Radar.depoimento

  • Uploaded by: Durao Sebastiao
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Radar.depoimento as PDF for free.

More details

  • Words: 658
  • Pages: 4
1.

Radar é um sistema electrónico concebido para a detecção e localização de objectos. 2. Princípio de funcionamento: Baseia-se na emissão de uma onda electromagnética e na detecção do sinal de ECO proveniente do alvo. 3. Diagrama em Blocos de um Sistema Radar Básico

. 4. Os factores que afectam as distâncias radares são:

 Erros inerentes ao próprio equipamento;  Erros do operador  Diferentes características de reflexão de cada alvo  Condições atmosféricas reinantes. 5. Os métodos usados para determinar a posição do navio quando usamos RADAR são:  Distâncias-radar e marcações visuais;  Cruzamento de distâncias-radar;  Distâncias e marcações-radar; e  Cruzamento de marcações radar

6. Características operacionais de equipamento RADAR são:  Alcance  Discriminação em distâncias;  Discriminação em azimutes;  Sector sombra;  Erros do índice. 7. Poder de discriminação em distância: É a diferença mínima em distância entre dois alvos situados aproximadamente na mesma marcação para que possam ser discriminado pelo radar. A largura do pulso e a frequência de emissão afectam o poder de discriminação em distância de um determinado radar. 8. Áreas e sectores de sombra-radar: O correm quando um alvo relativamente grande obscurece um alvo menor posicionado por detrás, ou quando um alvo alem do horizonte radar é obscurecido pela curvatura da terra. 9. Ecos Múltiplos: são causados por reflexões múltiplos de pulsos de um feixe transmitido, entre o nosso navio e um alvo relativamente próximo (em geral um navio) normalmente situado pelo traves. 10. Ecos Falsos: Tal como ecos múltiplos, é um “pip” falso que aparece no pip. 11. Ecos Laterais: São também, ecos falsos, causados pelos lóbulos laterais, ou secundárias, do feixe RADAR. 12. Características técnicas de RADAR são:  Frequência da portadora  Frequência repetição de impulsos  Largura do pulso  Velocidade de rotação da terra  Largura do feixe. 13. Características da propagação RADAR são:  Refraccao, Difraccao, Reflexao.

14. O princípio básico do radar de navegação é a determinação de distância para um objecto, ou “alvo”, pela medida do tempo requerido para um pulso de energia de radiofrequência (RF), transmitido sob a forma de onda, deslocar-se da fonte de referência até o alvo e retornar como um eco reflectido. 15. A largura de pulso é a duração de cada pulso de energia de RF transmitido,medida em micros segundos.

16. Difracção é o encurvamento da trajectória de uma onda, ao incidir sobre um obstáculo. 17. Atenuação é o efeito combinado da dispersão e da absorção da energia do feixe radar, conforme se propaga através da atmosfera.

18. O STC é um controle de ganho auxiliar, que permite diminuir o ganho do eco mais Próximos, sem alterar os ecos mais distantes.

19. Os auxílios à navegação radar: Podem ser classificados, pela maneira como atuam, em passivos e activos. Os passivos apenas reflectem a energia que sobre eles incide. Os Activos transmitem um sinal de RF, que é recebido pelos radares de bordo. 20. Refletor-radar É um auxílio à navegação radar passivo, cuja finalidade é aumenta capacidad de resposta de um alvo-radar, para possibilitar sua detecção a maior distância. 21. Controles operacionais do radar  Brilho (“brilliance” ou “video control”): sua regulagem determina o brilho geral da imagem na tela do radar; 22. Factores tendem a produzir erros na interpretação da imagem radar. Entre estes factores estão: o poder de discriminação em marcação, poder de discriminação em distância, sectores de sombra, ecos múltiplos, ecos falsos e ecos laterais. 23. Poder de discriminação em marcação, é a diferença mínima em marcação para que dois alvos situados à mesma distância do navio apareçam como ecos distintos na tela do radar, sendo seu valor angular igual à largura do feixe transmitido.

24. O procedimento correcto para medição das distâncias-radar é o seguinte:  Selecciona-se a escala de distâncias mais curta possível;  Opera-se o estrobo de distâncias (marcador variável de distâncias) de modo a tangenciara borda interna do eco.  Distância-radar é, então, lida no mostrador correspondente.

More Documents from "Durao Sebastiao"

Radar.depoimento
October 2019 10
June 2020 4
October 2019 9
Banner Arteterapia
November 2019 18
June 2020 1
June 2020 2