CACOAL, 08 DE MAIO DE 2009
PÁGINA 04
UNESC informe Informativo acadêmico da UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal
José Luiz Alves Suspeita! Uma criança que chegou em Porto Velho, na terça-feira de madrugada, acompanhada pela mãe vindo da Espanha, foi internada com suspeita de estar infectada pela gripe suína. Todos os exames e cuidados estão sendo realizados pelos médicos do Cemetron. Assim, Rondônia passa a fazer parte da lista dos Estados com suspeita de gripe suína.
Longa espera Realmente Porto Velho não se preparou para receber tanta gente ao mesmo tempo. Na segunda-feira (4), os clientes do Banco do Brasil, além das longas e intermináveis filas, chegaram ao cúmulo de esperar mais de três horas para ser atendidos. Falto cadeiras e muitos clientes sentaram pelos corredores. Sem ter para quem reclamar.
Desrespeito! Terça-feira (5), as longas fi-
las nos caixas eletrônicos do Bradesco e nos outros caixas, provocaram irritação e bate-boca com os funcionários da instituição. Para saque e depósito gastava se mais de uma hora na fila. Chegou até a faltar dinheiro nos caixas. Uma verdadeira loucura!
Moto-taxistas Assembléia Legislativa, por meio de todos os seus representantes eleitos pelo povo, assumiu a defesa dos moto-taxistas que estão proibidos de trabalhar pela prefeitura de Porto Velho. O governador Ivo Cassol, sem partido, através do deputado Miguel Sena (PV), mandou avisar que o Estado não vai impedir estes profissionais de exercer suas atividades.
Comissão Na próxima semana uma comissão formada por cinco parlamentares e representantes dos mototaxistas vão manter uma reunião com o prefeito Roberto Sobrinho (PT), que é contra o serviço de moto-taxis na capital.
Objetivo é demover o prefeito da idéia contrária ao trabalho destes profissionais.
Mel na boca! O deputado José Lebrão (PTN), que assumiu a vaga deixada pelo prefeito eleito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni, ao chegar na Presidência da Casa, liga pelo celular para uma secretaria e manda trazer um litro de mel para cada atendente do gabinete de Neodi Oliveira.
Fantasiado Um veículo de passeio com placa de Cacoal NCO 8595, desfila todo fantasiado com as cores do PRP, Partido Republicano Progressista, com o número 44 exposto sob a capota do motor. A campanha está começando antes do tempo.
Festa! O prefeito Ângelo Fenalli (PV), conseguiu com o deputado Edson Martins (PMDB), um patrocínio de R$ 5 mil para as
premiações da festa de aniversário de São Miguel do Guaporé, que ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de julho. Além dos tradicionais desfiles, haverá a escolha da rainha e um baile daqueles.
Em cima da hora Por recomendação do governador Ivo Cassol, sem partido, a Comandante da Policia Militar do Estado, Coronel, Angelina Ramires, reuniu-se com um grupo de deputados e informou que a Policia Militar não vai atuar e prender os mototaxistas. Informou também que mandou abrir inquérito para apurar os atos de violências praticados por policiais, contra estes profissionais.
Finalizando Vou ficando por aqui, desejando a todos um bom final de semana. Aos amigos corintianos, Adair Perin e professor Nelson Rangel Filho, quero lembrá-los, que a partir de agora vai começar o pesadelo.
Lá se foi mais um escombro da Ditadura!
