Toca o telefone. A mãe vai atender. Depois falar algum tempo, Desliga e pergunta à Inês: Queres ir ao circo?
-Quero, quero! – grita a menina, pulando em cima do sofá. -Calma... Desce do sofá porque podes cair e magoar-te. – disse docemente a mãe.
-Há leões no circo? – Quer saber Inês. - Creio que sim...- responde a mãe - Agora é preciso mudares de roupa. Os teus padrinhos vêm buscar-te daqui a pouco. - Quero levar o meu chapéu novo – diz Inês, de dedo no ar. A mãe sorri.
Quando os padrinhos chegam Inês está pronta e muito bonita.
Na bilheteira do circo, o padrinho compra os bilhetes mas é Inês que os entrega ao porteiro.
A pista do circo tem luzes de várias cores. Quando a música começa a tocar, as crianças batem palmas. - Vai começar - diz a madrinha à Inês. O apresentador anuncia: - Senhoras e senhores...meninos e meninas...boa-tarde! Vamos dar inicio ao nosso espectáculo com dois famosos acrobatas. Palmas para eles! Inês fica com os olhos muito abertos quando vê um rapaz e uma rapariga no ar, pendurados em cordas, balouçando-se de um lado para o outro. - eles são fantásticos, não são ?- diz a madrinha
Depois do número dos acrobatas, a pista enche-se de póneis que dançam e levantam as patas ao som da música. Inês acha imensa graça ao pónei mais pequenino.
Quando a encantadora de serpentes entra na pista com uma cobra enorme enrolada ao pescoço, todas as pessoas se calam e ficam a ver o que irá acontecer.
No intervalo, os padrinhos compram algodão doce à Inês. Ela tenta comer o algodão sem se sujar, ma, passado pouco tempo, está toda lambuzada e com muita sede.
Logo a seguir é a vez do ilusionista que faz aparecer certas coisas da sua cartola vazia. Todos prestam atenção, mas ninguém consegue perceber o seu truque mágico.
Finalmente aparece o domador com os seus enormes leões. O chicote faz barulho ao estalar no chão. Os leões rugem. Inês assusta-se e choraminga. – Não te assustes. Os leões não vão fazer mal – Diz calmamente a madrinha segurando-lhe a mão.
Inês fica encantada com os palhaços. Saltam, cantam, tocam e fazem engraçados disparates. A menina não consegue parar de rir.
Por isso, quando no final o apresentador chama os artistas ao palco, Inês põe-se em cima da cadeira a gritar: - Palhaços não se vão embora! Com muita música, balões, palmas e muita alegria assim termina uma divertida tarde de circo.
Fim