Procura-se...

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Procura-se... as PDF for free.

More details

  • Words: 730
  • Pages: 2
Procura-se... Já te imaginaste no papel de um grande detective? Já te imaginaste à procura de um indivíduo suspeito? Não é nada fácil esta tarefa. Estás já habituado a ver a acção de detectives de renome na Televisão. E, quando se trata de descobrir “ficheiros secretos”, a dificuldade aumenta e o risco está sempre à espreita... Mas o detective não pára, não desiste, não poupa esforços: segue todas as pistas possíveis e imagináveis. E vai de meter o nariz em tudo quanto é sítio, rebuscar aqui e além, para encontrar o suspeito. À procura de indícios, pistas... até encontrá-lo! Procura-se Procura-se! – ouve-se por todo o lado. Anda toda a gente à procura dele! E dizem: É preciso ... alguém que conserte isto ... alguém que acabe com esta brincadeira... alguém que traga a justiça ... alguém que traga a Paz ao mundo ... alguém que crie relações de fraternidade... alguém que indique o caminho... alguém que traga a luz... alguém que traga o amor verdadeiro... alguém que acabe com a fome, as guerras, a violência ... alguém que acabe com as desigualdades ... alguém que acabe com o racismo... alguém que defenda os pobres e oprimidos ... alguém que acabe com todo o tipo de sofrimento ... alguém que dê sentido à vida ... alguém que traga a felicidade ... alguém que console os tristes ... alguém que vá ao encontro dos marginalizados ... alguém que se dê por amor ... É preciso ... É preciso ... “Tenho que encontrá-lo, diz o detective. Sim, é um desafio para mim: encontrar Aquele de quem toda a gente anda à procura... E vai passando de casa em casa, perguntando a este e àquele: “Já o viram? Já alguma vez encontraram uma pessoa assim? Onde é que Ele andará? Sabem onde mora? Quem são os seus amigos?...” Perguntas ... sem grandes respostas. Sim, já ouvimos falar de um tal ... Até conheço algumas pessoas que dizem ser seus amigos... Mas não sabemos onde mora! Um dia e outro e outro... O cansaço começa a fazer-se sentir. “Desistir de O procurar? Nunca... Ele deve andar por aí”. Um desses dias de desolação, em casa, ao cair da noite ... uma pista: a Bíblia, sim, esse livro antigo. Parece que há por aí uma num caixote de livros antigos ... Vou ver se descubro qualquer coisa de interessante !!!

Ena pá! Cá está! Isto aqui fala de um certo Jesus que anunciava a Boa Nova aos pobres e infelizes, curava os doentes, libertava as pessoas dos espíritos do mal, amava toda a gente mas tinha uma predilecção pelos mais pobres e marginalizados, comia com os pecadores ... Falava do Reino de Deus, uma nova maneira de viver, de nos relacionarmos ... um Reino de amor, perdão, justiça, verdade e liberdade ... Olha, Ele próprio afirma ser o Salvador, O caminho, a verdade e a vida, a luz. Parece que há muita coisa a coincidir com a pessoa que eu procuro... Mas morreu numa cruz e isso já aconteceu há dois mil anos!!! Onde é que eu O vou encontrar? É certo que aqui também se fala de ressurreição. Será que Ele ainda anda por aí? Acho melhor ir dormir ... Isto sabe um pouco a historietas fantasmagóricas ... coisas do passado! Quem é que iria acreditar em mim? E provas? Iriam chamar-me louco! ... E caiu num daqueles sonos de pedra ... De repente, em sonho começou a ouvir: “Sou eu Aquele que tu procuras! Sou eu! Fui eu que te encontrei a ti! Já há muito que andava à tua procura e, finalmente, deste-me uma oportunidade. Estou dentro de ti... Ando por aí, dentro do coração de cada pessoa, bem lá no fundo, no mais íntimo ... Não sentes a minha presença? Deixa-me entrar mais em ti ... deixame crescer em ti ... Deixa-me viver, ser Eu mesmo dentro de ti! E o detective aprendeu a lição: O que o mundo precisa é que Jesus Cristo ganhe espaço no coração de cada um ... e cresça, para continuar a amar ... E tu? Queres partir à procura de Cristo? Vais precisar de muita coragem! Ah, já me esquecia, arranja uma Bíblia e coloca-a na mesinha de cabeceira... P. Manuel Lopes Perguntas: 1. O que é que nos diz esta história? 2. O que é que tu queres fazer para conhecer melhor Jesus Cristo?