Salmos 103.docx

  • Uploaded by: Davi Sales
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Salmos 103.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,347
  • Pages: 3
SALMOS 103.1-5 INTRODUÇÃO SALMOS HB (TEHILLIM) = Livro de Louvores. Era o Hinário do povo de Deus.

O verdadeiro louvor vem de um coração grato, que tem o desejo sincero de glorificar e agradar ao Senhor. (ESSE POVO ME HONRA COM SEUS LABIOS MAIS SEU CORAÇÃO ESTA LONGE).

A EPTUAGINTA LXX usa o termo (PSALMOS) do grego, significa UM CÂNTICO ENTOADO COM ACOMPANHAMENTO DE UM INSTRUMENTO DE CORDAS.

É certo agradecer a Deus antes de comer, mais o povo de Israel tinha o costume de agradecer depois das refeições, como forma de lembrar que o senhor havia provido o seu alimento. (DT. 8.7-20).

O Livro de Salmos se dividem em 5 Partes, talvez imitando os 5 Livros de Moisés.

SALMOS 103.4

SALMOS (1 – 41) - (42 – 72) - (73 – 89) – (90 – 106) – (107-150).

“REDIMIR” Nos faz lembrar do livramento que Deus deu aos Judeus no período da escravidão no Egito.

Os Judeus e peregrinos subiam para Jerusalém adorando ao Senhor com instrumentos, e salmodiando. Alguns estudiosos afirmam que os Salmos eram cantados no Templo.

Esse contexto descreve Deus salvando alguém preste a cair numa “COVA” a cova é um símbolo do SHEOL, Reino dos mortos.

MARTINHO LUTERO “Os Salmos são uma Bíblia em miniatura dentro da Bíblia”.

Davi disse no Salmo 23 Ainda que andasse pelo vale da sombra da morte...

JOHANNES “ O que o coração é para o homem, os Salmos são para a Bíblia”.

Salmos 103.5

W.O.E “Os Salmos são a maior Sinfonia de louvores a Deus que já foi escrita na terra”.

Que enche a tua boca de “BENS”. Ele satisfaz o teu desejo por coisas boas.

Até o inimigo de nossa alma citou o Salmo 91.11 no epsódio da tentação de Jesus.

De sorte que a tua mocidade se renove como a águia.

Os hinos que Paulo e Silas cantaram na prisão, eram provavelmente Salmos.

CARACTERISTICAS DA ÁGUIA:

A Igreja Primitiva cantavam os Salmos, nos Cultos e nas casas.

A Visão

No Seculo V D.C os Salmos eram repetidos nos mosteiros pelo menos 2 vezes por semana.

As águias são excelentes predadores graças a visão apurada. A título de comparação, a visão das águias é de duas a oito vezes mais desenvolvida que a visão humana, o que permite que elas localizem suas presas a grandes distâncias. A águia-real, por exemplo, é capaz de avistar uma lebre a mais de 3km de distância. O cristão não

Os Salmos serviram como um apoio aos mártires, confortaram os sofredores e fortaleceram os fracos. Muitos mártires eram levados para serem mortos, nas arenas, para serem devorados por animais ferozes, mas eles eram conduzidos louvandos os Salmos. DAVI ESCREVEU 73 SALMOS. SALMOS 103. 1-5 “BENDIZER” Significa alegrar o coração do Senor, expressando amor e gratidão por tudo o que ELE é e tudo o que ELE fez.

pode ser uma pessoa bitolada, de mente estreita. Ele não pode apenas enxergar seu micro universo como se estivesse olhando para um tubo.

A Audição Como se não bastasse ter uma visão praticamente impecável, as águias também ouvem muito bem. Elas são capazes de escutar a longas distâncias e distinguir o som de outra ave rapinante ou de uma potencial presa. Tem crentes que não ouvi mais a voz de Deus.

