIXÃO. - Adoração à CRUZ É outro momento importante. A Comunidade cristã exprime os seus sentimentos ao contemplar e adorar a CRUZ, como princípio da PÁSCOA. O beijar a Cruz é o sinal da nossa resposta de amor ao AMOR que deu a sua vida por nós. - A Oração Universal Nesta oração, o povo exercendo a sua missão sacerdotal, roga por todos os homens. Hoje é o dia em que o povo participa desse sacerdócio do seu Senhor e intercede pelas grandes intenções da Igreja, da humanidade e do grupo. “Cristo NOSSA PÁSCOA FOI IMOLADO”, dirá o Prefácio Pascal. Este dia está centrado na Cruz do Senhor. Porém, não com ar triste, mas sim de Celebração: a Comunidade cristã proclama a PAIXÃO do Senhor e adora a sua Cruz, como o primeiro acto do Mistério Pascal.
ORAÇÃO DA MANHÃ – SEXTA-FEIRA SANTA JESUS, TU ÉS IMPORTANTE PARA MIM!
7
CANTO: Deixa Deus entrar Deixa Deus entrar na tua própria casa Deixa-te tocar pela sua graça Dentro em segredo, reza-lhe sem medo Senhor! Senhor! Que queres que eu faça? 1 - Só no fundo do ser eu vou encontrar As razões de viver, as razões de amar É bem dentro de nós que está a raiz Que nos faz amar e ser feliz 2- Vou conseguir que o seu olhar de Amor Se fixe em mim e eu me deixe olhar Eu vou me abrir num acto livre ao Senhor Eu vou ser de Deus vou deixá-lo entrar
AMBIENTAÇÃO Ninguém falou como esse homem. A sua Palavra é vida! Coração grande e bom para amar. Terno para chorar por um amigo e por uma pátria em ruínas. Pronto para compadecer-se dos mais pobres, dos pecadores. Grande para se sintonizar com os pequeninos. Compreensivo e generoso. Nunca sinal algum de egoísmo! Examinai o Evangelho à lupa e não vereis mais do que generosidade e entrega para com os outros neste homem simples, acessível a todos, comum. Anda pelas ruas como qualquer um, sem poses tontas de profeta. O seu olhar é límpido e acolhedor. Não vedes? Está continuamente a fazer milagres e ensina na sinagoga, e arrasta as multidões que O seguem até ao deserto. Mas, não deixa de ser o «o filho do carpinteiro», «o Nazareno». Era carpinteiro. E todos vinham até Ele porque d'Ele saía uma virtude que os curava a todos. Porém, odeia o triunfalismo e os pedestais. Muitas vezes, depois dos milagres, pedia-lhes: «não digais nada». Trabalhador incansável, preocupa-se muito com as pessoas. Organiza a sua vida pensando, não no seu bem e comodidade, mas nos outros. Gosta de estar no meio do povo. Está sempre disposto a partilhar a comida e a amizade, as alegrias e as penas. jamais pensa que uma pessoa ou situação estão completamente perdidas. Não tem esquemas pré-fabricados; com cada um começa o caminho, partindo do ponto em que se encontra. Ama as pessoas acima de tudo. De si mesmo dirá: «não vim para ser servido mas para servir.» (Florentino Ulibarri, Compartir, II, 15-16)
SALMO DE QUEM SE ADMIRA PERANTE JESUS És todo amor, perdão para o pecador, consolo do aflito e saúde dos enfermos. Tu és importante!
8
No teu pensamento estamos nós, nem um só momento desaparecemos dele. 0 teu coração está sempre disposto a acolher qualquer pessoa que se aproxime de Ti. Tu és importante!
No meio de uma sociedade na qual ainda não se conhecia Deus em profundidade, Mostraste-nos o verdadeiro rosto do Pai, desse Deus Pai que é teu e nosso. Tu és importante!
Tornaste-te homem como nós. Só o pecado nos diferenciava. Deixaste a tua condição divina para viveres entre nos, como um entre tantos. Tudo por nós. Tu és importante! Sempre próximo dos pobres, daqueles que por não terem nada, esperavam tudo de Deus. Com eles partilhaste a maior parte do teu tempo e entre eles pregaste a chegada iminente do Teu Reino. Tu és importante. Estás próximo de nós, sobretudo com os mais pequenos, com as crianças. Delas disseste que tinham de ser o nosso modelo, porque estavam perto do Reino dos Céus. Tu és importante! A todo o momento compreensivo com as pessoas, sobretudo com os pecadores. Quando algum se apresentava diante de ti, sabias olhá-lo com bons olhos e concedias-lhe o perdão por que tanto ansiava. Tu és importante! Desde sempre és amigo; Amigo que nunca falha; amigo em quem confiar; amigo e confidente. Tu és importante!
