SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO-MG / SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE MODALIDADES E TEMÁTICAS ESPECIAIS DE ENSINO / DIRETORIA DE JOVENS E ADULTOS
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO – 2008 EIXO TEMATICO : COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS E SUPORTES TEMA 01 : GÊNEROS E DISCURSOS GÊNEROS: Anúncio publicitário; artigo de divulgação científica; artigo de opinião; carta do leitor; charge;
CONTEXTUALIZAÇÃO
conto; cordel; crônica; dissertação; entrevista; instruções de uso, confecção, operação ou montagem; notícia; perfil; regulamento; reportagem; resenha; resumo; romance; textos de aconselhamento e autoajuda; verbete de enciclopédia. COMPETÊNCIA: Compreender e produzir textos, orais ou escritos, de diferentes gêneros e domínios discursivos. TÓPICOS DE CONTEÚDO HABILIDADES 1. Contexto de produção, circulação e recepção de textos -Situação comunicativa: produtor e destinatário, tempo e espaço da produção. -Contexto histórico. -Suporte de circulação do texto; localização do texto dentro do suporte. 1.1-Compreender e -Silhueta do texto. produzir textos, consi-Tema. derando o contexto de -Pacto de recepção do texto (ficcional x não-ficcional); critérios de produção, circulação e verificabilidade, credibilidade e legitimação do conteúdo temático do recepção. texto. 1.2-Reconhecer o gê-Domínio discursivo. nero do texto. -Objetivo da interação textual e função sociocomunicativa do gênero. -Situações sociais de uso do texto / gênero. -Variedades lingüísticas (dialetais e de registro): relações com a situação comunicativa, o contexto de época, o suporte e a situações sociais de uso do gênero.
TEMATIZAÇÃO
2. Referenciação bibliográfica, segundo normas da ABNT, de -jornais e textos de jornais; -revistas e textos de revistas; -livros e partes de livro; -sites da internet. 3. Organização temática (ou tópica) do texto -Relação título-texto (subtítulos – partes do texto). -Hierarquização de tópicos e subtópicos. -Continuidade. -Progressão. -Não-contradição. -Consistência argumentativa. -Integração entre signos verbais e não-verbais (valor informativo, qualidade técnica, efeitos expressivos).
4. Seleção lexical e efeitos de sentido -Significação de palavras e expressões. -Inferenciação (pressupostos e subentendidos).
2.1-Interpretar referências bibliográficas em textos lidos. 2.2-Referenciar textos e suportes, segundo normas da ABNT. 3.1- Compreender a organização temática de textos de diferentes gêneros. 3,2-Identificar e corrigir problemas de organização temática em textos apresentados. 3.3-Produzir textos com organização temática adequada ao contexto de produção, aos objetivos do produtor e ao tema. 4.1- Usar, produtiva e autonomamente, a seleção lexical como estratégia de produção de sentido e focalização temática.
ENUNCIAÇÃO
TÓPICOS DE CONTEÚDO 5. Vozes do texto -Vozes locutoras e seus respectivos alocutários. -Recursos lingüísticos de representação do locutor do texto e/ou do destinatário previsto e seus efeitos de sentido. -Recursos lingüísticos de não-representação do locutor do texto e/ou do destinatário previsto e seus efeitos de sentido. -Vozes sociais (não-locutoras) mencionadas no texto. -Variação lingüística no discurso das vozes. -Ações básicas realizadas no texto pelo locutor (narrar história, relatar fato ou acontecimento, apresentar o discurso de outrem, descrever seres ou objetos, expor idéias, opinar, convencer, persuadir, aconselhar, ensinar a fazer, fazer agir, regulamentar, prescrever, etc.). 6. Modalização e argumentatividade -Uso de entoação e sinais de pontuação, de adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, operadores de escalonamento, advérbios, etc. como recursos de expressão ou pista do posicionamento enunciativo do locutor do texto e de persuasão do destinatário previsto.
7. Posicionamentos enunciativos no texto -Vozes representativas. -Relações de oposição e confronto (polifonial), aliança e/ou complementação (sinfonia). -Efeitos de sentido do domínio de um posicionamento enunciativo (texto autoritário), da desconstrução de posicionamento(s) enunciativo(s) (texto polêmico), do diálogo entre posicionamentos enunciativos (texto lúdico) 8. Intertextualidade e metalinguagem -Efeitos de sentido. -Tipos de intertextualidade: citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche.
HABILIDADES
5.1-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de representação das vozes em textos de diferentes gêneros.
6.1-Compreender e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de modalização e argumentatividade em textos de diferentes gêneros.
7.1-Posicionar-se criticamente frente a posicionamentos enunciativos de textos.
8.1- Compreender e alusão, referência, produzir textos,considerando os efeitos de sentido de relações intertextuais com outros textos, discursos, produtos culturais e linguagens.
9. Organização textual do discurso narrativo -Elementos estruturais: • narrador e foco narrativo: narrador onisciente (EF), narrador testemunha (EF), narrador protagonista (EF), outros (EM); • personagens; • tempo; • espaço; • ação (intriga e enredo)
9.1-Reconhecer e usar, produtiva e autonoma-Fases ou etapas: • exposição ou ancoragem (ambientação da história, apresentação de mente, mecanismos de ancoragem da narrativa personagens e do estado inicial da ação); • complicação ou detonador (surgimento de conflito ou obstáculo a ser adequados ao efeito de sentido pretendido. superado); •
clímax (ponto máximo de tensão do conflito);
TÓPICOS DE CONTEÚDO desenlace ou desfecho (resolução do conflito ou repouso da ação; pode conter a avaliação do narrador acerca dos fatos narrados – coda – e ainda a moral da história). -Estratégias de organização: • ordenação temporal linear; • ordenação temporal com retrospecção (flash-back); • ordenação temporal com prospecção. -Coesão verbal: • valores dos pretéritos perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito; futuro do pretérito do indicativo.
TEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO NARRATIVO
•
HABILIDADES 9.2-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, as fases ou etapas do discurso narrativo na compreensão e produção de textos. 9.3-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal no discurso narrativo. 9.4-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão verbal no discurso narrativo.
-Conexão textual: • marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso narrativo 9.5-Reconhecer e usar, produtiva e autonomacom outros discursos e seqüências do texto; marcas • marcadores textuais de progressão/segmentação temática: mente, articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou lingüísticas e gráficas de conexão textual no etapas do discurso. discurso narrativo. -Textualização dos discursos citados ou relatados: 9.6-Reonhecer e usar, • direto; produtiva e autonoma• indireto; mente, mecanismos de • direto e indireto; textualização dos • fluxos de consciência. discursos citados ou -Coesão nominal: relatados em textos • estratégias de introdução temática; narrativos. • estratégias de manutenção e retomada temática. 9.7-Reconhecer e usar produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão nominal no discurso narrativo. 10. Organização lingüística do enunciado narrativo 10.1-Reconhecer e -Recursos semânticos e morfossintáticos mais caracteristicos e/ou usar, produtiva e autonomamente, freqüentes no enunciado narrativo. recursos lingüístcos de estruturação de enunciados narrativos. 11. Organização textual do discurso de relato -Locutor e foco de enunciação: • relator protagonista; 11.1- Reconhecer e usar produtiva e auto• relator testemunha; nomamente, no dis• outros. curso do relato, recur-Fases ou etapas do relato noticioso: focalização sumário: título, subtítulo e lide, isto é, relato sumariado do acontecimento sos de adequados ao efeito (quem, o quê, quando, onde, como, por quê); de sentido pretendido.
suíte (ou continuação do acontecimento noticiado no lide); relato com detalhes sobre as pessoas envolvidas, repercussões, desdobramentos, comentários; pode ter intertítulos. -Estratégias de organização: • ordenação temporal linear; • ordenação temporal com retrospecção (flash-back); • ordenação temporal com prospecção. -Coesão verbal: • valores dos pretéritos perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito, do futuro do presente e do futuro do pretérito. -Conexão textual: • marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso com outros discursos e seqüências do texto; • marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso. •
-Textualização dos discursos citados ou relatados: • direto; • indireto; • ilha textual; • resumo com citações. -Coesão nominal: • estratégias de introdução temática; • estratégias de manutenção e retomada temática.
12. Organização lingüística do enunciado de relato -Recursos semânticos e morfossintáticos mais característicos e/ou freqüentes no enunciado de relato.
13. Organização textual do discurso descritivo -Locutor e foco descritivo: • localização espacial do objeto da descrição; • ângulo de visão do locutor; • Impressões sensoriais e afetivas do locutor acerca do objeto.
11.2- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, as f ases ou etapas do relato noticioso, na compreensão e produção de notícias e reportagens. 11.3-Integrar informação verbal e não-verbal na compreensão global do relato noticioso. 11.4- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal no relato. 11.5-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão verbal no discurso de relato. 11.6- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual no discurso de relato. 11.7-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de textualização dos discursos citados ou relatados em textos de relato. 11.8- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão nominal no discurso de relato.
12.1- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, recursos lingüísticos de estruturação de enunciados de relato. 13.1-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, no discurso descritivo, mecanismos de focalização adequados ao efeito de sentido pretendido.
TEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO DESCRITIVO
TÓPICOS DE CONTEÚDO -Fases ou etapas: • ancoragem (introdução do tema por uma forma nominal ou tema-título no início, no fim ou no curso da descrição); • aspectualização (enumeração de diversos aspectos do tópico discursivo, com atribuição de propriedades a cada um deles); • relacionamento (assimilação dos elementos descritos a outros por meio de comparação ou metáfora). -Estratégias de organização: • subdivisão; • enumeração; • exemplificação; • analogia; • comparação e confronto; • causa-e-conseqüência; • ordenação temporal. -Coesão verbal: • valores do presente e do pretérito imperfeito, do pretérito perfeito e do futuro do indicativo. -Conexão textual: • marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso descritivo com outros discursos e seqüências do texto; • marcadores textuais da progressão/segmentação temática: articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso. -Coesão nominal: • estratégias de introdução temática; • estratégias de retomada temática.
14. Organização lingüística do enunciado descritivo -Recursos semânticos e morfossintáticos mais característicos e/ou freqüentes no enunciado descritivo).
15. Organização textual do discurso expositivo -Locutor (expositor) e focalização temática. -Fases ou etapas: • constatação: introdução de um fenômeno ou fato tomado como incontestável; • problematização: colocação de questões da ordem do porquê ou do como; • resolução ou explicação: resposta às questões colocadas; • conclusão-avaliação: retomada da constatação inicial reformulada, enriquecida.
HABILIDADES
13.2- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, as fases ou etapas do discurso descritivo, na compreensão e produção de textos. 13.3- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de organização do discurso descritivo. 13.4- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão verbal no discurso descritivo. 13.5- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual no discurso descritivo. 13.6- Reconhecer e usar produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão nominal no discurso descritivo.
14.1- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, recursos lingüísticos de estruturação de enunciados descritivos.
15.1- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, no discurso expositivo,mecanismos de focalização adequados ao efeito de sentido pretendido.
TÓPICOS DE CONTEÚDO -Estratégias de organização: • definição analítica; • explicação; • exemplificação; • analogia; • comparação e confronto; • causa-e-consequência; • ordenação temporal.
TEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO EXPOSITIVO
-Coesão verbal: • valor aspectual do presente do indicativo e do futuro do presente do indicativo; • correção com tempos do subjuntivo. -Conexão textual: • marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso expositivo com outros discursos e seqüências do texto; • marcadores textuais da progressão/segmentação temática: articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso expositivo; -Textualização dos discursos citados ou relatados: • direto; • indireto; • paráfrase; • ilha textual; • resumo com citações. -Coesão nominal: • estratégias de introdução temática; • estratégias de manutenção e retomada temática. 16. Organização Lingüística do enunciado expositivo -Recursos semânticos e morfossintáticos mais característicos e/ou freqüentes no enunciado expositivo.
17. Organização textual do discurso argumentativo • Locutor e focalização temática.
-Fases ou etapas: • proposta ou tema: questão polêmica, explícita ou implícita no texto, diante da qual o locutor toma uma posição; • proposição ou tese: posicionamento favorável ou desfavorável do locutor em relação à proposta e orientador de toda a sua argumentação;
HABILIDADES 15.2- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, as fases do discurso expositivo. 15.3- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de organização do discurso expositivo. 15.4- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão verbal no discurso expositivo. 15.5- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual no discurso expositivo. 15.6- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de textualização dos discursos citados ou relatados em textos expositivos. 15.7- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão nominal no discurso expositivo. 16.1- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, recursos lingüísticos de estruturação de enunciados expostivos. 17.1-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, no discurso argumentativo, mecanismos de focalização temática adequados ao efeito de sentido pretendido.
•
•
TÓPICOS DE CONTEÚDO provas (convencimento ou persuasão): argumentos (de comparação, causa, exemplificação, etc.) que sustentam a proposição ou tese do locutor, assegurando a veracidade ou validade dela e permitindo-lhe chegar à conclusão; conclusão: retomada da tese, já devidamente defendida, ou uma possível decorrência dela.
TEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO ARGUMENTATIVO
-Estratégias de organização: • comparação ou confronto; • argumentação pragmática; • argumentação de autoridade; • concessão-restritiva; • exemplificação; • analogia. -Coesão verbal: • valor aspectual do presente do indicativo e do futuro do presente do indicativo; • correlação com tempos do subjuntivo. -Conexão textual: • marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso argumentativo com outros discursos e seqüências do texto; • marcadores textuais da progressão/segmentação temática: articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso argumentativo. -Textualização dos discursos citados ou relatados: • direto; • indireto; • paráfrase; • ilha textual; • resumo com citações. -Coesão nominal: • estratégias de introdução temática; • estratégias de manutenção e retomada temática.
18. Organização lingüística do enunciado argumentativo -Recursos semânticos e morfossintáticos mais característicos e/ou freqüentes no enunciado argumentativo.
19. Organização textual do discurso injuntivo (instrucional, de aconselhamento, prescritivo ou normativo) -Locutor e focalização temática.
HABILIDADES 17.2- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, as fases do discurso argumentativo na compreensão e produção de textos. 17.3- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente,estratégias de organização do discurso argumentativo. 17.4- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão verbal no discurso argumentativo.
17.5- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual no discurso argumentativo. 17.6- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de textualização dos discursos citados ou relatados em textos argumentativos. 17.7- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão nominal no discurso argumentativo.
18.1- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, recursos lingüísticos de estruturação de enunciados argumentativos.
TEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO INJUNTIVO
TÓPICOS DE CONTEÚDO -Fases ou etapas: • exposição do macrobjetivo acional: indicação de um objetivo geral a ser atingido sob a orientação de um plano de execução, ou seja, de um conjunto de comandos; • apresentação dos comandos: disposição de um conjunto de ações (seqüencialmente ordenadas ou não) a ser executado para que se possa atingir o macrobjetivo; • justificativa: esclarecimento por parte do produtor do texto dos motivos pelos quais o destinatário deve seguir os comandos estabelecidos.
19.1-Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, no discurso injuntivo, mecanismos de focalização temática adequados ao efeito de sentido pretendido. 19.2- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, as fases -Estratégias de organização: ou etapas do discurso • plano de execução cronologicamente ordenada; injuntivo. • plano de execução não cronologicamente ordenada. 19.3- Reconhecer e -Coesão verbal: usar, produtiva e auto• valores do presente do indicativo, do modo imperativo e seus nomamente, estratésubstitutos (infinitivo e gerúndio); gias de organizaçao do discurso injuntivo. -Conexão textual: • marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso injuntivo com 19.4- Reconhecer e usar, produtiva e autooutros discursos e seqüências do texto; nomamente, mecanis• marcadores textuais da progressão/segmentação temática: mos de coesão verbal articulações hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou no discurso injuntivo. etapas do discurso injuntivo. 19.5- Reconhecer e usar, produtiva e auto-Coesão nominal: nomamente, marcas • estratégias de introdução temática; língüísticas e gráficas • estratégias de manutenção e retomada temática. de conexão textual no discurso injuntivo. 19.6- Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de coesão nominal no discurso injuntivo. 20. Organização lingüística do enunciado injuntivo -Recursos semânticos e morfossintáticos mais característicos e/ou freqüentes no enunciado injuntivo.
TEXT. DISC.POÉTICO
HABILIDADES
21. Reconstrução do texto literário poético -Aspectos sonoros. -Aspectos visuais. -Aspectos sintáticos. -Aspectos semânticos.
20.1- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, recursos lingüísticos de estruturação de enunciados injuntivos.
20.1- Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos ficcionais em verso, especialmente literários.
EIXO TEMATICO : COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS E SUPORTES TEMA 02 : LINGUAGEM E LÍNGUA COMPETÊNCIAS: • Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível • • • • •
aos contextos de uso. Mostrar-se consciente do conjunto de conhecimentos pragmáticos, discursivos, semânticos e formais envolvidos no uso da língua. Compreender a necessidade da existência de convenções na língua escrita. Compreender a escrita como um bem cultural de transformação da sociedade. Fazer uso consciente de variedades do português brasileiro. Posicionar-se criticamente contra preconceitos lingüísticos.
