TESTES ESPECIAIS DE JOELHO Ft. Maria de Lourdes de M. Partika
Irmandade da Santa de Misericórdia de São Paulo
TESTES ESPECIAIS LCA - Gaveta anterior - Jerk Test - Pivot Shift - Lachman
Gaveta Anterior
PP: DDH, joelho flexionado a 80 graus Mãos na região posterior e polegares na região anterior do terço superior da tíbia, faz-se uma tração anterior. Realizar nas 3 rotações (interna, neutra e externa).
Jerk Test (Teste do Ressalto)
PP: DDH, 45 flexão quadril, 90 flexão joelho. Terapeuta com uma das mãos segura o pé do paciente em RI e, com a outra faz um discreto valgo do joelho, a seguir estende-se o joelho progressivamente e nota-se um ressalto (subluxação ântero-lateral do joelho). Positivo: lesão de LCA.
Pivot Shift (Teste de McIntoch)
PP: DDH, a partir da posição final do Jerk Test. Com a tíbia subluxada anteriormente, inicia-se lentamente a flexão, em torno dos 30 a 50 graus, será percebida repentina redução da luxação anterior Positivo: lesão do LCA .
Lachman (Richey Test)
PP: DD, joelho a 30 graus de flexão. Com uma mão segura a região supracondilar do fêmur e com a outra a região ant. da tíbia, então realiza-se uma força antagônica do fêmur para posterior e da tíbia para anterior Positivo: lesão do LCA.
TESTES ESPECIAIS LCP - Gaveta Posterior - Goodfrey (90 - 90) - Lachman invertido - Pivot reverso (Teste de Jakob)
Gaveta Posterior
Idem ao Gaveta anterior com a aplicação da força para posterior. Realizar em posição neutra e RI. Positivo: lesão de LCP.
Goodfrey (90º - 90º) Leste 100 50Oest 0e 1° Norte Trim
PP: DD, 90º de flexão de joelho e quadril Observar posição da perna após o relaxamento do quadríceps. Positivo: lesão de LCP.
Lachman invertido
Idem ao Lachman anterior invertendo as mãos e aplicando a força no sentido contrário. Positivo: lesão de LCP
Pivot Reverso (Teste de Jakob)
PP: DDH , joelho estendido e RE da perna. O joelho é fletido com uma força de abdução aplicada a tíbia em RE Positivo: instabilidade póstero-lateral.
TESTES ESPECIAIS MENISCOS - McMurray - Appley de Compressão - Teste de Steinmann - Sinal de Smillie
McMurray
PP: DD, 90º flexão de quadril, joelho em flexão máxima. Com uma das mãos o terapeuta palpa as interlinhas articulares e, com a outra, segura o pé do paciente, provocando movimentos de RI e RE da perna (fixa a perna em rotação externa, realiza um stress em valgo e extensão do joelho). Positivo: lesão meniscal (corno posterior do menisco
Appley de Compressão
PP: DV, flexão de joelho, extensão de quadril Aplica-se compressão axial junto ao pé e, RI e RE da perna. Positivo: lesão meniscal.
Sinal de Smillie
PP: DDH. Realiza-se palpação das interlinhas articulares. Positivo: lesão meniscal.
Teste de Steinmann
PP: sentado na maca, joelhos flexionados a 90º e pendentes. Terapeuta realiza RI e RE da perna, segurando pelo pé do paciente. Positivo: lesão meniscal.
TESTES ESPECIAIS INSTABILIDADE PATELO-FEMORAL - Teste de Apreensão - Teste de Compressão - Sinal de “J” - Sinal do “S”
Teste de Apreensão
PP: DDH, joelho em extensão, quadríceps relaxado. Realiza-se a lateralização da patela. Positivo: deslocamento e subluxação da patela.
Teste de Compressão
PP: DDH, pernas estendidas, relaxadas e em posição neutra. Empurra-se a patela distalmente, no interior do sulco troclear e solicita contração de quadríceps. Positivo: condromalácia.
Sinal do “J” e “S”
PP: sentado, realiza ativamente os movimentos de flexão e extensão do joelho. Durante a flexão e extensão ativa, a patela se movimenta para cima e para lateral formando um”J”
TESTES ESPECIAIS LIGAMENTOS COLATERAIS - Appley de Tração - Teste da adução (Varo) - Teste da abdução ( Valgo)
Appley de Tração
Posicionamento idêntico ao Appley de compressão, mas realizando uma força de tração da perna seguida de RI e RE. Positivo: lesão ligamentar medial e lateral.
Teste da adução (Varo)
PP: DDH, MMII estendidos e relaxados, coxa apoiada sobre a mesa de exame. Realiza-se adução da perna provocando um varo de joelho em hiperextensão, a 0 e a 30º de flexão de joelho.
Teste da Abdução (Valgo)
Idem ao Stress Varo mas, realiza uma abdução da perna provocando um valgo de joelho. Positivo: lesão LCP, lesão periférica medial e LCA..
TESTES ESPECIAIS PLICA SINOVIAL
PP: DD, joelho estendido e relaxado O examinador posiciona uma das mãos na borda lat da patela e a outra no tornozelo do paciente. Realiza-se flexão e extensão do joelho com RI da perna, enquanto medializa a patela palpando a face medial. Positivo: Plica anormal.