O senador Pedro Simon (PMDB-RS), afirmou certa vez que derrubar “uma ditadura é fácil, o difícil é retirar os escombros deixados por ela.” Agora decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ao tornar sem efeito a Lei de Imprensa implantada no País nos tempos do regime militar coloca o Brasil, nos trilhos da Democracia, retirando os entulhos autoritários que ainda azucrinavam as atividades de nós jornalistas. A partir de agora, a profissão de jornalistas está subordinada a Constituição Federal e aos Códigos Penal e Civil, com um novo ordenamento jurídico que disciplina a liberdade de informação e a livre circulação de idéias, sem conteúdo punitivos e intimidações. No caso de crimes de injúria e difamação os jornalistas serão julgados com base na nova lei de imprensa, que será votada pelo Congres-
so Nacional, Constituição Federal, Código Penal e Civil. O posicionamento dos ministros, Carlos Aires Brito e Eros Grau, foi fundamental na revogação desta lei remanescente dos tempos de “chumbo” no Brasil, quando a imprensa era manietada pelos censores do sistema. O preço do silêncio é muito mais caro do que a livre circulação da informação entre as pessoas, propiciando a oportunidade de formar idéias e conceitos, sobre tudo o que gira em torno da sociedade. Sou um, entre as dezenas, digamos, de velhos jornalistas que enfrentaram a irá dos “botinudos” de plantão que tratavam os profissionais de imprensa como pessoas de terceira categoria. Levei cotovelada e empurrões de seguranças de autoridades e tive o privilégio de ter matérias e fotos censuradas, entre elas, uma sobre os índios suruís em Espigão do Oeste na
revista “Veja” em 1976, denunciando o abandono destes indígenas no sul do então Território de Rondônia. Sou daquela turma que fazia jornalismo, por amor a profissão, e contestava o regime com matérias fortes sabendo dos riscos que corriam. Daqueles tempos, ainda estão em atividades, figuras com quem aprendi muito e convive de perto, entre eles, Hermano Henning, Paulo Totti, Jorge Escosteguy, Eliane Lucena, Carlos Marchi, Eliane Cantanhêde, Augusto Nunes e outros tantos que ajudaram a escrever e mudar a história deste País. Quando se faz uma retrospectiva, por mais superficial que seja, lembrando às atividades da imprensa nos tempos do regime militar, por uma questão de Justiça não se deve esquecer de homens públicos, como Ulysses Guimarães, Roberto Requião, Pedro Simon, Teotônio Vilela, o
menestrel das Alagoas e Dom Ivo Losrcheitter que entre outros contribuíram para consolidar a Democracia no Brasil. Já se perdeu no tempo, o número de jornalistas que foram presos e retirados dos porões da ditadura por estes democratas. Às vezes me pego de surpresa, avaliando o comportamento de alguma “bundudinha” que com um microfone à mão, sem ao menos saber formatar uma pergunta ao seu entrevistado fala: “sou reporte.” Daí concluí-se, que por pior que seja a Democracia, ainda é o melhor sistema político que existe. Na Democracia, todos têm o mesmo direito e oportunidade, os melhores se destacam. A liberdade de imprensa é um legado dos povos civilizados que não toleram o silêncio diante dos desmandos, de tiranos e corruptos. Viva a imprensa livre!
PARCERIA DA UNESC OFERECERÁ CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Por meio da parceria com a ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil), a UNESC (Faculdades Integradas de Cacoal) oferecerá cursos de Pós-Graduação a Distância. São mais de 250 cursos de Especialização e MBA, além de cursos de extensão e qualificação profissional. O IBEAD - Instituto Brasileiro de Educação a Distância foi constituído em 1995 e teve a Educação a Distância (EAD) como o principal foco. Em 2004, teve sua razão social alterada, passando a denominar-se ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. A ESAB está devidamente credenciada pelo MEC por meio do Parecer CNE/CES Nº 305/2004 e da Portaria MEC Nº 3693/2004, amparada na Resolução CNE/CES Nº 01/2001, modificada pela Resolução Nº 01/2007. A metodologia utilizada pela ESAB é a Educação a Distância via e-learning (pela Internet), sendo que para os cursos de Pós-Graduação (Especialização) contará com provas presenciais e produção de Monografia. Com duração mínima de 360 horas, os cursos serão realizados em 12 meses, podendo ser concluídos em, no mínimo, 6 meses e/ ou, no máximo, em 18 meses. O curso é ministrado por uma equipe docente de alto nível composta por mestres e doutores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Campus On-line, de alta tecnologia e único no mundo, desenvolvido pela ESAB. Com a efetivação da matrícula, o aluno receberá um kit de apresentação e informações sobre o curso que é composto por módulos seqüenciais que facilitam a aquisição do conhecimento. O material de estudo está disponível nos módulos “virtuais”, com a possibilidade do aluno realizar o download do conteúdo do módulo. No ambiente de “Sala de Aula”, o aluno tem acesso ao conteúdo dos módulos e às atividades de ensino, participa de fóruns e debates, realiza testes e agenda suas provas/exames presenciais. Os alunos dos cursos de Pós-Graduação (Especialização), como exigência da legislação da EAD, participarão de encontros presenciais, ocasião em que serão ministradas as provas/exames, além da defesa da Monografia, como parte integrante para a obtenção do certificado do curso. Os encontros presenciais acontecem quatro vezes ao ano em Pólos Educacionais parceiros da ESAB. Os cursos conferem certificado com validade nacional emitido pela própria ESAB a seus concluintes. Para outras, informações, acesse o Portal UNESC on line (www.unescnet.esab.edu.br).
