Picasa
O Picasa (http://picasa.google.com) é uma aplicação gratuita da Google que permite organizar imagens que se tem em disco. Instalado o programa, da primeira vez que corre, é perguntado onde se quer procurar fotos: se na totalidade do disco rígido ou só no ambiente de trabalho e pastas de documentos e imagens. As fotos são colocadas por ordem cronológica no lado esquerdo da interface, num separador próprio. Cada pasta tem um número indicativo das imagens que contém. A partir daí, podemos pegar em pastas e arrastá-las para dentro de outras, mudar-lhes o nome (ou das imagens), classificar fotos, criar álbuns (ou um CD) ou vêlos como slideshows.
Em termos de tratamento de imagem, o Picasa tem algumas possibilidades básicas, como o Vista Photo Gallery. Se clicarmos duas vezes sobre uma foto, a interface muda para dar lugar às opções de tratamento. No lado esquerdo, há três separadores. Em ‘Basic Fixes’ podemos cortar ou endireitar uma imagem e corrigir olhos vermelhos, o contraste e as cores. Já em ‘Tuning’ é possível ajustar os níveis de luminosidade, sombras e a temperatura da cor, além de se poder ajustar automaticamente estes parâmetros, com dois botões. Finalmente, em ‘Effects’ há filtros para colocar sobre a imagem: torná-la mais definida, mudar os tons de cor e dar-lhe brilho…
Depois, pode publicar as fotos on-line: clique em ‘Web Album’ para ir à sua conta ‘Web Albums’ (basta ter conta no Gmail). Se clicar em ‘Email’, o Picasa envia a foto através da nossa conta do Gmail ou de outra. O botão ‘BlogT-hits’ envia a foto directamente para o serviço Blogger (www.blogger.com).
Tarefa: Efectuar o download e instalação do Picasa no computador.