os atuais níveis de desenvolvimentos das ciências foram precedidos por um conjunto de esforço do pensamento humano, num longo percurso da filosofia ,agora partilhamos pelas ciências empíricas .E hoje possível vermos aplicação cientifica da logica nas matemática, intenção já existente no trabalho dos racionalistas do seculo XVIII. Foi com a <<matematização >>da logica que se cria novos domínios como a informática ,inteligência artificial a cibernética e se progrediu no avanço tecnológico. Encontramo-la agora fundamentos dos sistemas e linguagem da informática, em computadores, robôs e outras maquinas constituídas com a ajuda dos sistemas lógicos. A cibernética é uma das ciências tecnológicas que viria a beneficiar de todos os seus estudos. A palavra evoluiu do grego Ribernetiré, o termo associado á ideia de <> (sentido que tomou por derivação de de Ribernétés ,termo que por sua vez designava o <>,na antiga Grécia).A cibernética (por vezes confundida com a robótica) tem como campo de trabalhar o estudo dos mecanismos de comunicação e controlo, nas maquinas (mas também, por analógica, nos seres vivos) de modo a analisar como processam e comunicam informação os seus padrões de evolução, etc.
Para tal, criaram-se processo de codificação e descodificação, que permitem retirar do funcionamento das maquinas (e seus mecanismos de regulação) conclusões e aplicáveis ao comportamento de organismos biologicos ,ou ao comportamento de grupos humanos . A transferência do sentido do conceito da cibernética da filosofia platónica para as ciências tecnológicas teve as suas origens na teoria da cibernética criada a meio do seculo XX, tendo já mencionado Norbert Wiener autor de importante de investigações e do conceito de retroacção em sistema de informação, hoje presentes em varias áreas, desde as engenharias as neurociências. Também a teoria da informação contribuiu pra o desenvolvimento do mundo das ciências da informação e da inteligência artificial, particularmente a partir do livro escrito por dois engenheiros e matemáticos, Claude Shannon e Warrer Weaver: Teoria Matemática da Comunicação em 1949.
Onde é que a logica intervém na cibernética? Ora ,a logica coabita com a cibernética na analise da estrutura do pensamento ,da razão humana ,que a maquina imita e que funciona com os modus operandi assente na escolha entre o<<sim>>ou o <>,alem de que nela na razão , constam os modelos , os arquétipos ,as formas primas de todos os sistemas de cálculos transferidos pelas maquinas inteligentes. Alias ,lembremos do modo de funcionamento da teoria do juízo logico já que é etudada . Como vimos,os limites do sistema binário ,que consiste numa sucessão de operações logicas de escolha entre afirmação (+)ou negação (-) ,verdadeiro(1)ou falso (0)sim ou não ,encontram-se na inteligência humana e na inteligência artificial .Portanto ,neste contexto ,estabelecer sim ou não ,afirmar ou negar , bem como os valores lógicos da verdade (1) e falso (0) constituem tanto o modelo essencial do pensamento humano como o dos cálculos processados pelas maquinas inteligentes .