“…todas as tecnologias são extensões do nosso sistema físico e nervoso concebidas para incrementar a força e a velocidade.” Machulan, Marshall – Compreender os Meios de Comunicação: extensões do homem. Lisboa: Relógio D` Agua Editores, 2008, P 103
World Wide Web = http://www...... Uma Breve História da Internet
A internet pode ser um fenómeno que se desenvolveu á velocidade da luz, não á qualquer duvida que a internet merece totalmente a atenção de que tem sido alvo nos últimos tempos, pois representa um passo de gigante no avanço das comunicações globais. O conceito de internet pode não ter sido concebido nas salas de guerra da Microsoft, mas esta rede global teve um papel importante noutra marcha para a conquista do domínio global, estava-se em 1957 no auge da guerra fria os Soviéticos tinham lançado o 1º Sputnik, ultrapassando os E.U.A. na corrida ao espaço.
Dados Cronológicos: 1945 O Memex é uma máquina que tem como função auxiliar a memória e guardar conhecimentos (daí o nome Memex: Memory Extension) que foi pensada pelo cientista americano Vannevar Bush. 1969 Pode-se dizer que a ARPANET foi a progenitora da Internet. Desenvolvida pela agência ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, tinha o objectivo de conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. A ARPANET utilizava a rede telefónica normal através do sistema de aluguer de circuitos. Os iniciais quatro nós da rede forma ampliados para trinta em Agosto de 1972. Considera-se esta data como o marco para início da actividade da primeira comunidade virtual. 1971 Ray Tomlinson da BBN escreveu um programa simples para envio e recebimento de e-mail. O programa tornou-se depressa num sucesso. O símbolo @ foi escolhido a partir das teclas de pontuação de um “teletype” modelo 33 por significar "at"que indica: em; naquele lugar.
1978 TCP/IP representa de certa maneira o conjunto das regras de comunicação na Internet e baseia-se na noção endereçamento IP, quer dizer o fato de fornecer um endereço IP à cada máquina da rede a fim de poder encaminhar pacotes de dados. Já que a sequência de protocolos TCP/IP foi criada à origem num objectivo militar, é concebida para responder diversos à critérios entre os quais: • • • •
O fraccionamento das mensagens em pacotes; A utilização de um sistema de endereços; O encaminhamento dos dados sobre a rede (encaminhamento); O controlo dos erros de transmissão de dados.
1980 Tim Berners-Lee , ainda enquanto estudante, construiu o que viria a ser o seu primeiro computador recorrendo a portas lógicas TTL, um ferro de soldar, um processador Motorola de oito bits (M6800) e peças de uma velha televisão. Em 1980 trabalhou como consultor independente de software no CERN (Laboratório Europeu para a Física de Partículas) em Genebra, Suíça. Neste período desenvolveu para uso próprio um programa para armazenamento de informação com possibilidade de associações arbitrárias chamado "Enquier". Este programa definiu a base conceptual do que viria a ser no futuro a World Wide Web. Em 1984 regressou ao CERN para trabalhar em sistemas distribuídos de tempo-real para aquisição de dados científicos e controlo de sistemas. Em 1989 propôs ao CERN um projecto global de hipertexto que se viria a transformar na World Wide Web. O objectivo era permitir o trabalho de diferentes pessoas em conjunto relacionando o conhecimento individual de cada um numa rede de documentos hipertexto. Escreveu no início dos anos 90 o primeiro servidor WWW (httpd) e o primeiro cliente WYSIWYG que corria em ambiente NeXTStep. O seu trabalho veria a luz do dia na rede interna do CERN em Dezembro de 1990 e na Internet no verão de 1991.
"Trocaria, se pudesse, toda minha tecnologia por uma tarde com Sócrates." Steve Jobs in “Newsweek” (2001)