GRAMÁTICA Gramática IV Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online
GRAMÁTICA IV 1. A conjunção “embora” (R.37) pode ser substituída por Posto que, mantendo-se o sentido e a correção gramatical do texto. Embora mais moço que ele, várias vezes cheguei a sorrir aos seus entusiasmos.
Comentário “Embora” faz parte do conjunto de conjunções conhecidas como subordinativas concessivas, são elas: embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, apesar de que, a despeito de, em que pese etc.
Atenção! É necessário que se memorize as conjunções. Observe a tabela a seguir, elaborada pelo professor Elias e disponível no link bit.ly/conectivoselias.
www.grancursosonline.com.br
1
GRAMÁTICA Gramática IV Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online
Atenção! A conjunção “não obstante” pode aparecer em duas circunstâncias: concessivas ou adversativas. Lembre-se: a concessão é subordinada e a adversativa é coordenada. 2. O tom memorialista do primeiro parágrafo manifesta-se pelo uso predominante de formas verbais que denotam o início de determinadas ações, das quais são exemplos “Jantava” e “almoçava”, ambas na linha 10, e “Vivia” (R.20). Obs.: As formas verbais “jantava”, “almoçava” e “vivia” estão no pretérito imperfeito do indicativo. Para responder à questão, é importante saber sobre o emprego dos tempos e modos verbais (ETMV), que é um assunto muito ligado à semântica. ETMV: Presente do indicativo (possui muitos empregos). Escrevo com a caneta. (momento atual) Temer governa o Brasil. (é um momento presente e durativo) Jesus afirma que o amor é a lei maior. (é uma ideia passada considerada presente) Em 2001, um atentado derruba as torres gêmeas. (verbo está no presente histórico) O presidente viaja amanhã. (futuro imediato) Todas essas formas verbais apresentam-se no presente do indicativo, todavia, a semântica entre essas formas é diferente.
Atenção!
ANOTAÇÕES
O verbo nas frases “Eu jantava ontem tranquilamente” e “Enquanto eu jantava, ele chegou” possuem semânticas diferentes. No primeiro caso, “eu” iniciou a ação de jantar e não especificou quando concluiu, ou seja, foi algo durativo. No segundo caso, “eu” não quer denotar que iniciou o ato de jantar, mas que praticava uma ação corriqueira.
2
www.grancursosonline.com.br
GRAMÁTICA Gramática IV Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online
Dei em passear de bonde, saltando de um para outro, aventurando-me por travessas afastadas, para buscar o veículo em outros bairros. Da Tijuca ia ao Andaraí e daí à Vila Isabel; e assim, passando de um bairro para outro, procurando travessas despovoadas e sem calçamento, conheci a cidade — tal qual os bondes a fizeram alternativamente povoada e despovoada, com grandes hiatos entre ruas de população condensada e toda ela, agitada, dividida, convulsionada pelas colinas e contrafortes da montanha em cujas vertentes crescera. Jantava, uns dias; em outros, almoçava unicamente; e houve muitos que nem uma coisa ou outra fiz. (...) Abelardo Leiva, o meu recente conhecimento, era poeta e revolucionário. Como poeta tinha a mais sincera admiração pela beleza das meninas e senhoras de Botafogo. Não faltava às regatas, às quermesses, às tômbolas, a todos os lugares em que elas apareciam em massa; (...). Como revolucionário, dizia-se socialista adiantado, apoiando-se nas prédicas e brochuras do Senhor Teixeira Mendes, lendo também formidáveis folhetos de capa vermelha, e era secretário do Centro de Resistência dos Varredores de Rua. Vivia pobremente, curtindo misérias e lendo, entre duas refeições afastadas, as suas obras prediletas e enchendo a cidade com os longos passos de homem de grandes pernas.
Comentário A forma “jantava” significa que, às vezes, “eu” praticava o ato de jantar e, às vezes, “eu” somente “almoçava”, porém o tom memorialista não serve para denotar que uma ação foi iniciada. Obs.: uma das formas mais corriqueiras para se empregar o pretérito imperfeito do indicativo é na sequência de narrações, ou seja, para dizer se uma ação sucedeu a outra ou se houve uma sequência de ações, não para indicar que uma ação começou e acabou, mas para indicar que elas simplesmente aconteciam. A forma “Vivia” é uma composição de narração, ou seja, fatos que aconteciam, e não que iniciaram.
ANOTAÇÕES
www.grancursosonline.com.br
3
GRAMÁTICA Gramática IV Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online
Atenção! Quando o assunto é verbo, há quatro pilares adotados em provas de concurso público: conjugação verbal (3º), emprego de tempos e modos verbais (2º), correlação verbal (4º) e vozes verbais (1º). 3. A substituição da conjunção “embora” (R.29) pela conjunção conquanto prejudicaria o sentido original do texto. A mudança sugerida na Carta levaria o tempo de uma geração para acontecer. Mas mesmo sem propor novos rumos Sousa Caldas contribuiria a seu modo, ao descartar no resto da obra a imitação da Antiguidade e voltar-se para os temas religiosos, que o Romantismo consideraria mais tarde como um dos seus timbres diferenciadores. Pelo fato de ter remontado na tradução dos Salmos à poesia bíblica, embora nada tenha de pré-romântico ele foi considerado mais ou menos precursor a partir do decênio de 1830; mas é inexplicável que os românticos nunca tenham mencionado a Carta, que poderia, na perspectiva deles, ser lida como verdadeiro manifesto modernizador.
Comentário Embora e conquanto estão na mesma listagem de conjunções, por isso uma pode ser substituída pela outra.
1. C 2. E 3. E
GABARITO
ANOTAÇÕES
�Este material foi elaborado pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Elias Santana.
4
www.grancursosonline.com.br