TÓPICOS DE CONTEÚDO HABILIDADES 22. A linguagem como atividade sócio- 22.1- Reconhecer que as formas lingüísticas (palainterativa vras,sintagmas ou frases) podem ter sentidos diferen-Significação e contextos de uso. tes, dependendo da situação comunicativa e dos objetivos da interação. -Significação e atos de linguagem. 22.2- Reconhecer que, no uso da língua, realizamos atos de linguagem (declarar, afirmar, negar, -Ambigüidade. perguntar, pedir, ordenar, avisar, informar, convencer, persuadir, amedrontar, ameaçar, prometer ...), que in-Fatores de produção de sentido: integram o sentido de enunciados e textos. contexto histórico-cultural, situação 22.3- Reconhecer a ambigüidade como traço constitutivo da língua. comunicativa, conhecimentos compartilhados de mundo, de língua e de 22.4- Reconhecer que o sentido não está nas formas lingüísticas, mas na interação que relaciona usuários, texto (gênero e tipo de texto), inferência formas, situação comunicativa e contexto. de pressupostos e subentendidos. 23. A língua portuguesa ao longo do tempo -Origem e história da língua portuguesa.
23.1- Relacionar a origem e mudança da língua portuguesa às circunstâncias históricas de formação da nacionalidade portuguesa e da nacionalidade brasileira. 23.2- Inferir a origem de palavras do vocabulário da língua portuguesa com base em conhecimentos enciclopédicos prévios (dados histórico-culturais), pistas fonéticas, morfossintáticas e semânticas 23.3- Analisar as condições de uso e os efeitos de sen tido de estrangeirismos. 23.4- Avaliar implicações políticas, ideológicas e culturais do uso de estrangeirismos.
24. O português brasileiro atual e a norma-padrão: concordância verbal e nominal.
24.1- Reconhecer diferenças entre o português brasileiro e a norma-padrão no que se refere à concordância verbal e nominal. 24.2- Reconhecer e usar a norma-padrão de concordância verbal e nominal em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam.
25. O português brasileiro atual e a norma-padrão: regência verbal e nominal
25.1- Reconhecer diferenças entre o português brasileiro e a norma-padrão no que se refere à regência verbal e nominal. 25.2- Reconhecer e usar a norma-padrão de regência verbal e nominal em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam.
TÓPICOS DE CONTEÚDO 26. O português brasileiro atual e a norma-padrão: uso de pronomes pessoais
HABILIDADES 26.1- Reconhecer diferenças entre o português brasileiro e a norma-padrão no que se refere ao emprego de pronomes pessoais. 26.2- Reconhecer e usar a norma-padrão de emprego de pronomes pessoais em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam.
27. O português brasileiro atual e a norma-padrão: uso de pronomes relativos
27.1- Reconhecer diferenças entre o português brasileiro e a norma-padrão no que se refere ao emprego de pronomes relativos (estratégias de relativização). 27.2- Reconhecer e usar a norma-padrão de emprego de pronomes relativos em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam.
EIXO TEMATICO : COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS E SUPORTES TEMA 03 : SUPORTES TEXTUAIS COMPETÊNCIA • Fazer uso de suportes textuais, produtiva e autonomamente. SUBTEMA 1: REVISTA
TÓPICOS DE CONTEÚDO 28. Organização do suporte revista: relações com o público-alvo -Composição (capa, expediente, sumário, seções, colunas ...) -Formato. -Projeto gráfico (variedade de fontes ou caracteres tipográficos, cores, imagens). -Caracterização e funções sociocomunicativas do suporte e suas partes. -Pactos e finalidades de leitura. -Variedade de temas, gêneros e domínios discursivos.
HABILIDADES
28.1- Relacionar a organização do suporte revista às suas funções sociais de entretenimento, educação, informação e formação de opinião. 28.2- Reconhecer o público-alvo de uma revista pelo tema-título e pela variedade lingüística da publicação.
29. Capa de revista
29.1- Reconhecer as funções comunicativas de uma capa de revista: identidade do suporte, síntese da edição, sedução do leitor. 29.2- Ler capas de revistas, produtiva e autonomamente.
30. Credibilidade do suporte revista: linha editorial, público-alvo e tratamento ideológico-lingüístico da informação
30.1- Posicionar-se criticamente frente à importância atribuída por uma revista a determinadas matérias. 30.2- Avaliar criticamente o grau de objetividade e credibilidade de uma revista. 30.3- Relacionar linha editorial, público leitor e tratamento ideológico-lingüístico da informação em revistas.
OBSERVAÇÃO: O estudo de gêneros freqüentes em revistas se fará pelos tópicos do tema 1 (gêneros previstos por esta Proposta), combinado a outros da parte complementar do programa de cada escola (se for o caso).
SUBTEMA 2: LIVRO DIDÁTICO, LIVRO TÉCNICO, LIVRO CIENTÍFICO TÓPICOS DE CONTEÚDO HABILIDADES 31. Perigrafia do livro didático, 31.1- Reconhecer as funções comunicativas da capa técnico ou científico do livro: identificar a obra e o destinatário previsto, -Capa (sobrecapa, primeira, segunda e estabelecer pactos de leitura, motivar o leitor à leitura quarta capas, orelhas, lombada). da obra. -Falsa folha de rosto, folha de rosto e ficha catalográfica. -Dedicatória e agradecimentos. -Epígrafe. -Sumário. Apresentação, prefácio e posfácio. 31.2- Ler capa de livro (sobrecapa, primeira, segunda e -Imagens. quarta capas, orelhas) reconhecendo-se ou não como -Referências bibliográficas. o destinatário previsto da obra. -Apêndices e anexos. 31.3- Selecionar, pela leitura da capa do livro, do -Glossários. sumário e das referências bibliográficas, obras que atendam a objetivos pessoais de leitura. 31.4- Usar,produtiva e autonomamente, dados da folha de rosto ou da ficha catalográfica para referenciar obras consultadas, fazer empréstimos em bibliotecas, adquirir livros, catalogar livros pessoais ou de uso coletivo. 31.5- Reconhecer a dedicatória e os agradecimentos presentes em livros como práticas discursivas. 31.6- Justificar a presença de epígrafes no livro didático, técnico ou científico, relacionando os textos colocados em diálogo. 31.7- Usar, produtiva e autonomamente, sumários, listas e índices para localizar informações dentro do livro. 31.8- Usar, produtiva e autonomamente, informações da capa (especialmente orelhas e quarta capa), de apresentações, prefácios e posfácios na compreensão o texto básico do livro (texto didático). 31.9- Ler imagens de livros didáticos, técnicos e científicos (quadros, gráficos, tabelas, diagramas, mapas, fotografias, gravuras, fórmulas, etc.), reconhecendo-as como textos em diálogo com o texto verbal. 31.10- Avaliar a adequação das imagens ao texto verbal e ao projeto gráfico da obra, ao pacto de leitura e ao destinatário previsto. 31.11- Ler, produtiva e autonomamente, fontes bibliográficas presentes no livro didático: referências dentro do texto verbal, notas de rodapé, notas de final de capítulo, bibliografia, etc. 31.12- Ler e usar, produtiva e autonomamente, apêndices, anexos e glossários de livros. 32. Fatores e legibilidade do texto didático, técnico científico -Marcas gráficas da organização temática. -Marcas lingüísticas da organização temática.
32.1- Reconhecer a organização semântica do texto a partir de indicadores gráficos (parágrafos, destaques, fontes especiais, numeração, etc.) e lingüísticos (marcadores textuais). 32.2- Reconhecer a função dos marcadores textuais na organização tópica do texto.
TÓPICOS DE CONTEÚDO
HABILIDADES 32.3- Ler textos didáticos, técnicos e científicos, recorrendo, conscientemente, a conhecimentos prévios, inferências e instruções formais, semânticas e discursivas de marcadores textuais.
EIXO TEMATICO : COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS E SUPORTES TEMA 04 : INTERAÇÃO LITERÁRIA COMPETÊNCIAS • Compreender o texto literário como lugar de manifestação de ideologias. • Conhecer temas e motivos recorrentes na Literatura Brasileira. • Posicionar-se criticamente frente a posicionamentos enunciativos dos textos literários. • Caracterizar formas de composição de textos literários de diferentes épocas. • Conhecer a obra de autores representativos da literatura brasileira do passado e da atualidade. SUBTEMA 1: TEMAS E MOTIVOS CONSTANTES NA LITERATURA BRASILEIRA
TÓPICOS DE CONTEÚDO 33. Discursos fundadores
34. Vida social e política brasileira (costumes, festas, religiosidade, trabalho. conflitos)
HABILIDADES 33.1- Reconhecer, em diferentes textos – literários ou não – os discursos ou mitos fundadores da brasilidade. 33.2- Caracterizar os discursos fundadores em manifestações culturais e artísticas do passado e da atualidade. 33.3- Explicar efeitos de sentido do discurso eurocêntrico manifesto em textos da literatura brasileira e sobre o Brasil. 33.4- Reconhecer, em textos de diferentes épocas, a perpetuação da ideologia dos discursos fundadores ou o questionamento que dela se faz. 34.1- Conhecer formas de representação da vida social e política na literatura brasileira do passado e da atualidade. 34.2- Relacionar diferentes abordagens da vida social e política brasileira a diferentes contextos históricos e literários.
35. O amor e a mulher
35.1- Conhecer formas de representação do amor e da mulher na literatura brasileira do passado e da atualidade. 35.2- Reconhecer na perpetuação de determinados discursos sobre o amor e/ou a mulher o apagamento de outras vozes. 35.3- Reconhecer, em textos apresentados, conflitos e formas de resistência do feminino. 35.4- Relacionar diferentes abordagens e concepções do amor e da mulher a diferentes contextos históricos e literários.
36. Índios, negros e imigrantes
36.1- Conhecer formas de representação do índio, do negro e do imigrante na literatura brasileira do passado e da atualidade. 36.2- Reconhecer, na perpetuação de determinados discursos sobre índios, negros e imigrantes, o apagamento de outras vozes. 36.3- Reconhecer, em textos apresentados, conflitos e formas de resistência de diferentes etnias da população brasileira (índios, negros, imigrantes.), 36.4- Relacionar diferentes formas de tratamento de índios, negros e imigrantes na literatura brasileira a diferentes contextos históricos e literários.
TÓPICOS DE CONTEÚDO 37. O autor e seu fazer literário.
HABILIDADES 37.1- Conhecer concepções de autor e de fazer literário na literatura brasileira do passado e da atualidade. 37.2- Reconhecer o caráter metalingüístico dos textos literários que falam sobre o poeta e seu fazer artístico. 37.3- Relacionar diferentes concepções de autor e de fazer literário a diferentes contextos históricos e literários.
Referências Bibliográficas: ABAURRE, Maria Luiza Marques e outros. Língua Portuguesa – Língua, Literatura, Produção de Textos.Vol. Único, Ed. Moderna Ltda. BELTRÃO, Eliana Santos, GORDILHO, Tereza. Novo diálogo: Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2004. FARACO, Carlos Alberto. Língua Portuguesa – Língua e Cultura. Vol. Único, Base Editora e Gerenciamento Pedagógico GERIN, Júlia et alii. Língua Portuguesa e Literatura: educação de jovens e adultos. Ensino médio. Curitiba: Educarte, 2000. INFANTE, ULISSES. LÍNGUA PORTUGUESA – TEXTOS: LEITURAS E ESCRITAS. VOL. ÚNICO, ED. SCIPIONE LTDA. MAGALHÃES, Thereza Anália Cochar e CEREJA, Willian Roberto. Lingua Portuguesa – Linguagens. Vol. Único, Atual Editora Saraiva Livreiros Editores S/A. NETO, José de Nicola. e TERRA.Ermani.Língua Portuguesa – De Olho no Mundo do Trabalho – Vol. Único, Ed. Scipione Ltda. PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do e outros. Língua Portuguesa – Novas Palavras. Vol. Único, Ed. FTD S/A. SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas. Língua Portuguesa – Literatura, Gramática, Produção de Textos. Vol. Único, Ed. Moderna Ltda. SILVA, Simone Gonçalves da e outros. Língua Portuguesa. Vol. Único, Ed. do Brasil S/A. TAKASAKI, Heloisa Harue. Língua Portuguesa. Vol. Único, Ed. IBEP. Obras Literárias Indicadas: 1. O Mulato – Aluísio Azevedo
Editora: Ediouro Distribuidora: Editora do Brasil Fone: (31) 3273 7862 Site: www.editoradobrasil.com.br 2. O Encontro Marcado – Fernando Sabino
Editora: Record Distribuidora: Acaiaca Fone: (31) 2102 9800 Site: www.acaiaca.com.br 3. Palmeira Seca – Jorge Fernando dos Santos Editora: Atual Distribuidora: Saraiva Fone: (31) 3429 8300 Site: www.editorasaraiva.com.br
L.Port.(Ens.Médio)
LÍNGUA ESPANHOLA ENSINO MÉDIO – 2008 HABILIDADES
OBJETIVOS O candidato deverá revelar I - Capacidade de compreensão de textos em nível médio. II - Habilidade de análise, dedução, distinção e seleção. III - Domínio do vocabulário básico. IV - Conhecimentos gramaticais: 1. Sistema verbal - Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo e presente do subjuntivo. - Passados simples e compostos do indicativo. - Futuro do indicativo. - Condicional (Futuro do pretérito). - Pretérito imperfeito do subjuntivo. - Imperativo afirmativo e negativo. 2. Artigos definidos e indefinidos. 3. Substantivos: gênero, número e grau. 4. Graus do adjetivo. 5. Adjetivos: possessivos, demonstrativos, indefinidos, qualificativos, numerais, interrogativos e exclamativos. 6. Pronomes pessoais do caso reto e oblíquo, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos. 7. Preposições e locuções preposicionais. 8. Advérbios e conjunções. 9. O discurso indireto. V – Funções comunicativas: - Agradecer e desculpar-se. - Cumprimentar. - Expressar dúvida e certeza. - Expressar gostos e preferências. - Expressar sentimentos e emoções. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A lista abaixo representa apenas uma orientação a título de exemplo: HERMOSO, A. González, Cuenot, J. R. e Alfaro, M. Sánchez. Gramática de Español Lengua Extranjera – Curso Práctico. EDELSA – Madrid. TORREGO, Leonardo Gómez. Gramática Didetica del Espanõl. SM – Madrid. VIUDEZ, Francisca Castro, Arrese, Fernando Marín, Galvez, Reyes Morales e Muñoz, Soledad Rosa. Ven 1 e Ven 2 – Espanhol Lengua Extranjera. EDELSA/EDI 6 – Madrid. Diccionario Básico de la Lengua Española. Dirección de Aquilino Sánchez. SGEL. Madrid. Pequeno Dicionário Brasileiro: Espanhol/Português - Português/Espanhol. Coordenação e revisão de Rebeca Martín - Oficina de Textos - São Paulo. Leitura, interpretação e exercícios relacionados aos conhecimentos lingüísticos de textos em Língua Espanhola, retirados de jornais e revistas.
LÍNGUA FRANCESA ENSINO MÉDIO – 2008 HABILIDADES
O candidato deverá revelar:
I - Capacidade de compreensão de textos em nível médio. II - Habilidade de análise, dedução, distinção e seleção. III - Habilidade de reconhecimento das estruturas particulares da língua francesa e conhecimento de seus aspectos fundamentais. IV - Domínio do vocabulário básico, incluindo: 1. COGNATOS
2. Sinonímia 3. Anatonímia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAPELLE, GUY. ESPACES – 1. PARIS, HACHETTE. ________________. Mise ou Point. Niveaux I et II. Ao Livro Técnico/Hachette. COURTILLON, Janine. Archipel, Livre 1. Ao Livro Técnico/Didier. GUILLOUS, Lins Maria de Fátima. Le Français à Votre Portée. Livre de Textes. Ao Livro Técnico S.A. MAUGER, G. Cours de Langue et de Civilisation Françaises. Paris Hachette. - Vol. 1. Dicionário Francês–Português.
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE
LÍNGUA INGLESA – ENSINO MÉDIO – 2008 EIXO TEMÁTICO I: LEITURA GÊNEROS
Notícias. Artigos. Letras de música. Charges. Provérbios. Fábulas. Histórias em quadrinhos. Resenhas. Questionários de Pesquisa (Surveys). Diagramas e Gráficos. Manuais de instrução. Propagandas institucionais. Guias turísticos. Letras de música. Reportagens. Entrevistas. Classificados. Cartazes. Convites. Verbetes. Rótulos. Anúncios publicitários. Receitas. Biografias Convites. Provérbios. Bulas de remédio. Contos. Folders. Fábulas. Poemas. Crônicas.
Campos semânticos Identidade. Cidadania. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.
Tópicos
Habilidades /conteúdos básicos
1. Ler textos autênticos de diferentes gêneros (retirados de suportes variados) sobre diferentes assuntos relacionando-os aos seus diversos usos sociais, tendo em vista a tendo em vista um nível aprofundado de compreensão, incluindo os pontos principais e os detalhes.
a)
b) c) d) e) f) g) h) i) j)
Identificar (fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condições de produção (o gênero a que pertence, função comunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicação). Estabelecer relações entre gênero (finalidade do texto, público-alvo etc) e os recursos lingüísticos e não-lingüísticos (saliências gráficas) utilizados pelo autor. Identificar e/ou estabelecer relações de semelhanças, diferenças, oposições, contradições e redundância. Localizar informação específica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura. Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais e de aspectos lexicais. Identificar e/ou inferir sentido com base nas características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais (argumentações, exposições, injunções, descrições, narrações). Inferir os efeitos de sentido a partir das escolhas de itens lexicais e de linguagem figurada feitas pelo autor. Comparar opiniões ou pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema. Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais). Inferir sentido no processo de interação leitor-texto tendo por base os três tipos de conhecimento (o prévio ou enciclopédico, o textual e o léxicosistêmico).
