Prova De Redacao Puc Rs - 2006 - 2

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Prova De Redacao Puc Rs - 2006 - 2 as PDF for free.

More details

  • Words: 599
  • Pages: 2
REDAÇÃO

Na página seguinte, são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas idéias a respeito do assunto. Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:

♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.

♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente idéias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.

♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas para a redação.

♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.

♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.

♦ Lembre-se de que não serão considerados: !!!!"!!textos

que não desenvolverem um dos temas propostos;

!!!!"!!textos

redigidos a lápis ou ilegíveis.

Boa prova!

PUCRS www.pucrs.br

10

Concurso Vestibular Inverno 2006

TEMA 1 Recentemente, os jornais noticiaram com um certo destaque: um pai de família que sofre grandes dificuldades para sustentar seus numerosos filhos com um salário irrisório, tendo encontrado um envelope com dinheiro no sofisticado clube em que trabalha, tratou logo de devolvê-lo ao dono. Que princípios estavam em jogo quando esse funcionário optou pela honestidade? Que vantagens ele teve de sacrificar? E você, o que faria em tais circunstâncias? Entregaria o envelope? Ou omitiria a verdade, guardando o dinheiro para si e para sua família? Reflita sobre essa situação concreta e sobre as questões acima propostas, e disserte sobre este tema:

Dizer a verdade ou omiti-la: uma difícil escolha. _____________________________________________________________________________________________________

TEMA 2

Por não-verdade é preciso entender (...) todas as formas e todos os níveis de ausência, de recusa e de desprezo da verdade: mentira propriamente dita, informação parcial e deformada, propaganda sectária, manipulação dos meios de comunicação e outras ainda. João Paulo II

Considerando os acontecimentos recentes veiculados pelos meios de comunicação no Brasil – propaganda eleitoral, escândalos políticos, conquistas econômicas e sociais, etc. – como avaliar, à luz das palavras de João Paulo II, o que lemos e ouvimos a respeito de nosso país, a fim de que possamos exercer uma cidadania consciente? Reflita sobre essa questão e apresente o seu ponto de vista, fundamentando-o com dados da realidade, a partir desta proposta:

Verdades e mentiras a respeito de um país chamado Brasil e do povo que nele habita. ______________________________________________________________________________________________________

TEMA 3 Se a gente acreditasse que o braço pode se erguer para construir empilhando pedras em lugar de cadáveres ou dúvidas, .......................................................

Se admitíssemos que a ternura, a lealdade a ética e a fraternidade são eventualmente possíveis, que se pode criar, não só matar, existir, não só vegetar,

talvez se pudesse ler nas estrelas o reflexo do que haveria na terra: a promessa de, um dia, longínquo e frágil brilhar o milagre da paz.

Os versos acima, escritos por Lya Luft, convidam-nos a refletir sobre a possibilidade de contribuirmos para a construção de um mundo menos violento, mais humano. O que é preciso fazer para que possamos viver nesse mundo de harmonia e paz? Devemos esperar pelos governantes? Ou começar por nós mesmos? Mas, por onde? Como? Apresente sua proposta, dissertando sobre o seguinte tema:

Como construir um mundo de paz. PUCRS www.pucrs.br

11

Concurso Vestibular Inverno 2006

Related Documents