S&P-500 - Análise Técnica Por: Pedro Miranda em 2009-07-23 Ver mais mensagens do mesmo Autor Comente este artigo ou coloque uma questão Artigo visto 2270 vezes
Situação de Longo Prazo: O SPX enfrentou um dos piores Bearmarkets da sua história com uma queda de 57.8% desde os máximos de Outubro de 2007 aos mínimos de Março de 2009. No entanto e apesar da enorme recuperação desde Março (uma subida de +44% em poucos meses), a situação na time time-frame frame de Longo Prazo não é ainda totalmente tota clara. Em termos puramente técnicos, a tendência de baixa de longo prazo não foi ainda aniquilada, toda esta recuperação de grandes dimensões não "virou" ainda alguns dos indicadores de sustentabilidade da tendência como por exemplo a situação das d duas médias móveis de referência (a ema50 continua abaixo da ema200 embora o índice esteja já acima da ema200).
Gráfico produzido com MetaStock™,, software de Análise Técnica Profiss Profissional.
A grande questão do momento é se teremos já visto o fim do ciclo de quedas, ou se estaremos apenas perante uma reacção técnica à tendência de baixa. Uma questão pertinente mas difícil de responder, visto que pela escala do movimento estes +44% são apenas uma pequena fracção compatível com movimentos reaccionários.
Gráfico produzido com MetaStock™, software de Análise Técnica Profissional.
Com Fibonacci Retracements, podemos ver que o movimento de recuperação superou os 23.6% encontrando-se sensivelmente a meio caminho para os 38.2% que neste caso seriam os 1015pontos, valores standard para retraces em movimentos deste tipo. Situação de Curto Prazo: Filtrando os 2 primeiros meses do movimento ascendente, que foram praticamente uma subida em flecha, o SPX tem estado estagnado num curto range de 75 pontos, com suporte a 875 e resistência a 950 pontos, valor que está neste preciso momento a ser testado mais uma vez. Enquanto não se efectivar uma ruptura de uma destas 2 referências a situação é de tendência lateral. No caso de confirmação de ruptura em alta (importante de observar nos próximos dias), a projecção do movimento seriam os 1025 pontos, um valor obtido pela simples soma da amplitude do range lateral em vigor e compatível com os 1015 do retrace 38.2% de Fib.
Gráfico produzido com MetaStock™, software de Análise Técnica Profissional.
A zona que está a ser testada (950) é também coincidente com uma resistência descendente de médio prazo, um pouco abaixo nos 936 temos a ema200 e a 908 a ema50. Notas: Num contexto de longo prazo ainda incerto, estou neste momento mais focado no curto prazo e nos futuros desenvolvimentos deste movimento ascendente. Nesta óptica (curto/médio prazo), tem sido possível desenvolver diversos setups com base nos principais pontos de referência. bons negócios ! Pedro Miranda www.clubeinvest.com