EIXO TEMÁTICO II : COMPREENSÃO ORAL (ESCUTA) GÊNEROS Conversa informal. Diálogos para expressar funções sociais diferentes. Scripts de filmes. Scripts de desenhos animados. Balões de histórias em quadrinho. Scripts de sitcoms. Conversa telefônica. Mensagens eletrônicas. Trava-línguas. Quadrinhas. Anúncios em alto-falantes. Entrevistas (no rádio ou na TV). Propagandas (no rádio ou na TV). Documentários (no rádio ou na TV). Programas (de rádio ou de TV).Peças de teatro.
Campos semânticos Identidade. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.
Tópicos
Habilidades /conteúdos básicos
2. Ouvir textos autênticos a) de diferentes gêneros (retirados de suportes b) variados) e relacioná-los aos seus diversos usos sociais, tendo em vista a c) compreensão dos pontos principais do que foi ouvido. d) e)
Identificar a função comunicativa e o gênero textual, o local onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos. Identificar informações específicas e estabelecer relações contextuais para distinguir pontos de vistas diferentes e para anotar pontos principais. Perceber as marcas do discurso oral (hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turnos, coloquialismo, contrações de itens lexicais e gramaticais etc.). Construir as intenções explícitas e inferir as implícitas, de acordo com as intenções comunicativas dos envolvidos na interlocução. Inferir significados com base em marcas sonoras sinalizadoras de sentido (ritmo, tonicidade, entonação etc.).
EIXO TEMÁTICO III : PRODUÇÃO ESCRITA GÊNEROS
Guias turísticos. Folders. Reportagens. Manchetes. Resenhas. Cartas. Bilhetes. Cartões postais. Convites. Anúncios. Relatos de acontecimentos. Relatórios de experiências. Resumos. Fichamentos. Esquemas e diagramas. Notícias. Artigos. Cartas de leitor. Manchetes. Calendários. Lembrebes. Diários. Instruções para jogos. Perfis pessoais. Biografias. Listas. Receitas. Poemas. Campos semânticos Identidade. Cidadania. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.
Tópico
3. Produzir textos coesos e coerentes de diferentes gêneros, tendo em vista as condições de produção (quem escreve, sobre o que, para quem, para que, quando, de que forma, onde), relacionando-os aos seus diversos usos nas práticas sociais do cotidiano que são realizadas pela escrita.
Habilidades /conteúdos básicos
a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l)
Produzir textos coesos e coerentes, ao longo do processo cíclico de planejar, revisar, reescrever, produzir e editar, tendo em vista as condições de produção sob as quais se está escrevendo. Fazer uso, nos textos produzidos, de recursos coesivos gramaticais e lexicais como, por exemplo, os pronomes, as conjunções, os hiperônimos, os sinônimos e os antônimos. Fazer uso, nos textos produzidos, de aspectos gramaticais para construir os efeitos de sentido pretendidos. Avaliar e/ou redigir textos argumentativos, considerando as condições de produção. Avaliar e/ou redigir textos expositivos, considerando as condições de produção. Avaliar e/ou redigir textos narrativos, considerando as condições de produção. Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de seqüência de eventos e/ou enumeração de passos ou estágios. Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de teseargumento. Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de fato-opinião. Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de comparaçãocontraste. Produzir efeitos de sentido pretendidos pelo uso de notações como travessão, aspas, itálico, negrito, letras maiúsculas, dois pontos e reticências. Ordenar parágrafos de modo a reconstruir a seqüência dos textos originais EIXO TEMÁTICO IV : PRODUÇÃO ORAL
GÊNEROS Conversa informal. Diálogos para expressar diversas funções sociais. Conversa telefônica. Entrevistas. Questionários (surveys). Recados. Mensagens eletrônicas. Lembretes. Entrevistas (no rádio ou na TV). Programas (de rádio ou de TV. Propagandas (no rádio ou na TV). Documentários (no rádio ou na TV). Instruções de uso. Instruções de seqüência de passos ou estágios. Apresentações com suporte escrito. Relatos de acontecimentos.
Campos semânticos Identidade. Cidadania. Educação. Saúde. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Cronologia. Meio ambiente. Relações familiares. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Ética e Valores.
Tópico
4. Falar, fazendo uso da língua estrangeira para atingir propósitos reais de comunicação em função dos objetivos, da situação de interlocução e das características dos interlocutores.
Habilidades /conteúdos básicos
a)
b) c)
d) e)
Interagir por meio da língua estrangeira para cumprimentar, despedir-se, elogiar, convidar, recusar e aceitar convites, reclamar, dar opiniões, assim como para a comunicação oral na sala de aula (pedidos de esclarecimentos, pedidos de licença para entrar e sair da sala, empréstimos de materiais). Usar a língua estrangeira nas interações propostas para as situações de aprendizagem nas atividades de “faz de conta” (role play). Identificar e/ou fazer uso de palavras e expressões próprias da linguagem oral (hesitações, sinais de interrupção, coloquialismos, contrações, sinais de início e fim da fala etc.) e de marcas de colaboração do ouvinte (fillers) no processo da interação oral. Identificar e/ou produzir as diferentes pronúncias para o “–ed” em verbos e adjetivos. Identificar e/ou produzir as diferentes pronúncias para o “–s” em verbos na terceira pessoa do singular ou no plural dos substantivos.
EIXO TEMÁTICO V : CONHECIMENTO LÉXICO-SISTÊMICO (QUE SUBJAZ A PRÁTICA SOCIAL DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DOS VÁRIOS GÊNEROS). GÊNEROS
Notícias. Artigos. Letras de música. Charges. Provérbios. Fábulas. Histórias em quadrinhos. Resenhas. Questionários de Pesquisa (Surveys). Diagramas e Gráficos. Manuais de instrução. Propagandas institucionais. Guias turísticos. Notícias. Artigos. Letras de música. Conversa informal. Diálogos para expressar diversas funções sociais. Scripts de filmes. Scripts de desenhos animados. Balões de histórias em quadrinho. Guias turísticos. Folders. Reportagens. Manchetes. Resenhas. Cartas. Bilhetes. Cartões postais. Convites. Anúncios. Relatos de acontecimentos. Relatórios de experiências. Resumos. Fichamentos. Esquemas e diagramas. Conversa informal. Diálogos para expressar diversas funções sociais. Conversa telefônica. Entrevistas. Questionários (surveys). Recados
Campos semânticos Identidade. Cidadania. Relações familiares. Educação. Pluralidade cultural. Tecnologia. Entretenimento. Meio ambiente. Saúde. Alimentação. Localização e transportes. Trabalho e consumo. Cronologia. Ética e Valores.
Tópico
5. Usar os aspectos léxico-sistêmicos para compreender e produzir textos orais e escritos.
Habilidades /conteúdos básicos
a) b) c) d) e) f) g) h)
Reconhecer as funções comunicativas de aspectos do sistema gramatical (imperativo, modais, discurso direto e indireto, voz passiva), assim como os efeitos de sentido que ajudam a construir nos vários gêneros textuais. Identificar e/ou fazer uso adequado dos marcadores do discurso (palavras de ligação) e das relações semânticas que ajudam a estabelecer. Identificar e/ou fazer uso adequado dos pronomes e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer. Fazer uso adequado do presente perfeito e do presente pefeito contínuo no processo de recepção /produção do texto oral e escrito. Fazer uso adequado do passado perfeito e passado perfeito contínuo no processo de recepção/ produção do texto oral e escrito. Fazer uso adequado dos diversos tipos de futuro no processo de recepção/ produção do texto oral e escrito Fazer uso adequado dos modais no processo de recepção/produção do texto oral e escrito. Fazer uso adequado do gerúndio e infinitivo no processo de recepção/produção do texto oral e escrito.
i) j) k) l) m) n) o) p)
Fazer uso adequado do discurso direto e indireto no processo de recepção/produção do texto oral e escrito. Fazer uso adequado da ordem de palavras no processo de recepção/produção do texto oral e escrito. Reconhecer e/ou produzir a forma escrita de valores, numerais cardinais e ordinais, datas e números de telefone. Formar conjuntos lexicais com itens do mesmo campo semântico. Formar pares de sinônimos, de antônimos e de palavras relacionadas. Formar novas palavras pelo acréscimo de prefixos e sufixos. Distinguir sons de vogais, ditongos e consoantes. Distinguir aspectos básicos de entonação, ritmo e tonicidade.
Referências Bibliográficas
MARQUES, Amadeu. Inglês. Série novo ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2000. MICHAELLES. Moderno Dicionário: Inglês/Português/Português/Inglês. São Paulo: Saraiva, 2000. PRESCHER, Elizabeth et ali. Graded English. Volume único. São Paulo: Moderna, 2002. TOMPSON, Patrick W., BRENNAN, Dave K., JÚNIOR, Vidal Serrano. English at hand. São Paulo: FTD, 2002. TORRES, Nelson. Gramática prática da Língua Inglesa: o inglês descomplicado. São Paulo: Saraiva, 2000. WATKINS, M., PORTER, Timoty. Gramática da Língua Inglesa. São Paulo: Ática, 2002. L.Inglesa (Ens. Médio)
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO – 2008 EIXO TEMÁTICO I : NÚMEROS, CONTAGEM E TRATAMENTO DE DADOS TEMA : NÚMEROS Tópicos Habilidades básicas 1) Números racionais e dízimas 1a) Associar a uma fração sua representação decimal e vice-versa. Periódicas 2) Números irracionais e dízimas 2a) Reconhecer uma dízima não periódica como uma representação de um não periódicas. número irracional (não racional). 2b) Utilizar um racional como uma aproximação de um irracional para situá-lo na reta numérica. 2c) Estimar resultados que envolvam números irracionais aproximando-os por racionais. 3) Conjunto dos números reais 3a) Compreender a definição de raiz quadrada. 3b) Resolver problemas que envolvam a raiz quadrada de um número real não negativo. 3c) Utilizar a calculadora para obter um valor aproximado da raiz quadrada de um número. 4)Potências de dez e ordem de 4a) Resolver problemas que envolvam operações elementares com números grandeza muito grandes ou muito pequenos. 4b) Fazer estimativas da ordem de grandeza em medições, contagens, capacidades, operações. TEMA: CONTAGEM Tópicos 5) Contagem do número de elementos de uma união de conjuntos. 6) Conjuntos e conjuntos ordenados (ou seqüências) 7) Princípio multiplicativo
8) Arranjos, combinações e
Habilidades básicas 5a) Resolver problemas que envolvam o cálculo do número de elementos da união de conjuntos disjuntos. 5b) Resolver problemas que envolvam o cálculo do número de elementos da união de dois conjuntos. 6a) Identificar conjuntos ordenados (seqüências) e não ordenados. 6b) Identificar em situação-problema agrupamentos associados a conjuntos ordenados e a conjuntos. 7a) Resolver problemas utilizando o princípio multiplicativo. 8a) Reconhecer situações em que os agrupamentos são distinguíveis pela ordem de seus elementos ou não. 8b) Resolver problemas que envolvam a identificação e o cálculo do número de arranjos sem repetição. 8c) Resolver problemas que envolvam a identificação e o cálculo do número de combinações sem repetição. 8d) Resolver problemas que envolvam a identificação e o cálculo do número de permutações sem repetição.
permutações sem repetição
Tópicos 9) Evento e espaço amostral 10) Probabilidade
TEMA: PROBABILIDADE Habilidades básicas 9a) Reconhecer o caráter aleatório de variáveis em situações-problema. 9b) Identificar o espaço amostral em situações-problema. 10a) Realizar experimentos para estimar a probabilidade de eventos. 10b) Resolver problemas que envolvam o cálculo de probabilidade de eventos. TEMA: ESTATÍSTICA
Tópicos 11) Organização de um conjunto de dados 12) Gráficos de segmentos, colunas, setores. 13) Médias aritmética
Habilidades básicas 11a) Organizar e tabular um conjunto de dados. 11b) Interpretar e utilizar dados apresentados em tabelas. 12a) Representar um conjunto de dados graficamente. 12b) Selecionar a maneira mais adequada para representar de um conjunto de dados. 12c) Interpretar e utilizar dados apresentados graficamente. 13a) Compreender o significado da média aritmética. 13b) Resolver problemas que envolvam a média aritmética.
14) Média ponderada
14a) Compreender o significado da média ponderada. 14b) Resolver problemas que envolvam a média ponderada. EIXO TEMÁTICO II: FUNÇÕES ELEMENTARES E MODELAGEM TEMA: FUNÇÕES
Tópicos Habilidades básicas 15) Função do primeiro grau
16) Progressão aritmética 17) Inequações do primeiro grau
15a) Identificar e utilizar a função linear para representar relações numéricas entre grandezas diretamente proporcionais. 15b) Reconhecer funções do primeiro grau como as que têm variação constante. 15c)Reconhecer e representar graficamente funções do primeiro grau. 15d) Reconhecer funções do primeiro grau crescentes ou decrescentes. 15e) Identificar os intervalos em que uma função do primeiro grau é positiva ou negativa. 15f) Reconhecer uma progressão aritmética em um conjunto de dados apresentados em uma tabela, seqüência numérica ou em situações-problema. 15g) Reconhecer uma progressão aritmética como uma função do primeiro grau definida no conjunto dos números inteiros positivos. 16a) Identificar numa progressão aritmética seu o termo geral. 16b) Resolver problema simples que envolvam a soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética. 17a) Identificar uma inequação do primeiro grau com o sinal de uma função do primeiro grau em um intervalo. 17b) Resolver problemas que envolvam uma inequação do primeiro grau.
18) Função do segundo grau
18a) Reconhecer e representar graficamente funções do segundo grau. 18b) Identificar os intervalos em que uma função do segundo grau é positiva ou negativa. 18c) Resolver situações-problema que envolvam as raízes de uma função do segundo grau. 18d) Resolver problemas de máximos e mínimos que envolvam uma função do segundo grau.
19) Inequações do segundo grau
19a) Identificar uma inequação do segundo grau com o sinal de uma função do segundo grau em um intervalo. 19b) Resolver problemas que envolvam uma inequação do segundo grau.
20) Função exponencial
20a) Reconhecer em situações-problema crescimento ou decrescimento geométrico. 20b) Reconhecer uma progressão geométrica em um conjunto de dados apresentados em uma tabela, seqüência numérica ou em situações-problema. 20c) Reconhecer uma progressão geométrica como uma função da bx
forma f ( x ) = ka definida no conjunto dos números naturais. 20d) Utilizar a exponencial para expressar o valor das prestações em um financiamento. 20e) Identificar exponencial crescente e exponencial decrescente. 20f) Identificar fenômenos de crescimento ou decrescimento exponencial que surgem em outras áreas.
f ( x ) = ka bx . bx 20h) Reconhecer o gráfico de uma função do tipo f ( x ) = ka . 20g) Resolver problemas que envolvam uma função do tipo 21) Equações exponenciais 22) Progressão geométrica 23) Função logarítmica
24) Sistema de equações lineares
Tópicos
21a) Resolver equações exponenciais simples. 22a) Identificar numa progressão geométrica seu o termo geral. 22b) Resolver problema simples que envolvam a soma dos n primeiros termos de uma progressão geométrica. 23a) Reconhecer a função logarítmica com a inversa da função exponencial. 23b) Utilizar em problemas as propriedades operatórias da função logarítmica. 23b) Resolver problemas que envolvam uma função logarítmica. 23c) Reconhecer o gráfico de uma função logarítmica. 24a) Resolver um sistema de equações lineares com duas variáveis e interpretar o resultado geometricamente. 24b) Resolver problemas que envolvam a resolução e discussão de um sistema de equações lineares. TEMA: MATEMÁTICA FINANCEIRA Habilidades básicas
25) Matemática financeira
25a) Resolver problemas que envolvam o conceito de porcentagem. 25b) Reconhecer o conceito de juros simples e composto em situações-problema que envolvam juros. 25c) Resolver problemas que envolvam o conceito de juros simples. 25d) Resolver problemas que envolvam o conceito de juros compostos. 25e) Resolver situações-problema que envolvam cálculo de prestações em financiamentos, com ou sem o uso da calculadora. 25f) Resolver situações-problema que envolvam estimativas dos juros cobrados em um financiamento com o uso ou não da calculadora.
