Rm2---simulado-8---2018---turma-semana.pdf

  • Uploaded by: Natascha Franck
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Rm2---simulado-8---2018---turma-semana.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 5,713
  • Pages: 12
SIMULADO 8 – SMV–RM2-OF/2018 Nome: ________________________________________________________ 1. Você receberá o material descrito abaixo: a) este Caderno com o enunciado das 50 questões, sem repetição ou falha, contendo 25 questões de Português e 25 de Formação Militar Naval; e b) uma Folha de Respostas destinada às respostas das questões formuladas na prova. 2. Verifique se o material está em ordem. 3. Ao receber a Folha de Respostas, é obrigação do aluno: a) preencher o espaço destinado ao seu nome; e b) preencher de caneta azul ou preta a opção correta para cada questão. 4. As questões são identificadas pelo número que se situa ao lado de seu enunciado. 5. Reserve 10 (dez) minutos para marcar a Folha de Respostas. 6. O rascunho de Caderno de Questões não será levado em consideração. 7. Quando terminar, entregue somente a Folha de Respostas. 8. O tempo disponível para esta prova é de três horas. (corte aqui)

FOLHA DE RESPOSTAS – SMV–RM2–OF/2018 – SIMULADO 8 NOME COMPLETO: __________________________________________________________ TURMA SEM

CPF

SAB

EAD

01

A

B

C

D

E

11

A

B

C

D

E

21

A

B

C

D

E

31

A

B

C

D

E

41

A

B

C

D

E

02

A

B

C

D

E

12

A

B

C

D

E

22

A

B

C

D

E

32

A

B

C

D

E

42

A

B

C

D

E

03

A

B

C

D

E

13

A

B

C

D

E

23

A

B

C

D

E

33

A

B

C

D

E

43

A

B

C

D

E

04

A

B

C

D

E

14

A

B

C

D

E

24

A

B

C

D

E

34

A

B

C

D

E

44

A

B

C

D

E

05

A

B

C

D

E

15

A

B

C

D

E

25

A

B

C

D

E

35

A

B

C

D

E

45

A

B

C

D

E

06

A

B

C

D

E

16

A

B

C

D

E

26

A

B

C

D

E

36

A

B

C

D

E

46

A

B

C

D

E

07

A

B

C

D

E

17

A

B

C

D

E

27

A

B

C

D

E

37

A

B

C

D

E

47

A

B

C

D

E

08

A

B

C

D

E

18

A

B

C

D

E

28

A

B

C

D

E

38

A

B

C

D

E

48

A

B

C

D

E

09

A

B

C

D

E

19

A

B

C

D

E

29

A

B

C

D

E

39

A

B

C

D

E

49

A

B

C

D

E

10

A

B

C

D

E

20

A

B

C

D

E

30

A

B

C

D

E

40

A

B

C

D

E

50

A

B

C

D

E

CG - ACERTOS

MÉDIA FINAL

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO TEXTO Deixem eu ser brasileiro! Sou tradutor profissional há mais de vinte e cinco anos e a experiência acumulada nesse tempo me confere uma cristalina certeza: os revisores que trabalham nas nossas editoras pertencem a uma seita secreta com a missão de boicotar ao máximo o português brasileiro, impedir que ele se consagre na língua escrita para preservar tanto quanto possível a norma-padrão obsoleta que eles julgam ser a única forma digna de receber o nome de "língua portuguesa". Sempre fico irritado quando recebo os meus exemplares de tradutor e, ao reler o que escrevi, encontro uma infinidade de "correções" que representam a obsessão paranoica de expurgar do texto escrito qualquer "marca de oralidade", qualquer característica propriamente brasileira de falar e de escrever o português. É sistemático, é premeditado (só pode ser). Todos os "num" e "numa" que uso são devidamente desmembrados em "em um" e "em uma", como se essas contrações, presentes na língua há mais de mil anos, fossem algum tipo de vício de linguagem. Me pergunto por que não fazem o mesmo com "nesse", "nisso" etc., ou com uno" e "na". Por que essa perseguição estúpida ao "num", "numa"? O mesmo acontece com o uso de "tinha" na formação do mais-que-perfeito composto: "tinha visto", "tinha dito", "tinha falado" são implacavelmente transformados em "havia visto" etc., embora qualquer criancinha saiba que o verbo "haver", no português brasileiro, é uma espécie em extinção, confinada a raríssimos ecossistemas textuais ... É claro que o sintoma mais visível e gritante desse boicote consciente ao português brasileiro é a putrefacta colocação pronominal. A próclise, isto é, o pronome antes do verbo, é veementemente combatida, ainda que ela seja a única regra natural de colocação dos pronomes oblíquos na nossa língua. O combate é tão furibundo que até mesmo onde a tradição gramatical exige a próclise ela é ignorada, e os livros saem com coisas como "não conheço-te", "já formei-me", "porque viram-nos". Isso para não mencionar a jurássica mesóclise, que alguns necrófilos ainda acham que é uma opção de colocação pronominal, desprezando o fato de que se trata de um fenômeno gramatical morto e enterrado na língua dos brasileiros há séculos.

SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

1

Senhoras revisoras e senhores revisores, ( ... ) saiam de sua redoma de vidro impermeável às mudanças da língua ( ... ) ouçam os apelos de José de Alencar, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e tantos outros que há tanto tempo pedem, suplicam, imploram: deixem eu falar e escrever na minha língua, na língua que é a única capaz de expressar meus sentimentos, emoções e ideias! Deixem eu ser brasileiro, deixem eu escrever para ser entendido pelos meus contemporâneos! BAGNO, Marcos. Caros Amigos, São Paulo, v.1, n.1, p. 39-42, fev. 2009. Adaptado 01) Na sequência “O combate é tão furibundo” (3º§), o termo destacado corresponde ao valor semântico de A) enfurecido. B) ultrapassado. C) inadequado. D) fúnebre. E) equivocado. 02) Assinale a opção em que o termo destacado NÃO desempenha a função anafórica. A) (...) os revisores que trabalham nas nossas editoras pertencem a uma seita secreta com a missão de boicotar ao máximo o português brasileiro (...). (1º§) B) (...) uma seita secreta com a missão de boicotar ao máximo o português brasileiro, impedir que ele se consagre na língua escrita para preservar tanto quanto possível a norma-padrão obsoleta (...). (1º§) C) Sempre fico irritado quando recebo os meus exemplares de tradutor e, ao reler o que escrevi, encontro uma infinidade de “correções” que para expurgar do texto escrito qualquer “marca de oralidade”, qualquer característica propriamente brasileira de falar e de escrever o português. (2º§) D) (...) ouçam os apelos de José de Alencar, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e tantos outros que há tanto tempo pedem, suplicam, imploram (...). (4º§) E) (...) deixem eu falar e escrever na minha língua, na língua que é a única capaz de expressar meus sentimentos, emoções e ideias! (4º§)

CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 03) A insatisfação demonstrada pelo autor no texto corresponde A) aos erros revisores.

gramaticais

cometidos

pelos

06) Em “É claro que o sintoma mais visível e gritante desse boicote” (3º§), o vocábulo “claro” pode,ser substituído, sem que haja prejuízo semântico, por

B) à maneira como os revisores encaram as características do português brasileiro.

A) surpreendente.

C) à falta de revisão dos artigos científicos.

C) iluminado.

D) ao desconhecimento literário dos revisores.

D) evidente.

E) ao uso de vocabulário erudito pelos editores.

E) simples.

04) O texto apresentado se organiza em torno da tese de que

07) No trecho “Deixem eu ser brasileiro, deixem eu escrever para ser entendido pelos meus contemporâneos!” (4º§), os seguimentos destacados estão incorretos, de acordo com as prescrições normativas, em virtude de o pronome “eu” desempenhar tradicionalmente a função de

A) os linguistas têm uma linguagem particular. B) não se podem cometer erros gramaticais em artigos científicos.

B) adequado.

C) os linguistas devem escrever de acordo com a prescrição gramatical.

A) adjunto adnominal.

D) a função dos revisores é modificar o texto original.

C) objeto indireto.

B) aposto.

E) as características do português brasileiro precisam ser reconhecidas e respeitadas.

D) sujeito.

05) Assinale a opção descontentamento do autor.

08) “Não obstante as 1numeras atividades diárias, os candidatos dedicados apresentam desempenho profícuo nos concursos.”

que

evidencia

o

A) Sou tradutor profissional há mais de vinte e cinco anos e a experiência acumulada nesse tempo me confere uma cristalina certeza. (1º§) B) O mesmo acontece com o uso de "tinha" na formação do mais-que-perfeito composto. (2 º§) C) É claro que o sintoma mais visível e gritante desse boicote consciente ao português brasileiro é a putrefacta colocação pronominal. (3 º§) D) A próclise, isto é, o pronome antes do verbo, é veementemente combatida, ainda que ela seja a única regra natural de colocação dos pronomes oblíquos na nossa língua. (3º§) E) Todos os "num" e "numa" que uso são devidamente desmembrados em "em um" e "em uma". (2º§)

E) objeto direto.

