Aliança Bíblica Universitária do Brasil Estudo Bíblico
Sonhos e desejos "Todo mundo nasce para fazer alguma coisa, mas são poucos os que têm sorte de descobrir qual é essa coisa. Por isso, são poucos os bem-sucedidos nas suas carreiras. Eu tive a sorte de descobrir muito cedo qual é a coisa para qual eu sirvo." (Washington Olivetto, fundador e presidente da W/Brasil) "Amor ao trabalho. Esta é a característica de 100% dos entrevistados do livro Talentos Brasileiros. Para eles, o trabalho é como um hobby e todos falaram sobre a importância de se gostar do que se faz para se conseguir a excelência em qualquer carreira."
1 - Quais os fatores que influenciaram sua escolha profissional? Na sua opinião, ser bemsucedido na carreira profissional é suficiente para se ter uma vida feliz? "Vários executivos e empresários contaram que confundem a sua identidade com a da empresa. Magim Rodriguez disse que o seu nome praticamente mudou para Magim da Ambev. Miguel Krigsner contou que teve problemas existenciais quando o seu sobrenome passou a ser Boticário. A empresa e ele passaram a ser a mesma coisa." "Aqueles cuja vida interior não está em ordem ficam confusos quanto à sua identidade. Parecem estar cada vez mais incapazes de fazer distinção entre a função que exercem e a sua própria pessoa. Para eles, o que fazem se confunde com o que são." (do livro Ponha Ordem em Seu Mundo Interior de Gordon MacDonald, editora ABU)
2 - Quais são os riscos dessa "confusão de papéis"? É fácil fazer uma clara distinção entre a sua identidade pessoal e a profissional? "Você acredita que suas ações podem melhorar o mundo ou, pelo menos, sua própria vida? Pois bem, 24% dos jovens brasileiros rechaçam essa idéia. Não enxergam impactos econômicos, sociais ou ambientais em suas ações. O índice, considerado altíssimo, faz parte do estudo nacional 'Os jovens e o consumo sustentável construindo o próprio futuro', divulgado em 14/03/02 pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente." "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não o satisfaz?" (Isaías 55:2a - Bíblia Sagrada) "Durante nossa vida, muito provavelmente, temos que praticar alguns atos de renúncia e abandonar conscientemente certas coisas - coisas que em si mesmas talvez não sejam erradas, mas tornam-se erradas pelo fato de sua importância ser determinada por razões erradas." (Gordon MacDonald)
3 - Considerando que nossos sonhos e ambições podem impactar não somente nossas vidas, mas as coisas e pessoas ao nosso redor, você renunciaria algo que deseja muito em benefício de seus relacionamentos, do meio ambiente, ou, ainda, da sua vida espiritual? 4 - Já alguma vez, relacionamos os nossos sonhos com a existência de Deus e o que ele pode fazer por nossos sonhos (ou o que os nossos sonhos podem fazer por ele)?