EIXO TEMÁTICO III: GEOMETRIA E MEDIDAS TEMA: SEMELHANÇA E TRIGONOMETRIA Tópicos Habilidades básicas 26) Teorema de Tales e semelhança 26a) Resolver problemas que envolvam o teorema de Tales. de triângulos 26b) Resolver problemas que envolvam semelhança de triângulos. 26c) Relacionar áreas e perímetros de triângulos semelhantes. 27) Trigonometria no triângulo 27a) Reconhecer o seno, cosseno e a tangente como razões de semelhança e retângulo as relações entre elas. 27b) Resolver problemas que envolvam as razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. 27c) Calcular o seno, cosseno e tangente de 30o, 45o e 60º. 28) Trigonometria no círculo e 28a) Calcular o seno, cosseno e a tangente dos arcos notáveis: 0o, 90o, 180o, funções trigonométricas. 270o e 360º. 28b) Utilizar a relação entre radianos e graus. 28c) Reconhecer no círculo trigonométrico a variação de sinais, crescimento e decrescimento das funções seno e cosseno. 28d) Identificar no círculo trigonométrico o período das funções seno e cosseno. TEMA: CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS Tópicos Habilidades básicas 29) Construções geométricas com 29a) Reconhecer propriedades geométricas que justifiquem as construções com régua e compasso régua e compasso. 29b) Construir com régua e compasso e justificar: a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ângulo, a altura de um triângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, triângulos dados três de seus elementos, hexágono. 29c) Construir com régua e compasso os pontos notáveis de um triângulo: baricentro, ortocentro, incentro e circuncentro. Tópicos 30) Plano cartesiano
Tópicos 31) Prismas e cilindros
32) Pirâmides e cones 33) Esferas e bolas 34) Planificações de figuras
TEMA: GEOMETRIA ANALÍTICA Habilidades básicas 30a) Identificar e localizar pontos no plano cartesiano. 30b) Resolver problemas que envolvam simetrias no plano cartesiano. 30c) Resolver problemas que envolvam o cálculo da distância entre dois pontos no plano cartesiano. 30d) Reconhecer e determinar a equação da reta conhecendo-se dois de seus pontos ou um ponto e sua inclinação dados algebricamente. 30e) Reconhecer e determinar a equação da reta conhecendo-se dois de seus pontos ou um ponto e sua inclinação, em que os pontos são dados por suas representações no plano cartesiano. 30f) Identificar a posição relativa de duas retas a partir de seus coeficientes. 30g) Reconhecer e determinar a equação de uma circunferência conhecidos seu centro e seu raio. TEMA:GEOMETRIA DE POSIÇÃO NO ESPAÇO Habilidades básicas 31a) Identificar os elementos de um prisma e de um cilindro. 31b) Resolver problemas que envolvam o cálculo da diagonal de um paralelepípedo retângulo. 31c) Identificar as seções feitas por planos paralelos à base ou contendo o eixo de simetria de um cilindro reto. 32a) Identificar os elementos de uma pirâmide e de um cone. 32b) Identificar as seções feitas por planos paralelos à base de uma pirâmide ou um cone. 33a) Identificar os elementos de uma esfera e de uma bola. 33b) Identificar as interseções entre planos e esferas. 34a) Reconhecer a planificação de figuras tridimensionais mais usuais: cubo,
tridimensionais
35) Posição relativa entre retas e planos no espaço
Tópicos 36) Áreas laterais e totais de figuras tridimensionais 37) Volumes de sólidos
paralelepípedo retangular, prismas retos, pirâmide, cilindro e cone. 34b) Construir figuras tridimensionais a partir de planificações. 34c) Calcular área lateral ou total de uma figura tridimensional a partir de sua planificação. 34d) Resolver problemas de construção de embalagens e outros objetos que envolvam planificações. 35a) Reconhecer posições relativas entre retas: paralelas, concorrentes, perpendiculares e reversas. 35b) Reconhecer posições relativas entre retas e planos: concorrentes, perpendiculares e paralelos. 35c) Reconhecer posições relativas entre planos: paralelos, perpendiculares e concorrentes. TEMA: GEOMETRIA MÉTRICA Habilidades básicas 36a) Resolver problemas que envolvam o cálculo da área lateral ou total de figuras tridimensionais. 37a) Resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de sólidos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LONGEN, Adilson. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Nova Didática Ltda. _______________. Matemática: Uma Atividade Humana. Vol. Único 3 Anos, Base Editora e Gerenciamento Pedagógico. BIANCHINI, Edwaldo Roque e PACCOLA, Herval. Matemática 1ª Série, Ed. Moderna Ltda. ______________________. Matemática 2ª Série, Ed. Moderna Ltda. ______________________. Matemática 3ª Série, Ed. Moderna Ltda. DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Ática Ltda. PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Moderna Ltda. ZAMPIROLO, Maria José C. de Vasconcelos e outros. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. do Brasil Ltda. AUGUSTO, Oscar. e NETO, Guelli. Matemática. Vol. Único 3 Séries, Ed. Ática Ltda. SMOLE, Kátia Cristina Stocco e outros. Matemática 1ª Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda. ________________________. Matemática 2ª Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda. ________________________. Matemática 3ª Série, Saraiva Livreiros Editoras Ltda. SILVA, Cláudio Xavier da e FILHO, Benigno. Matemática – Aula por Aula – Vol. Único 3 Anos, Ed. FTD S/A IEZZI, GERSON E OUTROS. M ATEMÁTICA – CIÊNCIA E APLICAÇÕES. VOL. ÚNICO 3 ANOS, SARAIVA LIVREIROS EDITORAS LTDA. Mat.(Ens. Médio)
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO – 2008
Eixo Temático i: Problemas e perspectivas do urbano
Tema: O processo de urbanização contemporâneo: a cidade e a metrópole, o trabalho, o lazer e a cultura Tópicos 1 - cidade/metrópole
Habilidades básicas -Reconhecer o uso da escala cartográfica como forma de organizar informações sobre fenômenos urbanos, sua distribuição e freqüência, resguardando as relações da escala local, regional com a global. -Analisar os fenômenos urbanos relacionados à globalização, blocos regionais, desenvolvimento local e identidades locais tendo em vista a incorporação de tecnologias. -Reconhecer a fragmentação na metrópole nos fenômenos de não-trabalho.
2 - Espaço urbano
-Comparar, a partir de dados diversos, as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano em decorrência da globalização e do sistema técnico informacional, prognosticando cenários do futuro. -Analisar as mudanças nas relações sociais do trabalho na cidade, relacionando o índice de emprego e desemprego, os avanços tecnológicos, as mudanças estruturais em relação às empresas/emprego com o avanço da informalidade no mundo do trabalho. -Analisar as situações que explicam a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam a vida 24 horas.
3 - Infra-estrutura urbana e qualidade de vida
-Reconhecer cotidianos na interpretação da paisagem urbana, identificando o que a cultura e o trabalho conferiram para a identidade de um lugar e como as pessoas têm acesso aos serviços de infra-estrutura, às oportunidades de trabalho de lazer e aos direitos de cidadania. -Reconhecer a relação de Produção e Consumo na cidade investigando espaços de produção e de consumo para avaliar a qualidade de vida no ambiente. -Identificar o papel do comércio, transportes e comunicações na construção do espaço e na rede urbana.
4 - Território e territorialidade
-Representar na planta da cidade os espaços de produção, localizando a base territorial de poder dos serviços, comércio e indústria. -Reconhecer os conceitos de território e territorialidade na análise das situações que produzem a vida na cidade. -Relacionar o crescimento da economia informal com o surgimento de novas territorialidades e espacialidades.
5 - Redes e região
-Reconhecer as relações das metrópoles e das cidades globais como poderosos entroncamentos de múltiplas redes. -Identificar na densa rede urbana contemporânea a hierarquia de funções e centralização das atividades produtivas, culturais e de serviços. -Analisar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas na identidade, territorialidade e espacialidade das paisagens urbanas, destacando os aspectos referentes a escalas locais e planetárias sem descuidar das regionais.
6 - Políticas Públicas Urbanas: público e privado
-Reconhecer nas paisagens patrimoniais urbanas, as temporalidades nelas implícitas e as práticas de preservação propostas pelas políticas públicas. -Aplicar a escala geográfica em estudos que buscam compreender as paisagens urbanas com vistas a destacar a freqüência e a distribuição e concentração dos sem teto, sem trabalho, sem educação, sem saúde, sem terra comparando-os com os direitos de cidadania. -Compreender as políticas públicas urbanas identificando e analisando as situações delas decorrentes em diferentes cidades e países.
7 - Patrimônio cultural -Ler, analisar e interpretar o patrimônio da cidade/metrópole mapeando o seu uso como lazer e ambiental e cultura pelos trabalhadores. -Identificar as causas, conseqüências e soluções para os problemas socioambientais contemporâneos.. -Compreender a importância do planejamento e gestão da cidade como instrumento de justiça ecológica, melhoria da qualidade de vida e conquista na defesa do patrimônio.
8 - Identidade Cultural -Identificar, comparar e concluir como a cultura e o trabalho contribuem para a formação da identidade de um lugar. -Reconhecer no cotidiano da vida urbana de diferentes lugares a singularidade da identidade cultural. -Reconhecer as relações e contradições implicadas na mundialização dos fenômenos culturais que incidem sobre a identidade de um lugar nas diferentes escalas – local, regional, nacional. 9 - Espacialidade
-Identificar em imagens os fenômenos da metropolização: fluxo de pessoas, serviços, especulação imobiliária, lazer. -Analisar nas paisagens urbanas os processos que os conformam em sua espacialidade, com destaque para os efeitos da globalização e fragmentação. -Reconhecer as singularidades e contradições expressas nas espacialidades urbanas.
10 - Gestão da cidade -Ler, analisar e interpretar mapas temáticos que destaquem como os processos de gestão da cidade evidenciam os tempos desiguais na vida urbana e a qualidade de vida. -Analisar dados que evidenciam as ambigüidades no planejamento territorial da cidade envolvendo as esferas do mercado imobiliário, da sociedade civil e do poder público. -Compreender no cotidiano da vida urbana de diferentes lugares, os fenômenos que evidenciam a gestão da cidade.
Eixo Temático ii : As transformações no mundo rural TEMA: AS NOVAS TERRITORIALIDADES NO CAMPO Tópicos 11 - Estrutura fundiária
Habilidades básicas -Ler e interpretar mapas temáticos referentes à distribuição de terras no Brasil e no mundo. -Diferenciar o minifúndio, latifúndio, explicando a estrutura fundiária brasileira. -Compreender que a atividade agrária teve um papel de destaque na maior parte da nossa história econômica com conseqüências que ficaram marcadas no latifúndio, no uso do trabalho escravo e no patriarcalismo.
12 - Espacialidade rural
-Ler, analisar e interpretar mapas, gráficos e tabelas como formas de representação dos fenômenos espaciais que expressam a vida no campo. -Identificar e interpretar a distribuição dos fenômenos, socioespaciais na espacialização do novo rural urbano. -Reconhecer, a partir da seleção e comparação, os fenômenos espaciais que evidenciam as transformações no mundo rural, com ênfase para a vida no campo no Brasil em relação a outros países.
13 - Desenvolvimento -Analisar as relações entre conservação e degradação do solo, da vegetação, dos rios e da sustentável no fauna nas práticas sociais do espaço rural mundial contemporâneo e suas conseqüências campo para a vida no planeta em diferentes linguagens da mídia. -Reconhecer a região do cerrado brasileiro como espaço de produção, decorrente da implantação das novas tecnologias relacionadas à revolução tecnológica, avaliando seus impactos ambientais. -Analisar a territorialidade dos agronegócios no campo brasileiro, relacionados aos impactos ambientais e à agricultura sustentável. 14 - Territorialidades no campo
-Reconhecer e contextualizar os projetos agropecuários mineiros como o do Jaíba dentro da economia de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina. -Conhecer e problematizar a força do cooperativismo, no Brasil e no mundo, como forma de desenvolvimento rural. -Reconhecer nas territorialidades rurais, as pluriatividades e conflitos por terra, decorrentes das novas relações territoriais estabelecidas no campo brasileiro, identificando suas transformações.
15 - Relação campo e -Ler e interpretar materiais imagéticos que revelam aspectos relevantes de fenômenos cidade sociais, políticos, econômicos da relação campo e cidade. -Comparar os problemas do campo com os da cidade interpretando e relacionando o papel da população no processo de urbanização. -Reconhecer a influência do espaço urbano no meio rural analisando as atividades e a interferência da agroindústria no campo gerando os conflitos pela terra. 16 - Reforma agrária/ movimentos
-Reconhecer nos mapas, gráficos e tabelas a força dos movimentos sociais e do cooperativismo rural brasileiro, interpretando suas territorialidades.
sociais
-Analisar as origens dos movimentos sociais latino-americanos no campo interpretando suas identidades com a terra. -Conhecer a atual política de créditos e financiamentos destinados ao pequeno produtor brasileiro avaliando as formas de fixação do homem ao campo.
17 - Produção e
-Ler e interpretar mapas, gráficos e tabelas sobre os fenômenos sociais e econômicos relacionados à produção agrária do Brasil, a partir da análise histórica da agricultura brasileira e dos produtos que tiveram destaque na economia do país. -Entender a participação das multinacionais no campo e seu papel nas exportações brasileiras. -Analisar as transformações socioespaciais que vem ocorrendo no campo brasileiro em decorrência de sua modernização.
18 - Trabalho no
-Identificar as principais características do espaço agrário industrializado e o sistema de trabalho existente, explicando as novas relações de trabalho no campo. . -Analisar os hábitos e costumes populações tradicionais identificando nelas as formas de trabalho que preservam o ambiente rural. -Ler e interpretar mapas e gráficos que explicam o fenômeno da inclusão e exclusão da mãode-obra no campo, avaliando sua localização e distribuição. -Ler e interpretar a paisagem rural e a nova ruralidade expressa nos fenômenos socioeconômicos e culturais das regiões agropecuárias do Brasil e do mundo. -Analisar a utilização agrícola da área de cerrado como alternativa de produção de alimentos de forma sustentável. -Identificar na espacialidade do campo brasileiro a expansão e consolidação dos agronegócios analisando o reordenamento dos complexos agroindustriais. -Identificar nas propagandas do terceiro setor, o uso das populações ribeirinhas, povos coletores, caiçaras, quilombolas e outros, como sujeitos das permanências e resistências, relacionando seu modo de vida ao desenvolvimento sustentável. -Relacionar a revitalização das tradições culturais rurais com sua inclusão nos projetos turísticos das regiões brasileiras, asiáticas e africanas. -Analisar as tradições culturais rurais, avaliando suas contribuições para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis no meio rural.
tecnologia no campo
campo
19 - Espaço rural
20 - Diversidade cultural
EIXO TEMÁTICO III: MUTAÇÕES NO MUNDO NATURAL
Tema: Aquecimento global e mudança climática Tópicos 21 - Domínios de natureza no
Habilidades básicas -Identificar os domínios de natureza que compõem o território brasileiro avaliando a interferência humana nos grandes domínios florestais do país. -Avaliar os domínios da Caatinga e do Cerrado sob a ótica da originalidade climática, hidrológica e pedológica relacionando as possibilidades e os limites de seu uso pela agricultura.. -Explicar os domínios de natureza do Brasil Meridional através dos condicionantes climático e geológico.
22 - Desertificação
-Analisar os custos da desertificação em nível de impactos naturais, sociais, econômicos, urbanos e institucionais através de comparação de dados expressos em mapas e gráficos. -Localizar o fenômeno da desertificação ecológica no mundo relacionando sua área de abrangência com as características dos países endividados e periféricos. -Analisar a desertificação no estado de Minas Gerais: área de abrangência, localização geográfica, municípios em situação de risco, conseqüências de âmbito natural, social, urbano, institucional, os programas de combate e os resultados obtidos.
Brasil
23 - Fontes de energia -Avaliar a atual matriz energética da sociedade industrial por meio de mapas temáticos, comparando os dados. -EXPLICAR A GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO CONTEXTUALIZANDO-A COM O FUTURO DA ENERGIA DOS HIDROCABONETOS NO ATUAL CENÁRIO DE PRODUÇÃO, CONSUMO, POLUIÇÃO E RESERVAS. -Reconhecer a nova geração de tecnologias energéticas do Século XXI avaliando suas vantagens e desvantagens. 24 - Dinâmica terrestre -Localizar e explicar paisagens que evidenciam a dinâmica terrestre, avaliando seu uso como atratividade das áreas turísticas. -Identificar, num prognóstico, os possíveis impactos do aquecimento global na dinâmica terrestre. -Explicar o mecanismo de formação de ilhas de calor, chuva ácida e efeito estufa.
25 - Ordem Ambiental Internacional
26 - Desenvolvimento sustentável
-Relacionar a mudança de matriz energética e o programa do "Sequestro do Carbono" com as proposições acordadas no Protocolo de Kyoto (1997), posicionando-se frente ao proposto. -Compreender e explicar o significado do programa "Seqüestro do Carbono" proposto pelo Protocolo de Kyoto, avaliando o desenvolvimento desses programas no território brasileiro. -Analisar as políticas públicas em nível nacional e internacional, seus acordos e controles de gestão ambiental para o resguardo do patrimônio ambiental do planeta. -Avaliar, sob a ótica da sustentabilidade, as formas de organização econômica da sociedade industrial e suas implicações na desordem ecológica planetária. -Reconhecer em dimensão escalar outras formas de pensar/sentir/interferir na realidade em busca de soluções mais sustentáveis para os problemas socioambientais do planeta. -Analisar as contradições do desenvolvimento sustentável sob a ótica das noções de desenvolvimento e crescimento.
