GRUPO VOCACIONAL VIV ER Um comboio avança velozmente para o seu destino. Atravessa os campos como uma flecha. Penetra nos túneis. Cruza cidades e aldeias. Parece uma serpente mecânica a deslizar com toda a perfeição. Dentro do comboio desenrola-se o drama de humanidade. Gente de todas as raças, de todas as idades, de todas as condições sociais. Gente que ama e gente que odeia. Uns acham que o comboio leva uma velocidade exagerada; outros vão satisfeitos, contemplando a paisagem. Uns preocupam-se em saber se ele chegará ao seu destino, enquanto outros, despreocupados, passeiam-se pelas carruagens. E o comboio continua a correr, impassível, em direcção ao destino. A todos transporta, sem se interessar pelas diferenças. A viagem é grátis, mas ninguém pode sair do comboio. Vive-se dentro dele. Podem os passageiros estar tristes ou alegres, mas isso em nada influencia o comboio, que continua a correr infatigavelmente para a meta. Mas para onde vamos? E quem espera por nós? REFLEXÃO INDIVIDUAL Façamos uma paragem na nossa corrida permanente neste mundo e interroguemo-nos sobre o sentido do nosso viver. "O que é para ti viver?" Lê calmamente o texto seguinte: Viver é... Viver é saciar a nossa sede incontida de querer sermos livres... Viver é libertar-se e libertar o outro daquilo que o não deixa ser pessoa em plenitude... Viver é não matar o tempo, mas sim descobrir-lhe toda a sua importância, todo o seu valor... Viver é saber contemplar a maravilha que é a natureza e harmonizar-se com ela... Viver é assumir responsabilidades na tarefa comum da construção de um mundo cada vez mais habitável... Viver é ser útil aos outros, porque se está numa atitude permanente de serviço, de amor feito doação... Viver é ter um ideal pelo qual lutar, ter uma meta nobre a conseguir... Viver é aceitar cada manhã que nasce com uma renovada alegria, porque a tristeza tem um sabor a morte... Viver é ter como valores essenciais a verdade, a amizade, a justiça, a honestidade, a fidelidade, a coerência, a paz... Viver é ganhar muito dinheiro e viver comodamente, fazendo o que nos apetece... Viver é ter muito poder e estar acima dos outros... Viver é sentir-se bem a cada momento, com o máximo prazer possível. Viver é... Relê e medita: • Sublinha as afirmações com que mais te identificas. • Podes acrescentar outras que te pareçam importantes. • Põe as frases por ordem de importância.
1
GRUPO VOCACIONAL SER PE SSO A • •
Visionar ppt: Direitos humanos; Cartaz com boneco: todos juntos, definir o que é uma pessoa. Escrever no cartaz à volta do boneco e discutir com os outros o porquê.
Visionar ppt: Deus e tu Ler e rezar o texto: SE Se não puderes ser um pinheiro no topo da montanha, Sê vegetação rasteira no vale: A melhor vegetação rasteira à beira do regato. E se não puderes ser árvore, Sê arbusto. Não podemos todos ser capitães, Pois é preciso que haja tripulação. Há trabalho para todos. A nossa tarefa deve ser a que estiver ao nosso alcance. Se não puderes ser uma auto-estrada, Sê então apenas um caminho. Se não puderes ser um sol, Sê uma estrela. A vitória e o fracasso da vida ; Não se determinam pela dimensão. O que importa cada um ser o melhor Naquilo que puder. O importante é que cada um assuma a diferença. E viva com os outros em fraternidade. É a proposta verdadeira para quem quer ser feliz. (Adaptado de douglas malloch)
2
GRUPO VOCACIONAL A V ID A E EU (Momento de oração pessoal) 1º Momento: Situar-se diante de Deus: Viver em qualidade Para viver com qualidade não bastam os "pequenos prazeres" que procuramos sofregamente nas salas de festas, nas discotecas, nas esplanadas. Para viver com qualidade não basta deixarmo-nos obcecar pelo consumo de coisas, vendo na última moda uma nova proposta de felicidade. Para viver com qualidade não basta a evasão proporcionada pelas altas velocidades ou pêlos ritmos fortes em estéreo. Para viver com qualidade não basta procurar a todo o custo o êxito económico. Viver com qualidade é, em primeiro lugar, estar lúcido e crítico frente às alienações enumeradas e outras. Viver com qualidade é, em segundo lugar, aceitar a nossa existência como um desafio apaixonante, uma grande aventura, uma luta permanente. É gostar muito de viver. É amar a vida! Salmo 8: Rezar o salmo tranquilamente e calmamente. Uma ou mais vezes. O Salmo ajudará cada um a pôr-se diante de deus numa atitude de humildade. Tudo nos foi dado, oferecido, gratuito. A nossa participação é “receber” aquilo que nos é oferecido e continuar a “obra” começada em cada um. 2º Momento: Dialogar livremente com Deus • • •
Agradecer ao Senhor pela vida (nossas, família, outros, …) Pedir ao Senhor uma graça especial, para mim, para alcançar ao longo deste ano. Pedir pelos outros: os que precisam, necessitados, os que são impedidos de viver plenamente, as vítimas das injustiças, guerras, ódios, violências, …
3º Momento: Comprometer-se com Deus A vida e eu A vida é um desafio... Vou ao seu encontro. A vida é uma dádiva... Aceito-a. A vida é uma aventura... Aventuro-me. A vida é uma aflição... Vou vencê-la. A vida é uma tragédia... Vou enfrentá-la. A vida é um dever... Vou cumpri-lo. A vida é um jogo... Participo nele. A vida é uma oportunidade... Vou aproveitá-la. A vida é uma viagem... Completo-a. A vida é uma promessa... Cumpro-a A vida é uma beleza... Vou maravilhar-me. A vida é uma luta... Vou bater-me por ela. A vida é um objectivo... Vou atingi-lo. A vida é um quebra-cabeças... Vou resolvê-lo. 3
GRUPO VOCACIONAL A vida é... para eu viver como uma pessoa humana digna. Salmo 1: Rezar o salmo calmamente como compromisso diante de Deus de sempre contribuir para gerar vida, lutar pela vida e viver dignamente.
4
GRUPO VOCACIONAL PR OGR AM A D E VID A S Objectivos do Projecto de vida: Ajuda: • Reflectir sobre mim, a minha vida. • Concretizar ideias, objectivos. • Não esquecer aquilo que quero. • Rever a minha vida e os meus ideais. • Confrontar o que quero com a realidade (o possível). • Base para um diálogo com um acompanhador espiritual. • Corrigir o que não está conforme ao desejado. Ler o Projecto de vida e comentar se necessário. Explicar as perguntas para ajudar cada um a responder livremente e com sinceridade. Acompanhamento espiritual e vocacional: • Cada um escolhe uma pessoa para se confrontar, partilhar ideias experiências, corrigir o seu caminho, se valorizar, … • Fazer este encontro em média uma vez por mês. • Além disso em cada encontro eu gostaria de falar com cada um a nível pessoal sobre o grupo, a caminhada, os temas, os valores, as actividades, etc.
5
GRUPO VOCACIONAL CRISTO O HOMEM (NOVO) Leitura Jo 19,1-7(5) • Pequena explicação e comentário ao texto. • Explicação do que se pede. Pesquisa: • A cada um é destinado um evangelho. • Cada um deve folhear o evangelho que lhe foi destinado e procurar afirmações de Jesus ou sobre Jesus. • Redigir lista das qualidades para ser pessoa (Jesus) • Ir escrevê-las num cartaz onde está escrito “Jesus Cristo – Homem”. Comentário juntos Depois do comentário: • Em silêncio cada um medita sobre a personalidade de Jesus Cristo, o que conhece, o cartaz, … recorda gestos e atitudes de Jesus. • Redige um decálogo, credo, do Homem novo à estatura de Jesus.
6