A águia voa alto. Ela tem vocação para as alturas, ela é a rainha do espaço, ela não é como inhambu que vive levando tiro na asa, presa fácil dos caçadores porque só voa baixo. Há muitas pessoas que vivem também num plano muito inferior, voando baixo demais e sofrendo ataques de todos os lados porque não saem das zonas de perigo, vivem pisando em terreno minado, com os pés no território do adversário. A águia voa cada vez mais alto. Ela tem uma característica muito interessante. Quando ela faz seu segundo vôo ele é mais alto do que o primeiro. Quando ela faz o seu terceiro vôo, ele é mais alto do que o segundo, ela sempre se esforça para voar cada vez mais alto, com isso ela tem uma lição muito profunda a nos ensinar, Se os que confiam no Senhor são como a águia, então nós não precisamos ter uma vida de altos e baixos. A muitos cristãos que são instáveis demais. Sua fé oscila como a onda do mar. Não se firmam, não crescem, não amadurecem, são reincidentes em repetidas quedas. A águia voa acima da tempestade. Sempre que divisa no horizonte a chegada de uma ameaçadora tempestade, sempre que vê as nuvens escuras e os relâmpagos riscando o céu, sempre que ouve o ribombar dos trovões, ela agiganta ainda mais os seus esforços e voa com intrepidez para as grandes alturas, pairando acima da tempestade, onde sobrevoa em perfeita bonança, temos também, em nossa jornada muitas tempestades. Muitas delas são ameaçadoras e perigosa é insensatez viver abaixo e sofrer os efeitos catastróficos da tempestade. O segredo na hora da crise é voar um pouco mais alto e agasalharmos debaixo das assas do Deus uni potente. Ele é a nossa torre de libertação. Ele é o nosso auto-refugio. Ele é o nosso esconderijo seguro, ele é o nosso abrigo no temporal. A águia é transparente. Ela tem uma capacidade fantástica de voar em linha reta como uma fecha, como um projétil. Seu vôo não é em círculo, nem sinuoso. O que aprendemos com isso? Os que esperam no Senhor precisam também voar em linha reta, ou seja, precisam ser transparentes e íntegros. A vida do cristão não pode ter sinuosidades, não pode ter nada escondido e secreto, o cristão é filho da luz e deve viver na luz, sem máscaras e sem disfarces, nossa palavra precisa ser sim, sim; não, não. Liberdade sim, cativeiro não. A águia é uma ave que ama a liberdade. Ela tem intimidade com as alturas. Não sabe viver em cativeiro. Não consegue viver em gaiolas. Não sobrevive enjauladas em zoológicos. Ela morre mas não fica cativa, ela não aceita outra condição para sua vida se não a liberdade. Nós também fomos chamados para a liberdade. Para a

liberdade foi que Deus nos libertou (Gl. 5:17). Tem crente que não consegue ser livre, vive preso.

RENOVAÇÃO DA ÁGUIA A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo se curva, suas asas tornam-se pesadas em função da grossura de suas penas, estão envelhecidas pelo tempo. Já se passaram 40 anos do dia em que a jovem águia lançou vôo pela primeira vez. Hoje, para a experiente águia, voar já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: Deixar-se morrer…ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um local Seguro de outros predadores e de onde, para retornar, ela necessite dar um vôo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. Após cinco meses, “Esta Renascida”, sai para o famoso vôo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos. Muitas vezes, em nossas vidas, temos que parar e refletir por algum tempo, e dar início a um processo de renovação.

Devemos nos desprender dos pré-conceitos, dos maus costumes, de tudo aquilo que não é mais útil ou importante, para continuarmos a voar. Um vôo de vitória. Somente Quando livres das barreiras e pesos do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Related Documents

Salmos
April 2020 9
Salmos
October 2019 72
Salmos
December 2019 15
Salmos
October 2019 26
Salmos
May 2020 18
Sermones Salmos
June 2020 12

More Documents from ""