Assinale a opção em que as modificações realizadas sustentam o sentido original do enunciado acima. A) Apesar das inúmeras atividades diárias, os candidatos dedicados apresentam desempenho produtivo nos concursos. B) Em virtude das inúmeras atividades diárias, os candidatos dedicados apresentam desempenho deficiente nos concursos. C) A despeito das inúmeras atividades diárias, os candidatos dedicados apresentam desempenho inesperado nos concursos. D) Por meio das inúmeras atividades diárias, os candidatos dedicados apresentam desempenho proveitoso nos concursos. E) Graças às intensas atividades diárias, os candidatos dedicados apresentam desempenho positivo nos concursos.

SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

2

CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 09) Assinale a opção em que a crase foi empregada corretamente. A) O portão será aberto às oito horas em ponto. B) Solicito à você rapidamente.

que entregue as provas

C) A nobre mulher retornou à Roma. D) O rapaz teve acesso à uma loja barata. E) Os homens se viram face à face. 10) Assinale a opção em que a palavra sublinhada está grafada de acordo com a norma culta padrão. A) Os ossos pareciam feitos de árgila. B) Ele é um aristrocrata. C) O solo no Nordeste é arido. D) Nos dias de hoje, usa-se muito material descartável. E) Existe muita deturpassão das leis. 11) No que se refere à colocação pronominal, de acordo com a norma culta, assinale a opção correta. A) Se arrumaram e logo partiram. B) Nada compara-se ao amor de mãe. C) Quando dirigir-me a palavra, ficou constrangida. D) Não sabemos como prepara-se uma peça de teatro. E) Os candidatos se recusaram a participar do evento. 12) Assinale a opção na qual a palavra destacada está grafada corretamente. A) Ocorreu um nocalte na disputa de ontem. B) Houve uma detereoração do solo. C) Os cônjugues não conseguem chegar a um acordo. D) Todas as pessoas financeiramente. E) O comprimento centímetros.

da

foram corda

SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

rembolsadas era

de

dez

3

13) Observe as frases a seguir, classifique-as de acordo com a figura de linguagem correspondente e assinale a opção que apresenta a sequência correta. I) Vi com os meus próprios olhos o que aconteceu. II) As ondas gemem ao encontro das pedras III) Ouço o tique-taque do seu coração ao me encontrar. IV) Ontem, entreguei a alma a Deus. V) Eu só quero rir meu riso sem julgamento. A) Pleonasmo, prosopopeia, onomatopeia, eufemismo e pleonasmo. B) Onomatopeia, pleonasmo, eufemismo, prosopopeia e antitese. C) Eufemismo, pleonasmo, onomatopeia, antitese e prosopopeia. D) Prosopopeia, eufemismo, onomatopeia, antítese e pleonasmo. E) Prosopopeia, onomatopeia, eufemismo, pleonasmo e prosopopeia. 14) Assinale a opção na qual a palavra está acentuada de acordo com as normas vigentes. A) Rúbrica. B) Súiço. C) Aromático. D) Vátapa. E) Patrío. 15) Tendo em vista a concordância verbal, analise as sentenças abaixo. I) Uma parte dos professores preferiu o novo programa de ensino. II) Cerca de dez mil candidatos chegaram com atraso para a realização da prova. III) Uma porção de profissionais ajudou na reforma do prédio da empresa. IV) Muitos de nós reclamou do horário estipulado para realização daquele concurso. V) A internet, bem como todas as mídias sociais, distraem os candidatos durante os estudos. A) Apenas as sentenças I e II estão corretas. B) Apenas as sentenças III e IV estão corretas. C) Apenas as sentenças II e V estão corretas. D) Apenas as sentenças I, II, III estão corretas. E) Apenas as sentenças III, IV e V estão corretas. CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 16) Considerando-se o enunciado “Diante da proximidade das provas, os candidatos ficam bastante ansiosos para mostrar, por meio dos resultados, o valor que tem uma grande dedicação”, é correto afirmar que A) se verifica no enunciado a existência de três períodos e uma oração. B) a correspondência entre frase e período só se sustenta quando se trata de períodos simples. C) as vírgulas cumprem a função de demarcar o início e o fim das frases. D) o enunciado apresentado se constitui de três orações, configurando um único período composto. E) as vírgulas empregadas demarcam a quantidade de períodos simples. 17) Assinale a opção cujo verbo apresentado permite a transposição da voz ativa para a voz passiva. A) Os candidatos estudaram incansavelmente. B) Todas as apostilas encomendadas chegaram no prazo determinado. C) Os candidatos necessitam de disciplina para os estudos. D) Os aprovados sentem-se privilegiados. E) Todos os candidatos entregaram a documentação exigida aos organizadores do concurso. 18) Assinale a opção em que a expressão “com quem” completa corretamente a lacuna. A) O mestre ______ falei é uma pessoa curiosa. B) A prova ______ fiz hoje foi muito difícil. C) Madri é a cidade ______ pretendo voltar. D) O remédio ______ nome não me lembro é para azia. E) Existe um livro _____ gosto muito.