COORDENADORES APRESENTAM CURSOS EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
No último dia 30, os professores da UNESC Jair de Oliveira Júnior, coordenador do curso de Sistemas de Informação, e Volmar Meia Casa, coordenador do curso de Pedagogia, proferiram palestra aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Cora Coralina. Na ocasião, os professores destacaram alguns critérios relevantes e necessários na escolha profissional a ser feita pelos jovens concluintes do ensino médio, destacando a importância pela procura por Instituições de Ensino Superior credenciadas e reconhecidas pelo MEC. Na oportunidade, foram apresentados os projetos desenvolvidos, a estrutura curricular e o mercado de trabalho relativo aos cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação.
VISITAS UNESC
A UNESC sediará, hoje, a partir das 8 horas da manhã, a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Secretaria de Ação Social e Trabalho, dirigida pela Secretária Municipal Izabela L. F. Borghi. A Conferência contará com a presença de acadêmicos e profissionais da área de Serviço Social, alunos e professores de Escolas Estaduais, membros do poder executivo e Grupos de Consciência Negra de Cacoal. Na foto, O Diretor Geral da UNESC, Prof. Ismael Cury, o Presidente da Mantenedora, Prof. Antônio Carlos do Nascimento e Izabela Borghi, Secretária Municipal de Ação Social e Trabalho.
VISITE NOSSO SITE: www.campoelavoura.com.br
[email protected] /
[email protected] / Telefone: (69) 30263747
A OAB, subseção de Cacoal, realizou Ciclo de Palestras no Auditório da UNESC, no dia 07 de maio. A programação contou com a participação do Desembargador, Dr. Renato Mimessi, que palestrou sobre o tema “Indenizações – Responsabilidade Civil no Código Civil”; do Procurador do Ministério Público, Dr. Ivo Benitez, que EDITAL DE CITAÇÃO falou sobre “Implicações do Direito Ambiental de Rondônia e Responsabilidade dos PRAZO: 20 dias Agentes”, e do Juiz Federal, Dr. Herculano Nacif, que abordou o tema “Os FundaU N ES C – FA C U LD A D ES IN T EGmentos R A DPrincipiológicos A S D E C A CdoODireito A L Ambiental”. Em visita a UNESC para acertar os DO EXECUTADO: Bruna Capitelli R U A D O S E S P O R T E S , 1 .0 3 8 – últimos C A IX Adetalhes POSTA 161 doL evento, a Presidente da OAB – subseção de Cacoal-RO, Drª. Baroni, 85217069287, NasciS IT E : CPF WWW .U N E S C N E T .B R - E -M A IL : U N EMaria S C @Rondon U N E S CGil, N Ejuntamente T .B R Ângela com o Presidente da Comissão de Prerrogado em 28/04/1987, noT Município E L E F O N Ede : (6 9 ) 3 4tiva 4 1 da -4 5OAB 0 3 – Dr. Ivan Pinheiro. Na foto, as visitas, ao lado do Diretor Geral Prof. C A CBaroni O A L – R O N DIsmael Ô N IACury e do Presidente da Mantenedora Dr. Antônio Carlos do Nascimento. Cacoal, filho(a) de Devanil e Aparecida Capitelli, atualmente em lugar incerto ou não sabido. FINALIDADE: Citação para PAGAR no prazo de 15 (quinze) dias, o valor de R$ 1.704,73 contados da dilação do prazo do Edital, a dívida acima identificada, com juros, correção e encargos legais, podendo opor embargos no mesmo prazo sob pena de constitui-se em Título Executivo Judicial. Decorrido o prazo o título será convertido em título judicial. Em caso de pronto pagamento, desobriga-se o devedor de custas e honorários.
