Civilização Romana Professor: Philipe Murillo / Disciplina História
Mapa de Roma Antiga
Localização geográfica e população Situada na Península Itálica, região européia limitada
ao norte com a cordilheira dos Alpes, ao sul com o Mar Jônico e a leste com o Mar Tirreno; Cortada por dois importantes rios: Arno e Tibre; O povo romano foi formado a partir dos:
Latinos; Sabinos; Etruscos; Gregos.
Italiotas
A lenda de Fundação de Roma é o estória de
Rômulo e Remo.
Sociedade Romana
Patrícios Plebeus Clientes Escravos
Classe Dominante – Grandes Proprietários e participavam da política. Homens pobres e livres – comerciantes, camponeses e artesãos. Homens livres que dependiam economicamente dos patrícios. Escravos por dívida, ou prisioneiros de guerra.
Monarquia Romana No início, os romanos eram governados por Reis,
que pertenciam às “gens” mais poderosas; Os Etruscos – Esse povo se estabeleceu no Lácio e dominou os romanos até o século V a.C.; Sob a monarquia etrusca, Roma deixou de ser uma simples aldeia para se tornar uma cidade; A partir do séc. V a.C., a aristocracia patrícia questionaram a monarquia e o domínio etrusco; Os patrícios rebelam-se contra o rei Tarquínio, expulsando-o e estabelecendo uma nova organização política: A República.
República Romana A República Romana tinha uma estrutura
político-administrativa muito complexa: Consulado – 2 côsules que presidiam o Senado e a Assembléia Centurial. Senado – Órgão mais importante, só participavam os patrícios. Assembléia Centurial – órgão de representação popular, onde participavam patrícios e plebeus. Assembléia Curiata – Relacionados à assuntos religiosos. Os Magistrados – Pretor, censor, questor, edis e pontífice. Posteriormente, os tribunos da plebe. Criação da Lei das Doze tábuas.
MAGISTRADOS ROMANOS
Conflito entre patrícios e plebeus Os patrícios controlavam quase todos os
cargos da República. A marginalização política, a discriminação e a desigualdade imposta aos plebeus provocaram uma insatisfação social. Em 493 a.C., os plebeus abandonaram Roma e se refugiaram no Monte Sagrado. Primeira greve da história. Conquistas plebéias:
Tribuno da Plebe; Lei das XII Tábuas; Lei Canuléia; Lei Licínia.
República Romana O expansionismo de Roma. A tomada da península itálica pelos romanos. Rumo à conquista do Mediterrâneo.
As guerras Púnicas – Roma X Cartago Vitória de Roma – Estabelecimento do domínio sobre a parte ocidental do Mediterrâneo.
A
conquista da Grécia, da Macedônia e do Egito. Conseqüências do expansionismo:
Afluxos de riquezas para Roma; Aumento no número de escravos; Ruínas das pequenas propriedades; Êxodo Rural.
Crise da República Romana Aumento
da desigualdade social – Patrícios com mais terras e camponeses sem terra e empobrecidos. Os irmãos Graco – Tibério e Caio – e a Reforma Agrária Generais conquistadores – Mário (defensor da Plebe) e Silas (aristocrático) Revoltas escravas - surgimento de revolta escravas na república romana. Revolta de Espártaco
Crise da República Romana Instabilidade
Política – Formação dos triunviratos. 1º Triunivrato – Pompeu, Crasso e Júlio César; 2º Triunvirato – Marco Antônio, Lépido e Otávio. A disputas entre os triúnviros se acentuou, sendo que Otávio vence, apresentando-se como primeiro Imperador de Roma
Império Romano Otávio
reúne os poderes de Imperator, Augustus e Princeps Maximus; Mudanças Políticas: O senado e a assembléia perdem força; O império se divide em províncias. Século I – Pax Romana – Período de esplendor de Roma; A política do “Pão e Circo”. Avanço do Cristianismo.
A crise e a queda do Império Romano Entre os fatores que enfraqueceram o Império foi:
Ausência de conquistas; Menos Escravos; Crise na produção; Empobrecimento da população; Crise militar; Invasões Militares; Surgimento do sistema de colonato.
As dinastias do Império Romano Tibério – Morte de Cristo Dinastia Júlio-clau Calígula – Desequilíbrio Mental diana: Intrigas, Claúdio – Intrigas e Caos conspirações, perseguições e des Nero – Perseguição aos Cristão controle moral e Tito, Vespasiano e Domiciano político Nerva Trajano Dinastia dos Antoninos Adriano – Roma pôde contar Antonio Pio com a prosperidade Marco Aurélio material, relação equilibrada com o Cômodo Senado e realizou suas últimas anexações.
Severo, Caracala, Heliogábalo e Alexandre
Enfraquecimento do Império Romano
“As feras selvagens que rondam a Itália têm covas e cavernas onde dormir, enquanto os homens que vão à guerra e dão sua vida por Roma só possuem ar e fogo. Os soldados dão suas vidas na guerra para manter o luxo e a riqueza de outras pessoas, enquanto eles não possuem nem um pedacinho de terra própria.” Tibério Graco, séc. II a.C.