20) Assinale a opção em que o termo destacado apresenta a mesma função do que se destaca em “Os candidatos preparados aproveitam as boas oportunidades”. A) A necessidade de esforço é comum a todo candidato. B) A dedicação dos estudantes levou-os ao sucesso. C) Estudar com seriedade é estar perto da classificação. D) Quem estuda precisa de orientação. E) O candidato tinha confiança em sua aprovação. 21) Marque a questão corretamente na qual o verbo foi conjugado A) O segredo do sucesso está na humildade. B) Nos quadrinhos, ocorre enunciados muito elaborados. C) As citações pode exercer muitas funções discursivas. D) Haviam mulheres de aço na guerra. E) Atualmente, não existe casas baratas. 22) Marque a opção em que as palavras seguem a ordem alfabética correta. A) Ineficaz - Mamute - Orvalho - Rancor - Queda B) Redoma - Pele - Sabor - Tinta - Tema C) Chuvisco - Cientista - Erudito - Grafema Morango D) Bula - Copo - Democrata - Jaca - Gaivota E) Ouriço - Osso - Parente - Surpresa- Vento

23) Assinale a opção em que a pontuação foi empregada corretamente. A) As bicicletas modernas são feitas com materiais muito flexíveis que, em caso de acidentes, amortecem o impacto gerado. B) As bicicletas modernas, são feitas com materiais muito flexíveis que, em caso de 19) Observando-se os termos da oração “A vida acidentes, amortecem o impacto gerado. são emoções”, verifica-se que a concordância do C) As bicicletas modernas são feitas com materiais elemento verbal se estabelece de acordo com o muito flexíveis, que em caso de acidentes, A) aposto. amortecem o impacto gerado. B) sujeito. D) As bicicletas modernas, são feitas, com C) predicativo do sujeito. materiais muito flexíveis que em caso de acidentes amortecem o impacto gerado. D) adjunto adnominal. E) As bicicletas modernas são feitas com materiais E) adjunto adverbial. muito flexíveis que, em caso de acidentes, amortecem, o impacto gerado. 4 SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA) CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 24) Assinale a opção em que o termo destacado foi aplicado de maneira adequada. A) O marinheiro é admirável com seu pundonor. B) O quadro é aprazível entre os olhos. C) Havia um homem fadado de alegrias. D) Existe muita ganância de ascensão social. E) A obra foi orçada de milhões. 25) Assinale a opção em que o termo destacado foi usado corretamente. A) A navegante acreditava sobre sua própria capacidade. B) O padre aguçou em seu apetite. C) Sábios provérbios ecoam pelo mundo. D) O texto é difícil, devo explicitá-lo perante o aluno. E) Preservou-se sobre todo o mal. 26) Durante os séculos XVI, XVII e XVIII a América portuguesa foi alvo de ataques franceses. Entre as citações abaixo, marque a única opção que faz referência ao episódio conhecido como “França Equinocial”. A) Villegagnon chegou à Baía de Guanabara em 1555, instalou o núcleo da colônia na ilha que atualmente tem seu nome e construiu uma fortificação, dando-lhe o nome de Forte de Coligny, em homenagem ao almirante francês que lhe apoiara. B) As riquezas do Rio de Janeiro atraíram a cobiça de dois franceses. O primeiro foi Duclerc, que acabou derrotado depois de invadir a cidade. Nos combates contra os franceses no Rio de Janeiro se destacou a figura de Jerônimo de Albuquerque. C) Duclerc veio com uma considerável força naval, conquistou a Ilha das Cobras, depois o Morro da Conceição e, de lá, logrou ocupar a cidade que, ameaçada de ser incendiada, rendeu-se. D) Em 1614, uma força naval comandada por Jerônimo de Albuquerque, nascido no Brasil, chegou ao Maranhão para combater os franceses. Este grupamento pode ser considerado a primeira força naval comandada por um brasileiro. E) Derrotados na Guanabara, Villegagnon e seus aliados tentaram, ainda, estabelecer uma resistência em Cabo Frio, mas acabaram vencidos. Os franceses que se renderam foram enviados de navio para a França. SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