EDITAL DE CITAÇÃO PRAZO: 20 dias CITAÇÃO DE: Daniel Ferreira Costa Dias, Brasileiro(a), Solteiro(a), estudante, CN 1754, Nascido em 03/12/1981, no Município de Ouro Branco-MG, filho(a) de Guilherme Dias Júnior e Isaltina Ferreira Costa, atualmente em lugar incerto. FINALIDADE: Citação para PAGAR no prazo de 03 (Três) dias, o valor de R$ 2.204,56 (dois mil duzentos e quatro re-
ais e cinqüenta e seis centavos), contados da dilação do prazo do Edital, a dívida a seguir identificada, com juros, correção e encargos legais, sob pena de serem arrestados tantos bens quantos bastarem para cumprimento integral da obrigação. Processo: 007.2008.001177-6 Classe: Ação Monitória Procedimento: Jurisdição especial contenciosa (Cível) Exequente: Sociedade Regional de Edu-
cação e Cultura Ltda Sorec Valor da Dívida: R$ 2.204,56 (dois mil duzentos e quatro reais e cinqüenta e seis centavos). Sede do Juízo: Fórum Min. José Américo de Almeida, Rua dos Pioneiros,2425 Centro - Cacoal, Cep: 78.976-902 - Fone/ Fax: (69) 3441-4145/2297/3382. Cacoal, 15/08/08. (a) MÁRIO JOSÉ MILANI E SILVA Juiz de Direito (1487 e 1488)
Processo: 007.2008.011301-3 Classe: Monitória Procedimento: Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa Exeqüente: Associação Educacional de Cacoal Valor da Dívida: R$ 1.704,73 Sede do Juízo: Fórum Min. José Américo de Almeida, Rua dos Pioneiros,2425 - Centro - Cacoal, Cep: 78.976-902 - Fone/Fax: (69) 34414145/2297/3382. Cacoal, 16/04/09.
Em visita a UNESC, Dr. Sidney Sotele – Representante do Prefeito de Ministro Andreazza e Procurador do Município, acertando minuta de Convênio para realização de Estágio da UNESC na prefeitura de Ministro Andreazza. Na foto, Sotele ao lado do Prof. Wilson Amorim, do acadêmico do 9º período de Direito Thiago Galter e do Diretor Geral prof. Ismael Cury.
Em visita cortesia a UNESC, o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal de Cacoal, José Valmir Corrêa, e o Gerente de Pessoa Jurídica Dione Wesley. Na oportunidade, confirmaram, mais uma vez, patrocínio à Jornada Científica organizada pela UNESC. A Caixa Econômica há anos vem patrocinando este evento, sempre disposta a contribuir com as causas culturais.
(a) Bruno Magalhães R. dos Santos Juiz substituto Edição: 1487 e 1488
Violato & Cia Ltda
Lavagem – Troca de óleo – Churrascaria – Posto Telefônico Agência de Cargas – Transportadora I – Avenida Castelo Branco, 18.945 / Fones: 3441.4021 – 3441.4025 II– Av. São Paulo, esquina c/ Rua dos Pioneiros - Fone: 3441.3288.
Retífica de Motores Diesel, Gasolina, Álcool, Estacionário e Camisa de Moto Serviço de Bombas e Bicos de Injetores Fone/Fax: (14) (69) 3441-5006 - Celular (Nei) 9960-3634 Bomba Injetora: 3443-3185
Av. Castelo Branco. 20562 - Bairro Novo Horizonte - Cacoal/RO
Alunos e professores da Escola Daniel Berg, em visita a UNESC, foram recepcionados pela Coordenadora do Curso de Direito, profª. Rita Heltai, e pelo Coordenador de Estágio de Direito Prof. Bruno Caixeiro. Os alunos conheceram todas as instalações da Instituição: Laboratório, Biblioteca, Sala de Júri Simulado, Auditório etc. Essa iniciativa oportuniza aos alunos do ensino médio, conhecer um pouco mais sobre a realidade do Ensino Superior.
Fone: 3441-4503 - Cacoal/RO