3) A inveja cobiça os reis 4) As flores enfeitam a Terra. 5) Os maus livros perdem a mocidade. 6) Colombo descobriu a América. 7) O povo elege os seus representantes. 8) Os importunos rouba-nos o tempo. 9) A lisonja corrompe os bons. 10) Não tem limites a audácia.
06. Reescreva as seguintes orações transformando os advérbios terminados em -mente (destacados) em locuções adverbiais. Observe o exemplo: a) O rouxinol canta melodicamente – O rouxinol canta com melodia. b) As crianças brincam alegremente. c) Os soldados combatem ferozmente. d) O orador fala irrefletidamente. e) O magistrado julga imparcialmente. f) Ela escutava atentamente. g) Amou ternamente. h) Respondíamos cortesmente. i) Procedia levianamente. j) Servir fielmente. k) Exprimia-se francamente. l) Trabalhou silenciosa e energicamente. (C. Claudino Dias. Exercícios de composição – com adaptações)
07. Substitua as locuções adverbiais seguintes por advérbios terminados em -mente. Tome o I como exemplo: I) Os jogadores saíram às pressas. Os jogadores saíram apressadamente. II) O vizinho falou com educação. III) Ela trabalha com atenção e educação. IV) Nós nos sentamos com comodidade. V) O empregado recebe seu salário por semana. VI) Telefonava-lhe todos os dias. VII) Os castigos eram aplicados sem humanidade. VIII) Todos estavam em silêncio. IX) Respondia com franqueza às perguntas do juiz. X) A assinatura da revista era feita por mês. XI) A revista sairá de dois em dois meses. XII) Os pagamentos eram feitos de quinze em quinze dias. XIII) O orador falou com eloquência. XIV) O homem escreveu com ingenuidade. XV) A pagadora aparece sem previsão. XVI) Ela reza com fervor.