Guerra Do Vietnã

  • Uploaded by: Is'mael'
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Guerra Do Vietnã as PDF for free.

More details

  • Words: 721
  • Pages: 18
Guerra do Vietnã

Introdução A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.

Período: 1959 - 1975 ANTECEDENTES Em 1955 o primeiro ministro Ngo Dinh Diem liderou um golpe militar que depôs a monarquia e organizou uma república ditatorial, que recebeu apoio norte americano, executando principalmente uma política repressiva, desdobramento da Doutrina Truman que preocupava-se em conter a expansão socialista. A violenta política repressiva, associada aos gastos militares e a estagnação da economia fez com que surgissem os movimentos de oposição, destacando-se a Frente de Liberação Nacional e seu braço armado, o exército vietcong.

• • • •



O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista.  A força do movimento guerrilheiro contra o governo capitalista determinou a entrada dos EUA na guerra, enviando 10.000 “conselheiros” militares para o Vietnã do Sul. Em princípio a Guerra do Vietnã restringiu-se ao sul, no confronto entre os vietcongs (guerrilheiros apoiados pela URSS) e as tropas governamentais apoiadas pelos EUA. Somente em 1964, sob o pretexto de ataques à embarcações norte americanas no Golfo de Tonquim, é que os EUA passaram a bombardear a Vietnã do Norte, fazendo com que a guerra atingisse diretamente esse país, que até então ajudava os vietcongs no sul com alimentos e armas.

A GUERRA

Intervenção militar dos Estados Unidos Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norteamericanos empenharamse no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos. 

Invasão norte-vietnamita • No final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana. Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues. Para piorar a situação dos Estados Unidos, em 1968, o exército nortevietnamita invadiu o Vietnã do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon. O Vietnã do Sul e os Estados Unidos responderam com toda força. É o momento mais sangrento da guerra.



Protestos e o fim da guerra No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra. 



Protestos e o fim da guerra Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norteamericano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norteamericanas. É a vitória do Vietnã do Norte.

Resultados da Guerra • O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã.

Desfecho • O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética. 

EUA no Iraque • A sangrenta batalha no Iraque promovida pelo exército americano custou aos cofres públicos do país até agora, entorno de 504 bilhões de dólares, podendo chegar à cerca de 300 milhões por dia. Somente, esse ano o custo mensal do conflito gira na casa dos 12 bilhões. Cálculos chegam  a apontar a possibilidade de mais de US$ 3 trilhões, se somados os custos com indenizações, pensões e reposição de armamento. Todo esse dinheiro é fruto da exploração dos trabalhadores americanos e do mundo inteiro, bem como dos juros das dívidas públicas, que os governos marionetes como o de Lula, ou supostamente “radicais” como o de Hugo Chávez, pagam religiosamente ao imperialismo americano.

Cenas Marcantes

Bem-aventurados são os pacificadores pois eles serão chamados filhos de Deus. Mateus 5 . 9

Related Documents

Guerra Do Paraguai
June 2020 8
Guerra Do Vietna
June 2020 5
Guerra
June 2020 22
Guerra
May 2020 22
Guerra
May 2020 27