Paula Ochoa Biblio

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Paula Ochoa Biblio as PDF for free.

More details

  • Words: 1,650
  • Pages: 8
PRÁTICAS E MODELOS NA AUTOAVALIAÇÃO DAS BE Sessão 2 A Avaliação como Instrumento de Melhoria da Qualidade: tendências, processos e experiências

Reportório Bio - Bibliográfico Paula Ochôa

Realizado por: Natália Maria Lopes Oliveira Pina

Outubro 2008

. Introdução

Parto para este desafio com as diversas leituras na temática da avaliação do desempenho e gestão da qualidade em serviços de informação nos programas das 72ª, 73ª e 74ª Conferências da IFLA. De entre os conferencistas que li sobre esta temática escolhi a Dr.ª Paula Ochôa com a intervenção “Quality – an on-going practice and reflection in a governmental library (1996-2006) em Seoul em 2006». A avaliação está na ordem do dia, é bem verdade que para haver uma melhoria é importante que se avalie o que se fez/faz. Há ainda Bibliotecas Escolares que estão à procura do seu espaço no seio do Agrupamento. Para que isso aconteça tem que ter qualidade e mostrar essa qualidade. Só depois de cumprida essa etapa, de professores e alunos estarem conquistados, é que as Bibliotecas Escolares se podem afirmar. O que queremos atingir na Biblioteca onde trabalhamos é sem dúvida a qualidade A qualidade apresenta-se a medo e sem consistência sendo pouco usada como instrumento para a melhoria e optimização. Havendo as normas que têm como objectivo promover formalmente o empenho e organização na conquista da qualidade logo a satisfação dos utilizadores. Foi na dimensão e complexidade do estudo sobre as questões “O que é um serviço qualidade? Como se avalia a qualidade?” que a minha escolha recaiu. Termino com uma frase de Lao- Tsé que li numa das apresentações da Dr.ª Paula Ochôa onde refere os critérios e indicadores de desempenho. (Seminário CAF, Janeiro 2004)

“ Aprender é remar contra a corrente. Parar é andar para trás.”

. Cronologia Bio-Bibliográfica de Paula Ochôa

1963 •

Nasceu Paula Alexandra Ochôa de Carvalho.

1985 •

Licenciou-se em história na Faculdade de Letras de Lisboa

1986 •

Fez a pós-graduação Preservação e Conservação de Património Arquitectónico (ESBAL)

1988 •

Fez a pós graduação em Ciências Documentais na Faculdade de Letras de Lisboa.

1989 •

Bolseira da Secretaria de Estado da Cultura na Bristtish Library e King’s College



Começa o Estudo do impacte dos projectos comunitários para bibliotecas no Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro

1990 • •

Funcionária da Biblioteca Nacional. Membro da Direcção da INCITE – Associação para a Gestão da Informação

1993 •

Termina o estudo do impacto dos projectos comunitários para bibliotecas no instituto da Biblioteca Nacional e do livro

1994 •

Fez o mestrado em Gestão de Informação na University of Sheffiel.

1997 •

Entrou no Programa de Bolsas Sabáticas do Instituto Nacional de Administração, com a investigação “Prémios de Qualidade em Serviços Públicos: comportamento organizacional, imagens e efeitos multiplicadores.

1998 •

Organiza um relatório de investigação nas bibliotecas da administração Publica. O Impacte da Gestão da Qualidade



Comunicação em Aveiro no Congresso Nacional de Bibliotecários , Arquivistas e Documentalistas. . – “Metodologia para a certificação de uma biblioteca no sistema da qualidade em serviços públicos”.

1999 •

Publica o Monitordoc: monitorização da qualidade nos centros de documentação.Secretaria Geral do Ministério da Educação.



Coordena o estudo da Monitorização da qualidade nos centros de documentação

2001 •

Em conjunto com Leonor Gaspar Pinto publicaram um documento electrónico intitulado: Afinal, o que é uma biblioteca de qualidade?



Fez parte do centro de documentação no caminho da excelência: A - Z do Ministério da Educação. -- Secretaria-Geral. -- Centro de Documentação



Palestra proferida no 2º Encontro INA. “Prémio da Qualidade em Serviços Públicos (1997-1998): Análise do comportamento organizacional, imagem e efeitos multiplicadores”

2002 •

Em conjunto com Leonor Gaspar pinto publicam os Indicadores de desempenho para a Rede de Centros de Recursos em Conhecimento: novas fontes de aprendizagem. Grupo de trabalho; elab. Para o Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento.



Coordenou o relatório intermédio do Instituto para a Inovação na Formação, a aprendizagem da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento: visões da qualidade, realidades e expectativas



Palestra proferida no 3º Encontro INA sobre o tema “Avaliar o Desempenho em Parceria: Dinâmicas do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento”



Elaborou para o Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento. A Aprendizagem da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento: visões da qualidade, realidades e expectativas.



Participou no Encontro INA, 3, com “Desempenho em Parceria: Dinâmicas do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento (OQSIC).”

