UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: FONTES DA INFORMAÇÃO I ACADÊMICOS: MAYCOW DE LIMA, WILLIAN MARQUES
RÁDIO
RÁDIO DEFINIÇÃO:
Meio de comunicação que utiliza os sinais radiofônicos das estações de radiodifusão, captando as ondas hertzianas que são lançadas com várias freqüências.
RÁDIO O INÍCIO: “Em 1887 são descobertas as ondas de rádio, por Henrich Rudolph Hertz; Em 1890, o padre-cientista Landell de Moura previa em suas teses a “telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser“; Em 1893, Padre Roberto Landell de Moura, realizou a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas; Em 1896, Gluglielmo Marconi realiza as primeiras transmissões sem fios. Em 1897, Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada;
RÁDIO O INÍCIO - CONTINUAÇÃO: Em 1900, o Padre Landell de Moura obteve do governo brasileiro a carta patente nº 3279, que lhe reconhece os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações; Em 1906 acontece a primeira transmissão radiofônica do mundo é feita nos Estados Unidos; Em 1921, descoberta das ondas curtas, que permitem a radiodifusão internacional; Em 1922 é realizada a primeira transmissão radiofônica oficial brasileira; Em 1923, no dia 20 de abril, Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro PRA-2”.
RÁDIO HOJE: O rádio está em 98% das casas, a TV em apenas 75% - uma vantagem de 23%. Nem todo mundo assiste TV, porém, quase todos mundo, ouvimos rádio. Além desta vantagem nas casas, o rádio está em 83% dos carros contra 1% da TV, e mais da metade da população acorda com o rádio-relógio.
RÁDIO REFERÊNCIAS: MICHAELIS – UOL, Dicionário. Laboratório de Informática. CED. Acesso em 15 de Ago. 2005. MICROFONE. História do Rádio. Disponível em : << http://www.microfone.jor.br/historia.html >>. Acesso em 15 Ago. 2005.