Música. Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som. A Música é composta por 3 elementos, que são eles: Melodia, Harmonia e Ritmo. Melodia: É a combinação de Sons sucessivos formando um sentido musical. (Arpejos...) Harmonia: É a combinação de sons simultâneos. (sons juntos formam os acordes) Ritmo: É a combinação dos valores. Som. O Som musical é o que produz sensação agradável ao ouvido. As Propriedades do som são 4. Altura-é a qualidade pela qual se distingue sons graves, médios e agudos. Representa-se a Altura pela posição da nota na pauta, Linhas Suplementares e pela Clave. Ex:
Duração - é o tempo em que se prolonga o som. É representada pelas figuras musicais.
Intensidade-é o volume do som, varia do fraco ao Forte. É representado pelos sinais de Dinâmica. Ex: Lição nº. 1 G. Bull 3ª Pentagrama
Timbre-é o caráter próprio de cada som. É pelo Timbre que podemos perceber sons de instrumentos ou vozes diferentes. Ex: violino e Flauta, Soprano e Tenor. Importante: 1) Não confundir altura com Intensidade. 2) Não confundir Elementos da Música com Propriedades do Som. Notação Musical. Notação Musical é a escrita da musica. Ex: Pauta, Claves, Notas, Acidentes, etc. Pauta ou Pentagrama-É o conjunto de 5 linhas e 4 Espaços. São contados de Baixo para Cima.
Clave-Sinal que dá nome ás notas. Existem 7 claves, que são representadas por 3 sinais:
Finalidade das Claves: -Evitar o uso excessivo de linhas suplementares. -Facilitar a leitura. -acomodar na pauta a execução das vozes e instrumentos musicais. Dó Central-É o ponto de partida para a leitura das claves. Notas-São sinais que representam o som. As notas são 7: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Nome das notas na pauta:
Linhas Suplementares. As linhas suplementares são linhas usadas acima e abaixo da pauta que servem para conter os sons graves e agudos.