Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza
Projeto: Geografia é vida. ”Meio Ambiente: você é quem faz a diferença”.
I-
Objeto de problematização:
O projeto tem por objeto de problematização, fomentar nos alunos o interesse por conhecer nosso bioma (Região centro-oeste) fazer com que os alunos de um modo geral conheçam mais detalhadamente o Cerrado bioma de seu estado (MS), compreendendo como era a cobertura vegetal inicial e como está hoje e as suas conseqüência para com o meio ambiente. E como nossa atitude diária pode fazer a diferença para o meio ambiente e para nossa vida. II- Justificativa/Finalidade:
Mais do que nunca, a escola tem percebido a necessidade dos alunos adquirirem, aproveitarem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Porém tem esquecido que sua atitude de hoje, faz a diferença no futuro pessoal como global. Em se tratando do meu ambiente isso não é diferente, a culpa não é só dos grandes empresários, políticos que em nome do desenvolvimento, destroem a longo prazo nosso ecossistema, e isso é claro no nosso processo de desenvolvimento histórico econômico. Assim, trabalhar os cuidados (atitudes) que cada individuo deve ter, pois eles devem se sentir co-responsável para com o meio ambiente, conhecendo e exigindo que as leis ambientais sejam respeitadas, pois ao cuidar do meio ambiente está se cuidando da vida, faz-se necessário. Mas do que nunca a interação do homem com a sociedade é de suma importância para o meio ambiente sustentável. III - Perfil do grupo: Alunos do ensino médio e fundamental e professores. IV - Objetivos: Conceituais - Conhecer o bioma de nosso estado (cerrado); - Catalogar as árvores nativas do cerrado plantadas em nossa escola; - Reconhecer o processo histórico (colonização) e de desenvolvimento socioeconômico (ocupação e utilização do espaço) e as conseqüências ambientais hoje; - Ler e interpretar imagens; - Estabelecer relações de família e moradia; - Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive. Procedimentais _ Explorar textos a partir do auto conhecimento; _ Coletar dados por meio de pesquisas e observações; _ Produzir textos; - Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; _ Confeccionar maquetes _ Registrar experiências vividas pelo grupo.
Atitudinais _ Respeitar e valorizar o meio ambiente local; - Plantar mais árvores na escola de espécie nativas de nosso bioma; _ Apreciar e ler vários livros, artigos, sobre o meio ambiente; _ Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente; _ Desenvolver o auto conceito (minha atitude faz a diferença, para mim e para o mundo/sociedade). V - Disciplinas envolvidas: Geografia VI - Metodologia:
1- Organizar as pesquisa dos alunos de forma que todas possam interagir na exposição e. conhecendo nosso bioma – Cerrado – Preservação e leis ambientais.
2- Pesquisar musica que retrata em dupla, que retrata a preocupação com o meio
ambiente, contextualizar a letra com os alunos 9 6 ao 9º ano). Conversar sobre a importância das nossas ações para a preservação do meio ambiente.
3- - Procurar em revistas figuras de meio ambiente que mostre antes e depois a interferência do homem e a degradação do meio ambiente.
4- - "Todo ser humano tem o direito de ter um meio ambiente que favoreça a vida" Pesquisar as leis ambientais. 5- Fazer entrevista com as autoridades locais, sobre as ações que visam preservar o meio ambiente de Nova Andradina. Quais as maiores preocupação do nosso município, e as leis ambientes são cumpridas. (Urbanização/ lixo/mananciais/ monocultura da cana) 6- - Conclusão: (aula temática, palestra sobre as leis ambientais para a comunidade panfletagem no semáforo - entrega de folder que salienta a conscientização do meio ambiente local). 7- reportagem para o jornal.
VII - Duração: Aproximadamente um Mês. VIII - Avaliação: (Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos cuidados com o meio ambiente local) atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente.