Quiropraxia Suely Nepomuceno Sueli Souza Jaqueline Baima Berlandia Alberto
Histórico Identificada e aplicada pelos chineses, egípcios, hebreus e gregos Desenvolvida pelo Canadense Dr. Daniel Palmer, 1855, EUA. No Brasil, pelo Profº Matheus de Souza, dec. de 60. A Associação Brasileira de Quiropraxia, fundada em 1992, e reconhecida em 1994. Hoje é uma especialidade fisioterapêutica. É a terceira maior profissão na área da saude
Definição
Quiriopraxia (do grego: quiro = mão, práxis = praticar) Consiste no ajuste vertebral e das demais disfunções do sistema neuro-músculoesquelético. Previne dores no corpo. São aplicadas manipulações vertebrais.
Principio Fisiológico
Através da coluna cervical fibras nervosas conectam os diferentes órgãos. Um desvio na CV pode fechar espaços entre as vértebras. Vértebra sub-luxada, impede que impulsos nervosos cheguem de maneira suficiente ao corpo. Gera dores, doenças e limitações. Razões que a CV perde o equilíbrio natural: -golpes fortes; -infecções e inflamações; -problemas congênitos; -má postura, etc.
Sinais que Indicam Subluxações
Enxaqueca Dores nas costas Dores no pescoço Dor nos ombros, nos braços ou pernas Diminuição da sensibilidade e da força muscular
Vantagens
Reduz a dor Melhora os movimentos Reduz a tensão muscular Melhora quantidade de vida das pessoas. Resolve problemas sem cirurgia ou medicamentos.
Indicação
Na coluna cervical (região da nuca):
Cefaléia Torcicolo Dores no ombro
Indicações
Na coluna torácia (entre nuca e quadril):
Dor ou parestesia nos braços Enfermidades digestivas Dorsalgia
Indicações
Na coluna lombar:
Lombalgia Dor nas pernas (dor ciática) Mau funcionamento da bexiga hérnia de disco desvios posturais tensões musculares
Avaliação e Diagnóstico
Anamnese Exame físico Exames de imagens Exames laboratoriais Examina a mobilidade de cada articulação Em seguida, diagnostica segmento articular a ser tratado.
Tratamento
Trata-se de um movimento rápido e preciso Pode provocar estalidos nas articulações manipuladas. Consiste em 3 fases integradas; 1. 2. 3.
Terapia manual e métodos físicos Exercícios para reabilitação Orientação
TRATAMENTO 1 TERAPIA MANUAL
Articulações:
Músculos:
Manipulação rápida e precisa Após ajustamento observa diminuição da dor Aumenta a mobilidade e relaxa os músculos. Realiza palpação para dissipar áreas de tensão muscular Segue alongamento passivo dos músculos.
Postura:
Tração suave de forma a auxiliar a recuperação de uma postura normal.
TRATAMENTO 1 MÉTODOS FÍSICOS
Aplicação de compressas frias e quentes Ultrassom e eletroterapia:
Rápido efeito no alivio da dor.
TRATAMENTO 2 EXERCÍCIOS
Alongamento, aumenta flexibilidade, diminui tensão muscular Exercícios para estabilizar e fortalecer áreas afetadas.
Alongamento lombar e glúteo médio
Alongamento de panturrilha e posterior da coxa
Ajuste tóraco-lombar
TRATAMENTO 3 ORIENTAÇÃO AO PACIENTE
Instruí-lo para manter postura e AVD ´S adequadas para evitar dor Considerar estilo de vida de cada pessoa.
DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Inicialmente 1 a 3 vezes por semana Reduz freqüência com melhora dos sintomas É comum tratamento durar entre 1 a 4 meses.
CONTRA-INDICAÇÕES
Osteoporose Fratura recente Doenças tumorais locais Próteses locais Imaturidade óssea
PREVENÇÃO
Faça exercícios, e pratique esporte com ajuda de profissional. Fique atento com a postura ao sentar. Mude de posição constantemente. Deixe os músculos relaxados. Contraí-los, pode provocar dores. Não levante peso quando estiver sentindo dores. E não levantar objeto mais pesado do que 25% do peso de seu corpo. Faça alongamento todos os dias.
QUIROPRAXIA HOJE
Tem quase 100.000 mil profissionais A 3º maior profissão na área da saúde no mundo Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) É um curso Universitário com duração de 05 anos. No Brasil, ainda é pouco conhecido. Faz parte da rotina de vários atletas brasileiros
Quiropraxia Argentina
“É impossível haver progresso sem mudanças, e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma” George Bernard, escritor irlandês