Tabela-matriz_-_novo_curso

  • Uploaded by: Ashley Bolton
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tabela-matriz_-_novo_curso as PDF for free.

More details

  • Words: 1,194
  • Pages: 7
Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão

Conhecimento na área

Domínio

Competências do professor bibliotecário

Organização e Gestão da BE

Aspectos críticos que a Literatura identifica

Biblioteca escolar

Pontos fortes

Fraquezas

Oportunidades

Planificação de actividades; Gestão do fundo documental; Difusão de informação; Apoio ao currículo; Promover e proporcionar a leitura e literacia; Colaboração com os docentes da escola.

Professor Bibliotecário a tempo inteiro ou parcial, com mais tempo para desempenhar o seu trabalho; Com capacidade de liderança, atento às mudanças e transformações; Com formação adequada.

Falta de apoio por parte de quem detém o poder decisório; Falta de tempo pois não está a tempo inteiro; Falta de “Status”; Falta de meios financeiros.

Mostrar que o Professor Bibliotecário tem um papel activo no processo de construção de conhecimento; Interacção com outras bibliotecas e Coordenação interconcelhia.

Proporcionar um espaço de aprendizagem efectiva; Planificar e

Articulação do trabalho com a coordenadora interconcelhia; Desenvolvimento

Falta de formação dos outros membros da equipa; Número de horas

Empenho e motivação por parte dos membros, embora sem formação;

Ameaças

Falta de apoio; Horas da Biblioteca vistas como horas em que não se faz nada.

Falta de formação de docentes da equipa Recursos digitais em mau estado;

Desafios. Acções a implementar Estar atento, empenhado na transformação de mentalidades e acompanhar a mudança; Deve ser prospectivo, ter um papel educativo e educacional; Ter uma postura de aprendizagem contínua e investigação. Desenvolver estratégias de gestão e integração da Biblioteca na

Conhecimento na área

promover actividades que vão de encontro ao Projecto Educativo; Trabalhar em equipa com os outros docentes e demais dinamizadores do espaço.

Gestão da Colecção

Gerir uma colecção que sirva a população escolar e pública; Facilitar o acesso.

Biblioteca escolar

Colaboração com todos os docentes dos departamentos que prontamente respondem positivamente; Participação nas Reuniões do Conselho Pedagógico.

de acções de formação para utilizadores do espaço.

reduzidas para esses membros.

Organização e gestão adequadas; Disponibilizar todos os recursos com qualidade; Parcerias com a Câmara Municipal.

Falta de meios financeiros; Sugestões dos Falta do programa departamentos. para o tratamento documental.

Falta de meios financeiros.

Falta de programa para tratamento documental; Falta de formação de docentes da equipa.

escola e no desenvolvimento curricular: Desenvolver estratégias de recolha de evidências para aferir a importância do nosso trabalho; Articulação entre a biblioteca e a direcção da escola através do representante na equipa.

Actualizar as colecções ; Disponibilizar logo que possível a colecção em catalogo online.

Conhecimento na área

A BE como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes.

Citando Ross Todd: “Library as a Knowledge space, not information place; Connections not collections; actions not positions; evidence not advocacy;” A BE não é só um espaço de informação mas sim de construção de conhecimento; Espaço para trabalho colaborativo.

Biblioteca escolar

Articulação com os departamentos; Trabalho colaborativo entre equipa e escola; Biblioteca como espaço de ligação ao mundo pelo conhecimento que proporciona;

Desconhecimento das potencialidades da BE.

Participação nas reuniões de Coordenadores de Departamento; Participação nas reuniões de Conselho Pedagógico, Sugestões para o fundo documental.

Existência ainda de uma percepção antiquada da BE.

Participação nas reuniões das estruturas da escola; Divulgar a BE como um espaço de conhecimento, baseado na construção da aprendizagem, desenvolvimento de significados, permitindo que os alunos estejam ligados e em interacção com a comunidade e o mundo.

Conhecimento na área

Formação para a leitura e para as literacias.

BE e os novos ambientes digitais.