5

27) Com relação aos aspectos que caracterizam a liderança transformacional, assinale abaixo opção CORRETA. A) Inspiração Motivadora - associada com um grau elevado de poder de referência por parte do líder, é capaz de despertar respeito, confiança e admiração. B) Estimulação Intelectual - consiste na capacidade de apresentar uma visão, dando sentido à missão a ser realizada, de instilar (transmitir) orgulho. C) Inspiração Motivadora - consiste em encorajar os subordinados a questionarem sua forma usual de fazer as coisas, além de incentivar a criatividade, o autodesenvolvimento e a autonomia de pensamento, propiciando a formulação de críticas construtivas, em busca da melhoria contínua. D) Consideração Individualizada, implica em considerar as necessidades diferenciadas dos subordinados, dedicando atenção pessoal, orientando tecnicamente e aconselhando individualmente. E) Inspiração Motivadora oferece também meios efetivos de desenvolvimento e autossuperação 28) De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica são instituições baseadas na A) honra e no respeito. B) ética e nos valores. C) hierarquia e na disciplina. D) ordem e no progresso. E) força e no moral. 29) “Todos os navios da Esquadra paraguaia, exceto um, eram navios de madeira, mistos, a vela e vapor, com propulsão por rodas de pás. Embora todos eles fossem adequados para navegar nos rios, havia somente um que era um verdadeiro navio de guerra; os outros, apesar de convertidos, não foram projetados para tal.” (A Importância do Mar na História do Brasil) Esse único navio paraguaio projetado como navio de guerra e que combateu em Riachuelo foi o: A) Taquary B) Marquês de Olinda C) Salto Oriental D) 25 de Mayo E) Paraguay CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 30) Um navio deve estar pronto para fazer frente aos trabalhos que envolvem toda a gente de bordo ao mesmo tempo, ou parte dela, para um fim específico. Estes trabalhos são chamados de "Fainas", as quais podem ser: Gerais; Comuns; Especiais ou de Emergência. Assinale a opção que apresenta somente exemplos de "Fainas de Emergência". A) Homem ao mar; içar e arriar embarcações; Recebimento de munição. B) Recebimento de mantimentos; Pintura geral; Docagem e raspagem de casco. C) Incêndio; Homem ao mar; Socorro externo. D) Reboque; Abandono; Suspender. E) Acidente com aeronave; Colisão; Navegação em águas restritas. 31) A quem compete Presidir o Conselho Militar de Defesa? A) Presidente da República. B) Ministro de Estado da Defesa. C) Comandante de Força mais antigo. D) Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. E) Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. 32) Com relação às Tradições Navais, assinale a opção correta. A) O costume dos sete vivas pelo apito do marinheiro é a maior saudação por apito e teve sua origem nos 21 tiros da antiga salva britânica. B) O navio mercante que passa ao largo de um navio de guerra cumprimenta-o, arriando sua Bandeira Nacional, fazendo o de guerra o mesmo, como resposta. O mercante içará novamente sua Bandeira, e só depois o de guerra içará. C) Antigamente a salva nacional britânica era de sete tiros devido à maioria dos seus navios menores possuírem somente uma bateria de sete canhões em cada borda. Com isso as baterias de terra, ao responder um navio da marinha inglesa, deveriam responder às mesmas salvas de sete tiros dado pelo navio. D) Os postos de continência tiveram sua origem na antiga marinha à vela, quando o navio avistado queria demonstrar a intenção pacífica e fazia subir toda sua guarnição aos mastros e vergas. E) O intervalo das salvas fúnebres é de cinco segundos entre um tiro e outro. SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

