Prof. Ricardo Gaiotto
Fonte: MARX, Victor. As impublicáveis pérolas da propaganda agora publicadas.
São aqueles que situam a pessoa ou coisa demonstrada em relação às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, no espaço ou no próprio texto.
Variáveis Número Pessoa Masc. Singular 1ª este 2ª esse 3ª aquele Plural 1ª estes 2ª esses 3ª aqueles
Invariáveis Fem. esta essa aquela estas essas aquelas
isto isso aquilo
POSIÇÃO
Fonte: Quino. Toda Mafalda.
TEMPO
REFERÊNCIA TEXTUAL
Dedos apontados contra o etanol estão sujos de óleo, diz Lula Presidente abre conferência da ONU sobre alimentos com defesa aos biocombustíveis e ataque a subsídios
"É com espanto que vejo tentativas de criar uma relação de causa e efeito entre os biocombustíveis e o aumento dos preços dos alimentos. É curioso: são poucos os que mencionam o impacto negativo do aumento dos preços do petróleo sobre os custos de produção e transporte dos alimentos. Esse comportamento não é neutro nem desinteressado", acusou Lula. [...]
[...] "O etanol da cana gera 8,3 vezes mais energia renovável do que a energia fóssil empregada na sua produção. Já o etanol do milho gera apenas uma vez e meia a energia que consome. É por isso que há quem diga que o etanol é como o colesterol. Há o bom etanol e o mau etanol. O bom etanol ajuda a despoluir o planeta e é competitivo. O mau etanol depende das gorduras dos subsídios". (Lisandra Paraguassú, www.estadao.com.br/nacional, 03/06/2008)
[...]
O menino assistira a toda essa cena com imperturbável sangue frio: enquanto a Maria apanhava e o Leonardo esbravejava, aquele ocupava se tranqüilamente em rasgar as folhas dos autos que este tinha largado ao entrar, e em fazer delas uma grande coleção de cartuchos. Quando, esmorecida a raiva, o Leonardo pôde ver alguma coisa mais do que seu ciúme, reparou então na obra meritória em que se ocupava o pequeno. Enfurece-se de novo: suspendeu o menino pelas orelhas, fê-lo dar no ar uma meia volta, ergue o pé direito, assenta-lhe em cheio sobre os glúteos atirando o sentado a quatro braças de distância. — És filho de uma pisadela e de um beliscão; mereces que um pontapé te acabe a casta. O menino suportou tudo com coragem de mártir, apenas abriu ligeiramente a boca quando foi levantado pelas orelhas: mal caiu, ergueu-se, embarafustou pela porta fora, e em três pulos estava dentro da loja do padrinho, e atracando-se-lhe às pernas. [...] (Manuel Antonio de Almeida. Memórias de um Sargento de Milícias.)
Fontes: ANDRADE, Mário de. Poesias Completas. ANTUNES, Arnaldo. 2 ou mais corpos no espaço. CEREJA, W. R. e MAGALHAES, T. C. Gramática Reflexiva do Português.
São aqueles que se referem ao substantivo de modo vago, impreciso ou genérico.
Pronomes Indefinidos Variáveis Invariáveis algum, nenhum, todo, alguém, ninguém, tudo, outro, muito, pouco, certo, outrem, nada, cada, algo vário, tanto, quanto, qualquer.
Um Certo Alguém Lulu Santos Composição: Lulu Santos / Ronaldo Bastos Quis evitar teus olhos Mas não pude reagir Fico à vontade então Acho que é bobagem A mania de fingir Negando a intenção E quando um certo alguém Cruzou o teu caminho E te mudou a direção Chego a ficar sem jeito Mas não deixo de seguir A tua aparição
E quando um certo alguém Desperta o sentimento É melhor não resistir E se entregar Me dê a mão Vem ser a minha estrela Complicação Tão fácil de entender Vamos dançar Luzir a madrugada Inspiração Pra tudo que eu viver Que eu viver, uoh, uoh E quando um certo alguém Desperta o sentimento É melhor não resistir E se entregar
São os pronomes indefinidos que, quem, qual e (o) que quando empregados em frases interrogativas (diretas ou indiretas).
Que horas são? (interrogativa direta) Gostaria de saber quem falou na reunião. Quem você acha que vai melhorar a educação no Brasil?