27 - Padrão de produção e consumo
-Analisar, sob a ótica da sustentabilidade, os padrões de produção e consumo que têm referenciado o desenvolvimento econômico capitalista. -Explicar a relação entre o efeito estufa e o buraco da camada de ozônio com o padrão de produção e consumo.
28 - Diversidade
-Identificar o que é mito e realidade na discussão acerca da megadiversidade brasileira. -Avaliar os limites e possibilidades do trabalho compartilhado entre Organizações Não Governamentais e empresas transnacionais com vistas à manutenção da diversidade biológica, combate à biopirataria e o “seqüestro do carbono”.
biológica
-Justificar a presença de projetos integrados do ponto de vista social, econômico e ecológico em áreas de ocorrência da Mata Atlântica, embora ela represente somente 7,3% de seu território original.
29 - Aquecimento global
-Avaliar a mudança climática a partir do aquecimento global e demonstrar visão crítica ao compreender a teia complexa de problemas de natureza social, natural e econômica, do local ao global, deixando a descoberto as polêmicas que o envolvem. -Explicar o mecanismo dos fenômenos El Niño e La Niña e sua relação com as mudanças climáticas globais, localizando sua área de ocorrência no planeta, suas causas e efeitos. -Analisar os poluentes que desencadeiam o aquecimento e a mudança climática opinando sobre a postura dos países que não assinaram o Protocolo de Kyoto.
30 - Recursos hídricos -Localizar as regiões hidroconflitivas do planeta, avaliando as políticas em nível nacional e internacional para sua gestão. -Interpretar fenômenos meteorológicos relacionados aos recursos hídricos contidos em linguagens cartográfica e estatística. -Explicar as transformações geográficas nas regiões atingidas pela construção de barragens identificando as críticas e contestações de que são alvo.
EIXO TEMÁTICO IV: OS CENÁRIOS DA GLOBALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO
Tema: As novas fronteiras do capitalismo global: os territórios nas novas regionalizações Tópicos
31 - Fluxos
econômicos
Habilidades básicas -Reconhecer na mídia impressa e visual as diversas representações da globalização identificando os fluxos econômicos e as relações comerciais entre blocos econômicos e países. -Comparar e analisar os fluxos financeiros e suas implicações na reorganização do capital, no atual estágio da globalização. -Analisar as relações geopolíticas decorrentes dos fluxos econômicos que expressam uma territorialidade visível em diferentes paisagens.
32 - Desterritorializa-Reconhecer as desigualdades mantidas e provocadoras de exclusão e segregação ção e as Redes de socioespacial em diferentes fontes imagéticas, na análise de gráficos e tabelas. solidariedade -Identificar o crescimento das redes de solidariedade no Brasil e no mundo interpretando sua interferência na vida dos desterritorializados. -Explicar os tipos de relações sociais, culturais e econômicas existentes no território relacionando-as com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
33 - Terceiro setor
-Ler, analisar e interpretar mapas, tabelas e gráficos como portadores de informação da freqüência, distribuição e localização do terceiro setor no Brasil e no mundo. -Interpretar nos cenários da globalização e da fragmentação o que significado o terceiro setor. -Identificar e analisar o crescimento do terceiro setor e seu impacto nas políticas dos países ricos e pobres.
34 - Globalização e regionalização
-Reconhecer em mapas temáticos os processos de espacialização e territorialização dos fenômenos regionais relacionados aos setores produtivos. -Identificar, a partir da comparação e interpretação a singularidade das identidades regionais e nacionais, resultantes da fragmentação e da globalização. -Avaliar as tendências e interferências da globalização em diferentes regiões do mundo, identificando os movimentos de resistência.
35 - Nacionalismo e separatismo
-Analisar mapas temáticos que representam fatos e fenômenos dos efeitos da globalização no mundo pobre e rico. -Identificar, caracterizar e estabelecer relações entre os diversos movimentos separatistas, indicando suas causas e conseqüências. -Reconhecer a territorialidade dos conflitos separatistas e nacionalistas interpretando os tipos de resistências que lhes são inerentes.
36 - Novas relações de -Ler e analisar mapas, tabelas, gráficos sobre o processo de globalização no que se refere trabalho ao crescimento do desemprego, desemprego estrutural e expansão da informalidade. -Estabelecer relações entre a tecnologia e o atual mercado de trabalho no Brasil e em diferentes países, analisando os desafios da Educação. -Analisar as novas possibilidades no mundo do trabalho na era do conhecimento compreendendo as transformações socioespaciais provocadas pelo uso das novas tecnologias 37 - Comércio -Ler e comparar mapas temáticos envolvendo o comércio internacional, em diferentes internacional escalas. -Interpretar a expansão da China no comércio mundial avaliando o papel das Zonas de Econômicas Especiais (ZEEs) e os rumos de sua abertura econômica. -Identificar os indicadores da participação dos países nas rodadas da Organização Mundial do Comércio – OMC, avaliando o papel dos países emergentes, dentre eles, o Brasil. 38 - Fronteiras
-Aplicar o uso das escalas cartográfica e geográfica para identificar e interpretar os efeitos da migração clandestina na economia mundial analisando o fechamento das fronteiras nos países ricos. -Reconhecer que a mais nova divisão internacional do trabalho não mais coincide com as fronteiras dos estados Nacionais. -Identificar a interdependência entre governos, empresas, indivíduos, movimentos sociais em diversos espaços, explicando as fronteiras flexíveis da globalização.
39 - Sociedade da informação
-Reconhecer na midia impressa e visual as diversas representações da globalização. -Identificar os pontos de interconexão das redes mundiais nos fluxos de turismo e serviços culturais. -Entender como o mundo globalizado e informatizado gera uma massa de excluídos.
40 - Reordenamento do território
-Localizar a distribuição das indústrias, meios de transporte e telecomunicações nos mapas temáticos, identificando e reordenando suas tipologias. -Identificar, no Brasil e em diferentes países, cenários criados com os tecnopólos, analisando sua lógica no movimento de regionalização e globalização.· - Explicar a organização dos países industrializados compreendendo seu processo de territorialização e espacialização nas três revoluções industriais.
Referências Bibliográficas
FERRAZ, Sérgio, TOKARSKI, Célia Regina. Geografia. Ensino médio. Curitiba: Educarte. LAZZARI, Ivan, ONNIG, James. Geografia – A natureza humanizada. Vestibular. São Paulo: FTD, 2001. LUCCI, Elian Alabi. Geografia – O Homem no espaço – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2000. PIFFER, Osvaldo. Geografia do Brasil – volume único. São Paulo: IBEP, 2001. ______________. Geografia Geral – volume único. São Paulo: IBEP, 2001.
VESENTINI, J. William. Sociedade e espaço, Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004. VLACH, Vânia. Geografia crítica – O espaço natural e a ação humana. São Paulo: Ática, 2004. Geogr.(Ens.Médio)
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO - 2008 EIXO TEMATICO I: A TEIA DA VIDA TEMA : SISTEMAS E ECOSSISTEMAS
Tópico / Habilidade
Tópico 1: Fotossíntese como fonte primária de biomassa, relações alimentares como forma de transferência de energia e materiais •
Identificar a origem da energia existente em cada nível de organização do ecossistema, interpretando as relações alimentares
•
Interpretar as relações alimentares como uma forma de garantir a transferência de matéria e de energia do ecossistema.
•
Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam.
•
Reconhecer a adaptação como um conjunto de característica que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos
Tópico 2- Energia nos alimentos. A medida e significado de caloria •
Identificar a origem da energia existente em cada nível de organização do ecossistema;
•
Identificar em textos ou experimentos informações sobre a quantidade de energia dos alimentos.
•
Escrever pequenas sínteses e relatos orais a respeito da transferência de energia nos ambientes Tópico 3 - O ciclo do C, N, água, Ca e P e o papel dos decompositores no reaproveitamento dos materiais.
• •
Traçar o circuito de determinados elementos químicos como o carbono, oxigênio e nitrogênio, colocando em evidência o deslocamento desses elementos entre o mundo inorgânico (solo, água, ar) e o mundo orgânico (tecidos, fluidos, e estruturas animais e vegetais)
•
Analisar esquemas presentes em textos científicos sobre o ciclo dos materiais
Tópico 4 - Interferência humana nos ciclos dos materiais provocando a degradação dos ambiente •
Analisar a maneira como o ser humano interfere nos ciclos dos materiais para recriar sua existência, retirando materiais numa velocidade superior a que podem ser repostos naturalmente ou devolvendo em quantidades superiores às suportadas pelos ecossistemas até que a degradação deles se complete.
•
Analisar dados sobre intensificação do efeito estufa, diminuição da taxa de oxigênio no ambiente aquático e uso intensivo de fertilizantes nitrogenados, associando-os às interferências humanas nos ciclos naturais dos elementos químicos.
Tópico 5 - Formas de minimizar os efeitos da poluição e níveis de responsabilidade. A influência da tecnologia na qualidade de vida. •
Avaliar diferentes medidas que minimizem os efeitos das interferências humanas nos ciclos da matéria;
•
Descrever as características de regiões poluídas, identificando as principais fontes poluidoras do ar,
• da água e do solo. Tópico 6 - Os efeitos das interferências humanas nos ciclos dos materiais. •
Produzir textos de reportagens enfocando questões críticas como o desequilíbrio ambiental do bairro ou cidade onde vive.
TEMA: BIOSFERA E BIODIVERSIDADE
Tópicos / Habilidades Tópico 7: Características gerais de cada um dos reinos dos seres vivos. •
Identificar representantes dos reinos dos seres vivos a partir de representações figurativas ou características indicadas.
Tópico 8: Fatores que atuam no metabolismo •
Identificar em experimentos fatores que atuam no metabolismo: temperatura, concentração de gases, iluminação etc
Tópico 9: Ciclo de vida dos seres vivos e suas adaptações em diferentes ambientes. •
Reconhecer a diversidade das adaptações como trocas gasosas, circulação, excreção e da digestão nos animais a partir da análise dessas funções em seres vivos que ocupam diferentes ambientes.
•
Reconhecer a diversidade de adaptações reprodutivas das plantas a partir da análise dessas funções nos vegetais em diferentes ambientes.
•
Reconhecer as especificidades dos órgãos das plantas a partir da análise dessas funções em vegetais de diferentes ambientes.
Identificar características como alturas de plantas e largura de folhas em matas tropicais com a densidade populacional e a capacidade de receber luz. Tópico 10 - Biomas e a biodiversidade •
•
Relacionar as principais causas da destruição dos ecossistemas brasileiros
•
Identificar algumas espécies ameaçadas em ecossistemas brasileiros.
•
Interpretar gráficos que relacionam o crescimento populacional do ser humano e a velocidade de extinção de espécies
Tópico 11 - Causas de extinção de animais e plantas •
Comparar argumentos favoráveis ao uso sustentável da biodiversidade e tomar posição a respeito do assunto. EIXO TEMÁTICO II: EVOLUÇÃO TEMA: HISTÓRIA DA VIDA NA TERRA
Tópicos / Habilidades Tópico 12: Concepções religiosas, mitológicas e científicas sobre a origem do Universo e da vida na Terra. •
Identificar diferentes explicações sobre a origem dos seres vivos, confrontando concepções religiosas, mitológicas e científicas, elaboradas em diferentes momentos.
•
Analisar experiências e argumentos utilizados por cientistas como F. Redi (1626-1697) e L. Pasteur (1822-1895) para derrubar a teoria da geração espontânea. 3.Construir uma escala de tempo situando fatos relevantes da história da vida na Terra.
•Tópico 13: Evidências e explicações sobre evolução. Comparar as explicações utilizadas por Darwin e Lamarck sobre as transformações dos seres vivos. Tópico 14: Mecanismos da evolução •
•
Reconhecer o papel das mutações e da seleção como fonte de diversidade de populações.
•
Tópico 15: Evolução Humana
. Reconhecer o papel desempenhado pelo desenvolvimento da inteligência, da linguagem e da aprendizagem na evolução do ser humano.
Tópico 16: Seleção artificial •
Apontar benefícios e prejuízos da transformação do ambiente e da adaptação das espécies animais e vegetais aos interesses da espécie humana (seleção artificial) considerando o que tem acontecido, nos últimos milhares de anos da história da humanidade e especulando sobre o futuro da espécie humana. TEMA : HISTÓRIA NATURAL DA SEXUALIDADE
Tópicos / Habilidades Tópico 17: Tipos de fecundação.Comportamentos adaptativos em plantas e animais, corte e co-evolução •
Caracterizar os tipos de fecundação relacionando-os com os mecanismos adaptativos dos seres vivos.
Relacionar os comportamentos de corte, acasalamento, disputas, como processos adaptativos que propiciam o encontro dos parceiros na reprodução. Tópico 18: Reprodução assexuada, sexuada e a variabilidade genética •
Reconhecer a reprodução sexuada como fonte de variabilidade genética de espécies
Reconhecer a reprodução assexuada como processo que produz um número maior de indivíduos em curto espaço de tempo.
Tópico 19: Reprodução Humana •
Reconhecer a sexualidade humana em seus aspectos culturais e biológicos.
•
Compreender como as transformações orgânicas e comportamentais do adolescente são influenciadas por processos biológicos como pela cultura.
•
Localizar os órgãos do aparelho reprodutor humano em um esquema.
•
Compreender as diferenças na fisiologia da reprodução masculina e feminina, identificando o papel do sistema nervoso e endócrino na reprodução.
Tópico 20: Métodos contraceptivos •
Avaliar a eficiência, adequação e a pertinência do uso de métodos de contracepção e sua aplicação no controle de DST.
Tópico 21: Corpo e Saúde. Clonagem •
Discutir os aspectos éticos, culturais e riscos de casamentos consangüíneos, fecundação assistida e clonagem humana.
Tópico 22: Sexualidade e cultura •
Analisar textos argumentativos sobre a sexualidade humana como por exemplo relações amorosas entre jovens de mesmo sexo e sexo diferente, namorar, ficar, casar, fundamentadas em pontos de vista científico, preconceito ou de tabus. EIXO TEMÁTICO III - LINGUAGENS DA VIDA TEMA:A CÉLULA: MATRIZ DA VIDA
Tópicos / Habilidades Tópico 23: Teoria Celular: A célula como unidade constitutiva dos seres vivos. •
Identificar na estrutura de diferentes seres vivos a organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas.
Tópico 24: Organização celular •
Comparar a organização e o funcionamento de diferentes tipos de células para estabelecer a identidade entre elas.
Tópico 25: Mecanismos celulares de troca de materiais com o meio.
•
Identificar condições necessárias para o transporte de água e solutos no espaço intra e extra celular.
• •
Tópico 26: Processos biológicos de obtenção de energia: Fotossíntese e respiração. Analisar os processos de obtenção de energia pelos sistemas vivos - fotossíntese, respiração celular – e que toda a energia dos sistemas vivos resulta da transformação da energia solar.
•
Interpretar fatores ambientais que interferem na fotossíntese e na respiração.
•
Traçar o percurso dos produtos da fotossíntese em uma cadeia alimentar.
• •
Tópico 27: Processos de Reprodução celular Descrever o mecanismo básico de reprodução de células de todos os seres vivos (mitose e meiose) a partir de suas representações. Associar o processo de reprodução celular com a multiplicação celular que transforma o zigoto em adulto. Reconhecer que divisões mitóticas descontroladas podem resultar em processos patológicos conhecidos como cânceres.
• •
TEMA:: HEREDITARIEDADE – A VIDA E SEUS CÓDIGOS
Tópicos / Habilidades Tópico28: DNA – material da hereditariedade •
Identificar a natureza do material hereditário em todos os seres vivos — DNA, analisando sua estrutura química, seu processo de duplicação
Tópico29: Natureza do material hereditário e sua universalidade no mundo vivo •
Estabelecer relação entre DNA e o código genético, reconhecendo a sua universalidade, a fabricação de proteínas e determinação das características dos organismos.
Tópico 30: As bases da herança: Leis de Mendel • Ide Compreender os princípios das leis de Mendel, resolvendo problemas de herança como albinismo, grupo ABO e Rh e outros Tópico 31: Mutação • Reconhecer o papel das mutações como fonte primária da diversidade genética, analisando possíveis efeitos sobre o código genético provocados pelos erros na molécula do DNA. Tópico 32: Tecnologias na genética • Avaliar a importância do aspecto econômico envolvido na utilização da manifestação genética em saúde: melhoramento genético, clonagem e transgênicos. • Comparar diferentes posicionamentos de cientistas sobre assuntos ligados a biotecnologia, terapia gênica e clonagem avaliando a consistência dos argumentos e a fundamentação teórica . EIXO TEMÁTICO IV: CORPO HUMANO TEMA : NOSSA FORMA DE ESTAR NO MUNDO
Tópicos / Habilidades Tópico 31: Funções vitais do organismo •
Localizar os sistemas e órgãos em um esquema de contorno do corpo humano.
•
Estabelecer as relações entre as funções de nutrição e regulação do organismo humano.
•
Associar a percepção sensorial, a pele e seus anexos, a locomoção e sustentação com as funções de interação do organismo com o meio.
•
Identificar que o organismo humano possui diferentes mecanismos de defesas: as barreiras mecânicas e imunológicas.