6

33) “No dia 9 de setembro de 1645, o almirante holandês Lichthardt resolveu atacar a força de Serrão de Paiva, que se separara dos outros navios. Os portugueses contavam com sete naus, três caravelas e quatro embarcações, com uma tripulação de mil homens, aproximadamente, e estavam fundeados na Baía de Tamandaré. Lichthardt [investiu à barra] com oito navios holandeses e foi abordar os navios portugueses dentro da baía. (A Importância do Mar na História do Brasil) O texto acima faz referência aos combates entre luso-brasileiros e holandeses durante o domínio da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste do Brasil, mas especificamente ao final de uma operação empreendida por lusos brasileiros durante a insurreição contra os holandeses em Pernambuco. Marque a opção que apresenta corretamente o evento descrito acima. A) A Batalha Naval de 1645, quando Corneliszon Lonck venceu o Conde da Torre, novo Governador Geral do Brasil. B) A Jornada do Galeão, que acabou sendo, somente, um ato de emprego político do poder naval pelos portugueses, influenciando as mentes e as atitudes, sem uso de força. C) A Batalha Naval de Abrolhos, derrota estratégica para os portugueses, o que tornou possível o avanço holandês até o Maranhão durante o governo de Mauricio de Nassau. D) A chamada Jornada dos Vassalos, sob comando de Fradique de Toledo que tentou reconquistar Recife, mas foi derrotada pelos holandeses na batalha da Baía de Tamandaré. E) A chamada Jornada do Galeão, que com Serrão Paiva, marcou a primeira vez que um brasileiro nato comandou uma força naval. 34) De acordo com o EMA-137 - Doutrina de Liderança da Marinha, quando é indicada a liderança transformacional? A) Em todas as situações, exceto em submarinos. B) Nas Organizações Militares de países que não estão em guerra. C) Quando existe a necessidade de transformação sem a ação do líder. D) No cotidiano, para poder resolver problemas simples com mais rapidez. E) Para situações de pressão, crise e mudança, que requerem elevados níveis de envolvimento e comprometimento dos subordinados. CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 35) Qual das opções abaixo representa uma afirmação indesejada na relação pretendida entre a Estratégia Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Desenvolvimento? A) Estratégia nacional de defesa é inseparável de estratégia nacional de desenvolvimento; esta motiva aquela e aquela fornece escudo para esta. B) Não bastam, ainda que sejam proveitosos e até mesmo indispensáveis, os argumentos que invocam as utilidades das tecnologias e dos conhecimentos da defesa para o desenvolvimento do País; os recursos demandados pela defesa exigem uma transformação de consciências. C) Apesar da dificuldade, é indispensável para as Forças Armadas de um País com as características do nosso, manter, em meio à paz, o impulso de se preparar para o combate e de cultivar, em prol desse preparo, o hábito da transformação. D) Buscar-se-á a independência nacional efetivada pela mobilização de recursos físicos, econômicos e humanos, para o investimento no potencial produtivo do País, aproveitando os investimentos estrangeiros, mesmo que deles venhamos a depender. E) Buscar-se-á a independência nacional alcançada pela capacitação tecnológica autônoma, inclusive nos estratégicos setores espacial, cibernético e nuclear. 36) “A ação de cinco dias do submarino alemão U507 levou a pique seis embarcações dedicadas às linhas de cabotagem, vitimando 607 pessoas, chocando a opinião pública brasileira e levando o governo a declarar o estado de beligerância com a Alemanha, em 22 daquele mês e, finalmente, o estado de guerra contra esse país, a Itália e o Japão, em 31 de agosto de 1942.” (A Importância do Mar na História do Brasil) A atuação do U-507, como vimos, foi decisiva para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Esse submarino se encontrava sob comando do Capitão-de-Corveta: A) Karl Doenitz B) Eric Raeder C) Harro Schacht D) Von Tirpitz E) Graf Spee

SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

7

37) Diz-se que, na Marinha, não há corda, tudo é cabo, cabos grossos e cabos finos, cabos fixos e cabos de laborar. Existem porém, duas EXCEÇÕES, que são: A) corda do apito e corda do relógio. B) corda do apito e corda do mastro. C) corda do sino e corda do relógio. D) corda do sino e corda do apito. E) corda do mastro e corda do relógio. 38) É manifestação essencial do valor militar: A) respeitar a dignidade da pessoa humana. B) a disciplina e o respeito à hierarquia. C) proceder de maneira ilibada na vida pública e na particular. D) o civismo e o culto das tradições históricas. E) culto aos símbolos nacionais. 39) “Por seu lado, os portugueses sempre ambicionaram atingir as riquezas existentes nas possessões espanholas do oeste sul-americano. Eles desejavam apossar-se da região do Rio da Prata, pois isso possibilitaria o acesso às minas de prata de Potosí, na Bolívia. A ocupação espanhola dessa região foi, portanto, fundamental para deter os interesses portugueses. Mesmo assim, por ela, a prata boliviana foi contrabandeada para o Brasil.” Em 1680, ambicionando o acesso às riquezas do interior do continente americano, os portugueses: A) Fundaram a Colônia do Santíssimo Sacramento, situada próxima à Buenos Aires, na margem direita do Rio da Prata. B) Enviaram Tomé de Souza para a Região do Prata para fundar a Colônia de Montevideo que dará posteriormente, origem ao Uruguai. C) Enviaram, do Rio de Janeiro, Dom Manuel Lobo que fundou, na margem esquerda do Rio da Prata, a Colônia do Santíssimo Sacramento. D) Estavam interessados exclusivamente no controle do Rio e preferiram estabelecer um bloqueio naval à cidade de Buenos Aires. E) Invadiram o território das Sete Missões, no oeste do Rio Grande do Sul, com o objetivo de atingir a margem leste do rio Uruguai e penetrarem mais no interior do continente.

CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 40) “O governo de Wenceslau Braz decidiu enviar uma divisão naval para operar sob as ordens da Marinha britânica, na ocasião a maior e mais poderosa do mundo. Logicamente, os navios escolhidos deveriam ser da Esquadra adquirida oito anos antes na própria Inglaterra, pois eram os mais modernos que o Brasil possuía”. Dentre os Navios escolhidos para compor a DNOG, havia um dos navios alemães apresados logo após a declaração de guerra pelo Brasil. Das belonaves abaixo, qual seria este navio alemão? A) contratorpedeiro Piauí B) contratorpedeiro Rio Grande do Norte C) contratorpedeiro Paraíba. D) cruzador-auxiliar Belmonte. E) rebocador Laurindo Pitta. 41) Com a evolução das técnicas de gestão empresarial, o foco do estudo sobre o comportamento dos dirigentes passou a ser voltado para as diferenças entre o líder de base e o de cúpula. Assim, foi idealizado um padrão de organização baseado em três níveis funcionais: operacional, tático e estratégico, discriminando as características desejáveis para um líder nos três níveis, de acordo com suas habilidades. Em consonância com esses novos conceitos, quais foram os níveis de liderança estabelecidos? A) Indireta, organizacional e estratégica. B) Organizacional, estratégica e autocrática. C) Indireta, estratégica e participativa. D) Direta, autocrática e estratégica. E) Direta, organizacional e estratégica. 42) Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha do Brasil teve como Ministro o Almirante que mais tempo ocupou, ininterruptamente, o Ministério da Marinha. Esse Almirante procurou, durante sua gestão, fazer renascer a construção naval no Brasil e organizar a mobilização da Marinha do Brasil para a Segunda Guerra Mundial. Estamos falando do Almirante: A) Júlio de Noronha B) Protógenes Pereira Guimarães C) Isaías de Noronha D) Renato de Almeida Guillobel E) Henrique Aristides Guilhem SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

8

43) “A primeira perda da Marinha de Guerra foi __________ torpedeado por submarino alemão pelo través do Farol de São Tomé, em 19 de julho de 1944. Às 23h55min, foi sentida forte explosão na popa, abrindo grande rombo, por onde começou a entrar água em enormes proporções. Segundo algumas testemunhas, o afundamento do navio deu-se em apenas três minutos. A maior parte dos sobreviventes foi resgatada no dia seguinte por um barco pesqueiro e por outros dois navios da Marinha, o Javari e o Mariz e Barros. Morreram nesse ataque 99 militares.” (Fatos da História Naval p. 155) A opção que preenche, corretamente, a lacuna acima é: A) Corveta Camaquã B) Cruzador Bahia C) Navio de Transporte Pelotasloíde D) Navio Auxiliar Vital de Oliveira E) Navio Tanque Duque de Caxias 44) O Cerimonial de Recepção e Despedida a que os oficiais fazem jus é uma tradição herdada dos dias da Marinha a A) Vela. B) Remo. C) Vapor. D) Imperial. E) Real. 45) Durante a Segunda Guerra Mundial nossa Marinha participou da chamada Batalha do Atlântico, operando juntamente da Marinha Americana no nordeste do Brasil. A Força Naval do Nordeste foi incorporada em qual Força Tarefa americana? A) Na Força-Tarefa 23 da Força do Atlântico Norte que era denominada a Quarta Esquadra Americana. B) Na Força-Tarefa 57 da Força do Atlântico que era denominada a Sexta Esquadra da Marinha Americana. C) Na Força-Tarefa 88 da Força Naval do Nordeste como era denominada a Terceira Esquadra Americana. D) Na Força-Tarefa 46 da Força do Atlântico Sul, como era denominada Quarta Esquadra Americana. E) Na Força-Tarefa 22 da Força do Atlântico Norte que era denominada a Quinta Esquadra Americana. CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 46) Assinale a opção CORRETA, em relação aos aspectos fundamentais dos estilos de liderança. A) A Liderança Autoritária é baseada na autoridade formal; o líder baseia sua atuação numa disciplina rígida, impondo obediência e mantendo-se afastado de relacionamentos menos formais com os seus subordinados. B) A Liderança Democrática é indicada para assuntos de natureza técnica, onde o líder atribui a assessores a tomada de decisões especializadas, deixando-os agir por si só. C) Na Liderança Transformacional, o líder trabalha com interesses e necessidades primárias dos seguidores, oferecendo recompensas de natureza econômica ou psicológica. D) A Liderança Transacional é especialmente indicada para situações de pressão, crise e mudança, que requerem elevados níveis de envolvimento e comprometimento dos subordinados. E) Na Liderança Orientada para Tarefa (LOT), o foco do líder é a manutenção e fortalecimento das relações pessoais e do próprio grupo. 47) De acordo com as Normas a Respeito das Tradições Navais, e em relação aos Alamares e as Condecorações e medalhas, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. ALAMARES I) Significam “ajudante de uma autoridade”. II) É constituído por um pequeno cabo (cordel) dos ajudantes dos cavaleiros medievais, e pela corrente, que as autoridades navais usavam para pendurar os apitos. CONDECORAÇÕES E MEDALHAS III) São usadas no lado direito do peito pelos oficiais do Gabinete Militar da Presidência da República. IV) O costume, que não é apenas naval, vem do tempo das cruzadas, quando os cavaleiros traziam a insígnia de sua Ordem (Ordens da Cavalaria). A) Todas as afirmativas são verdadeiras. B) Apenas a afirmativa II é verdadeira. C) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. D) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. E) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