Qualquer pessoa, se quisesse, podia aceder a ti. Tanto fazia que fosse judeu, samaritano ou romano. Para todos tinhas um minuto livre, e ninguém que a Ti viesse se sentia rejeitado. Tu és importante! És capaz de perdoar mesmo aos inimigos. Quando te injuriaram e condenaram à morte, nem sequer te revoltaste gritando «injustiça». Foste para o suplício como cordeiro levado ao matadouro e uma vez na cruz pediste ao Pai que perdoasse aos culpados porque não sabiam o que faziam. Tu és importante! No fim de tudo não foi a cruz nem a morte. Fizeste-te presente no meio dos teus discípulos, enchendo-os de alegria. Pediste-lhes que anunciassem o Teu Reino entre todas as pessoas e disseste-nos, com grande alegria para nós que havias de acompanhar-nos até ao fim dos tempos. Obrigado, Senhor! Tu és importante!
Nunca deixaste de curar as pessoas. Mesmo em dia de sábado. Para Ti o mais importante era a pessoa e por ela ultrapassavas mesmo a Lei. Tu és importante!
LEITURA
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, Oração de eco) que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo leve. (Mt 11, 28-30)
GESTO
9
(
SÚPLICAS: «Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna» LEITOR 1 - Entraste na minha vida, Senhor; encheste-a e deste-lhe corpo. Agora és tanto para mim, que longe de ti, já não saberia o que fazer... T - SENHOR JESUS, TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA LEITOR 2 - Lá, por onde ias pregando, semeavas vida, esperança, amor. As pessoas vinham a Ti em busca de ajuda e nunca lha negavas. T - SENHOR JESUS, TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA LEITOR 3 - És um Deus próximo das pessoas, das suas doenças, dos seus sofrimentos, dos seus problemas. Também nós Te sentimos ao nosso lado. Por isso te dizemos... T - SENHOR JESUS, TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA LEITOR 4 - Ninguém se pode comparar contigo. Em Ti está tudo o que desejamos alcançar, porque de Ti vêm a felicidade e a alegria. T - SENHOR JESUS, TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA. LEITOR 5 - Amaste tanto o mundo que Te fizeste homem por nós. Passaste fome por nós; passaste frio por nós; sofreste perseguição por nós e, no fim da tua vida, morreste na cruz, também por nós. T - SENHOR JESUS, TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA. LEITOR - Nunca ninguém pensou tanto em nós. Ninguém nos amou tanto como tu, inclusivamente passando por cima dos nossos próprios pecados. Por isso o nosso coração agradecido te diz uma vez mais... T- SENHOR JESUS, TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA.
10
ORAÇÃO DE S. FRANCISCO Senhor: Fazei de mim um instrumento da vossa paz; Onde Houver ódio, que eu leve o Amor; Onde Houver ofensa, que eu leve o Perdão; Onde Houver discórdia, que eu leve o União; Onde Houver dúvida, que eu leve o Fé; Onde Houver erro, que eu leve o Verdade; Onde Houver desespero, que eu leve a Esperança Onde Houver tristeza, que eu leve o Alegria; Onde Houver trevas, que eu leve a Luz, Senhor Fazei que eu procure mais: Consolar que ser consolado, Compreender que ser compreendido, Amar que ser amado Pois é Dando que se recebe, É perdoando que se é perdoado, E é morrendo que se ressuscita Para a vida Eterna!
CANTO: Junto ao mar Junto ao mar eu ouvi hoje Senhor Tua voz que me chamou E me pediu que me entregasse a meu irmão Essa voz me transformou A minha vida, ela mudou Só penso agora, Senhor Em repetir-te: Pai Nosso em Ti cremos Pai Nosso Te oferecemos Pai Nosso nossas mãos de irmãos. Pai Nosso ... Pai Nosso em Ti cremos Pai Nosso Te oferecemos Pai Nosso nossas mãos de irmãos.
11
PARA A REFLEXÃO INDIVIDUAL AS CRUZES NO QUARTO Andava um homem cansado da sua cruz. Tanto se fartou que foi ter com Deus e pediu-lhe que lhe desse uma cruz mais pequena porque a cruz que tinha era muito pesada e custava-lhe a levar a vida daquela maneira. Deus ouviu o homem com paciência. Convidou-o a ir a um quarto onde havia uma grande variedade de cruzes. Deus disse ao homem para escolher outra que fosse então mais leve. O homem satisfeito e contente por Deus lhe dar a oportunidade de trocar de cruz, encostou a sua à parede e começou a procurar e a escolher alguma mais ao seu jeito e mais leve. Experimentou uma comprida, mas não conseguiu equilibrá-la. Pegou numa pequena, mas era muito pesada. Experimentou outra ainda larga, mas não conseguiu levá-la às costas. E assim passou a tarde à procura de uma cruz que lhe servisse. Procurou. Procurou. Procurou. Até que encontrou. Disse o homem a Deus que finalmente tinha uma cruz melhor, mais leve, que lhe ficava mesmo a calhar. Quando ia a partir, Deus fez-lhe fez ver que a nova cruz que escolhera não era senão a cruz que ele tinha trazido. Deus não dá cruzes superiores às capacidades das pessoas. A vida que cada um de nós tem foi a vida proposta por Deus com as medidas e os pesos que nós somos capazes de aguentar. A nossa cruz é a nossa vida. A cruz dos outros é a vida dos outros. Cada um não inveje a cruz e a vida do outro, mas aceite a sua cruz, a sua vida e ajude o outro a levar a sua cruz e a sua vida.