2003 •

Comunicação apresentada em representação do OQSIC no Info-Workshop que decorreu em Lisboa, organizado pelo Grupo de Trabalho de Tecnologias de Informação da BAD. “Construção de um referencial para a avaliação da utilização de recursos e serviços electrónicos em bibliotecas”

2004 •

Fez o Curso de Alta Direcção em Administração Pública no Instituto Nacional de Administração,



Publicou na revista Sociedade e Trabalho Nº23-24 (Maio-Dezembro), p. 97-107. A emergência da gestão de competências em serviços de informação : o caminho para a certificação profissional



Ganhou o Prémio Raul Proença em conjunto com Leonor Gaspar Pinto. Onde apresentaram uma selecção de métodos e de técnicas de gestão: “Aprender a inovar: guia para o desenvolvimento de competências de gestão para os profissionais de informação e documentação”



Apresentou uma comunicação no workshop)“Euro-Certificação dos profissionais de informação e de comunicação” (INCITE, Lisboa) com o título “Cenários prospectivos para a profissão”



Participou no processo de auto-avaliação.– Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: um modelo integrado de aplicação da CAF. Lisboa: MSST.



Fez parte do programa qualidade do ministério da segurança social e do Trabalho com a publicação de um modelo integrado de aplicação CAF



Publicou um artigo na BAD (nº2) com o título: “A redescoberta contínua da qualidade: uma reflexão sobre práticas e intervenção de uma equipa (19962004)” que incide no modelo de gestão da qualidade e na sua importância para os serviços de informação, sendo apresentado um caso de implementação.



Fez uma comunicação no VIII Congresso da BAD no Estoril onde foram apresentadas modalidades diversificadas de gestão da formação no local de trabalho: auto-aprendizagem; formação-acção, benchmarking, laboratórios de mudança e construção de redes de aprendizagem. Intitulada “Desenvolvimento de competências: parte do problema ou parte da solução?”



Comunicação no VIII Congresso da BAD Esta comunicação visou a apresentação de um trabalho desenvolvido entre 2001 e 2003 e que teve por objectivo “Analisar o papel dos bibliotecários como catalisadores da mudança organizacional no contexto da promoção da política de qualidade e inovação em serviços de informação e conhecimento”. Os bibliotecários como catalisadores da mudança: o caso do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento”



Comunicação proferida no VIII Congresso da BAD Nesta comunicação foi apresentado um projecto que decorreu no Ministério da Educação, visando a integração da informação e da documentação dos seus órgãos e serviços. “A integração da informação e da documentação do ministério da educação – uma proposta para o século XXI”



Fez a comunicação VII da APDIS sob o tema” Referencial para a avaliação da utilização de recursos e serviços electrónicos em bibliotecas”



Apresentou in Nordic conference on information and documentation – Lirarians as facilitators: case study on team skills development( 2002-2003)

.

2005 •

Publicou na Revista Sociedade e trabalho um artigo que pretende equacionar a problemática de competências de informação e documentação. Com o titulo: “A

emergência da gestão de competências em serviços de informação para a caracterização profissional”

2006 •

Organizou e cordenou a Equipa Técnica do OP I-D que efectua relatório A imagem das competências dos profissionais de Informação-Documentação.



Fez uma comunicação na 72ª conferência da IFLA, realizada em Seul, “Quality – an on-going practice and reflection in a governmental library (19962006)” onde foram discutidos diferentes conceitos de qualidade e as estratégias implementadas, desde 1996, por uma biblioteca governamental especializada – a Unidade de Informações da Secretaria-Geral do Ministério da Educação Português.



In Flaten, T. K– Management marketing and promotion of library services based on statistics, analyses and evaluation. München: K. G. Saur - A new model for public library and information services evaluation: an integrated approach – SIADAP+B.



In IFLA M&M Shanghai Pre-Conference, Xangai, Library Management and Marketing in a multicultural world: Proceedings - Dealing with evidence Based management: roles and dimensions of library services promotion

.

2007 •

Fez a sua representação no IX Congresso da BAD, em Ponta Delgada, com a comunicação “Estratégias de gestão baseada em evidências - Investigação e prática em serviços de informação”, estudo inserido na Linha de investigação Evidence-based Librariansip –EBL ( Biblioteconomia Baseada em Evidências ), desenvolvido pela equipa de investigação da INCITE.



Fez a Comunicação proferida no âmbito da Conferência "Librarian@2010 – Educating for the future”, organizada pela EBLIDA (European Bureau of Library, Information and Documentation Associations), EUCLID (European Association for Library and Information Education and Research)“Towards a new model of LIS competences management in Portugal: implications for the praxis and academia studies”

2008



Participou a 14 de Março em Lisboa, na IX Jornadas APDIS. Gestão estratégica dos serviços. E pessoas: sobrevivência na. (des) ordem profissional

.

Neste momento frequenta Curso de Doutoramento Ciências Documentales: Bibliografia y Documentacion” na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ Universidade de Alcalá de Henares Encontra-se a desempenhar funções na Secretaria Geral do Ministério da Educação, onde é Directora de Serviços de Informação e Documentação. Investigadora na área da gestão da qualidade em serviços públicos.

docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais da Universidade de Lisboa e no Curso de Pós-graduação e Mestrado em Ciências Documentais da Universidade de Évora. Investigadora e formadora nas áreas da gestão da informação e do conhecimento, qualidade e aprendizagem organizacional. É autora de vários artigos e comunicações nesse âmbito, alguns dos quais publicados no estrangeiro. É

É membro do Grupo Coordenador da Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento e do Consórcio Nacional da REFER (Cedefop)

Related Documents

Paula Ochoa Biblio
November 2019 4
Biblio
May 2020 45
Biblio
May 2020 44
Biblio
May 2020 40
Biblio
June 2020 34
Biblio
November 2019 52