9

48) “Em 13 de maio de 1826, o Almirante Rodrigo Pinto Guedes, o Barão do Rio da Prata, substituiu o Almirante Rodrigo Lobo, que tinha se mostrado pouco capaz no comando da Força Naval do Império do Brasil em operações de guerra no Rio da Prata. A primeira medida tomada pelo Almirante Pinto Guedes Foi estabelecer uma nova disposição das forças navais que reforçasse o bloqueio naval.” (Introdução à História Marítima Brasileira p.94) O texto acima está fazendo referência a um importante conflito militar travado pelo Brasil durante o século XIX. Marque abaixo a única opção correta sobre a atuação do Almirante Pinto Guedes e seu impacto no prosseguimento do conflito. A) Após a derrota de Curupaiti a crise na liderança militar da Tríplice Aliança levou a substituição do Almirante Tamandaré pelo Almirante Pinto Guedes, que prontamente reorganizou a esquadra em quatro divisões navais, medida decisiva para a vitória brasileira sobre o Paraguai. B) O Almirante Pinto Guedes reorganizou a Força Naval Brasileira em três divisões navais e dotou cada uma dessas divisões de meios específicos para o cumprimento de suas missões. C) Ao assumir o comando da Força Naval Brasileira no Prata, Pinto Guedes reorganizou a Esquadra brasileira, dotando-a de navios couraçados que foram decisivos para as operações de passagem das fortificações paraguaias. D) Após a derrota de Curupaiti a crise na liderança militar da Tríplice Aliança levou a substituição do Almirante Tamandaré pelo Almirante Rodrigo Lobo, que prontamente reorganizou a esquadra em quatro divisões navais, medida decisiva para a vitória brasileira sobre o Paraguai. E) O Almirante Pinto Guedes reorganizou a Força Naval Brasileira em quatro divisões navais e dotou cada uma dessas divisões de meios específicos para o cumprimento de suas missões. A reorganização das forças navais brasileiras mostrou sua eficiência na contenção dos movimentos da Esquadra adversária.

CURSOASCENSAO.COM.BR

SIMULADO 8 – SMV–RM2–OF/2018 - CURSO ASCENSÃO 49) Que documento regula a situação, a obrigação, os deveres, os direitos e as prerrogativas dos membros das Forças Armadas? A) Código Penal Militar. B) Constituição Federal. C) Código Penal. D) Código de Processo Penal. E) Estatuto dos Militares. 50) A bordo dos navios, existem palavras e expressões próprias que denominam uma ação, um local ou objeto. Assinale a opção que apresenta o significado da palavra “ARRIBAR”. A) Encostar o navio no cais. B) Afastar de terra para o mar. C) Entrar num porto que não seja da escala. D) Prender o navio a uma tensa. E) Amarrar a boia.

SMV–RM2–OF/2018 (SEMANA)

10

CURSOASCENSAO.COM.BR

More Documents from "Natascha Franck"