Tópico 32: Condições para manutenção da saúde mental, física e reprodutiva •
Identificar medidas que representem cuidados com o próprio corpo na manutenção da saúde mental, física e reprodutiva.
•
Analisar criticamente o culto ao corpo e suas conseqüências como a bulemia, anorexia, uso de anabolizantes, plásticas e outras.
Tópico 33: Condições ambientais e doenças infecto-contagiosa. • Identificar as principais doenças endêmicas e mortalidade infantil da região em que os alunos moram ou do Brasil e relacioná-las com as condições ambientais e qualidade de vida como: destino do esgoto e lixo, água, moradia, acesso a atendimento médico e a educação. •
Analisar relatos de pesquisas para identificar as principais medidas preventivas para as doenças endêmicas.
•
Identificar as principais doenças carenciais, como as provocadas por deficiências alimentares, ocupacionais, como a LER e as provocadas por toxinas ambientais, como a silicose
•
Analisar possíveis soluções para obtenção e manutenção de água descontaminada (própria para o consumo).
•
Avaliar propostas que visem a melhoria das condições ambientais distinguindo entre as responsabilidade individual das que demandam a participação do coletivo ou poder público. TEMA: POPULAÇÃO HUMANA E SEUS DE DESAFIOS
Tópicos / Habilidades Tópico 34: Densidade e crescimento Populacional. Relacionar a densidade e o crescimento da população com os padrões de produção e consumo com a devastação ambiental provocadas pela poluição do ar, água e solo e extinção de Tópico 35: Tecnologias e conservação ambiental. •
•
Avaliar a possibilidade de serem adotadas tecnologias de conservação ambiental no uso econômico da biodiversidade, expansão das fronteiras agrícolas e extrativismo.
Tópico 36: Saneamento ambiental, Condições socioeconômicas e qualidade de vida •
Avaliar as condições ambientais, identificando o destino do lixo e do esgoto, tratamento dado à água, o modo de ocupação do solo, as condições dos rios e córregos e a qualidade do ar e as instâncias de administração pública responsáveis por essas condições ambientais.
•
Relacionar as condições sócio-econômicas com saúde, educação, moradia, alimentação das populações humanas de diferentes regiões
Referências Bibliográficas AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Vols.. 1, 2, 3, Ed. Moderna, São Paulo, 2000. CÉSAR e SEZAR. Biologia. Vol. Único, Ed. Saraiva, 1998. CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia Integrada. Vol. Único, Ed. FTD S/A, São Paulo, 2003. LAURENCE, J. Biologia. Vol. Único. 1ª edição, Ed. Nova Geração, São Paulo, 2005. LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho. Biologia. Vol. Único, Ed. Saraiva, 1998. MERCADANTE, Clarinda. BRITO, Elias Avancini de e outros. Biologia. Vol. Único, 1ª edição, Ed. Moder-na Ltda, São Paulo, 2002 UZUNIAN, Armênio. e BIRNER, Ernesto. Biologia. Vol. Único, 2ª Edição, Ed. Harbra.
Biologia (Ens. Médio)
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE QUÍMICA - ENSINO MÉDIO – 2008 EIXO TEMÁTICO – MATERIAIS, VIDA E ENERGIA. TEMA 1 – COMO SÃO E ONDE ESTÃO OS MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS EM NOSSA VIDA. SUB-TEMAS - Materiais e suas mudanças.
Caracterizaçã o de substâncias simples e compostas. - Modelos de constituição e organização das substâncias.
TÓPICOS BÁSICOS DO CONTEÚDO 1. Materiais mais abundantes no planeta e sua importância para a vida. Métodos de separação e mudanças de estado físico. A História do desenvolvimento da Química e da descoberta das substâncias. Propriedades físicas: TE, TF, densidade e solubilidade. O uso da linguagem química na identificação das substâncias.
Modelos explicativos para a constituição de substâncias. Modelo de Dalton.
HABILIDADES BÁSICAS Familiarizar-se com equipamentos simples usados num laboratório. Reconhecer as mudanças de estado físico dos materiais. Reconhecer as variações de energia envolvidas durante as mudanças de estado físico. Reconhecer as propriedades físicas dos materiais (temperatura de ebulição e fusão, densidade, solubilidade) como características de cada substância. Inferir que a constância de algumas propriedades físicas pode servir como critério de pureza das substâncias. Relacionar propriedades físicas com o uso dos materiais e substâncias. Reconhecer como a pressão afeta a temperatura de ebulição e fusão das substâncias. Reconhecer métodos físicos para identificar se um material pode ser separado em outros materiais ou substâncias. Associar fenômenos do cotidiano aos processos de separação de substâncias.
- A formação de novas substâncias por reações químicas.
Evidências de reações químicas. A representação simbólica das equações das reações.
Diferenciar misturas de substâncias a partir de suas propriedades físicas. Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas através da análise de fórmulas moleculares e de processos de decomposição. Fazer medidas de temperatura relacionados a processos bio-físico-químicos. Construir e interpretar gráficos com dados obtidos de experimentos. Relacionar a construção do termômetro e as propriedades físicas dos materiais. Propor modelos sobre a constituição das substâncias a partir da descrição (ou realização) de experimentos sobre mudança de estado físico ou variações de volume de gases conforme aquecimento ou resfriamento dos mesmos. Investigar regularidades entre os materiais a partir de experimentos simples planejados em grupo. Associar as concepções sobre as partículas dos materiais e suas representações históricas. Caracterizar o modelo atômico de Dalton e estabelecer relação entre ele e as propriedades das substâncias. Planejar e executar um procedimento experimental simples com orientação do professor . Reconhecer a ocorrência de uma reação química através de um experimento ou de sua descrição. Reconhecer a representação das substâncias e de suas transformações por meio de símbolos, fórmulas, rearranjos de átomos e equações. Reconhecer a conservação no número de átomos durante as reações químicas. Propor modelos explicativos para as transformações químicas a partir de atividades realizadas ou de suas descrições. Planejar e executar procedimentos experimentais simples envolvendo transformação de substâncias com orientação do professor.
EIXO TEMÁTICO – MATERIAIS, VIDA E ENERGIA. TEMA 2 – QUANTIDADES, INTERAÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS SUB-TEMAS TÓPICOS BÁSICOS DO CONTEÚDO - Quantidades 10. Leis ponderais, quantidade de matéria envolvidas em e cálculos estequiométricos reações químicas.
- A formação de soluções aquosas e substâncias envolvidas.
11. A evidência da formação de íons. (condutividade) e o modelo de Thompson 12. Dissolução de substâncias e as quantidades de massa envolvidas: concentração em g/L e % (percentual). 13. Modelos de ligações iônicas e substâncias iônicas solúveis em água. 14. Substâncias moleculares em solução.
HABILIDADES BÁSICAS Reconhecer a ocorrência da dissociação de substâncias em íons através de experimentos de sua dissolução em água ou de descrições de experimentos. Reconhecer as diferenças entre substâncias que geram íons em solução das que não geram. Caracterizar o modelo atômico de Thomson e estabelecer comparações com o modelo de Dalton. Reconhecer que há diferentes formas de agregação entre partículas que constituem uma substância. Compreender as relações quantitativas de massa (Lei de Lavoisier e de Proust) nas
15. Elemento químico e as grandezas atômicas: número de massa. 16. As concepções de Rutherford e Bohr sobre a constituição de átomos.
transformações químicas. Conceituar a grandeza “quantidade de matéria” (mol), aplicando-a em cálculos envolvendo reações químicas. Estabelecer relações quantitativas entre as grandezas: massa, massa molar, massa molecular, quantidade de moléculas, quantidade de átomos e constante de 17. Ligação metálica e as substâncias que Avogadro. Propor e reconhecer procedimentos - A formação de a apresentam. experimentais para a determinação das novas substâncias 18. Ligações covalentes em substâncias por reações moleculares e em substâncias covalentes. quantidades envolvidas nas transformações químicas. químicas. Prever massas de reagentes e produtos - As grandezas e 19. Massa atômica e número atômico. envolvidos nas reações, por meio da quantidades 20. A constante de Avogadro, quantidade aplicação das leis de Lavoisier e Proust, fundamentais para de matéria , mol, Massa Molar e Volume utilizando dados obtidos a partir de os cálculos Molar experimentos de laboratório, de operações químicos. - Interação entre partículas com outros tipos de ligações e as substâncias formadas.
- A constituição e propriedades de gases.
21. Comportamento dos gases e a teoria cinético molecular.
industriais ou de eventos da natureza. Reconhecer os processos de transferência de cargas quando há envolvimento de íons em reações químicas. Identificar, através de cálculos, a conservação se massa em transformações de estado físico e reações químicas representadas por suas equações. Calcular os coeficientes das espécies químicas participantes em reações, a partir das massas envolvidas ou de outras grandezas dadas. Reconhecer as espécies químicas (íons) que se formam das substâncias mais comuns quando se dissolvem. Calcular a concentração de soluções em g/mL e em percentual. Interpretar dados sobre as concentrações de soluções e expressar as concentrações nas unidades g/L e percentual. Classificar as soluções em diluída e concentrada, de acordo com a quantidade relativa entre soluto e solvente. Reconhecer a existência de elétrons por meio de descrições experimentos que a evidenciam. Caracterizar os modelos atômicos de Rutherford e Bohr e estabelecer comparações entre eles e os anteriores. Identificar as grandezas número atômico, número de massa na concepção de elemento químico. Reconhecer que o conceito de elemento químico está associado ao de número atômico, independente de a espécie considerada possuir ou não carga elétrica. Representar um átomo qualquer a partir de seu símbolo e das grandezas número de massa e número atômico. Distribuir os elétrons dos átomos neutros e íons de acordo com o modelo de RutherfordBohr. Conceituar a grandeza “quantidade de matéria” (mol), aplicando-a em cálculos envolvendo concentração de soluções Estabelecer relações quantitativas entre as grandezas: massa, massa molar, massa molecular, quantidade de moléculas, quantidade de átomos e constante de Avogadro. Efetuar cálculos envolvendo as grandezas volume molar e massa molar.
EIXO TEMÁTICO – MATERIAIS, VIDA E ENERGIA. TEMA 3 – PADRÕES DE COMPORTAMENTO DE SUBSTÂNCIAS SUB-TEMAS
TÓPICOS BÁSICOS DO CONTEÚDO
HABILIDADES BÁSICAS
- Previsibilidade de propriedades físicas e químicas a partir do entendimento da tabela periódica.
22. A organização dos elementos na tabela periódica e a variação de suas propriedades nos grupos e períodos. 23. Substâncias elementares que geram hidróxidos (bases), hidrácidos e ácidos e a identificação de ácidos e bases por meio de indicadores.
Reconhecer que os elementos químicos estão agrupados na tabela periódica de modo que se pode prever como algumas de suas propriedades (raio atômico, eletronegatividade, temperatura de fusão, temperatura de ebulição e densidade) variam nos grupos e períodos. Reconhecer que os elementos químicos estão agrupados na tabela periódica de modo que se pode prever Ácidos e bases segundo a Teoria de Arrhenius. o produto de sua reação com água. -O Reações de neutralização: a formação de sais. Reconhecer e identificar fenômenos comportamento A concentração de um ácido, pH e pOH de envolvendo interações e ácido ou básico soluções mais familiares transformações químicas, identificando de substâncias. regularidades entre as substâncias envolvidas. Representar, por meio de equações 3.3- O equilíbrio Fatores que afetam o equilíbrio e o Princípio de Le químicas, as reações de neutralização ácido-base. químico nas Chatelier Reconhecer e representar, por reações O equilíbrio iônico H+ e OH- (pH e pOH) equações químicas, as reações dos reversíveis. ácidos com metais. 3.4- Energia Eletrólise, oxidação e redução de espécies. envolvida nas Fotossíntese, combustão e a variação de energia Conceituar ácidos e bases segundo a Teoria de Arrhenius. reações nas reações Calcular valores de pH e pOH, químicas.
3.5- A velocidade das transformações químicas.
Fatores que afetam uma reação: temperatura, superfície de contato e concentração. Energia de ativação e catalisadores
EIXO TEMÁTICO – MATERIAIS, VIDA E ENERGIA.
partindo de concentrações de H+ (H3O+) e OH- e vice-versa. Identificar os fenômenos que concorrem para que uma reação química seja reversível ou não. Reconhecer e identificar reações químicas com produtos insolúveis ou gasosos. Reconhecer o equilíbrio químico nas reações químicas e fazer previsões. Identificar os fatores que afetam o estado de equilíbrio, a partir de equações que representam sistemas em equilíbrio. Utilizar tabelas de constantes de equilíbrio para identificar ou fazer previsões sobre o comportamento de substâncias nas reações químicas (como solubilidades de sais). Prever o sentido do deslocamento de um equilíbrio químico, aplicando o Princípio de Lê Chatelier. Reconhecer e utilizar expressões matemáticas para o cálculo do equilíbrio químico em uma dada reação. Escrever a equação de dissociação de ácidos e bases e a correspondente expressão da constante de equilíbrio. Reconhecer o comportamento ácido, básico e neutro de substâncias em solução aquosa, por meio de suas propriedades químicas. Identificar e utilizar fórmulas para determinação de pH de ácidos e bases a partir dos valores da concentração de suas soluções. Identificar ácidos e bases fortes de ácidos e bases fracos com base em constantes de equilíbrio. Reconhecer a conservação de energia nas transformações químicas. Identificar a liberação ou absorção de energia em reações químicas. Utilizar tabelas de dados sobre energias associadas às transformações de estado e reações químicas para fazer cálculos sobre calores envolvidos nas mudanças de estado e nas reações químicas. Reconhecer a os principais fatores que modificam a rapidez de reações químicas, por meio de descrições de experimentos. Propor e utilizar modelos explicativos para compreender a rapidez de uma transformação química. Reconhecer o papel dos catalisadores nas reações químicas. Investigar e identificar transformações químicas que ocorrem em diferentes escalas de tempo.
TEMA 4 – COMO OS MATERIAIS AFETAM NOSSA VIDA E COMO ATUAMOS SOBRE ELES SUB-TEMAS 4.1 - Produtos de fontes orgânicas e alterações no eco-sistema devido a seu uso.
TÓPICOS BÁSICOS DO CONTEÚDO Principais derivados de petróleo: constituição, usos e propriedades. Carboidratos, vitaminas e lipídios; fontes e funções. Conservantes e outros aditivos nos alimentos.
HABILIDADES BÁSICAS Reconhecer que o petróleo é uma mistura de várias substâncias que podem ser separadas através de destilação fracionada e que tal processo de separação está baseado na diferença de temperatura de ebulição das substâncias presentes na mistura. Associar fenômenos do cotidiano aos processos de obtenção e consumo dos combustíveis e Defensivos e fertilizantes na agricultura; outras fontes de energia. 4.2 - Produtos constituintes, reações e evidências de Identificar alguns produtos comuns (polietileno, de origem uso indevido na saúde do ser humano e poliestireno, PVC, nylon, borrachas etc) obtidos mineral e ambiente. por meio de reações de polimerização. alterações no Principais minérios e metais do país e Reconhecer as diferentes tecnologias de eco-sistema processos básicos de extração e uso. conservação de alimentos através dos tempos. devido a seu Reconhecer o efeito dos aditivos alimentares na uso. conservação e aspectos dos alimentos. Identificar a presença dos aditivos a partir da 4.3 - Produtos As matérias-primas de sabões, xampus e interpretação dos rótulos dos produtos. Reconhecer características básicas de obtidos de detergentes e as reações de substâncias usadas como aditivos mais comuns fontes diversas saponificação. nos alimentos. e alterações no Tipos de drogas e seus usos. Identificar e diferenciar defensivos agrícolas e eco-sistema Ciclo de vida de um objeto. fertilizantes pelos seus usos e aplicações. devido a seu Reconhecer os efeitos nocivos dos defensivos uso. agrícolas e fertilizantes sobre o meio ambiente e sobre os animais. Reconhecer estruturas de sabões e detergentes mais comuns e o mecanismo de sua ação. Reconhecer a presença de gás carbônico e a natureza ácida das bebidas refrigerantes. Identificar a reação de fermentação na fabricação de bebidas alcoólicas. Reconhecer, em seu cotidiano, as substâncias químicas mais comuns, identificando suas propriedades e funções. Reconhecer grupos de substancias que tenham o mesmo padrão de comportamento, sua obtenção e fontes, propriedades, usos, alem dos diversos aspectos relacionados a sua produção e consumo. Identificar as alterações ambientais relacionadas com o uso de derivados de petróleo. Reconhecer, nos processos naturais, reações de combustão / oxidação. Avaliar possíveis implicações das relações quantitativas nas transformações químicas com os sistemas produtivos, extrativistas, industriais e rurais. Compreender o ciclo de vida dos objetos a partir de sua produção e descarte e da possibilidade de decomposição por biodegradação ou não dos materiais de que são feitos. Compreender as concepções sobre as transformações dos materiais e suas representações sob uma perspectiva histórica Tomar consciência das implicações das mudanças de costumes relacionadas com o uso dos novos materiais para as mudanças no ecossistema. Reconhecer tecnologias associadas aos novos materiais e suas implicações para o ambiente.