A BE permite aos alunos desenvolverem competências de leitura e literacias de informação; Aos alunos é cada vez mais exigido que dominem várias áreas do saber e a Biblioteca tem todo esse potencial. Os alunos devem ter capacidade para transformar a informação recebida através das tecnologias de informação em conhecimento e para isso devem ser ajudados; A BE deve disponibilizar meios de acesso à

Biblioteca escolar Trabalho colaborativo com os docentes de todos os ciclos; Actividades que permitam aos alunos desenvolver essas competências; Divulgação e promoção do PNL. Criação de blogues; Colaboração com os professores de TIC; Participação no PTE.

Falte de tempo para pôr em prática certas actividades

Falta de formação dos docentes e do pessoal afecto à BE; Uso errado dos meios por parte dos alunos por desconhecimento.

Divulgar e promover as actividades em articulação com Câmara Municipal; Interagir com a Rede de Bibliotecas, difundindo o trabalho.

Divulgação de todas as actividades

Transversalidade da Área TIC no currículo; Colaboração com os professores de TIC; Professor Bibliotecário fazer parte do PTE.

Possibilidade dos alunos pensarem que não precisam dos livros porque têm a Internet; Falta de formação dos docentes e pessoal afecto à BE.

Retirar informação valiosa que se transforma em conhecimento: segundo Ross Todd é a tarefa mais complexa do educador e o maior desafio. Proporcionar tarefas que permitam o uso

Conhecimento na área

Biblioteca escolar correcto dos ambientes digitais; Criação de um Blogue.

informação e diversificar as fontes de informação.

Gestão de evidências/ avaliação.

Desenvolvimento de uma avaliação baseada em evidências: (Evidence based practice) Aferição da eficácia dos serviços que prestamos; Perceber o impacto que a Biblioteca tem nas atitudes e competências dos utilizadores; Desenvolvimento de estratégias baseadas na recolha de evidências.

Recolha de dados que permitem uma avaliação fiável do trabalho desenvolvido.

Visão antiquada de que aquilo que se avalia é o trabalho do Professor Bibliotecário.

Modelo de Autoavaliação da Biblioteca.

Preconceitos sobre a avaliação que pairam na cabeça de todos os professores.

Envolver a escola no processo de avaliação, demonstrando o papel importante que esta tem na construção do conhecimento e aprendizagem.

Conhecimento na área

Gestão da mudança SÍNTESE As Bibliotecas, hoje em dia são espaços de construção de conhecimento; No contexto actual, a Biblioteca tem um papel: Informacional: disponibilizam recursos de informação, apoiam a infra-estrutura tecnológica, contribuindo paras o seu uso e integração nas práticas lectivas; Transformativo: Formam para as diferentes literacias, contribuindo de forma colaborativa e articulada com os outros docentes para o

Biblioteca escolar

Factores de sucesso

Obstáculos a vencer

A possibilidade de ter um ProfessorBibliotecário a tempo inteiro ou parcial, consoante o número de alunos da escola, permite que o trabalho seja desenvolvido com mais atenção.

Desconhecimento da importância da Avaliar o trabalho realizado; Biblioteca e do Professor-Bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem; Trazer à luz a importância do trabalho que fazemos; Falta de formação dos docentes da Equipa; Mostrar que somos imprescindíveis;

O Professor- Biliotecário tem que ter um papel fundamental de interacção com a escola e toda a comunidade. O desenvolvimento de um processo de avaliação vai permitir a melhoria das práticas e novos contextos de trabalho.

Falta de formação em TIC.

Acções prioritárias

Fazer ver que cumprimos objectivos semelhantes àqueles em que toda a escola se empenha e que sem a Biblioteca não há sucesso educativo; Continuar a desenvolver um trabalho colaborativo com toda a comunidade escolar; Apoiar os docentes nas suas actividades lectivas, Área de Projecto e Estudo Acompanhado; Continuar a desenvolver as competências e os hábitos de leitura.

Conhecimento na área desenvolvimento de competências que suportam as aprendizagens e a construção do conhecimento; Formativo: Transformam-se de espaços de disponibilização de recursos em espaços de aprendizagem, de construção do conhecimento.

Biblioteca escolar

More Documents from "Ashley Bolton"