Aliança Bíblica Universitária do Brasil Estudo Bíblico
Pecado: tem solução? 1 - O que é pecado e em que aspecto pode ser encarado como uma pré-disposição do homem? “Todavia, não há um justo na terra, ninguém que não pratique o mal e nunca peque1”. (Ec 7:20) “Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, (19) pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. (20) Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, Seu eterno poder e Sua natureza divina, têm sido vistos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (21) porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se”. (Rm 1:18-21) “Mas as suas maldades separam vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto Dele, e por isso Ele não os ouvirá”. (Is 59:2) “O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23) “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.(Rm 3:23) “Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os Judeus. (2) Ele veio a Jesus e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. (3) Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”. (Jo 3:1-3)
2 - O que significa este “nascer de novo” e o que é “ver o Reino de Deus”? “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3:16)
3 - Quais as conseqüências do “crer” acima citado? O que ele envolve? Quais as implicações diretas em nossas vidas? 4 - A sua vida revela este “crer”?
1 Pecado é: muito falar (Pro 10:19), desprezo dos outros (Pro 14:21), insensatez (Pro 24:9), tudo o que não provém da fé (Rom 14:23), deixar de fazer o bem (Tiago 4:17), qualquer injustiça (1 Jo 5:17), etc.