INDICAÇÕES PARA O REFLEXÃO INDIVIDUAL: -
Que mensagem te dá a parábola sobre a cruz?
-
Qual é o sentido da cruz de Jesus Cristo?
-
O que é que constitui a minha cruz?
12
EXPERIÊNCIA DE VOLUNTARIADO
MOMENTO DE PARTILHA Algumas indicações para a partilha: Sente-te livre. procura dizer o que sentes: - Em que consistiu a tua experiência de voluntariado. Que acções realizastes? - O que correu bem e menos bem? - O que guardas como memória? - O que recebeste deste teu pequeno “dar-te”? - Até que ponto conseguiste ver Jesus no outro? Foi difícil, foi fácil, porquê? - Como pode influenciar esta experiência na vida de cada um de nós e de modo especial de nosso Centro Juvenil?
13
ESPERANDO A RESSURREIÇÃO DIA DE DESERTO Os salmistas ainda não sabiam o que era a ressurreição. Mas tinham a convicção de que o nosso Deus é um Deus de vivos. Por isso, os salmos expressam a esperança de que o justo nunca morrerá. Um desses salmos é o 129. É um cântico de peregrinação que os israelitas cantavam quando iam a caminho de Jerusalém. Eles confessam as suas culpas, mas têm confiança na salvação que vem do Senhor, que é um Deus de vivos. Nós estamos também em peregrinação, quase a chegar à Vigília Pascal, meta desta Quaresma. Manifestemos também a nossa esperança de que a vida é mais forte do que a morte. Há sementes de ressurreição e, no final, Cristo vencerá. Recitar o salmo 129 em dois coros. Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor, Senhor, escutai a minha voz. Estejam os vossos ouvidos atentos à voz da minha súplica.
Eu vos suplico, Senhor, escutai a minha voz, porque vejo tantas situações de morte na sociedade: vejo tanta gente que não busca o Deus da vida, que desejaria calar a voz profética da Igreja e aceita que a vida é um caminhar para o nada.
Eu vos suplico do abismo da minha tristeza ao ver crianças que não podem viver felizes. Doentes que esperam e desesperam no meio da dor e idosos abandonados à sua imerecida solidão.
Mas, Senhor da Vida , eu confio na vossa palavra pois vejo já ao longe uma luz de ressurreição nas pessoas que lutam contra todas as forças da morte e apressam um tempo novo de fé, esperança e paz.
Eu vos suplico, escutai a minha voz, pois vos peço por todos os jovens que vivem sem sentido, buscando no consumismo, no prazer fácil, na droga, a felicidade que todos temos direito de gozar.
Como as sentinelas aguardam pela aurora, assim nós aguardamos, activos e vigilantes, que tenhais misericórdia de todos nós, pecadores e façais de nós construtores da civilização da vida e do amor.
14
PÁSCOA – O SIGNIFICADO DESTE DIA Alegria, amigos: É PÁSCOA. Festa da LIBERTAÇÃO DE TODA A GENTE. JESUS RESSUSCITOU! Ele inaugurou um novo estilo: O HOMEM NOVO, livre na verdade e criador de liberdade no amor Alegria, amigos: É PÁSCOA. É A MORTE DA MORTE. Adeus ao homem VELHO com a sua carga de servidões, com as suas múltiplas escravidões, com a sua violência sobre a pessoa humana, as traições ao amor. Alegria, amigos: É PÁSCOA. É a “PASSAGEM” PARA O homem novo, para o MUNDO NOVO. Alegria, amigos: É PÁSCOA. É a Páscoa de Jesus e também a nossa Páscoa. MORRER COM CRISTO (Renúncias) egoísmo... violência... mentira... indiferença... critérios materialistas... ganância... irresponsabilidade... tristeza... medo das pessoas... domínio... posse injusta da riqueza... discriminação... escravidão... cobardia e comodidade... imposição... coração fechado... confiança ilimitada no dinheiro... fatalismo... vingança... soberba... PECADO...
RESSUSCITAR COM ELE (Profissão de fé) ... amor ... mansidão ... verdade ... estima por todos ... critérios de evangelho ... desprendimento ... compromisso ... alegria ... confiança nas pessoas ... serviço ... comunicação cristã dos bens ... fraternidade ... liberdade ... coragem e sacrifício ... respeito ... abertura ... pobreza ... providência ... amor para com os inimigos ... humildade ... CRISTO
M I S T É R I O P A S C A L
15