Papermel-090414223349-phpapp02

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Papermel-090414223349-phpapp02 as PDF for free.

More details

  • Words: 323
  • Pages: 6
Paper Melina Prestes de Barros Araujo

PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS E INTERATIVAS SENAC - COPACABANA DISCIPLINA: CIBERCULTURA E ECONOMIA DIGITAL DOCENTE: PROF. MS. PAULO HENRIQUE FERREIRA

Tema: como dois tradicionais jornais impressos (O Globo e Folha de S. Paulo) estão se posicionando diante das mídias digitais e interativas (internet, blogs, redes sociais, celulares, etc).

Objetivo: -

-

-

Observar as ações digitais e interativas dos dois jornais. Pensar em interatividade e multimidialidade. Avaliar o número de assinantes online existentes hoje, se os assinantes online estão crescendo e em que proporção ao ano. Avaliar possível queda de assinantes que optam por receber o jornal impresso em casa. No caso da Folha de S.Paulo pode ser interessante comparar o número de assinantes online e não online com os números do Estadão. Comparar percentualmente a queda e o aumento. O Estadão perfil mais velho e conservador. No Rio de Janeiro, infelizmente, o jornal O Globo não possui concorrente. Avaliar os desafios impostos pela era digital.

Argumentos: -

-

-

-

No jornal Valor Econômico de 20/02/09 – foi publicada uma matéria sobre as quedas acentuadas de receita e preço das ações do “The New York Times”. A receita 2008 do “The New York Times” de US$ 2,95 bilhões, foi 7,7% inferior à de 2007, próxima à de US$ 2,94 bilhões de 1998, uma indicação de que companhia não conseguiu crescer durante uma década. Além disso, em um ano, a receita com publicidade do jornal encolheu 13,1% e em dois, 19,5%. No último trimestre, com a acentuada deterioração da economia, a queda foi de 17,6%. Motivada por esses indicativos econômicos, seria interessante estudar as ações de dois jornais brasileiros para driblar a queda de vendas dos jornais impressos e ações nas mídias digitais e interativas.

Referências: - Textos de jornais (tais como O Valor Econômico, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, Folhaonline, Estadao online, G1, O Globo). - Literatura recomendada pelos professores da pósgraduação em mídias digitais.