QUANDO O PROFETA FALA (Adaptação) Participantes: • •
Narrador 6 pessoas (podem atuar e cantar, ou podemos ter pessoas diferentes nas funções)
Narrador: Esta apresentação é baseada no discurso denominado “Os seis “S”, proferido pelo Pres. Gordon B. Hinckley. Cenário: 6 jovens estão em um local, conversando (pode-se simular um banco de praça ou na escola) Jovem 1: Estava lembrando de quando o Profeta Hinckley falou para os jovens da Igreja... Jovem 2: Nossa, tinha muita gente... o próprio Profeta disse que jamais tinha visto uma reunião como aquela! Jovem 3: Sabe o que mais me marcou? Foi ele ter dito que tinha se ajoelhado em oração pedindo a ajuda do Senhor para que o ajudasse a saber como tocar nosso coração... Fiquei emocionado(a) por sentir que ele se importava conosco... e comigo! Jovem 4: Pois o que me impressionou foi que, apesar de ter mais de noventa anos, ele se lembrasse de como se é jovem e falasse de tantas coisas que nos preocupam – estudos, casamento, missão, decidir que profissão seguir... Jovem 5: Sim... e ele prometeu que o Senhor nos ajudará, se guardarmos os mandamentos. CANÇÃO – QUANDO O PROFETA FALA Jovem 6: Sabe uma coisa que eu nunca tinha pensado? Que um Profeta é profeta para o mundo inteiro, não só para os membros da Igreja. Jovem 1: Por isso que também temos que ser missionários! Todos precisam ouvir as mensagens do profeta vivo! Jovem 2: O que vocês acharam da lição que ele nos deu? “Sejam Gratos, Sejam Inteligentes, Sejam Puros, Sejam Fiéis, Sejam Humildes, Orem Sempre”... Jovem 3: É muita coisa, não? Foi bom quando ele falou sobre cada um em separado... “Sejam Gratos” foi perfeito para mim – é tão fácil esquecer o que tantas pessoas fazem por nós, principalmente nosso Pai Celestial e Jesus Cristo! Naquele dia fiz uma oração sem pedir nada mesmo... apenas agradeci por cada benção da qual consegui me lembrar. Foi uma sensação tão boa! CANÇÃO – EU TE AGRADEÇO, SENHOR Jovem 4: E eu que me esforço só pra passar no colégio... e o Profeta falou: “Sejam Inteligentes”! Vi que preciso obter todo o conhecimento que puder... realmente, o mundo lá fora é muito competitivo! Jovem 5: É verdade! E olha que o mandamento de trabalharmos existe desde Adão!... Acho que precisamos sacrificar um pouco mais agora, para depois
podermos escolher a profissão que queremos... mas me lembro que o Profeta disse que nós não devemos treinar somente nossa mente, mas também nosso coração e nossas mãos... Jovem 6: O segredo é mantermos nosso rumo constante... quando aprendi que o resultado do que vou ser depende do que faço hoje, tomei algumas decisões muito sérias naquela mesma hora e lugar. CANÇÃO – ESTE É O TEMPO DE APRENDER Jovem 1: O que realmente me tocou foi quando o Profeta disse “Sejam Puros”... Quando ele falou sobre o mal e a imundície do mundo que a gente pode ver na TV, nos filmes e na Internet, e ele olhou direto em nossos olhos e disse: “fiquem bem longe disso!”... dava para sentir o poder na voz dele! Jovem 2: Aí ele falou sobre uma coisa que poderia nos ajudar a ter sucesso – escolher bons amigos! Ele disse: “eles irão ajudá-los a fazer boas escolhas e vocês os ajudarão também!” Jovem 3: Gostei da maneira sincera como ele falou a respeito de ter uma linguagem limpa e manter nosso corpo limpo. Também quando ele falou sobre o poder que a pornografia e as drogas tem de nos destruir. Jovem 4: Depois ele falou sobre nos mantermos puros e limpos para cumprir uma missão e para o casamento, para que possamos ter o Espírito do Senhor conosco. Isso é uma coisa que vale a pena ter como objetivo! CANÇÃO – UM CORPO E UMA MENTE PUROS Jovem 5: Já eu não tinha pensado numa coisa muito importante até ouvir o Profeta falar: “Sejam Fiéis”... não entendia muito bem o que era ser fiel a nós mesmos, À Igreja e à nossa herança... Jovem 6: Então... ele disse que mesmo que não tenhamos antepassados pioneiros, mesmo que sejamos a primeira pessoa de nossa família a pertencer à Igreja, nós hoje desfrutamos dos frutos da lealdade, do trabalho e do amor de membros de todas as gerações... Jovem 1: De qualquer forma, muitos aqui são pioneiros da Igreja em sua própria família, na escola, no trabalho, como eu... e muitas vezes preciso fazer grandes sacrifícios para defender a Igreja e meu testemunho. Jovem 2: Também precisamos lembrar que, quando fomos batizados, fizemos o convênio de seguir Jesus Cristo e guardar Seus mandamentos... um convênio é algo muito sério! Nós já sabemos o que é certo e o que é errado, e precisamos ser fiéis ao que acreditamos. Jovem 3: “Servirmos de testemunhas de Deus em todos os momentos, em todas as coisas e em todos os lugares”... CANÇÃO – MEU CORAÇÃO É FIEL Jovem 2: Quando o Profeta disse “Sejam Humildes”, parecia que ele falava isso pra mim... quase sempre esqueço do quanto preciso da ajuda do Senhor.
Jovem 3: “Sê humilde e o Senhor te conduzirá pela mão e dará resposta a tuas orações”... é uma promessa do Senhor! Jovem 6: Que bom que o Profeta nos lembrou de que não temos que atravessar a vida sozinhos... ele disse “Orem Sempre, e lembrem-se de que Deus é a fonte de toda a sabedoria”. Jovem 1: E a melhor parte disso é que Deus nos ouve e nos responde! É claro que nem sempre responde da forma como gostaríamos, mas sim da forma que sabe ser melhor para nós. Jovem 2: E o Profeta disse que se formos humildes e orarmos sempre, o céu sorrirá para nós! Isso traz um sentimento tão bom! Jovem 3: Sabe que esses seis conselhos me deixaram muito entusiasmado? Vi que preciso rededicar minha vida ao Senhor! (Todos se reúnem e andam até a frente, em reverência, de cabeças baixas) NARRADOR: Então chegou o melhor momento de todos – um momento sagrado – quando o Profeta baixou sua cabeça e orou pela juventude de todo o mundo. Ele pediu ao Senhor para nos escutar, para nos guiar e nos ajudar a trilhar os caminhos da verdade; para nos salvar de nossos erros, nos perdoar de nossos pecados e nos levar de volta ao caminho da paz e do progresso. Ele então invocou as bênçãos do Senhor com amor e carinho. CANÇÃO – QUANDO O PROFETA OROU POR MIM (Todos levantam a cabeça e agradecem, ao som de “Quando o Profeta Fala”)