Referências Bibliográficas NÓBREGA, Olímpio Salgado e outros. Química. Vol. Único, Ed. Ática Ltda. BIANCHI, José Carlos de Azambuja e outros. Universo da Química – Ensino Médio. Vol. Único, Ed. FTD Ltda. FELTRE, Ricardo. Química. Vols. 1, 2 , 3, Ed. Moderna Ltda. CANTO. Eduardo Leite do e PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na Abordagem do Cotidiano. Vols. 1, 2, 3. Ed. Moderna Ltda. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e outros. Química e Sociedade. Vol. Único, Ed. Nova Geração. MORTIMER, Eduardo Fleury e MACHADO, Andréa Horta. Química. Vol. Único, Ed .Scipione. Química (Ens. Médio)
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE HISTÓRIA – ENSINO MÉDIO – 2008 EIXO TEMÁTICO I: MUNDO MODERNO, COLONIZAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS (1500-1808)
TEMA 1: AS GRANDES NAVEGAÇÕES E O ALARGAMENTO DO MUNDO SUB-TEMA 1: REPRESENTAÇÕES EUROPÉIAS DO NOVO MUNDO TÓPICOS
HABILIDADES
1. O fantástico e o maravilhoso.
2. O Novo Mundo nos relatos de viagem dos navegantes, descobridores e cronistas: mitos e visões.
Extrair elementos da literatura, das artes plásticas e da cartografia européias que evidenciem as tensões entre a cultura medieval e renascentista. Leitura e análise de fontes: relatos dos cronistas dos impérios coloniais (Pero Vaz Caminha), descobridores (Cristóvão Colombo) e viajantes em geral (Hans Staden, Jean de Lèry, Thevet).
SUB-TEMA 2: Conhecer, colonizar e dominar HABILIDADES
TÓPICOS
3. A viagem de Cabral e a Carta de Caminha. Terra de Vera Cruz: o mito do paraíso terrestre
Compreensão do processo das grandes navegações e inclusão da “descoberta” do Brasil nesse contexto Leitura e análise da Carta de Pero Vaz Caminha
4. Imagens dos indígenas e de suas sociedades na iconografia européia: a antropofagia
Leitura e análise de fontes iconográficas européias que evidenciem suas representações mentais sobre os indígenas
5. A partilha do Novo Mundo
Leitura e análise, por meio da cartografia, dos primeiros tratados político-territoriais para partilha do Novo Mundo entre Portugal e Espanha e a divisão administrativa da colônia portuguesa
TEMA II: A lógica de dominação dos Impérios Coloniais: capitalismo mercantil, escravidão e CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS
TÓPICOS
SUB-TEMA 1: ESCRAVIDÃO E COMÉRCIO NO MUNDO MODERNO HABILIDADES
6. Circuitos do tráfego de escravos (Novo Mundo, África e Europa); os circuitos comerciais de mercadorias (metais preciosos, especiarias, açúcar, vinhos, etc); praças comerciais e administrativas do Império Português
Compreender e analisar a importância do alargamento das antigas rotas comerciais; o ressurgimento e expansão do comércio, as novas mercadorias e o tráfico de escravos
7. (Europa, Ásia, Novo Mundo e África) 8. Capitalismo mercantil e absolutismo: o rei e o capital
Compreender e analisar o processo de constituição dos Estados Nacionais Modernos no quadro do absolutismo em conexão com a expansão do capitalismo mercantil
SUB-TEMA 2: CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS E HÁBITOS EUROPEUS NO IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS TÓPICOS
9. Expansão e divulgação do ideário colonial no Novo Mundo; Ásia e África
HABILIDADES
Compreender e analisar o início da difusão internacional de idéias e hábitos europeus como o sinal de uma primeira “globalização” Analisar a difusão e celebração de datas oficiais portuguesas como elemento da colonização
10. Celebrações das datas cívicas do Império Português: (festas de nascimento, aniversários e mortes de membros da Família Real portuguesa)
TEMA III: A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO NOVO MUNDO: DO LITORAL AO INTERIOR SUB-TEMA 1: “ARRANHANDO O LITORAL”: O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO TÓPICOS
HABILIDADES
11. Da economia extrativista à economia açucareira
1. Compreender e analisar o início do processo de colonização em conexão com a implantação das primeiras formas de exploração econômica na colônia portuguesa
12. Colônias dentro da Colônia A experiência francesa no Novo Mundo A União Ibérica e as guerras do açúcar
2. Compreender e analisar os conflitos entre as potências européias pela posse de colônias no Novo Mundo e o desafio ao domínio lusoespanhol na América
SUB-TEMA 2: INTERIORIZAÇÃO DA COLONIZAÇÃO: BANDEIRANTES E JESUÍTAS. TÓPICOS
HABILIDADES
13. Escravidão indígena e comércio açucareiro
Compreender e analisar as conexões entre a escravização dos indígenas do Centro-Sul brasileiro e o desenvolvimento da agroindústria açucareira no Nordeste
14. Expansão territorial e luta pelo poder Potentados contra o poder metropolitano Potentados e poder local Caminhos e fazendas de gado Mineração
3. Compreender e analisar os embates políticos na vida colonial em conexão com a expansão e interiorização da colonização e o surgimento de novas atividades econômicas
15. Cartografia das querelas territoriais entre Portugal e Espanha no Sul do Novo Mundo: as missões jesuíticas
4. Leitura e análise dos principais tratados de partilha político-territorial do Novo Mundo entre Portugal e Espanha (Tordesilhas, Utrecht, Madri, Santo Idelfonso e Badajós) 5. Compreender e analisar as singularidades da implantação das Missões jesuíticas no quadro da colonização luso-espanhola no continente americano
16. Pombal e a expulsão dos Jesuítas
1. Compreender e analisar a emergência de um novo projeto político em Portugal (Reformismo Ilustrado) e suas repercussões na administração colonial
SUB-TEMA 3: Colonização: poder, trabalho e sociedade TÓPICOS
HABILIDADES
17. Sociedade de plantation X sociedade mineradora a agro-indústria do açúcar capital mercantil e trabalho escravo economia de subsistência e trabalho livre mineração e sociedade urbana comerciantes e circulação de mercadorias e idéias
Compreender e analisar a diversidade do projeto colonial português na América, comparando as sociedades implantadas no Nordeste e no Centro-sul brasileiro, a partir de suas bases econômicas
18. CÂMARAS MUNICIPAIS E
Compreender o processo de apropriação e controle do poder político na América Portuguesa, em seu âmbito local e regional Identificar similitudes e diferenças entre o público e o privado na sociedade colonial
19. Escravidão e liberdades .Alforrias, coartações: mobilidade social e econômica .Quilombos e outras resistências negras .Negociações entre comerciantes e quilombolas .Negros e negras de tabuleiro Palmares e Revolta do Malês
Analisar as contradições entre trabalho escravo, mobilidade social e resistências à escravidão na sociedade colonial Leitura e análise de fontes: correspondências, anúncios para captura de escravos, documentos oficiais e mapas identificando a localização dos principais quilombos e seus efeitos sobre os colonos
20.Festas cívicas e religiosas: devoção, sociabilidades e celebrações Festas e vida urbana As festas e seus mercados na colônia Contratação de músicos artífices e artistas.
Analisar a dinâmica das sociabilidades e do hibridismo cultural na América Portuguesa
PODER LOCAL
Privilégios e exclusões sociais e políticas Sesmarias, controle da terra; trabalho escravo e trabalho livre Fiscalização e Contrabando Força policial e força militar: Regimento dos Dragões e recrutamento militar
21. A CULTURA DO BARROCO E SUAS APROPRIAÇÕES LOCAIS
Analisar o surgimento do barroco enquanto manifestação artística representativa da sociedade colonial Comparar o barroco do litoral e o barroco mineiro
SUB-TEMA 4: Das crises no Sistema Colonial às guerras napoleônicas TÓPICOS
22. ILUMINISMO, REVOLUÇÕES LIBERAIS (REVOLUÇÃO FRANCESA E REVOLUÇÃO AMERICANA) E CRISE DO SISTEMA COLONIAL: RESISTÊNCIAS CONTRA O ANTIGO REGIME
HABILIDADES
Elites coloniais e Inconfidência Mineira Manifestações populares e Inconfidência Bahiana
23.Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, Abertura dos Portos, e rompimento do Pacto Colonial
Compreender e analisar o processo de surgimento de uma nova consciência política (liberal e anti-absolutista) na Europa; as revoluções liberais e seus desdobramentos Compreender e analisar a crise do sistema colonial em seus processos internos e em suas conexões com o ideário liberal Comparar os movimentos de resistência contra a colonização portuguesa, identificando suas especificidades
Compreender e analisar o processo de ruptura dos pactos coloniais, dinamização econômica e social e mudanças políticas; o anfiteatro da Independência Leitura e análise dos novos tratados comerciais firmados entre a Coroa portuguesa e as potências européias Analisar os impactos da transferência da Corte Portuguesa sobre os hábitos e costumes da vida colonial
EIXO TEMÁTICO II: CULTURA E POLÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO (1822-1930) TEMA 1: EMBATES POLÍTICOS E CULTURAIS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL
SUB-TEMA 1: O estabelecimento da monarquia no Brasil: opções políticas e montagem da estrutura de poder TÓPICOS
24. A estrutura constitucional
HABILIDADES
Compreender a singularidade da solução monárquica para a independência do Brasil Compreender as tensões e conflitos em torno do projeto monárquico de unificação territorial e política: centralismo X federalismo em discussões contemporâneas no Brasil Interpretar o do projeto constitucional de 1823 e da Constituição de 1824, em suas relações com os interesses presentes no processo de independência e com os limites à cidadania no Brasil pósindependência.
25. Agrupamentos políticos e forças sociais
Análise das configurações das elites brasileiras no Império, seus interesses e agrupamentos político-partidários Análise das posições das elites brasileiras frente ao ideal de civilização nos trópicos e sua opção pelo sistema monárquico: acentuar a singularidade dessa opção no contexto latino-americano Análise de fontes (festas, monumentos, pinturas e fotografias): os significados simbólicos da monarquia; o exercício e legitimação do poder; e sua relação com as liturgias políticas ao longo da história brasileira. Análise de fontes (jornais e revistas da época) que expressam as sátiras ao poder: o Império em caricaturas Analisar manifestações culturais: festas e celebrações religiosas e profanas Caracterização do ideário civilizador europeu e suas ressonâncias no Brasil, no início do século XIX (teorias raciais européias do século XIX e as teses sobre o branqueamento e a mestiçagem no Brasil)
26. Sociabilidade popular: a questão do hibridismo e a diversidade étnicocultural
Confrontar as periodizações históricas tradicionais a partir das noções de múltiplas temporalidades, permanências e mudanças, silmultaneidade de processos históricos
27. Liberalismo e sociedade escravista: luta pelos direitos e cidadania no Império
Analisar o conceito de cidadania e sua historicidade Analisar o conceito de liberalismo, suas apropriações no Império e suas reapropriações ao longo da história brasileira (neoliberalismo) Compreensão e análise do conceito de liberalismo e de suas apropriações no contexto nacional Analisar estratégias de grupos e de indivíduos em busca de direitos no contexto do liberalismo excludente: população livre pobre, branca, negra ou mestiça, imigrantes
28. A “experiência republicana”: o período regencial
29. Crise e confrontos: o fim da monarquia no Brasil e a proclamação da República
Analisar a existência efetiva de uma experiência republicana em meados no século XIX Análise dos conflitos e movimentos políticos e sociais do período: Revolta dos Farrapos, Cabanada e outros Confrontar os conceitos de monarquia e república Análise do enfraquecimento das bases de sustentação da monarquia brasileira Análise do movimento abolicionista e republicano, suas características e efeitos sobre a sociedade brasileira Análise da relação entre nacionalidade brasileira e a Guerra do Paraguai Relacionar as políticas de imigração com o processo de abolição da escravatura
SUB-TEMA 2: RECONFIGURAÇÃO DO ESTADO: A REPÚBLICA E SEU PROJETO POLÍTICO. TÓPICOS
30. A Primeira república e as oligarquias: novas questões sobre a cidadania As bases do poder local: coronelismo, clientelismo e política dos governadores
HABILIDADES
Comparar a Constituição do Império (1824) com a primeira Constituição republicana (1891): o que se explicita, o que se silencia, avanços e recuos dos direitos de cidadania Análise da estrutura política da Primeira República, suas articulações e bases de poder Análise crítica das relações entre o poder central e os poderes locais, sobre o princípio federativo e suas múltiplas faces na prática política republicana brasileira, até o tempo presente Debater a inserção/exclusão das camadas populares no processo político
31. Resistências e conflitos da Primeira República.
Análise dos impactos da prática política e do liberalismo brasileiros da Primeira República sobre os segmentos menos favorecidos da população (trabalhadores urbanos, camponeses e setores médios) Discussão sobre movimentos sociais da época: exclusão social e poder messiânico; questão fundiária,banditismo social e movimentos místico-religiosos como reações às práticas liberais, em análise comparativa com situações do tempo presente Análise das ações do Estado republicano em favor da modernização e seus impactos sobre a população, considerando o papel do discurso científico (higienismo)
TEMA II: TRABALHO E PRODUÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ENTRE O IMPÉRIO E A PRIMEIRA REPÚBLICA. SUB-TEMA 1: Transformações e permanências na organização econômica brasileira TÓPICOS
HABILIDADES
32. A economia agro- exportadora, a crise do escravismo e a diversificação econômica entre o Império e a República
Analisar a relação de preponderância da cafeicultura sobre outros setores, como indústria e comércio Identificar e analisar por meio de dados quantitativos (dados censitários na forma de gráficos e tabelas) impactos do processo de industrialização/ urbanização, imigração sobre a organização do trabalho e práticas sociais e políticas.
Análise das revoltas populares e movimentos operários (anarquismo, comunismo) e seu papel no processo de construção da cidadania Análise da reorganização e diversificação das relações de trabalho após o fim da escravidão: imigração e trabalho livre no campo; posição dos ex-escravos nesse novo contexto; colonato e parceria Análise das características da chamada Segunda Revolução Industrial e seus efeitos na correlação de forças entre as nações européias; Análise das características da organização social e econômica do Brasil e suas relações com o capitalismo internacional Análise das características da chamada Terceira Revolução Industrial e seus efeitos a organização social e econômica do Brasil
33. O Brasil no quadro do capitalismo ocidental no início do século XX: nacionalismos, imperialismo e neocolonialismo
EIXO TEMÁTICO III: MUNDO CONTEMPORÂNEO, REPÚBLICA E MODERNIDADE CIDADANIA E DEMOCRACIA DE 1930 AOS DIAS ATUAIS TEMA I: CONFLITOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO SUB-TEMA 1: GRANDES CONFLITOS POLÍTICO-ECONÔMICOS: DEFINIÇÕES DA ORDEM SOCIAL TÓPICOS
34. II Grande Guerra, bipolaridade ideológica e a “nova ordem mundial” A descolonização de África e Ásia A onda de regimes autoritários na América Latina
HABILIDADES
Confrontar diferentes discursos históricos entre si, relacionando-os ao seu contexto de produção. Realizar atividades de reflexão historiográfica, distinguindo narrativas diferentes sobre o contexto mundial do pós-guerra. Fazer ordenação cronológica correta, do ponto de vista histórico, dos diversos fenômenos do pós-guerra propostos para estudo. Analisar as permanências e as transformações nos processos históricos de constituição de governos ditatoriais no Brasil
35. Os regimes ditatoriais no Brasil e os movimentos de ruptura da ordem estabelecida SUB-TEMA 2: DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIOS DE IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS.
TÓPICOS
HABILIDADES
36. Contestações políticoculturais: os movimentos das “minorias” (feminismo, movimento negro, contra-cultura, movimento estudantil, etc.) 37. Fundamentalismos étnicos, religiosos e ambientalistas: o choque entre o multiculturalismo e a intolerância
Analisar “slogans” e “palavras de ordem” de movimentos sociais, relacionando-as às suas plataformas políticas e ao contexto de sua existência. Operar conceitos ligados às convenções históricas (Mundo Contemporâneo) e conceitos de referência para a disciplina (etnia, cultura e fundamentalismo).
TEMA II: O mundo em processo de globalização SUB-TEMA 1: Transnacionalização da economia TÓPICOS
HABILIDADES
38. O CAPITALISMO FINANCEIRO: DA
•
HEGEMONIA NORTE-AMERICANA AO SUR--
Analisar reportagens de periódicos nacionais (tanto especializados, quanto de grande circulação), relacionando seu conteúdo com produções historiográficas sobre o tema em estudo.
gimento dos grandes blocos econômicos
HABILIDADES
TÓPICOS
39. Abertura do mercado brasileiro para o capital estrangeiro: do nacionaldesenvolvimentismo à implementação de políticas neoliberais
Ler e escrever textos históricos, utilizando corretamente os conceitos da disciplina em estudo (nacional-desenvolvimentismo, neoliberalismo, etc.).
SUB-TEMA 2: GLOBALIZAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA HABILIDADES
TÓPICOS
40. Desenvolvimento tecnólogico e mudanças no mundo do trabalho 41. Indústria cultural X identidades culturais: paradoxos da relação entre global e local
Desenvolver e utilizar instrumentos de sistematização de dados de pesquisa colhidos na internet. Analisar filmes de diferentes nacionalidades, como fontes históricas, contextualizando seu local/tempo de produção e observando as especificidades desse tipo de linguagem.
