PAI NOSSO DO CATEQUISTA
PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS E também
connosco! Vivemos em tua presença a missão de Catequista no empenho de construir fraternidade a todos aqueles que nos entregas e confias. Teu amor de Pai nos envolve, e nos leva a ser luz nos caminhos dos irmãos, para que juntos descubramos que o céu está no meio de nós.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME Que Te louvem os nossos
catequizandos ao sentirem que Te revelas em todas as criaturas. Que o nosso esforço de uma catequese libertadora seja um Hino constante à Tua Glória.
VENHA O TEU REINO Aquele Reino que Jesus começou e
anunciou: Reino de Paz, de Amor, Justiça e verdade. O Reino cuja construção confiaste a cada um de nós. Que a nossa catequese seja sinal deste Reino, abrindo os corações de teus filhos para a fraternidade universal.
FAÇA-SE A TUA VONTADE NA TERRA COMO NO CÉU. Tua vontade Senhor é a
felicidade de teus filhos! Que a nossa Catequese seja boa notícia, a noticia da vida feliz. Vida de comunhão contigo, de amor com os irmãos e construção de um mundo novo.
DÁ-NOS HOJE O PÃO DE CADA DIA O Pão da Tua Palavra, da Eucaristia,
da Tua amizade, da Tua Justiça, para que possamos partilhar na gratuidade nossos dons, nossa fé, nosso entusiasmo e tudo o que temos e somos. Que a nenhum dos teus filhos, mesmo aos mais pequeninos e oprimidos, falte este pão.
PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS OFENDE
Perdoa os nossos desânimos e a rotina do anúncio sem garra, que enfraquece a fé dos nossos catequizandos. Perdoa o desinteresse em aprofundar o conteúdo da fé que nos instala no que sabemos, no que já aprendemos. Perdoa-nos quando já não amámos bastante nossos catequizandos. Que os ajudemos a crescer no conhecimento da Tua Palavra na vivência da Fé e no compromisso libertador.
E LIVRAI-NOS DO MAL
De nos sentirmos auto-suficientes em nosso ministério, sem contar com a Tua graça e a Tua acção, sem nos integrarmos na comunidade. Afasta de nós o mal do individualismo, da alienação que nos levam a uma catequese descomprometida com a vida. Reforça em nós a busca de uma catequese permanente que seja um processo de educação pessoal, comunitária, progressiva e sistemática da fé, que leve à libertação integral, já aqui, culminando na vida eterna e feliz.
AMÉN! Sim
Pai, assim o queremos, assim o pedimos, assim o prometemos, porque Tu também o queres. E juntos, queremos nos esforçar para que a nossa Catequese desperte e comprometa o homem e a mulher na libertação do mundo, transformando-o na Tua grande família.
(Revista Catequese)