Pedro

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Pedro as PDF for free.

More details

  • Words: 473
  • Pages: 3
Escola EB 2,3 de Ribeirão



Ano

2ºPeríodo

Língua Portuguesa

Portefólio de Leitura

1. Identificação do Livro: a) Título da Obra: O Fantasma de Canterville. b) Editora: Lisboa Editora.

2. Identificação do Autor a) Nome: Oscar Wilde. b) Nascimento: Dublin, 16 de Novembro de 1854. c) Profissão: Escritor e cirurgião. d) Morte: 30 de Novembro de 1900 em Paris. e) Episódios marcantes da sua vida: Tendo concluído o seu B. A. em 1878 mudou-se para Londres onde o seu estilo de vida e humor cáustico em breve o tornaram porta-voz do movimento Esteticista. Em Londres Wilde trabalhou como professor, crítico de arte e director de várias publicações. Viveu em Paris por curtos períodos e, em 1884 casou-se com Constance Lloyd. O casamento do qual nasceram dois filhos, terminou em 1893 devido aos rumores da ligação amorosa entre Wilde e Lord Alfred Douglas ("Bosie"), poeta menor e atleta de renome, filho do famoso Marquês de Queensbury - inventor do Boxe. Entre 1892 e 1895 Wilde firmou a sua fama por entre o meio teatral com várias peças que causaram escândalo e mereceram críticas díspares por parte da crítica especializada.

3. Análise da obra: •

Tipo de texto: Literatura Juvenil.



Género literário: Narrativo.



Tema estruturante: O tema estruturante é o de um diplomata que compra um castelo que está assombrado e isso faz com que a história seja mais cativante.



Sumário da obra:

Na Primavera de 1890, o diplomata americano Hiram B. Otis chega a Inglaterra e decide comprar o Castelo de Canterville, nos arredores de Ascott. Fora advertido de que cometia uma loucura, porque na habitação apareciam, nada menos que, almas do outro mundo. O próprio Lord Canterville, o honesto proprietário do castelo pertencente à sua família há várias gerações, adverte o comprador; o lugar está assombrado. É difícil conciliar o sono, à noite, por causa dos estranhos ruídos, vindos do corredor e da biblioteca. Porém, o diplomata não acredita em fantasmas e sua mulher acha que dá uma certa originalidade aos jantares que organiza. Os gémeos divertem-se em pregar peças ao fantasma residente que deixa de assustar para passar a ser assustado. O velho fantasma de Canterville tem 300 anos e não sabe o que fazer da vida. O seu trabalho é aterrorizar pessoas, mas os americanos que acabam de se instalar no castelo não se assustam com nada. O pior mesmo é quando as crianças começam a caçá-lo... Só a filha adolescente, bela e meiga, compreende a sua imensa tristeza, a extensão de seu sofrimento. Ela resolve ajudá-lo a se desprender para a conquista da paz.

4. Apreciação crítica da obra:

Três boas razões para ler este livro: 1. É uma história interessante. 2. É uma história de “suspense”. 3. Uma filha jovem e meiga ajuda o fantasma a conquistar a paz.

Trabalho elaborado por: PEDRO RIBEIRO Nº22 9ºB

Related Documents

Pedro
August 2019 38
Pedro
October 2019 36
Pedro
November 2019 33
Pedro
June 2020 11
Pedro
April 2020 11
Pedro
June 2020 13