TEMA III: A construção da cidadania moderna SUB-TEMA1: Urbanização e modernidade TÓPICOS
HABILIDADES
42. Os novos movimentos migratórios: campo/cidade, centros/periferias
43. A industrialização brasileira: êxodo rural e favelização das metrópoles
Analisar fotografias produzidas sobre os movimentos migratórios, observando as especificidades deste tipo de fonte e relacionando-as com os conceitos históricos em questão. Analisar dados estatísticos, relacionando-os a fontes escritas sobre o período ou o fenômeno histórico em questão. Comparar os valores de seu grupo sócio-cultural de referência com os de outros grupos (partidos políticos e sindicatos), através da investigação de processos históricos.
44. Partidos políticos, sindicatos e a consolidação da democracia brasileira: do peleguismo ao novo sindicalismo urbano. SUB-TEMA 2: A RELAÇÃO ESTADO/SOCIEDADE CIVIL NA CONSTITUIÇÃO DOS DIREITOS. HABILIDADES
TÓPICOS
45. Do Estado do Bem Estar Social ao desenvolvimento do neoliberalismo: as políticas de assistência e inclusão social 46. A construção dos direitos (civis, políticos e sociais) na República brasileira: demandas sociais e legislação
Identificar correspondências e contradições entre o discurso oficial do(s) Estado(s) em estudo e a realidade social. Interpretar textos históricos e textos legais, comparando-os entre si e discernindo o seu conteúdo essencial.
Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas COTRIM, Gilberto. História e consciência do mundo. Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2001. ______________. História Geral e História do Brasil para uma geração consciente. São Paulo: Saraiva. ______________. História do Brasil. Um olhar crítico. São Paulo: Saraiva. KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayse. História do Brasil no contexto da história ocidental. São Paulo: Atual, 2003. PEDRO, Antônio. História geral: compacto ensino médio. São Paulo: FTD. ______________. História da civilização ocidental – geral e Brasil. Integrada. São Paulo, FTD. PILETTI, Nelson, ARRUDA, José Robson de A .. Toda a história – História Geral e História do Brasil. São Paulo: Ática, 2001. SCHMITD, Mário Furley. Nova história crítica do Brasil: 500 anos de história mal contada. São Paulo: Nova Geração. VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio – História Geral e do Brasil – Volume único. São: Scipione, 2006.
História (Ens. Médio)
CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) DE FÍSICA - ENSINO MÉDIO – 2008 EIXO TEMATICO I: ELETRICIDADE E MAGNETISMO TEMA 01 : ELETROSTÁTICA SUB-TEMA
TÓPICOS • •
Cargas Estáticas 1. Processos de eletrização
• • •
2. Força Elétrica
• • • •
SUB-TEMA
Corrente Elétrica
Compreender as forças elétricas como uma manifestação da ação a distância exercida por um campo elétrico. Saber explicar as forças de atração e repulsão entre cargas elétricas. Compreender e saber explicar as forças de atração entre corpos eletricamente neutros e corpos eletrizados. Compreender e saber resolver problemas simples usando a expressão matemática da Lei de Coulomb.
TEMA 02: ELETRODINÂMICA HABILIDADES • Compreender e saber resolver problemas simples usando a relação quantitativa entre corrente, carga e tempo. • Montar um circuito elétrico simples utilizando uma fonte para fazer funcionar um dispositivo elétrico. 3. Corrente elétrica • Saber explicar a corrente elétrica como fluxo de íons positivos em soluções, e negativos em soluções e em gases. gases e em um • Saber explicar a corrente elétrica como fluxo de elétrons livres circuito elétrico nos condutores metálicos. simples. • Compreender que a corrente elétrica não é “gasta” pelos componentes de um circuito elétrico. • Variar a corrente em um circuito fazendo lâmpadas brilharem mais ou menos de várias maneiras diferentes. • Compreender e saber explicar como a energia é transferida de baterias e outras fontes aos componentes de um circuito. • Identificar e compreender a função de diferentes dispositivos elétricos e eletrônicos em um circuito em termos da transformação de energia. TÓPICOS
4. Energia Potencial • Elétrica •
Saber fazer medidas simples de diferença de potencial, utilizando-se de aparelhos de medida. Compreender a diferença de potencial como sendo a energia transferida por unidade de carga.
5. Lei de Ohm
•
Saber explicar a variação da diferença de potencial em função da corrente como efeito da resistência elétrica num circuito. Compreender e saber resolver problemas simples usando a relação quantitativa entre resistência, diferença de potencial e corrente.
•
Compreender como a corrente varia com a diferença de potencial em um conjunto de dispositivos que inclui resistores, filamento de
Energia e Diferença de Potencial SUB-TEMA
HABILIDADES Compreender as diferenças entre condutores e isolantes. Compreender e saber como evitar os perigos do uso de cargas eletrostáticas no cotidiano. Compreender como isolantes podem ser carregados por atrito. Compreender como metais podem ser carregados por indução. Compreender os processos de polarização (nos isolantes) e indução (nos metais) de cargas elétricas.
•
TÓPICOS
HABILIDADES
lâmpadas, diodos, resistores sensíveis a luz (LDR), e termistores. 1. Potência e Efeito Joule
• •
• • •
Circuitos elétricos de corrente contínua
2. Circuitos em série e • em paralelo • •
8. Circuitos mistos
TEMA 03: ELETROMAGNETISMO SUB-TEMA TOPICOS Campo 9. Imãs naturais e magnético eletroímãs
• • •
• • • • •
• Indução eletromagnética
10. Tensão e corrente induzida
• •
• 11. Ondas eletromagnéticas Eletricidade da 12. Tensão e corrente rede elétrica alternada
Compreender e saber explicar porque alguns resistores ficam aquecidos quando uma carga elétrica passar através deles. Compreender a relação entre as especificações fornecidas pelos fabricantes de lâmpadas e a iluminação efetiva e o consumo de energia de tais dispositivos. Saber resolver problemas simples utilizando a relação quantitativa entre potência, diferença de potencial e corrente elétrica. Entender o funcionamento de dispositivos elétricos de controle como chaves, fusíveis e disjuntores. Representar circuitos elétricos em série e em paralelo através de diagramas. Saber como medir a corrente elétrica num circuito em série e em um circuito paralelo. Saber avaliar e calcular a corrente elétrica num circuito em série em função de suas características. Saber avaliar e calcular a corrente elétrica num circuito em paralelo em função de suas características. Representar circuitos elétricos mistos através de diagramas. Saber como medir a corrente elétrica num circuito misto. Saber avaliar e calcular a corrente elétrica num circuito misto em função de suas características.
HABILIDADES Compreender como funcionam os imãs e agulhas magnéticas. Compreender como o magnetismo do planeta pode ser utilizado para orientação e localização. Utilizar uma bússola e um mapa para encontrar locais ou objetos escondidos. Compreender como a corrente elétrica em um fio pode gerar um campo magnético. Saber relacionar a corrente elétrica em uma espira, em uma bobina, ou em um solenóide com forma do campo magnético gerado no seu interior. Compreender como eletroímãs são usados e construídos em dispositivos como campainhas elétricas, relés, etc. Compreender como a eletricidade é gerada a partir do magnetismo. Compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo a Tensão induzida e a determinação do sentido de circulação da corrente induzida numa espira. Saber explicar o funcionamento de um gerador de corrente alternada.
• •
Compreender como são produzidas as ondas eletromagnéticas. Conhecer as diversas aplicações das ondas eletromagnéticas e suas influências na sociedade.
•
Conhecer as diferenças entre corrente elétrica contínua e corrente alternada. Compreender o princípio de funcionamento de um transformador e explicar a opção pela distribuição da energia elétrica através de uma rede de corrente alternada. Compreender e saber explicar a função da fase, do neutro e do fio terra na rede elétrica.
•
•
•
Compreender e saber explicar a função do aterramento, do isolamento e dos dispositivos de segurança (fusíveis e disjuntores) na proteção dos equipamentos.
•
SUB-TEMA Velocidade
Aceleração
Saber como é feita a medida da energia transferida, e saber calcular o custo do uso mensal de um eletrodoméstico.
EIXO TEMATICO I I: FORÇA E MOVIMENTO TEMA 04 : VELOCIDADE E ACELERAÇÃO TOPICOS HABILIDADES 13. Movimento e • Saber determinar a velocidade de um objeto em movimento. velocidade • Compreender e saber resolver problemas simples utilizando a relação quantitativa entre velocidade, distância e tempo. • Saber representar graficamente a velocidade e a distância, em função do tempo, de objetos em movimento. 14. Movimento acelerado
•
Saber definir, e calcular em casos de movimentos simples, a aceleração como a mudança da velocidade por unidade de tempo.
TEMA 05: FORÇAS E INTERAÇÃO ENTRE CORPOS SUB-TEMA
TOPICOS 15. Diagrama de forças
• •
HABILIDADES Saber representar graficamente um diagrama de forças atuando em objetos em repouso ou em movimento. Saber resolver problemas simples em que forças equilibradas não mudam a velocidade e ou a direção destes objetos.
16. Forças de atrito
•
Saber explicar como as forças de atrito, incluindo a resistência do ar, afetam o movimento, por exemplo: o efeito da resistência do ar no pára-quedas, o efeito do atrito entre o pneu e o solo.
17. Leis de Newton
•
Utilizar na resolução de problemas a relação quantitativa entre força, massa e aceleração. Compreender que quando dois corpos interagem as forças que eles exercem entre si são iguais e opostas.
• Força e o movimento não uniforme
18. Queda dos corpos
• •
Representar graficamente as forças que atuam num corpo caindo. Saber explicar porque um corpo caindo pode atingir uma velocidade terminal.
Momento de uma força
19. Força e rotação
•
Compreender como força pode fazer um objeto girar e, torno de um eixo. Saber aplicar o conceito de momento de uma força em situações envolvendo rotação em torno de um eixo.
•
TEMA 06: PRESSÃO SUB-TEMA Força e pressão
TOPICOS 20. Conceito de pressão
• •
Forças em corpos submersos
21. Princípio de Arquimedes
• •
22. Princípio de Pascal
•
HABILIDADES Conhecer a explicação de algumas aplicações como elevador hidráulico, facas amoladas, etc. Saber utilizar a relação quantitativa entre a força atuando perpendicularmente numa superfície por unidade de área da superfície e a pressão na superfície. Explicar como um objeto submerso sofre a ação de uma pressão de todos os lados. Compreender porque um objeto submerso em um líquido sofre a ação de uma força vertical e oposta a seu movimento.
Compreender que o aumento da pressão em um certo ponto de um líquido em equilíbrio é transmitido a todos os outros pontos do líquido. Relacionar este princípio com várias aplicações, como: freio
e prensa hidráulica, automóveis e etc.
SUB-TEMA Forças e o sistema solar
TEMA 07: SISTEMA SOLAR E GRAVITAÇÃO TOPICOS HABILIDADES 23. Movimento das • Saber explicar o movimento do sol ao longo do dia e das estrelas à estrelas e do sol noite como resultado do movimento da terra. • Representar graficamente as posições relativas da terra, da lua, do sol e dos planetas no sistema solar. • Compreender como os satélites podem ser usados para observar a terra e para explorar o sistema solar. 24. Gravitação Universal
•
Saber explicar como as forças gravitacionais são responsáveis pelo movimento dos planetas, luas, cometas e satélites.
EIXO TEMÁTICO III: LUZ, SOM E TEMPERATURA TEMA 08: LUZ SUB-TEMA TOPICOS HABILIDADES Características 25. Propagação da luz • Compreender que a luz pode ser refletida e refratada e saber da luz representar graficamente a reflexão e refração da luz. • Comprender que a luz em um meio uniforme desloca em linha reta e com velocidade finita. • Saber explicar como as sombras são formadas. • Saber explicar como objetos não luminosos podem se vistos. • Representar graficamente a reflexão da luz em uma superfície plana lisa. • Representar graficamente como a luz é refratada ao passar de um material transparente para outro. 26. Luz e cores
• • •
Comportamen- 27. Onda ou to da luz partícula?
• •
Saber explicar a dispersão da luz branca gerando um conjunto de cores. Conhecer os efeitos dos filtros na luz branca. Compreender como objetos coloridos aparecem sob a luz branca e outras cores. Compreender que a luz pode ter comportamento de onda ou de partícula. Saber comparar as velocidades da luz e do som. TEMA 09: SOM
SUB-TEMA Vibração e som
TOPICOS 28. Ondas
• • • •
29. O Som
• • • • •
SUB-TEMA Ondas eletromagnéticas
TOPICOS 30. O espectro eletromagnético
•
HABILIDADES Saber explicar o que significa a freqüência, o comprimento de ondas e a amplitude de uma onda. Conhecer e saber usar na solução de problemas simples a relação entre velocidade, freqüência e comprimento de onda. Saber explicar como as ondas podem ser refletidas e refratadas. Compreender como ondas transferem energia sem transferir matéria. Compreender como o som provoca a vibração do tímpano. Conhecer os efeitos do som de altas intensidades sobre o ouvido. Saber explicar como o som se desloca nos meios materiais. Explicar a relação entre a intensidade do som e a amplitude da vibração. Conhecer a relação entre som grave e agudo e a freqüência.
HABILIDADES Compreender que o espectro eletromagnético inclui ondas de rádio, microondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios-X, e raios
gama. 31. Usos da radiação eletromagnética
• • • • •
TEMA 10: TEMPERATURA SUB-TEMA TOPICOS Termômetros 32. Uso de termômetro e temperatura
• •
Calor
33. Calor e radiação
• •
34. Transferência de calor
• •
SUB-TEMA Conservação da energia
•
• • 37. Eficiência energética
• •
38. Força e trabalho
• • •
SUB-TEMA Outros princípios de
HABILIDADES Explicar o funcionamento e utilizar os termômetros como medidores de temperatura. Saber conceituar a temperatura a partir do uso dos termômetros. Compreender o calor como uma forma de energia da radiação Infravermelha. Saber explicar a diferença entre temperatura e a energia total contida num corpo. Saber explicar como diferenças de temperatura podem levar à transferência de calor. Compreender como o isolamento térmico pode reduzir a transferência de calor e como ele é usado no contexto diário.
EIXO TEMÁTICO IV: PRINCÍPIOS CONSERVATIVOS TEMA 11: CONSERVAÇÃO DE ENERGIA TOPICOS HABILIDADES 35. Fontes de energia • Compreender como o sol é responsável por quase todas as fontes de energia existentes na terra. • Saber como a eletricidade é gerada a partir de uma diversidade de fontes de energia. • Saber explicar porque algumas fontes de energia são renováveis e outras não. 36. Conservação e transferência de energia
Trabalho, potência e energia
Conhecer alguns usos e perigos das microondas, das ondas infravermelhas, e ultravioletas no nosso cotidiano. Conhecer alguns usos da onda de rádio, do infravermelho e da luz visível na comunicação. Conhecer alguns usos dos raios-X e raios gama na medicina. Conhecer aplicações do ultra-som na medicina, além de outras. Conhecer os efeitos benéficos e danosos da radiação eletromagnética na matéria e nos organismos vivos.
Saber explicar como a energia é conservada, como pode ser transferida e armazenada e como ela pode ser dissipada reduzindo a energia disponível. Compreender como a energia é transferida pelo movimento de partículas na condução, na convecção e evaporação. Compreender também como a energia é transferida por radiação. Compreender o significado de eficiência energética e a necessidade de se poupar energia. Saber explicar como a energia é transferida nos circuitos elétricos. Saber explicar e resolver problemas simples usando a relação quantitativa entre força e trabalho. Saber como calcular potência em termos da taxa de trabalho realizado ou da energia transferida. Conhecer e utilizar a relação quantitativa entre energia cinética, energia potencial e trabalho.
TEMA 12: PRINCÍPIOS DE CONSERVAÇÃO E RADIOTIVIDADE TOPICOS HABILIDADES 39. Conservação de • Compreender o princípio de conservação da massa, utilizando-o em massa situações simples.
conservação O núcleo atômico
40. Radioatividade
•
Saber calcular a transferência de massa e carga em reações químicas.
•
Conhecer algumas das partículas do núcleo atômico e suas massas. Compreender a radioatividade como resultado da quebra do núcleo atômico instável. Conhecer a natureza das partículas alfa e beta e da radiação gama. Conhecer o significado do termo “meia vida”. Compreender alguns usos da radioatividade incluindo o uso de radioatividade para datar rochas.
• • • •
Referências Bibliográficas: GASPAR, Alberto. Física. Vol. Único, Ed. Ática. TORRES, Carlos Magno Azinaro e PENTEADO, Paulo César Martins. Física – Ciência e Tecnologia. Vols. 1, 2, 3, Ed. Moderna. SAMPAIO, José Luiz Pereira e CALÇADA, Caio Sérgio Vasques. Universo da Física. Vols. 1,2, 3, Ed. Saraiva. ________________________. Física. Vol. Único, Ed. Saraiva. LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da e ALVARENGA, Beatriz Álvares. Física. Vols. 1, 2, 3, Ed. Scipione. FILHO, Aurélio Gonçalves e TOSCANO, Carlos. Física. Vol. Único, Ed. Scipione.
Física (Ens. Médio)